Início Site Página 2310

Tiro Livre 6

No final de semana, Canoas sediou um torneio de aniversário do boxe gaúcho. Mais de 70 atletas de vários municípios gaúchos participaram da competição. A Academia Fight Center, de Caxias do Sul, ganhou destaque com três campeões. Na categoria até 69 kg, Cristian de Oliveira venceu Jonathan Lima por decisão unânime. Na modalidade até 91 kg, Vitor Tomaz derrotou Erivelton Nunes por pontos. Na luta principal, acima de 91 kg, Adilson Facchin venceu por nocaute técnico o atleta Sidnei Gonçalves, de Santa Maria. Para efeitos de comparação, o atleta santa-mariense foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Boxe de 2018, realizado em Fortaleza (CE).

 

COPA DO MUNDO FEMININA

 

Nesta terça-feira (19), o Brasil formalizou interesse em sediar a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino em 2023. Além do Brasil, outras nove nações indicaram desejo de receber o torneio, com destaque para três países sul-americanos (Argentina, Bolívia e Colômbia) e uma candidatura conjunta entre as Coreias do Sul e do Norte. O anúncio do país-sede do torneio ocorrerá em março de 2020, na sede da FIFA, em Zurique (Suíça). Em 2019, o Mundial será realizado entre junho e julho, na França. O Brasil está no Grupo C, ao lado de Austrália, Itália e Jamaica.

 

DIVISÃO DE ACESSO

 

Nesta quarta-feira (20), os dois clubes serranos representantes da Divisão de Acesso de 2019 entram em campo para medir forças pela nona rodada da competição. Depois dos confrontos desta quarta-feira, restarão somente cinco jogos para o fim da primeira fase da competição. Às 19h, o Esportivo recebe o Passo Fundo no Estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Mais tarde, às 20h, é a vez do Glória receber em casa o União Frederiquense, em Vacaria. O Tivo tem 16 pontos e lidera o Grupo B, enquanto a equipe vacariense soma 15 pontos e é vice-líder. Nesta terça-feira (19), o último time na zona de classificação era o Tupi de Criciumal, que tem 10 pontos.

 

CIRCUITO SESC DE CORRIDAS

 

Grupos de corredores e atletas independentes já podem se inscrever para o Circuito Sesc de Corridas 2019. A prova ocorrerá no dia 7 de abril, com largada às 8h30, no Shopping Iguatemi. O valor da inscrição para o público em geral é de R$ 40 e há desconto para os empresários e cidadãos associados ao Sesc. São 1,1 mil vagas para os trajetos de 1 km, 2 km, 3 km, 5 km e 10 km. Os vencedores da etapa municipal garantem vaga na decisão regional, marcada para dezembro, em Torres. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas ou na unidade do Sesc em Caxias do Sul (Moreira Cesar, nº 2.462). Mais informações pelo telefone (54) 3209.8250.

 

Frizzo questiona possível desperdício de dinheiro público

A denúncia partiu do vereador Eloi Frizzo/PSB durante discussão de um pedido de informações sobre contratos de locação e compra de veículos pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), aprovado, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (19). A finalidade é esclarecer dúvidas com relação aos contratos 58 e 59/2018. O vereador pediu envio de cópias da documentação dos processos licitatórios.

Frizzo revelou que 23 caminhonetes marca Amarok foram locadas pelo Samae, mas estão paradas na garagem da autarquia, localizada na rua Visconde de Pelotas. Segundo ele, os veículos teriam sido locados sem necessidade, demonstrando desperdício do dinheiro público e falta de gestão do atual governo. “Pela experiência de ter dirigido o Samae, tenho conhecimento da necessidade de uso de frota, especialmente nos serviços que a autarquia presta à comunidade. Estranhamos a aquisição e locação de um grande número de veículos por parte da atual direção. Fomos informados que a maioria deles está parada há mais de dois meses na garagem da rua Visconde de Pelotas. Fala-se em 23 caminhonetes Amarok, que estão estacionadas no pátio, além de vários veículos novos que foram adquiridos pela nova gestão”, afirmou.

