GRAMADO – O documento publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) confirma o avanço do Chamamento Público nº 02/2026 da Prefeitura de Gramado para escolha da Organização Social de Saúde (OSS) que assumirá a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). Ao todo, 26 entidades se cadastraram no processo. Após análise documental realizada pela Comissão de Avaliação e Fiscalização da Secretaria da Saúde, nove acabaram desclassificadas e 17 seguem habilitadas para a próxima fase do certame.
As entidades desclassificadas foram:
- AVVP
- Santa Casa de Chavantes
- IDEAS
- Instituto Santé
- Instituto Vida e Saúde (INVISA)
- Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus (HSBJ)
- Círculo Operário Caxiense
- ANFE
- Instituto Nacional de Saúde Pública, Inclusão, Reabilitação e Educação – INSPIRE
Segundo o parecer técnico, as desclassificações ocorreram principalmente por ausência de documentação obrigatória, certidões negativas, problemas de habilitação jurídica ou impedimentos registrados.
Já as entidades habilitadas e que seguem para a próxima etapa são:
- Fênix do Brasil Saúde
- Associação Saúde em Movimento (ASM)
- IMADI
- Instituto Bom Jesus (IBJ)
- IGIS
- INAPP
- S3 Gestão em Saúde
- Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)
- Associação Pró Maternidade e Infância de Rio Verde (CEMAB)
- União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA / HSL)
- Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH)
- Instituto Maria Schmitt
- Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB)
- Instituto de Apoio à Gestão Pública (IAG)
- Instituto IBHASES
- Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)
- InSaúde
Agora o processo segue para as visitas técnicas e posterior apresentação das propostas técnicas e financeiras pelas instituições habilitadas.
As visitas técnicas ocorrerão entre os dias 28 de maio e 6 de junho. Já a fase de apresentação e análise das propostas acontecerá entre 19 de junho e 7 de julho de 2026. A homologação do resultado definitivo está prevista para 31 de julho, quando deverá ser conhecida a instituição que assumirá a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) pelos próximos três anos.









