O Jornal Integração teve acesso, em primeira mão, à pesquisa eleitoral contratada e registrada no TSE, pela Coligação Canela Vai Vencer, da chapa Gilberto Cezar e Gilberto Tegner (Tolão) (45). O levantamento de dados foi feito nos dias 16 e 17 passados, e o registro foi solicitado posteriormente pela coligação, ficando apta para publicação ainda na semana passada. Por questões de estratégia de campanha, a coordenação anunciou que a publicaria no domingo, mas acabou adiando até esta tarde, quando liberou os dados para o Integração.
Ainda assim, apenas dois itens levantados foram divulgados: a pesquisa induzida, onde o pesquisador apresenta os nomes de todos os candidatos, e o item que detecta a expectativa de vitória. Na pesquisa induzida, o candidato do PSDB lidera com 9,3% de vantagem sobre o segundo colocado, Marcelo Savi (15). No item expectativa de vitória, a vantagem de Gilberto Cezar é ainda maior, 21,5%.
A propósito, hoje é o último dia para que novos registros possam ser feitos e os resultados publicados ainda antes da eleição, no domingo, exatamente no dia do pleito. Há um novo pedido de registro feito pela coligação PP/Novo, da candidata Enfermeira Cristina e Moisés Souza. O pedido de registro foi feito no dia 28 e levantamento de campo será realizado entre os dias 01 e 03 de outubro, de amanhã em diante portanto, e a publicação fica liberada para o dia 04, sexta-feira. No entanto, o que o Jornal Integração levantou junto a campanha da Enfermeira Cristina é que não pretende publicar os dados. Mesmo havendo o pedido de registro os partidos e coligações não ficam obrigados a publicar os resultados. Além dessa, que o PP não pretende divulgar, até esta tarde, às 18h00min, não havia nenhum novo pedido de pesquisa no site do TSE, mas o prazo é até meia-noite. Desta forma, é certo que antes de domingo não teremos nenhuma outra divulgação de pesquisa em Canela, pois o TSE exige cinco dias para averiguar os dados e liberar a publicação.
Em Gramado, há um pedido de registro de pesquisa feito pelo PL, que ficaria apta para publicação dia 27 passados, mas até o momento nenhum dado foi publicado.
DADOS DO REGISTRO CANELA
Realização: Index Instituto de Pesquisas
Data de realização: 16/09 e 17/09 de 2024
Margem de erro: 5,0 pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%
Número de entrevistas: 400
Contratantes: ELEICAO 2024 GILBERTO DA CONCEICAO CEZAR PREFEITO
O edil terá de passar por cirurgia para retirada de um tumor cerebral
O vereador Volnei da Saúde, que enfrentou um AVC e ficou mais de 15 dias em coma, está bem. Naquele final de semana do dia 12 de abril, ele foi encontrado por familiares passando mal e foi levado urgentemente para o HSM, onde ficou por dez dias sem acordar. No dia 22 de abril, acabou sendo transferido para Caxias do Sul, onde acordou do coma, sem nenhuma sequela. No dia 08 de maio, ele teve alta e segue a recuperação em casa. A rotina está sendo retomada aos poucos, em razão da musculatura que ficou bastante afetada pelo tempo em que ficou sem se exercitar devido ao coma. Ainda assim, o exercício de vereador não deverá ser retomado durante o ano. Como seu mandato termina em dezembro, ele só volta à Câmara se for reeleito para a próxima legislatura, período 2025/2028. A princípio, porém, sequer deverá ser candidato a isso. Seus planos são de voltar na eleição de 2028, mas não descarta totalmente a possibilidade de participar do pleito de outubro próximo. O Jornal Integração o visitou na terça-feira, na Serra Grande, onde mora. Ele se mostrou plenamente bem no que tange à questão cognitiva, apenas com debilidade física. Está bem-humorado e disposto. Apenas não lembra dos últimos acontecimentos que antecederam o coma. A esposa Adriana diz que ele não apresentou sintomas que pudessem ter alertado a família, ou a ele próprio, eis que é profundo conhecedor pelos seus 22 anos atuando na área da saúde pública do município. Como motorista, acredita já ter transportado pacientes em número maior de vezes do que a própria população de Gramado. Ainda assim, tentando relembrar aquela semana, estranhou que havia ido ao médico para exames de rotina e ele lhe recomendou um exame neurológico (ressonância). ‘Acho que eu andava esquecido e repetitivo’, observa. Mas não tinha dado tempo de fazer o exame até acontecer o AVC. Com o ocorrido, claro, diversos exames foram realizados e um tumor foi constatado. O tumor será retirado em uma cirurgia, dia 04 de julho, em Caxias do Sul.” Novos exames constatarão se o tumor é benigno ou maligno. Segundo Volnei, o médico acredita que seja benigno pelas suas características. Inclusive, Volnei está muito confiante nisso, até porque, segundo relatou, em nenhum momento deste período teve qualquer dor.