No requerimento, o parlamentar solicita que o Samae envie cópia de todos os boletins de bordo que registraram a movimentação diária de cada um dos veículos relacionados nos dois contratos, as planilhas de fechamento mensal de todos os veículos próprios e locados, bem como dos demais equipamentos, como retroescavadeiras e caminhões controlados pela Central de Veículos e Serviços (CVS), desde 2016 até agora. No mesmo período, o vereador solicitou ainda o relatório de equipamentos locados diretamente pelas divisões do Samae e que não são controlados pela CVS, informando valores pagos, quantitativos mensais e obras realizadas.

 

Direção justifica uso

 

Por meio de nota, o diretor da Divisão Administrativa, Leandro Fagundes da Silva, confirmou que cumprirá o prazo legal para encaminhar a resposta ao pedido de informações da Câmara de Vereadores. Adiantou, no entanto, que “as especificações técnicas dos 43 veículos, locados por meio de licitação, foram descritas conforme a necessidade de cada seção e buscando dar agilidade e segurança na prestação dos serviços à comunidade”.

O diretor explicou que os contratos são por 12 meses, com possibilidade de renovação e a demanda de utilização varia de acordo com os cronogramas de trabalho das equipes de trabalho. Ainda de acordo com a nota, os 20 veículos de passeio são utilizados em atividades de fiscalização de obras e comercial, cadastramento técnico ou comercial e outras atividades complementares. “As 23 caminhonetes, com tração 4×4, servem para serviços de topografia, atividades de manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de esgoto, fiscalização das bacias de captação, transporte de produtos ou equipamentos”, conclui.

 

CASO MAGNABOSCO: Comitiva busca apoio em Brasília

Nesta terça-feira (19), a comitiva formada por vereadores, procuradores do Município e pelo deputado estadual Neri, o Carteiro/SD, cumpriu agenda de compromisso em Brasília para buscar apoio visando reverter posição desfavorável à Prefeitura no caso Magnabosco. "É difícil imaginar as dificuldades que os caxienses terão que enfrentar caso o Município seja obrigado a pagar R$ 600 milhões”, afirmou o parlamentar.

Foram visitados os deputados federais Ronaldo Santini/PTB, Marcell Van Haten/NOVO, Giovani Feltes/MDB e Bibo Nunes/PSL, e os senadores Luis Carlos Heinze/PP, Lasier Martins/PODE e Paulo Paim/PT. Ao longo da sessão plenária do Senado desta terça, os três senadores gaúchos repercutiram o caso.

Heinze mencionou a importância do processo para Caxias do Sul e região. Paim se disse triste em saber que a sua cidade natal, Caxias do Sul, enfrenta o famoso Caso Magnabosco, e apelou para que haja sensibilidade no processo. Lasier mencionou que a bancada gaúcha está aderindo à causa de Caxias do Sul. A secretária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, também recebeu o grupo e teve acesso aos documentos que explicam os passos dessa decisão judicial.

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Felipe Gremelmaier/MDB classificaram as visitas como positivas. Eles destacaram que todos os deputados e senadores se sensibilizaram com a situação e estão à disposição, independentemente da sigla partidária, para ajudar o Município a repercutir esse assunto, mostrando tecnicamente como o processo está sendo levado. A comitiva volta para Caxias do Sul no fim da tarde desta quarta. Ao longo do dia ocorrerão mais visitas a outros parlamentares gaúchos. O julgamento no Superior Tribunal de Justiça está marcado o dia 27 de março.

 

APARTE 8

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, vereador Renato Oliveira/PCdoB, é o autor de um pedido de informações ao Executivo sobre os mutirões de consultas especializadas da Secretaria Municipal da Saúde. Ele pretende esclarecer, principalmente, qual foi o resultado realmente prático das duas edições, ocorridas em setembro e dezembro do ano passado. O parlamentar questiona se foram prestados os 1.170 procedimentos especializados que foram ofertados à população, o critério para a escolha das especialidades e em que hospital foram realizadas as cirurgias. Na opinião de Renato Oliveira, os mutirões não atingiram a finalidade e são um remédio paliativo para uma doença grave. “Já foram feitos dois mutirões e o resultado não aparece. A fila não anda. Tá cada vez maior. Fazem para que? Para as pessoas ficarem quietas? Para dar a impressão que estão fazendo alguma coisa? Já estão anunciando o terceiro mutirão e nem se sabe se vão fazer de cirurgias também”, afirmou.

