Início Site Página 2316

Vereadores criticam viagens de Daniel e Chico Guerra

O primeiro a se manifestar contra as viagens do prefeito Daniel Guerra e do irmão dele e chefe de Gabinete, Chico Guerra/PRB, foi o vereador Rafael Bueno/PDT. Na sessão desta quinta-feira (14), o tradicional opositor da atual gestão criticou as viagens marcadas pelo chefe do Executivo para Maringá, onde participa, nesta sexta (15), do Seminário de Gestão, Projetos e Liderança, e de Chico para a Itália, onde assinará, em nome da Administração, o pacto de cidades-irmãs com o município de Corbola. Junto com ele ainda irá Ivete Marchi, subprefeita de Galópolis. Eles viajarão entre os dias 25 de março a 5 de abril.

 

PACTO DO TURISMO

 

Segundo Rafael Bueno, não há justificativa para que Chico Guerra permaneça 14 dias na Itália para firmar o pacto. Ele também alega que Daniel Guerra fará um curso de gestão, porém, nunca participou de reuniões de interesse regional na Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e estadual, na Federação das Associações de Municípios (Famurs). “Fico pensando por que, em momentos importantes, o prefeito não mandou representantes ou não se fez presente em reuniões para tratar de educação, saúde e infraestrutura. Por exemplo, em reunião da Amesne, em reunião da Famurs, conversar com o ex-governador Sartori”, salientou.

Com relação à viagem de Chico, o pedetista acha desnecessário tanto tempo de estada na Itália. “É justificável jogar esse dinheiro do lixo? Fazer turismo com dinheiro do povo? Então, colegas vereadores, essa viagem, esse pacto não se justifica. Não se justifica, vereadora Gladis, porque a senhora foi quem promoveu esse projeto, esse pacto aqui na Câmara de Vereadores”, lembrou.

Em complemento, Gladis Frizzo/MDB explicou que, apesar de ter sido protagonista do pacto, no dia da assinatura do protocolo, não foi chamada para participar. “Nem eu, nem o vereador Velocino Uez pudemos assinar esse documento, porque o prefeito Daniel Guerra não aceitou a nossa assinatura. A gente ficou muito chateado, não é, vereador? No momento, a gente ficou até calado, para não ficar feio para a cidade perante os visitantes da Itália e também da Associação Piccola Itália, que fizeram um trabalho maravilhoso”, reiterou.

 

Gestor só na campanha eleitoral

 

O vereador Paulo Périco/MDB lembrou que Daniel Guerra se autodenomina gestor desde a campanha política de 2016. Na avaliação do parlamentar, o chefe do Executivo faz uso de diárias que criticava nos antecessores. “O senhor [Daniel Guerra] não tem que fazer curso de liderança e de gestão, já que o senhor sempre se apresentou como tal no momento da campanha. O senhor teria que fazer algum curso mental, não de gestão de liderança e ir buscar alguns problemas que não são de gestão de liderança, por quê? Um gestor tem que estar nas suas plenas capacidades”, ressaltou.

Já Eloi Frizzo/PSB disse que a família Guerra domina o Executivo. Conforme o socialista, o chefe de gabinete é a pessoa menos indicada para substituir o prefeito na viagem à Itália. “A Prefeitura é comandada pela Família Guerra S.A. e seus amigos. O que seria natural, se o prefeito não quisesse ir para a Itália assinar esse convênio, porque ficaria 14 dias, quem seria o substituto natural do prefeito, no caso, para ir para a Itália? No mínimo, a secretária de Turismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico. Não o chefe de Gabinete! Então é uma distorção”, cobrou.

 

IDEOLOGIA DE GÊNERO: Respostas de secretária não convencem vereadora

A tribuna da Câmara de Caxias foi o palco, nesta quinta-feira (14), da divulgação da resposta enviada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) ao pedido de informações da vereadora Denise Pessôa/PT, sobre o projeto de lei, que pretende proibir o debate sobre a ideologia de gênero nas escolas da rede municipal. Baseada em uma definição de ideologia de gênero, a Smed respondeu aos oito questionamentos da parlamentar.