Volnei da Saúde agradece o carinho, as orações e toda a preocupação dos amigos, parentes e população em geral, pela sua saúde.
GRAMADO – Neste domingo, na Vila Olímpica do bairro Várzea Grande, aconteceu a quarta rodada da Copa Gramado Laghetto de Futebol Sub-16, com quatro jogos disputados pelas chaves A e B. A rodada foi marcada pela confirmação da classificação antecipada de Juventude e Internacional para a próxima fase da competição.
Pela chave B, o Juventude venceu o Botafogo por 1 a 0 e garantiu sua vaga. O único gol da partida foi anotado por Bolis, aos 17 minutos da etapa complementar. Com o resultado, o Papo chegou a 9 pontos e assegurou classificação, enquanto a equipe carioca ainda busca uma vaga.
No outro confronto do grupo, Grêmio e Athletico Paranaense fizeram o jogo mais movimentado da rodada em número de gols. O tricolor gaúcho abriu o placar logo aos 2 minutos com Lucas Kosso, mas o Furacão reagiu e virou ainda no primeiro tempo com dois gols de Bryan, aos 7 e 11 minutos. O Grêmio empatou aos 17 minutos, com Arílson, porém Bryan voltou a marcar no primeiro minuto da etapa final, anotando seu terceiro gol no jogo. Aos 23 minutos, Gustavo Afonso fechou o placar em 4 a 2 para o Athletico. Com a derrota, o Grêmio está eliminado, enquanto a equipe paranaense precisa apenas de um empate na rodada desta segunda (22) para avançar.
Na chave A, o já eliminado Gramadense enfrentou o Criciúma e chegou a abrir o placar aos 8 minutos do primeiro tempo, com Victor. A equipe catarinense, no entanto, virou o jogo com gols de Gabriel Rosso, ainda na primeira etapa, e Gabriel Guimarães, aos 7 minutos do segundo tempo, vencendo por 2 a 1. Apesar do triunfo, o Criciúma também está eliminado.
Encerrando a rodada, o Internacional garantiu classificação ao derrotar o Atlético Mineiro por 3 a 1. João Bezerra marcou aos 23 minutos, Fabrício Prado, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Lucas Andrew ampliou aos 24 da etapa final. O Galo descontou com Kaio Gomes, aos 22 minutos da segunda etapa, e agora precisa buscar a vaga na última rodada.
Com o fechamento da quarta rodada da competição, a classificação está assim:
CHAVE A
1º lugar – Internacional com 9 pontos.
2º lugar – Atlético MG com 6 pontos.
3º lugar – Fortaleza com 4 pontos.
4º lugar – Criciúma com 3 pontos.
5º lugar – Gramadense com 1 ponto.
CHAVE B
1º lugar – Juventude com 9 pontos.
2º lugar – Athletico PR com 7 pontos.
3º lugar – Botafogo com 4 pontos.
4º lugar – Cuiabá com 1 ponto (e saldo -3).
5º lugar – Grêmio com 1 ponto (e saldo -3).
O goleador da Copa é Bryan do Athletico PR com cinco gols marcados.
Kauã do Botafogo é o goleiro menos vazado com três gols sofridos.