 

CELEBRANDO A COOPERAÇÃO

 

O aperto de mãos entre os presidentes Jair Bolsonaro/PSL, do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos, na tarde desta terça (19), durante coletiva de imprensa nos jardins da Casa Branca, em Washington, significa mais que um simples gesto de amizade. Segundo Bolsonaro, representa o que ele chamou de “capítulo inédito que abre novas frentes de cooperação”. Entre elas, a dispensa de vistos para norte-americanos, que deverá estimular o comércio e o turismo no Brasil. Com relação ao combate ao crime organizado – bandeira de campanha dele – Jair Bolsonaro destacou a parceria com os Estados Unidos também na repressão ao terrorismo e crime organizado. Outras áreas de cooperação serão as de ciência, tecnologia e inovação, energia, óleo e gás. “Este encontro retoma uma antiga tradição de parceria e, ao mesmo tempo, abre um caminho inédito entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Bolsonaro.

 

DINHEIRO NÃO FALTA

 

Na tribuna da Câmara, nesta terça (19), o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), vereador Eloi Frizzo/PSB, revelou que o colegiado se reunirá com o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Cristiano de Abreu Soares, nesta quinta-feira (21), para tratar do projeto dos táxi-lotação. Além disso, deverá aproveitar a oportunidade para articular uma possível alternativa para a falta de segurança no entorno do trevo de acesso a Fazenda Souza: a instalação de um semáforo, indicada pela comunidade, pelo menos, até a conclusão da obra. Segundo Frizzo, pode faltar qualquer coisa, menos dinheiro para o Executivo tomar uma iniciativa. “Até porque estamos faceiros com os R$ 29 milhões de superávit no caixa do Município. E, agora, o prefeito conseguiu, com a aprovação desta Casa, mais R$ 50 milhões. Então, não é problema de falta de dinheiro no caixa do Município. Essas questões que eu gostaria de colocar bem claro que o Município não pode se furtar”, salientou.

 

VISITA DE INTEGRAÇÃO

 

O deputado estadual Carlos Búrigo/MDB acompanhou o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, e o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadro dos Santos, durante audiência com o governador Eduardo Leite/PSDB, nesta terça-feira (19). Na pauta da reunião, interesses da instituição acadêmica e o pedido de agenda para Leite a fim de receber, em abril, o governador da Província do Chaco (Argentina), Oscar Domingo Peppo. A missão empresarial comandada por Peppo visitará setores privado, público e acadêmico do estado. “Pretendemos colocar na pauta temas fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico e comercial. A visita a empresas, CIC e à própria UCS demonstra o potencial que toda a região tem e ainda pode ser explorado dentro do Mercosul”, salientou Búrigo.

 

Livre Iniciativa 7

Para colaborar com a busca dos operadores de transporte coletivo urbano por um serviço mais eficiente e com elevado padrão de qualidade, a NEOBUS desenvolveu para a Auto Viação Santo Angelo, de Curitiba, uma nova versão do urbano New MEGA com cinco portas (três do lado direito e duas do lado esquerdo), na configuração Padron e com chassi de motor dianteiro. A fabricante já entregou nove veículos, os primeiros com essa configuração a operarem no sistema metropolitano da capital paranaense, transportando passageiros de bairros afastados até as plataformas. De acordo com João Paulo Ledur, diretor da NEOBUS, a empresa é pioneira no desenvolvimento dessa nova versão e quebra um importante paradigma, pois, até então, nenhum modelo com configuração Padron e motor dianteiro havia sido utilizado no sistema de transporte de Curitiba. “Projetamos um ônibus que cria uma nova tendência e que pode se adequar à demanda variável de usuários ao longo do dia no transporte urbano. Em momentos de menor demanda, o operador opta por colocar em operação usando somente as portas do lado direito, com embarque por escada. Havendo necessidade de utilizar somente as plataformas, o embarque e desembarque são feitos pelas portas em nível do lado esquerdo. Em momentos de maior demanda, utiliza as cinco portas”, destaca. Com 13.345 mm de comprimento, os New MEGA da Auto Viação Santo Angelo têm chassi Mercedes-Benz e capacidade para transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados.