No documento, a secretaria informa que não há materiais sobre o tema, confeccionados pelo órgão. Isso porque as escolas municipais têm autonomia pedagógica. Também alega que respeita o desenvolvimento do caráter psicossexual, cognitivo ou físico das crianças, priorizando os valores individuais e familiares de cada um.

A vereadora Denise Pessôa não se satisfez com a resposta. “A Smed entende que toda a criança e adolescente tem direito a identificar-se com o sexo biológico. Sim, alguém está proibindo? Na infância e na adolescência, o papel do professor é de fundamental importância, assim como o dos pais. Por isso, é importante que a escola seja preservada de discursos que podem ir contra os valores familiares. Sim, mas de qual família e de quais valores está se falando? Então, tem uma subjetividade nas respostas que, diria, é de mau-caráter mesmo”, concluiu.

 

SÃO IDEIAS DO PREFEITO

 

O vereador Felipe Gremelmaier/MDB disse que estava ansioso pelas respostas e que os argumentos não surpreenderam pela divagação. “Não diz nada, enfrenta os professores e os deixa numa saia-justa, constrangidos inclusive, e a gente tem certeza de onde vem esse pensamento. Não precisa pensar muito para saber de onde vem essa ideia de pensamento único, vem da cabeça do prefeito. Aí a secretária se submeter ou não é uma decisão muito particular dela”, afirmou.

A vereadora Tatiane Frizzo/SD pediu que todos os vereadores tenham acesso ao documento de resposta. Conforme ela, há uma confusão quando se fala em ideologia de gênero. “Na realidade, a discussão que precisamos ter é que existe uma construção de como a mulher deve se portar, do que caracteriza um comportamento feminino. E a escola é o lugar onde todos os assuntos precisam ser debatidos”, enfatizou.

 

APARTE 5

O prefeito Daniel Guerra/PRB anunciou, na manhã desta quinta (14), durante coletiva de imprensa, o encaminhamento ao Legislativo de projeto de lei que autoriza o fornecimento de uniforme e kit escolar grátis a todos os estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental. Aos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) somente os kits de materiais. “Isso é resultado de um trabalho conjunto desta administração, que uniu esforços para economizar onde era preciso e para investir em áreas tão essenciais para a comunidade, como a educação”, afirmou. O investimento anual será de R$ 20 milhões e deverá beneficiar, segundo o prefeito, 33 mil estudantes. A matéria será protocolada em até 45 dias. Caso aprovada, a nova lei somente deverá entrar em vigor em 2021, ou seja, uma conta para o próximo prefeito, seja ele Guerra ou algum opositor.

 

A IDEIA É DA OPOSIÇÃO

 

A intenção de distribuir uniforme e kit escolar para os estudantes da rede municipal não é novidade. Desde 2009, ela é defendida pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT por meio do projeto Cesta Básica Escolar. “O Guerra era meu colega e sabe disso. Está muito Frankstein essa abordagem dele. Rouba a ideia sem ao menos me citar”, alegou. Ainda, segundo Beltrão, o prefeito deveria criar um programa, incluindo-o na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. Posteriormente ao projeto do petista, outros vereadores também tentaram legislar sobre o tema. Gustavo Toigo/PDT propôs a colocação de publicidade nos materiais e Edi Carlos Pereira de Souza/PSB a padronização dos uniformes.

 

PUXA-SACO II

 

Depois de o vereador Rafael Bueno/PDT chamar, na sessão da terça-feira (12), de puxa-sacos os secretários e cargos de confiança da Prefeitura que foram à reunião-almoço da CIC Caxias do dia anterior para ovacionar o prefeito Daniel Guerra, nesta quinta (14), a vereadora Denise Pessôa/PT também usou o termo para se referir a uma integrante do primeiro escalão do Executivo. Segundo Denise, a secretária de Educação, Marina Matielo, assinou o ofício com as respostas sobre o projeto da ideologia de gênero para garantir o cargo público. “Na verdade, à secretária tem que se dar um prêmio, não é? Ou é a puxa-saco-mor do governo! Porque nunca vi alguém rasgar o seu diploma e conhecimento para puxar o saco do prefeito. É uma vergonha. Agora, assumiu até uma cadeira no Conselho Municipal de Educação para defender as propostas pessoalmente, porque a tarefa é pessoal. Então, ela vai defender agora que se tire gênero nas escolas diretamente dentro do Conselho Municipal de Educação”.