5ª COPA GRAMADO LAGHETTO – EDIÇÃO 2025 FUTEBOL DE CAMPO SUB 16
FASE CLASSIFICATÓRIA
1ª RODADA DIA 18/092025 – LOCAL VILA OLÍMPICA DA VÁRZEA GRANDE
09:15
CRICIÚMA
0 X 4
ATLÉTICO MG
A
11:00
FORTALEZA
0 X 0
GRAMADENSE
A
14:00
BOTAFOGO
1 X 1
ATHLETICO PR
B
15:45
CUIABA
2 X 4
JUVENTUDE
B
2ª RODADA DIA 19/09/2025 – LOCAL VILA OLÍMPICA DA VÁRZEA GRANDE
GRAMADO – Um dos mais autênticos festivais de churrasco da Serra Gaúcha, a Confraria SG, confirmou sua 16ª edição para o dia 22 de novembro de 2025, na Arena SG, em Gramado. O evento, que acontece das 11h às 18h, chega com uma importante novidade em seu formato: o ingresso passa a dar acesso ilimitado a todas as estações de comida (open food), enquanto as bebidas serão consumidas à parte. A mudança visa baratear o custo para o público e dar protagonismo total à experiência gastronômica.
Realizado pela SG Facas Artesanais, o festival manterá sua estrutura grandiosa com dez estações e ilhas de churrasco comandadas por assadores convidados, além de um completo bar de drinks e muito chope. A trilha sonora será garantida por DJs e um show principal com a cantora Glê Duran. Outra novidade é o After Confraria que ocorre das 16 às 18 horas.
O novo modelo de ingresso é uma estratégia da organização para tornar o evento mais acessível e intensificar a imersão no universo do churrasco. “A Confraria SG é um dos eventos de churrasco mais tradicionais do RS, por isso trazemos o protagonismo total para o churrasco nesta edição. Queremos celebrar a arte da cutelaria e do churrasco na sua essência”, destaca o organizador do evento, o empresário Maciel Burttet.
O cardápio open food promete uma viagem por diferentes técnicas e sabores. Estão confirmados cortes nobres de raças britânicas, cortes suínos selecionados, frango, a tradicional costela em fogo de chão, além de opções de legumes e vegetais na parrilla e até sobremesas preparadas na brasa. Todos os pratos serão servidos com acompanhamentos especiais.
Ingressos e promoção de lançamento
Com a mudança no formato, os ingressos terão valores mais baixos em comparação às edições anteriores. As vendas para o primeiro lote iniciam neste sábado, 20 de setembro, em alusão ao feriado farroupilha, com os seguintes valores:
GRAMADO – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está acompanhando de perto a 5ª edição masculina da Copa Gramado Laghetto de Futebol Sub-16, que acontece em Gramado, na Serra Gaúcha.
Reconhecida nacionalmente como uma das principais vitrines para jovens talentos, a competição reúne 10 clubes de destaque no cenário do futebol de base: Grêmio, Internacional, Juventude, Athletico Paranaense, Gramadense, Cuiabá, Criciúma, Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza.
A CBF está representada na competição pelos observadores técnicos João Paulo Alves de Paula e José Edgar Pereira, que têm a missão de identificar jovens promessas e acompanhar de perto o desenvolvimento das categorias de base.
Eles destacaram a boa impressão deixada por Gramado e a importância da competição para o cenário da base do futebol brasileiro: “Estamos muito satisfeitos com a cidade, a organização e a qualidade dos gramados. Torcemos para que a competição siga crescendo e se consolidando como um dos principais torneios de base do país.
O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, reforçou a relevância da presença da CBF: “Ter os observadores técnicos da CBF acompanhando a Copa Gramado Laghetto reforça a credibilidade e a grandeza deste projeto, que coloca nossa cidade como palco nacional de revelação de talentos do futebol brasileiro. “
Por Dr. Phillip Handow Krauspenhar, Advogado Tributarista e Sócio de HD Advogados
Uma recente decisão da Justiça Federal de Goiás trouxe um sopro de esperança para os contribuintes, reacendendo uma das mais importantes discussões tributárias da atualidade. Ao permitir que uma empresa de transportes retirasse o Imposto Sobre Serviços (ISS) da base de cálculo do PIS e da COFINS, a justiça goiana abriu uma porta importante. A sentença garante ainda o direito de reaver os valores pagos a mais nos últimos cinco anos, o que pode representar um alívio financeiro considerável para muitas empresas prestadoras de serviços.