 

Negócios em ambiente informal

 

Um ambiente informal e descontraído, com possibilidade de muita conversa e troca de contatos é a proposta do NetDay, promovido pelo Sebrae RS, em Caxias do Sul, na sexta (22), e que terá palestra de Fábio Guerra. O objetivo do evento é permitir a empresários, empreendedores, acadêmicos ou qualquer pessoa a ampliação da rede de contatos, clientes, parceiros e fornecedores. A dinâmica é diferente das tradicionais Rodadas de Negócios do Sebrae porque cria um espaço colaborativo mais descontraído, onde até é possível tomar um café enquanto compartilha ideias e contatos com diversas áreas. A palestra versará sobre "O impacto das tecnologias nos negócios – As tendências que vão mudar a forma como consumimos produtos e serviços". A programação terá início às 10h. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link http://bit.do/netday.

 

Cenário econômico em pauta

 

O Sinduscon Caxias realiza, nesta quarta (20), a partir de 11h, a primeira reunião-almoço do ano, no restaurante do subsolo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). A palestra sobre “Cenário econômico e perspectivas para 2019” será conduzida por Joarez Piccinini, diretor superintendente de Serviços Financeiros do Banco Randon e diretor de economia, Finanças e Estatística da CIC. O assessor jurídico do Sinduscon, Ademir Izidoro, falará sobre “A nova lei dos distratos – particularidades e inovações” e o ex-presidente da entidade e integrante do Conselho Superior, Rafael Tregansin, abordará assuntos recentemente tratados na Câmara Brasileira da Construção Civil, onde ele representa o sindicato.

 

Comércio gaúcho espera crescer até 5% na Páscoa

O comércio gaúcho pode ter boas expectativas para a Páscoa em 2019. Segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira (19), as perspectivas para a data são de que as vendas tenham aumento de 4% a 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a entidade, o cenário econômico é marginalmente melhor do que 2018 e as novidades implementadas pela indústria deverão atrair os consumidores. "Temos uma situação econômica mais favorável em 2019, o que favorece as compras de Páscoa. Mesmo passando ainda por um processo de recuperação lenta, os consumidores estão mais confiantes e a confiança é um elemento fundamental para o consumo”, ressalta o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.
Outra notícia positiva é o preço dos chocolates, item mais procurado pelos consumidores. Os preços em 2019 estão mais em conta do que no ano anterior, e a indústria aposta na volta da compra de ovos maiores e das linhas gourmet. As barras de chocolate também devem vender bastante, tanto para o consumo final quanto para a produção de ovos caseiros, solução utilizada pelas famílias para o controle de gastos nos últimos anos.
Também há uma aposta nas inovações tecnológicas e na realidade aumentada, apresentada aos adultos e crianças, tendo brindes que focarão também no público adulto. Segundo a avaliação econômica da Fecomércio-RS, algumas marcas vão oferecer atrativos como ingressos de cinema, assinaturas por um mês em plataforma de streeming, entre outros.

 

AUTOMÓVEIS: GM garante incentivos e investirá R$ 10 bilhões

A montadora General Motors (GM) anunciou nesta terça (19) investimento de R$ 10 bilhões em duas fábricas do estado de São Paulo. Segundo o presidente da empresa na América do Sul, Carlos Zarlenga, os recursos serão usados para lançar novos produtos nas unidades de São José dos Campos e em São Caetano do Sul.

A companhia, que já emprega 15 mil pessoas no estado, informou que pretende contratar mais 400 funcionários no processo de ampliação. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, ao lado do governador, João Doria. Com os investimentos, a GM poderá se beneficiar dos incentivos fiscais concedidos pelo governo de São Paulo às montadoras que ampliarem os negócios no estado.

A GM não deu, no entanto, detalhes sobre como os recursos serão aplicados ou quais são os valores destinados a cada uma das unidades. “Não estamos divulgando o número específico. Mas são investimentos muito significativos nas duas fábricas”, afirmou Zarlenga.

Segundo o presidente para América do Sul da empresa, foi feita ainda uma intensa negociação com os principais fornecedores. “Muitos segurando [os repasses da] inflação e outros dando até redução de preços”, disse, sobre as condições que foram conseguidas para garantir novos contratos de longo prazo. A estimativa é que a montadora, além dos 15 mil funcionários, seja responsável por 50 mil empregos indiretos em todo o estado.

 

 

REPRESENTANTE COMERCIAL: Core/RS realiza ação em Caxias

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul estará em Caxias do Sul a partir desta quarta (20) até sexta (22), com o projeto Fiscalização do Core/RS. A iniciativa foi planejada para permanentemente aproximar a entidade das indústrias e do profissional de vendas, consolidando a atuação do Conselho de Fiscalização e Orientação nas principais regiões.