 

GASTO SEM RETORNO

 

Entre as várias críticas apresentadas na sessão desta quinta da Câmara, sobre as viagens dos irmãos Guerra, o vereador Rafael Bueno/PDT disse que elas são uma despesa sem retorno para o erário. “Quatorze dias de turismo? Se justificaria essa viagem se fosse antes da Festa da Uva, convidando todos os ministros, chefes de Estado, governadores da Itália, de outros países da região”. O parlamentar se mostrou favorável às viagens que tragam investimentos para o Município. “Agora, fazer turismo com o dinheiro do povo? R$ 30 mil? Isso não é um pacto de amizade com outro município, isso é um verdadeiro pacote de turismo. Enquanto tem crianças fora da escola, o prefeito vai andar de skate lá no Campos da Serra”, comparou.

 

CONTAS APROVADAS

 

O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quinta (14), a prestação de contas do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT, referente ao último ano de governo (2016). A matéria é de autoria da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário e se baseou no parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Exportações gaúchas têm forte recuo em fevereiro

A redução da demanda externa, especialmente de China e Argentina, e a base de comparação elevada com o mesmo mês do ano passado, provocaram forte retração nas exportações totais gaúchas em fevereiro. As vendas externas fecharam em US$ 1 bilhão, queda de 65,5%, mas esse desempenho inclui o registro de uma plataforma de petróleo e gás (P-74) no valor de US$ 1,5 bilhão no mesmo período de 2018.

Em razão desta herança estatística, a indústria também teve um recuo, de 62,8%. “O resultado de fevereiro, especialmente pela diminuição dos pedidos de compras de importantes parceiros comerciais, nos distancia ainda mais da recuperação que o setor industrial necessita em função das perdas sofridas nos últimos anos”, avalia o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Gilberto Ribeiro.
Mesmo sem considerar a plataforma na pauta das exportações de fevereiro, ainda assim as vendas externas da indústria de transformação sofreriam queda de 14,6%. Isso se explica pela retração do setor de máquinas e equipamentos nas exportações do estado no mês passado, que chegou a 73,7%. Contribuiu para esse fato a redução nas vendas de produtos agrícolas para a Argentina, juntamente com a comercialização não recorrente de mercadorias do setor para a China. No ano passado, o país asiático adquiriu US$ 85 milhões em compressores de gases e US$ 44,6 milhões máquinas e aparelhos mecânicos com função própria, o que não se repetiu em 2019. 
Produtos químicos, cujas vendas caíram 24,7% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2018, também exerceram forte influência para o resultado negativo das exportações gaúchas. Os embarques do setor para a Argentina e a China caíram US$ 40 milhões.
Outra contribuição significativa para o resultado foi o desempenho do grupo de produtos básicos, com queda de 92%, cujas vendas externas somaram apenas US$ 20 milhões mês. Somente a venda de soja caiu 99,1%, com US$ 2 milhões comercializados, o menor valor desde 2015. Historicamente, os embarques de soja para o exterior apresentam forte sazonalidade, indicando pouca ou quase nenhuma venda externa nos primeiros meses do ano. A exceção foi no ano passado, quando se exportou US$ 200 milhões em fevereiro.
Em relação às importações, o estado adquiriu US$ 833 milhões em mercadorias, assinalando a primeira retração, de 7,5%, para fevereiro desde 2016. Combustíveis e lubrificantes, com 28,7%, e bens de consumo, com 36,7%, puxaram a queda das importações no mês.

ACUMULADO NO BIMESTRE
 

Nos dois primeiros meses do ano, as exportações do Rio Grande do Sul acumulam US$ 3,8 bilhões, retração de 10,9% ante igual período de 2018. Por sua vez, a indústria gaúcha também apresentou queda de 5% na mesma base de comparação, atingindo US$ 3,6 bilhões. Desconsiderando o registro das plataformas, o setor secundário assinalou alta de 2,5%, enquanto as exportações totais do estado apresentaram decréscimo de 7,9%.
Parceiro comercial relevante do estado, a Venezuela passa por grave crise econômica. O vizinho sul-americano despencou 19 posições no ranking de exportações anuais do estado, passando do 10º parceiro comercial, em 2012, para o 29º, em 2018.