A lógica por trás dessa decisão é bastante similar àquela que o Supremo Tribunal Federal (STF) utilizou no famoso julgamento da “tese do século”, quando determinou que o ICMS não compõe a base de cálculo do PIS e da COFINS. O raciocínio é simples: o valor que a empresa recebe a título de ISS não é uma receita própria, mas sim um repasse destinado aos cofres municipais. Portanto, não faria sentido que esse montante fosse tributado novamente pelo PIS e pela COFINS, que incidem justamente sobre o faturamento.
Contudo, o cenário está longe de ser um porto seguro para os empresários e contadores. Embora a tese seja juridicamente forte e coerente, ela ainda enfrenta um caminho incerto e arriscado nos tribunais superiores. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por exemplo, já se posicionou de forma contrária, entendendo que a inclusão do ISS na base de cálculo é legal. A palavra final, que trará uma solução definitiva para todos, ainda depende de um julgamento do STF no Recurso Extraordinário 592.616, que aguarda para ser pautado.
Essa insegurança jurídica transforma a busca por esse direito em uma espécie de “roleta russa” tributária. A empresa que obtém uma decisão favorável, como a de Goiás, precisa estar ciente de que a vitória é provisória. A compensação dos valores só poderá ser efetivada após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso. O maior perigo, no entanto, é uma eventual decisão desfavorável do STF no futuro. Caso o Supremo decida que o ISS deve, sim, compor a base do PIS/COFINS, as empresas que realizaram a compensação poderão ser obrigadas a devolver todos os valores, com juros e correção monetária.
O momento exige uma análise estratégica cuidadosa por parte dos gestores e de seus contadores. Entrar com a ação judicial agora pode ser uma forma de garantir o direito à compensação dos últimos cinco anos, caso a decisão final do STF seja favorável ao contribuinte. Por outro lado, é fundamental ter plena consciência dos riscos envolvidos. A decisão favorável de hoje pode se transformar em uma grande dor de cabeça amanhã, com autuações e a necessidade de desembolsar um montante significativo para quitar a dívida com o Fisco.
Em resumo, a tese da exclusão do ISS da base do PIS/COFINS está mais viva do que nunca, mas sua jornada é frágil e imprevisível. A recente vitória em Goiás serve como um lembrete de que o Judiciário pode ser um aliado do contribuinte na busca por uma tributação mais justa. No entanto, na complexa arena fiscal brasileira, a cautela e o planejamento são tão importantes quanto a coragem de lutar por seus direitos. Afinal, como diz um velho ditado, “o apressado come cru”, e no direito tributário, isso pode custar muito caro.
Essa foi a frase que andou rodando e gerando um certo zum-zum-zum pela cidade. Quando o assunto chegou até mim, a primeira coisa que pensei foi: “olha aí, mais uma daquelas informações que corre pela metade e vira um furdunço”. Muita gente ouviu “compra” e pensou logo em espaço esportivo, ginásio, quadra, enfim. Mas não, não é nada disso. O projeto não tá 100% fechado, mas a ideia é outra completamente diferente: se a prefeitura realmente ficar com essa área, ela vai virar uma escola municipal.
E não é qualquer escolinha, não. O terreno tem 4.500 metros quadrados, e no meio dele já existe um prédio com 2.200 metros quadrados, que é a quadra de sintético que todos conhecem. A ideia é adaptar e qualificar esse prédio pra receber uma escola-modelo, que funcione em tempo integral, oferecendo não só salas de aula, mas também espaço pra convivência, atividades culturais, esportivas e tudo aquilo que faz diferença na vida das crianças.
É um movimento estratégico. A área fica numa região central, que permite atender uma demanda enorme da comunidade. Quem acompanha de perto sabe que a rede municipal de educação sempre quer mais vagas e com a necessidade de espaços mais modernos. Então, se esse projeto andar, a coisa muda de patamar.
O estilo Gilberto
Agora, tem uma coisa que eu acho importante destacar. Quando eu fui atrás dessa informação, não fiquei só no corredor da prefeitura, nem me baseei em fofoca de esquina. Eu fui direto no prefeito Gilberto Cezar. E ele, como sempre, foi muito direto: “não está 100% definido”. Explicou que o processo é de desapropriação, não de compra, e que o levantamento foi feito pela Secretaria de Educação justamente pra atender essa demanda.