A programação contempla atendimento gratuito ao representante comercial para atualização cadastral, baixa de registro caso tenha deixado de exercer a profissão, novo registro profissional, regularização da situação financeira junto à autarquia e consulta jurídica. Também haverá atendimento a empresários e contadores referente a dúvidas na contratação de representantes comerciais.

Na quinta, às 19h, será ministrada palestra sobre “Como fortalecer a imagem de sua empresa de representação comercial”, com o consultor da ADVB/RS, Glenn Gomes.

Toda a programação será realizada no Personal Royal Hotel (Rua Garibaldi, 153, Bairro Pio X). Nesta quarta, o horário será das 13h30 às 17h30; na quinta (21), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30; e na sexta (22), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

 

 

NEGÓCIO: Controlada da Marcopolo fecha seu maior contrato

A Volgren, maior fabricante de ônibus da Austrália e pertencente à Marcopolo S.A., assinou o maior acordo de fornecimento de sua história de quatro décadas, estendendo o seu contrato com a Autoridade de Transporte Público (PTA) da Austrália Ocidental, operadora estatal de transportes do governo. Segundo André Armaganijan, diretor de Negócios Internacionais e Estratégia da Marcopolo S.A., o acordo envolverá o fornecimento de 900 ônibus em até 10 anos, com opção de renovação após cinco anos. Todos os ônibus serão montados na fábrica da empresa em Perth, na Austrália Ocidental. O contrato gerará para a Volgren receita de aproximadamente US$ 110 milhões e o total US$ 220 milhões se houver a renovação posterior.

O fornecimento representa a terceira extensão do contrato da Volgren com o PTA. Todos os ônibus serão montados com chassi Volvo. “A Volgren iniciou sua parceria com a PTA em 1999 e forneceu mais de 1.800 ônibus”, afirmou Peter Dale, diretor executivo da empresa. O primeiro protótipo da Volvo BR8LE, da Volgren, deverá ser entregue em agosto deste ano. A produção completa começará em outubro e 66 ônibus serão entregues à PTA nos primeiros 12 meses.

 

Moinhos de Vento expande o programa de cirurgia robótica

Visando expandir seu programa de cirurgia robótica, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, primeira instituição privada do Sul do Brasil a contar com um programa deste tipo, lançou seu Núcleo de Medicina Robótica. A iniciativa qualificará mais profissionais e ampliará as especialidades atendidas.

O evento também celebrou os resultados positivos do primeiro ano de cirurgias robóticas realizadas no hospital. Neste período ocorreram 107 intervenções com a utilização de robô, sendo 95% delas na área da urologia. Agora, o projeto será expandido para as áreas de cirurgia geral, torácica, ginecologia, proctologia e cabeça e pescoço. Dentre os principais benefícios da cirurgia robótica estão precisão no procedimento e diminuição do tempo de recuperação, o que resulta em menor risco de infecções e, ainda, redução de custos com internação.

O superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi, revelou que mais 25 médicos deverão ser treinados este ano dentro da expansão do programa – atualmente são 17 profissionais capacitados para operar com o auxílio do robô. "Esse é um projeto estratégico do hospital. É um projeto de sucesso pelos excelentes resultados clínicos e pela animadora dedicação dos nossos cirurgiões", afirmou.

Já o superintendente administrativo do Moinhos, Evandro Luis Moraes, compartilhou a informação do início das negociações para a aquisição do robô Da Vinci Modelo XI, a nova geração do Da Vinci SI utilizado atualmente na instituição. Também nas próximas semanas deverá ser recebido um moderno simulador para o treinamento dos médicos do programa.

Conforme o chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal, já há comprovação de ganhos reais nos pacientes submetidos à cirurgia robótica. "Ela facilita muito o acesso a regiões mais complexas do corpo e reduz o desconforto do paciente. O índice de continência imediata, não vazamento de urina depois da retirada da sonda, foi de cerca de 70%. E muitos recuperaram a função sexual em menos de um mês", apontou Carvalhal que ressaltou, também, que do ponto de vista do cirurgião, o cansaço é reduzido. De acordo com os dados iniciais de uma pesquisa, 98% dos pacientes contatados recomendariam a cirurgia robótica a outro.