 

 

TRANSPORTES: Marcopolo reforça presença na Guatemala

O Transmetro, um dos principais sistemas de BRT da América Latina, renovará sua frota de ônibus com 35 novos veículos produzidos pela Marcopolo. As unidades do modelo Viale BRT Articulado, montado sobre chassi Scania modelo K310 IA 6×2, entrarão em operação nos serviços de transporte público da Municipalidad da Guatemala, que conta com 35 quilômetros de vias segregadas.

Com 18.970mm de comprimento, os veículos têm capacidade para transportar 133 passageiros, sendo 49 sentados em poltronas intercity estofadas. Possuem  rampa para acesso de passageiros com mobilidade reduzida, espaço para um cadeirante, sistema de ventilação com aparelhos Cityvent e portas com sistema door brake em ambos os lados, sendo as do lado esquerdo para o acesso direto nas estações de embarque. O salão de passageiros tem monitores de 15,6 polegadas, GPS e três câmeras de monitoramento, além de sistema multiplex no painel do motorista e carregador de celular.

O Transmetro começou a operar em 2007 e, desde 2012, usa veículos Marcopolo, quando foram fornecidas as primeiras 28 unidades articuladas. Com a nova aquisição, a frota da operadora passa a ter mais de 110 ônibus articulados da fabricante brasileira.

 

Livre Iniciativa 5

Hospedagem de alto padrão, serviço personalizado e alta gastronomia são as palavras chave para definir o evento “Do corte ao fogo”, promovido pelo Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, nesta sexta e sábado (15 e 16). A programação comandada pela chef Ana Heidel e pelo mestre assador Marcelo Sartori inclui workshops sobre cortes de carnes, aulas de charcutaria e jantares no restaurante Alma RS, que valoriza o que há de melhor na culinária gaúcha. As atividades terão início às 21h desta sexta e prosseguirão até a noite de sábado. O domingo será dedicado à programação livre dos hóspedes.

 

Sistemas solares em alta

 

No mercado há 35 anos, a Magnani Luz e Energia tem reforçado sua atuação no segmento de energia solar, em que atua desde 2012. No ano passado, as vendas de sistemas solares fotovoltaicos tiveram elevação de 50%. Os sistemas fazem a conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável. Nestes sete anos, já instalou mais de 120 sistemas, ultrapassando a potência de 2,5 mega whatts em micro geração e mini geração. Em potência instalada, os consumidores dos setores de comércio e serviço lideram no topo da lista, seguidos pelos residenciais e industriais. A Magnani iniciou o ano com grandes negócios e perspectivas no aumento das vendas. Uma das razões é a necessidade dos clientes ajustarem seus orçamentos, buscando fontes mais baratas de energia.

 

Mais perto do interior

 

A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa reforça sua atuação com a realização do Jantar & Negócios, promovido para aproximar a entidade dos associados do interior da cidade. A primeira edição ocorre nesta sexta (15), a partir de 19h15, no Salão Cosmos, em Arcoverde. A programação inclui palestra com Marcos Dolzan, da Dolari, empresa de soluções inteligentes no setor de energia elétrica, especializada em energia fotovoltaica. Instituições financeiras detalharão linhas de crédito e opções de financiamento e pagamento para o público que decidir investir em energia fotovoltaica. Segundo o vice-presidente de serviços da ACI, Moacir Recktenwaldt, a iniciativa visa ampliar visões e trazer novas oportunidades, além de construir um networking. Mais informações pelo fone (54) 3461.7600.