Isso mostra muito do estilo do Gilberto. Ele não é de sair prometendo, não é de criar expectativa vazia. Ele prefere deixar as coisas maturarem, avançarem em silêncio, e só quando a engrenagem já tá bem montada é que ele abre a boca pra falar. E sinceramente? Eu acho isso um acerto.
A gente já viu muitos sair anunciando projeto com foto de projeto, com vídeo, com promessa bonita, e depois nada acontece. O resultado é frustração, descrédito, e a sensação de que política é só conversa. O Gilberto foge disso. Ele prefere o “menos fala e mais entrega”.
O detalhe que muda tudo
É aí que muita gente se confunde: não é a mesma coisa dizer que a Prefeitura vai comprar uma área ou que vai desapropriar. Compra é simples: se negocia com o dono, paga o valor que as partes combinarem e assunto encerrado. Desapropriação é outro bicho. É um processo previsto em lei, que começa com a declaração de utilidade pública. Depois vem a notificação ao proprietário e a proposta de indenização. Se o dono não concordar com o valor, a disputa vai parar na Justiça, onde um juiz define quanto vale o terreno. A diferença parece detalhe, mas muda tudo. Quando alguém lê que a Prefeitura “vai comprar a Ingool”, interpreta errado. Não é compra, é desapropriação. E não é espaço esportivo, é escola. O detalhe não é só semântico, é jurídico. E é justamente esse detalhe que garante que o dono não perde a área sem receber por ela. Por isso, eu prefiro incomodar o prefeito, mandar mensagem, esperar resposta, do que sair publicando a moda louco.
Até onde eu sei, o proprietário da área ainda não sabe. Não quer dizer que não foi notificado, mas ainda não sabe. Enfim…
O plano da escola-modelo
E aqui vale abrir o foco: não é qualquer escola. A prefeitura fala em criar uma unidade de referência, com ensino em tempo integral. Isso significa mudar a lógica de como a educação é oferecida na cidade. Não é só deixar a criança mais tempo dentro da sala de aula. É oferecer espaço pra atividade cultural, oficinas, esporte, convivência.
Imagina uma escola onde a criança entra de manhã e sai no fim da tarde tendo tido aula, almoço, reforço escolar, atividade artística e prática esportiva. Isso muda a vida não só da criança, mas também da família, porque dá suporte real.
E eu não sei se tu concorda, mas quando a gente fala em futuro da cidade, nada pesa mais do que educação. Ginásio é importante, claro. Mas escola é o que deixa legado.
A dança das cadeiras
Agora, deixa eu puxar o assunto pro outro lado: a nomeação que movimentou os corredores essa semana. O César Prux, que antes era secretário-adjunto de Obras, foi efetivado como secretário mês passado. E aí, no movimento natural, o Toquinho Brito, que era diretor do Departamento de Obras, virou secretário-adjunto essa semana.
Pra mim, não tem mistério nenhum. O Toquinho, conhecido por ser trabalhador, daqueles que não se escondem atrás de mesa é o braço direito de César. Tá sempre na rua, acompanha obra, resolve pepino. Então, a escolha dele é natural. Não é estrondosa, não é surpreendente, mas é coerente.
O áudio do Carlão
Mas aí entrou o tempero da semana: o vazamento do áudio do ex-vereador Carlão, ligado ao PDT. Nele, o Carlão aparece cobrando do prefeito o porquê de não ter sido ele o escolhido pro cargo de adjunto.
O áudio, que circulou pesado no WhatsApp, mostra um Carlão visivelmente chateado. Ele fala que trabalha há mais de 40 anos na prefeitura, que ajudou muito o Gilberto, que fez campanha, que acreditava merecer esse reconhecimento. Repetiu várias vezes que estava desapontado, muito desapontado mesmo.
Mas é curioso: ao mesmo tempo em que cobra, ele também diz que não está questionando a competência do Toquinho. Reconhece que o escolhido tem capacidade. O ponto dele é que acreditava que, pelo histórico e pela dedicação, seria ele o nomeado.
