GRAMADO – Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento de políticas ambientais e à busca por soluções sustentáveis, uma comitiva da Câmara Municipal de Gramado realizou, nesta terça-feira (11), uma visita técnica à Braskem — empresa global do setor químico e petroquímico, localizada no Polo Petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul.
A missão institucional, liderada pelo presidente do Legislativo, vereador Ike Koetz, teve como objetivo conhecer in loco os processos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente adotados pela empresa, bem como suas ações voltadas à inovação, reciclagem e redução de impactos ambientais. O grupo buscou compreender alternativas que ajudem o município a fortalecer sua responsabilidade ambiental e ampliar práticas sustentáveis no setor público e privado.
Durante a visita, conduzida pelo gerente de Relações Institucionais, Daniel Fleischer, a comitiva acompanhou uma apresentação institucional sobre as operações da Braskem no Brasil e no mundo, incluindo seus processos industriais, programas sociais e estratégias de sustentabilidade. Um dos destaques foi o projeto PlastiTroque, iniciativa que promove educação ambiental por meio da conscientização sobre descarte correto de resíduos plásticos. O programa funciona por meio da coleta de materiais recicláveis nas escolas, que, posteriormente, são trocados por kits de alimentos. Todo o material recolhido é destinado a cooperativas especializadas em reciclagem, fortalecendo a economia circular.
Os vereadores também conheceram o CT&I — Centro de Tecnologia e Inovação — e realizaram um tour pelo Q2, unidade dedicada à produção de químicos e eteno verde, um marco no desenvolvimento de biopolímeros feitos a partir da cana-de-açúcar, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Para o presidente da Câmara, vereador Ike Koetz, a visita representa um passo importante na construção de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade: “Esta foi uma agenda técnica e extremamente educativa. O Legislativo, em conjunto com o Executivo e com o Sindilojas, buscou compreender soluções que possam inspirar Gramado a adotar práticas mais sustentáveis, reduzindo o uso de plásticos e ampliando a conscientização ambiental. A Braskem apresentou iniciativas sólidas que podem contribuir significativamente para a construção de uma cidade ainda mais responsável e comprometida com o futuro.”
A procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, também enfatizou a importância da visita: “A visita foi enriquecedora pois nos permitiu conhecer a cadeia produtiva do plástico, especialmente quando advindo da energia renovável e as diversas possibilidades do uso consciente”.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e a sexta maior do mundo. Seus produtos — como polietileno, polipropileno, PVC e biopolímeros — estão presentes em embalagens, automóveis, construção civil e diversos itens do cotidiano. A empresa se destaca por investimentos contínuos em inovação, economia circular e desenvolvimento sustentável.
Além do presidente e da procuradora, integraram a comitiva os vereadores Vivi Cardoso, Fernanda Pereira Dias, Profª Denise, Dra. Maria de Fátima, Neri da Farmácia e Roberto Cavallin. O Executivo também esteve representado pela procuradora-adjunta, Caiene Rodrigues; e pelo diretor de Resíduos, Jonatas Galle. O Sindilojas Região das Hortênsias esteve representado pelo presidente Guido Thiele, pelo vice-presidente Sandro Schmidt e pelo executivo Nilvio Castanheira.