 

Em busca de mais dois dígitos

 

Após elevar sua receita em 28% no ano passado sobre 2017, a Sumig – Soluções para Solda e Corte, de Caxias do Sul, tem meta de avançar mais 20% neste exercício. As estratégias para alcançar o objetivo foram detalhadas na 11ª convenção de vendas, que reuniu mais de 50 vendedores e representantes, e teve como tema “Hora de acelerar”. A programação também incluiu treinamentos sobre processos de soldagem, palestras e oficinas sobre robótica, tochas e equipamentos. “Os treinamentos evidenciam que não basta apenas oferecer um produto ou serviço, é preciso que o vendedor garanta melhoria e mais produtividade ao cliente”, assinala o diretor comercial Wagner Susin. Entre as metas deste ano está a consolidação da filial nos Estados Unidos, que atua também no México. Outras ações serão desenvolvidas na Colômbia, Chile e África do Sul, além de buscar o aumento de exportações para a China.

 

Prefeitura tem autorização para contrair empréstimo

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (14), a maioria dos vereadores (21×1) aprovou o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar e garantir operações de crédito interno junto a instituições financeiras. O limite estabelecido é de R$ 50 milhões.

As áreas atingidas serão comunicação e informática, segurança pública, máquinas e equipamentos e infraestrutura administrativa. O valor mais expressivo, na ordem de R$ 22,4 milhões, será aplicado na macrodrenagem na Bacia do Arroio Aliança. Na compra de veículos, máquinas e equipamentos serão mais R$ 12,6 milhões. O restante será dividido entre o projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico (R$ 3 milhões); atualização da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, incluindo software e reforma da Maesa (R$ 5,9 milhões); equipamento, projetos, licenças e aparelhos telefônicos para VOIP (R$ 2,7 milhões); e projeto de geração fotovoltaica (R$ 1,9 milhão).

O único a votar contrariamente foi o vereador Elói Frizzo/PSB. O socialista lembrou que o prefeito Daniel Guerra teria divulgado superávit de R$ 29 milhões. Ou seja, para o parlamentar, o caixa deveria ser mais bem utilizado.

O líder do governo, vereador Elisandro Fiuza/PRB, atentou que administrações anteriores também tomaram linhas de crédito. Rafael Bueno/PDT ponderou que, quando vereador, o prefeito Daniel Guerra costumava se opor a projetos assim. O vereador Gustavo Toigo/PDT defendeu que a Prefeitura fosse mais objetiva quanto às suas prioridades, na tomada de empréstimos.

 

SAÚDE: Hospital Pompéia investe R$ 814 mil em reformas

O Hospital Pompéia entregou, nesta semana, a reforma do setor 500, uma das suas alas de internação. A reforma dos 603,41 m² exigiu investimento de R$ 841 mil. As instalações foram modernizadas para atender às normas técnicas e garantir o conforto e bom atendimento ao paciente. Todo o setor possui o Plano de Prevenção Contra Incêndio, com portas corta-fogo, hidrantes e detectores de fumaça.

A obra adicionou três quartos no andar. Agora são 15 no total, sendo sete privativos e oito semiprivativos. As instalações são iluminadas por LED, diminuindo o consumo de energia. As aberturas das portas são maiores, o que facilita o acesso de camas e cadeiras de rodas.

Nos banheiros foram instaladas louças e metais novos, barras de apoio e banco articulado no chuveiro, além de campainha de enfermagem. O piso é de porcelanato antiderrapante com paredes de azulejo, o que evita acidentes e facilita a limpeza. As peças receberam piso vinílico em manta, o que reduz os ruídos de carrinhos e macas.

 

PALESTRA GRATUITA

 

O Arcanjo Restaurante programou para a noite desta sexta (15) palestra gratuita com o pesquisador e escritor Marcos Carvalho. Ela abordará o tema “Aprenda a usar os sete maiores poderes de sua mente”. Natural de Carazinho, Marcos Carvalho reside em Veranópolis, de onde gerencia sua atuação em diversos estados brasileiros. Ele é autor da coletânea de livros “A arte de treinar a mente”. A Editora Vírtua, de Caxias do Sul, além de editar a segunda edição da coletânea, com lançamento previsto para abril em Curitiba, gerencia as palestras de Carvalho. O Arcanjo Restaurante está localizado na Rua Pinheiro Machado, 2851, em São Pelegrino.