E ainda completa dizendo que isso não vai fazer ele parar de trabalhar. Pelo contrário, vai trabalhar ainda mais.
Bastidores e lealdades
Eu trago isso aqui como curiosidade de bastidor. Porque a política é feita disso: expectativa, reconhecimento, frustração. Todo cargo de confiança, toda nomeação, mexe com sentimentos. Sempre tem quem esperava ser escolhido e não foi. E quando isso vaza em áudio, a cidade inteira ouve, comenta e tira suas conclusões.
No fim das contas, o prefeito escolheu seguir com a linha de trabalho dele, valorizando quem já estava no setor, quem já tocava a máquina por dentro.
Direto na fonte
E aqui eu volto a bater naquela tecla: por isso é importante ir direto na fonte. Porque corredor fala, gente especula, mas a informação só ganha peso quando vem de quem decide.
Ainda mais num tempo em que a fofoca corre mais rápido que a notícia oficial. O WhatsApp tem esse poder: em questão de minutos, um áudio se espalha pela cidade inteira. Às vezes com pedaço, às vezes com interpretação enviesada. Inclusive, eu mandei uma mensagem para o Carlão, que não me respondeu até o fechamento da coluna.
Matéria x Coluna
E pra quem ainda confunde, aqui vai a diferença:
Matéria é aquele texto imparcial, só com o fato.
Reportagem é a matéria aprofundada, com entrevista, pesquisa, números.
Coluna opinativa é essa que tu tá lendo agora: tem o fato, mas tem também a minha opinião, o meu bastidor, a minha interpretação.
O Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, é uma data marcada pela valorização das tradições do Rio Grande do Sul. Os desfiles, a música, a dança, a indumentária, os costumes e a cultura preservada pelos CTG’s e entidades tradicionalistas representam um patrimônio imaterial de valor inestimável, transmitido de geração em geração. É o momento de celebrar a identidade de um povo que aprendeu a se orgulhar de suas raízes.
Vamos refletir?
Mas a data também deve ser de reflexão. O orgulho da tradição não pode se confundir com a ideia de superioridade. Ser gaúcho não significa ser melhor, maior ou mais importante do que os demais brasileiros. Somos todos parte de uma mesma nação, formada pela diversidade cultural que nos enriquece e nos torna únicos. Reconhecer isso é um exercício de maturidade.
Será que aprendemos?
Nos últimos anos, vivemos situações que evidenciam essa igualdade. Durante a pandemia, assim como em meio às recentes catástrofes climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul, vimos brasileiros de todos os cantos estenderem a mão em solidariedade. O apoio veio sem distinção de cultura, religião, região ou orientação sexual. O que prevaleceu foi o senso de humanidade e de coletividade.
Respeitar as tradições
Celebrar o Dia do Gaúcho, portanto, é também reconhecer que a cultura regional ganha ainda mais sentido quando dialoga com o todo. É respeitar e valorizar as tradições sem perder de vista a humildade e a empatia. O orgulho de ser gaúcho deve estar no compromisso de manter viva a memória cultural, mas também na capacidade de contribuir para um Brasil plural, solidário e igualitário.
Virtudes e defeitos
Ser gaúcho é parte de quem somos, mas antes de tudo, somos seres humanos — com virtudes e defeitos, como qualquer povo deste país continental. E é nessa consciência que se encontra a verdadeira grandeza.
Vereadores Jovens
A próxima semana promete movimento na Câmara Municipal de Gramado. Além da Sessão Ordinária dos vereadores, que acontece na segunda-feira (22), às 18h, o plenário será aberto mais cedo, às 15h, para receber a sexta sessão ordinária dos Vereadores Jovens de Gramado. Nesta sessão, os estudantes apresentarão pedidos de informação, providências e indicações ao Executivo Municipal, trazendo propostas para melhorias nas escolas e bairros que representam.
Como conseguir mudas de árvores
A Semana da Árvore em Gramado realizou uma ação na quarta-feira (17) em frente à Prefeitura, foram doadas 220 mudas de árvores nativas para a comunidade. Ontem, quinta-feira (18), aconteceu um plantio coletivo com a participação de alunos da escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas. Para aqueles que desejam contribuir e plantar uma árvore em sua residência, a doação de mudas continua. O Setor de Arborização, localizado na rua Serafim Benetti, 1200, bairro Floresta (anexo à Usina de Gestão de Resíduos), realiza a distribuição toda sexta-feira, das 13h30 às 16h30.