 

EDUCAÇÃO: Simers realiza Trote Solidário na cidade

Caxias do Sul recebe, nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), a primeira etapa do Trote Solidário 2019, iniciativa do Sindicado dos Médicos do Rio Grande do Sul. A campanha envolverá cerca de 60 estudantes de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em supermercados.

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário envolverá 19 faculdades de Medicina do estado.

Na edição de 2018, houve crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas. Na arrecadação de alimentos não-perecíveis foram 56,8 toneladas, alta de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas. Em Caxias do Sul, ocorreram 27 doações de sangue e foram arrecadados 1.973 quilos de alimentos não-perecíveis.

 

Programação

 

Coleta de sangue

Banco de Sangue (Rua Garibaldi, nº 476)

Hemocentro (Rua Ernesto Alves, nº 2260)

 

Coleta de alimentos

Andreazza Lourdes (Rua Vereador Mario Pezzi, 770)

Andreazza Feijó Júnior (Rua Feijó Júnior, 526)

Multi Condor (Avenida São Leopoldo, 1485)

 

Inviabilizados na Festa da Uva, artesões criam feira própria

Presença garantida em todas as festas comunitárias, os artesãos de Caxias do Sul não tiveram apoio, nem respaldo político, para participar da Festa da Uva deste ano. Como forma de mostrar e comercializar a sua produção foi criada a 1ª Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, realizada no Ponto de Cultura, no mesmo prédio da sede da União de Associações de Bairros (UAB), atrás do Fórum de Caxias do Sul. 

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Bairro Samuara/Jockey Clube Carla Pacheco, a Festa da Uva exigiu o pagamento de R$ 22 mil por um espaço de 30 m². “Sabendo que um artesão precisa vender muitas peças para conseguir um valor expressivo, mesmo se o valor fosse dividido em 30, ficaria inviável. Além disso, seria um espaço bem limitado para a disposição dos objetos e circulação do público”, explicou.

O evento teve início no dia seis deste mês e segue até domingo (17), das 10h às 18h. São 30 artesãos caxienses que expõem diferentes produtos, com preços variando de R$ 3 a R$ 220. A ideia é que a feira se torne uma atração mensal. “Ao contrário do que ocorre em decisões de políticos, que ocupam seus cargos pelo voto popular, montamos essa feira sensível a esses trabalhadores. O único requisito exigido foi o de ser artesão e pagar uma taxa de R$ 20, valor destinado à compra de materiais de higiene e limpeza”, ressaltou.

Embora o público visitante esteja aquém do esperado, Carla destacou que o fluxo aumentou após o término da Festa da Uva. A expectativa para os últimos dias é de movimento acentuado. “Recebemos turistas de Minas Gerais, São Paulo e de Portugal. Eles nos comentaram que sentiram falta da presença do artesanato junto aos pavilhões da Festa da Uva. Todo visitante gosta de levar para casa uma lembrança do local que visita. Por sorte, vieram à nossa feira”, salientou.

 

Luta por valorização e espaços estruturados

 

Para fortalecer o artesanato caxiense, Sandra Pacheco pretende identificar todas as pessoas que trabalham como artesãos. O objetivo é manter a comunidade artesã coesa e engajada para lutar por valorização e espaços estruturados para exposição de produtos. “A segunda maior cidade do estado não possui um espaço com infraestrutura, como banheiros e cobertura, para expor em dias de chuva. A Praça das Feiras, por exemplo, carece desses requisitos básicos e necessários à valorização desse trabalho que representa a cultura local. Além disso, se cria um ambiente para que a comunidade e turistas saibam onde encontrar artesanato”, frisou.

Outro ponto que ainda precisa ser trabalhado é a divulgação dos trabalhos pelas redes sociais. Segundo Carla, a maior parte do artesanato é comercializado na cidade. Serão organizadas ações para mostrar como o uso correto das redes sociais pode potencializar e ampliar as possibilidades de venda. “Precisamos nos mobilizar e buscar alternativas. Se esperarmos o poder público, o artesanato vai morrer e, com isso, a fonte de renda de muitas famílias. O descaso e o menosprezo com a categoria é bem visível. Embora os tenhamos convidados a visitar a feira, nenhum vereador apareceu até esta quinta”, lamentou.