Prefeitura de Gramado/Divulgação
Série Ouro de Canela
O Campeonato de Futsal Série Ouro (de Canela, terá início na próxima segunda-feira, (22), reunindo nove equipes em busca do título máximo do futsal canelense. As partidas serão realizadas no ginásio Carlinhos da Vila, sempre a partir das 20h. A rodada de abertura contará com os seguintes confrontos: UJSM x Hortênsias Futsal, Galera da Estevão x Guará Futsal, MB Sports x AAJA e Monterrey x Corinthians.
GRAMADO – O Dia do Gaúcho é sempre de comemoração em dose dupla no Gramadozoo, Inaugurado em 20 de setembro de 2008, o parque está completando 17 anos e, para celebrar, a equipe técnica prepara enriquecimentos ambientais com a temática das duas datas. O puma e a onça-preta fizeram a festa com um autêntico costelão gaúcho. Enquanto o puma recebeu a carne dentro de um bolo cenográfico de papelão, a onça-preta devorou a costela no espeto de chão. “Além do bolo, o recinto do puma recebeu balões e caixas de presente de papelão recheadas com carne e capim”, explica a bióloga Tathiana Gosaric, responsável pelas atividades.
Também teve festa para a família de bugios-pretos, que ganharam bolo, caixas de presente e balões de papelão recheados com frutas, legumes e folhas. “Também usamos uma bola cognitiva de papelão com ração. Os machos interagiram primeiro, mas as fêmeas e filhotes também participaram. “O objetivo do programa é o bem-estar animal. Quanto mais tempo os bichos passam interagindo com os objetos, melhor é o resultado”, afirma a bióloga
Já no recinto do cardeal-amarelo, ave ameaçada de extinção, a equipe colocou bandeirolas com as cores do Rio Grande do Sul. “Usamos ração extrusada, sementes e grãos das cores verde, amarela e vermelha e cola natural para fixar”, conta.
Conforme Tathiana, os enriquecimentos continuam durante o final de semana e podem ser acompanhados pelos visitantes. Além do bem-estar, as atividades contribuem para a educação ambiental. No sábado (20), participam das atividades as emas, jaguatiricas, gatos-mouriscos e macacos-barrigudos. Já no domingo (21), será a vez dos graxains-do-mato, onça-preta, irara e quatis. O Gramadozoo fica no Km 35, da ERS-115, e funciona das 10h às 16h.
GRAMADO – Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. A saúde mental é o estado de bem-estar emocional, psicológico e social que nos ajuda a lidar com os desafios do dia a dia, manter relações saudáveis, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade. Nos últimos anos, o tema ganhou grande repercussão e se tornou pauta constante na sociedade, revelando a urgência de falar sobre emoções, acolhimento e autocuidado. Atenta a esse movimento e ouvindo os inúmeros pedidos da comunidade, a Câmara Municipal de Gramado dedicará uma semana inteira para tratar do assunto, com uma programação especial voltada à promoção do bem-estar e à construção de um espaço de diálogo sobre saúde mental.
De 06 a 10 de outubro, em consonância com a Lei Federal nº 14.543, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a Câmara promoverá palestras, debates e ações para toda a comunidade. A iniciativa, idealizada pelo gabinete da Presidência, por meio do vereador Ike Koetz, busca estimular o autocuidado, quebrar estigmas e fortalecer práticas que contribuam para a saúde emocional e para a construção de uma Gramado mais humana e acolhedora.
Entre os destaques da programação está a palestra com o psicólogo e artista Rafael Magalhães, carinhosamente conhecido como Tio Rafa. Formado em Psicologia pela UNIP de Campinas, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, em Autismo e em Parentalidade, Rafael une ciência e sensibilidade em seu trabalho, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e na promoção do bem-estar emocional de crianças e adolescentes.
Além de psicólogo, Rafael é ator profissional e leva arte, ludicidade e empatia para dentro e fora do consultório. Como Tio Rafa, atua como palhaço, mestre de cerimônias, pernalta, cantor e recreador — transformando cada palestra em uma experiência envolvente e inesquecível.
A palestra é gratuita e acontecerá no dia 07 de outubro, terça-feira, às 19h no Teatro Elisabeth Rosenfeld
CANELA – A Prefeitura de Canela informa que está em andamento o processo de desapropriação de uma nova área, conhecida como Ingool, que será destinada exclusivamente para a Educação do município. O terreno, localizado em região estratégica para atender o centro da cidade, será utilizado para a implantação de uma escola-modelo, ampliando a capacidade de atendimento às crianças e oferecendo estrutura moderna e de qualidade.
A área total desapropriada possui 4.500 metros quadrados e já conta com um prédio de aproximadamente 2.200 metros quadrados, que será adaptado e qualificado para abrigar a nova unidade escolar. O objetivo é criar um espaço inovador, que sirva como referência para a educação em tempo integral, com ambientes adequados para aprendizagem, convivência e atividades culturais e esportivas.
“A educação é prioridade no nosso governo. Investir em espaços adequados e modernos é garantir que nossas crianças tenham o melhor para aprender e se desenvolver. Estamos em um intenso trabalho de melhorar a estrutura de todas as escolas, que estavam em condições muito ruins, essa aquisição é um passo importante para atender a demanda do centro da cidade e oferecer uma escola-modelo para toda a comunidade”, destaca o prefeito Gilberto Cezar.
O projeto prevê, ainda, melhorias no entorno, garantindo acessibilidade, segurança e integração com a comunidade escolar. A Administração Municipal reforça que a medida faz parte do planejamento estratégico de valorização da educação e expansão de vagas na rede pública.
GRAMADO – Os amantes da boa mesa já podem garantir uma experiência única na Serra Gaúcha. O 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado abriu a venda antecipada dos pratos que serão servidos durante o evento, que acontece de 9 a 19 de outubro no entorno do Lago Joaquina Rita Bier. Com um cardápio que une tradição e inovação, o público poderá adquirir antecipadamente iguarias que celebram os sabores locais.
Consolidado como um dos principais indutores do turismo na região, o festival foi lançado oficialmente no último sábado (13) e promete sua maior edição. Com o tema “De cada terra um sabor, de cada sabor uma história”, o evento busca valorizar as origens e as narrativas por trás de cada receita.
Entre as estrelas do cardápio, disponíveis para compra online, destacam-se criações que mesclam a culinária gaúcha com toques contemporâneos. Opções como o Pastel de picanha raíz, o Risoto de costela desfiada e o Mac & cheese gaúcho prometem aquecer o público. A influência dos imigrantes se faz presente no Schnitzel com salada de batata alemã e nas Salsichas alemãs com chucrute.
A diversidade continua com pratos como o Poke Fusão Gaúcha, o Ravioli de churrasco e pizzas com ingredientes da terra, como a Pizza Raízes da Colônia e a Pizza Sabores da Terra. Para adoçar, as sobremesas incluem Waffles de Liège com doce de leite colonial e chocolate da Serra, além de um clássico Pão de mel com gelato.
Os valores variam entre R$ 28,00 e R$ 58,00 dependendo se for prato doce ou salgado.
Para 2025, a estrutura do evento contará com 12 restaurantes, dois espaços de vinhos, uma área para cervejarias artesanais, uma ilha de drinks e um espaço de café com a primeira torrefação de Gramado. Além disso, 17 estabelecimentos participam do Roteiro Gastronômico, expandindo a experiência por toda a cidade.
Com mais de 100 atrações confirmadas, a programação cultural é um dos pontos altos. O público poderá desfrutar de 50 apresentações teatrais, 34 atrações musicais, aulas-show com o Senac Gramado, oficinas com a UCS Campus Hortênsias e o Sebrae, além de apresentações de danças típicas. A alta gastronomia será celebrada com três Festins exclusivos nos restaurantes Spaccio RAR, Casa Lugano e Primrose.
Serviço:
O quê: 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
Quando: 09 a 19 de outubro de 2025
Onde: Entorno do Lago Joaquina Rita Bier, Gramado/RS