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Executivo atualiza Associação de Moradores do Loteamento Orlandi sobre monitoramento na área afetada pelos eventos climáticos

GRAMADO – Na última sexta-feira (07), atendendo um pedido dos representantes da Associação dos Moradores do Loteamento Orlandi, do Bairro Várzea Grande, foi realizada uma reunião entre os engenheiros da empresa BSE Engenharia Geotécnica e Ambiental, o secretário de Obras Willian Camilo, a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira e os moradores Diogo e Vanderson, que representaram a comunidade e trouxeram algumas dúvidas e questionamentos dos demais moradores da localidade.

Na ocasião, os especialistas da BSE Engenharia compartilharam informações atualizadas sobre os resultados dos monitoramentos realizados nos últimos seis meses, que avaliaram a estabilidade do loteamento por meio da instrumentalização e análise de dados coletados na área. Além disso, foi apresentado um breve histórico de todos os estudos, instrumentações, ações e intervenções emergenciais realizadas desde o início dos eventos climáticos, com o objetivo de garantir a segurança e estabilidade das residências. Como resultado dessas medidas, quase a totalidade dos moradores pôde retornar às suas casas.

Além disso, o Executivo Municipal, através dos secretários Willian e Cristiane, reforçou o compromisso da gestão na transparência das informações e orientações, assim como o trabalho contínuo que segue sendo realizados em todas as áreas que foram impactadas com as chuvas de novembro de 2023 e maio de 2024, sendo prioridade a implementação de obras ou intervenções que garantam a segurança dos moradores.

Secretaria de Saúde realiza atividades para a comunidade em alusão ao Dia da Mulher

CANELA – Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, neste sábado, dia 8, a Secretaria de Saúde de Canela, através das Unidades de Saúde dos bairros Leodoro de Azevedo e São Luiz, realizaram atividades de promoção à saúde e à beleza.

Na UBS do Leodoro Azevedo, durante toda a manhã ocorreram atividades. Durante o evento, médicas, dentista e enfermeiras estiveram à disposição para atendimentos e orientações. Também foram realizados exames de coleta de preventivos do colo do útero e solicitação de mamografias.

E as mulheres presentes receberam um cuidado de beleza especial com maquiagem, serviços de manicure, design de sobrancelhas, cuidados com os cabelos, massagem relaxante, drenagem facial,  além de roda de conversa sobre saúde íntima e sexualidade feminina com a fisioterapeuta Aline Fontoura e fotografia com Ana Maria Santos.

Outra ação do evento foi um momento de inspiração e troca de experiências, que contou com depoimentos de algumas mulheres, demonstrando a força e a superação das mulheres. Uma aula de zumba realizada na parte externa pela instrutora Lisiane dos Santos também contagiou o público presente.

O secretário de Saúde Jean Spall esteve presente no evento e parabenizou a todas pelo Dia das Mulheres. “Ações de prevenção à saúde são sempre importantes e necessárias”, destacou.

UBS SÃO LUIZ

Na Unidade de Saúde do bairro São Luíz durante a manhã também foram distribuídos folders de prevenção à saúde da mulher. E a equipe de enfermagem realizou orientações para gestantes e seus acompanhantes.

Inscrições para o Connection abrem nesta segunda-feira

GRAMADO – O Connection Terroirs do Brasil é a maior vitrine dos produtos com certificação de origem do Brasil e nesta segunda-feira, dia 10, se iniciam as inscrições para a programação de conteúdo do evento. Serão 18 palestrantes em 8 horas de conversação.

Nesta 3ª edição do Connection com o tema Terroirs do Brasil haverá uma programação voltada a potencializar e fomentar a promoção e comercialização dos produtos brasileiros com Indicação Geográfica. A Rua Coberta receberá a Alameda Terroirs com a feira de produtos com selo de origem para degustação e venda.

No mesmo espaço ocorre a degustação dos cafés de origem controlada com os melhores cafés do país. Na Arena Gastronômica, na Praça Major Nicoletti, serão oferecidas aulas shows com o preparo de receitas elaboradas à base de produtos certificados. Haverá networking entre produtores e compradores para viabilizar parcerias comerciais.

CONTEÚDO – No Palácio dos Festivais serão 8 horas de palestras com temáticas como o papel das IGs na formação da identidade brasileira, como as IGs influenciam o desenvolvimento econômico, social e cultural dos locais onde estão inseridas, as oportunidades no mercado internacional e o desenvolvimento turístico destas regiões, além da integração entre pequenos produtores e grandes mercados, entre outros assuntos.

Especialistas em propriedade intelectual, estudiosos do tema, consultores e representantes de entidades ligadas à produção com certificação de Indicação Geográfica estarão entre os palestrantes.

INSCRIÇÕES – As inscrições abrem nesta segunda-feira, dia 10/03. Para se inscrever é preciso acessar o site https://www.connectionexperience.com.br e clicar em “Garantir meu ingresso” e depois em “Participante”.

Em seguida digite seu CPF e a senha. Caso você ainda não tenha uma senha, clique em “Recuperar Senha”. Preencha e confira os dados de cadastro e escolha a forma de pagamento. O valor da inscrição é R$ 390,00.

Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam R$ 195,00. Até o dia 31 de março, será possível parcelar em até 3x. Durante todo o mês de abril será permitido parcelar o valor em 2x. Em maio, o pagamento deverá ser em parcela única. Agentes de viagens e grupos com mais de 6 pessoas terão descontos. Profissionais de imprensa e criadores de conteúdo não pagam.

Apenados participam de ação de limpeza no bairro Miná

CANELA – Na tarde desta sexta-feira, dia 7, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Assistência, Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Obras e com o Presídio Estadual de Canela, realizaram a desobstrução da parte frontal de um terreno, localizado no bairro Miná. Na ocasião, os apenados auxiliaram na retirada de entulhos da frente da moradia, que estava obstruindo a passagem.

Conforme o diretor do Departamento de Habitação, Eduardo Nunes, após a retirada dos resíduos, será construída uma rampa de acesso para a família que será realocada na residência e possui uma pessoa que se locomove em cadeiras de rodas, proporcionando, assim, maior mobilidade.  “Nosso objetivo é garantir moradia digna para todos”, ressalta.

A secretária da Assistência Social, Carmen Seibt, salienta que a pasta sempre realizará ações em parceria com o presídio quando houver necessidade de mão de obra. “Dessa forma, além do serviço executado, estamos contribuindo, também, para a ressocialização dos detentos”, finaliza.

Nestor versão 4

O quarto mandato do prefeito Nestor está se iniciando. O Carnaval passou, suas férias terminam dia 15, e então, certamente vai dar a largada. É uma curiosidade sobre o desempenho do seu quarto mandato. É a segunda vez que faz dois mandatos consecutivos. O primeiro terminou em 2016 e, lembrando, ele não conseguiu eleger o sucessor, nem com Pedro Bala como candidato, outro gramadense que tem quatro mandatos de prefeito no histórico. E pela gigantesca lista de possíveis sucessores, ao meu ver, a dificuldade aumenta. É preciso lembrar que fazer o sucessor é dar continuidade, e isso depende da aprovação do eleitorado, do cidadão. Logo, depende de aprovação daquele mandato, de uma avaliação sobre ser merecedor disso. É isso que estará em jogo em 2028, assim como esteve em 2016.

A sociedade, historicamente, sabe cobrar relativamente ao orçamento municipal. O cidadão sabe quando o fator é dinheiro, ele sabe o que pode, e deve ser feito quando o orçamento permite. E o orçamento gramadense é um senhor orçamento: R$ 530 milhões para 2025. Duzentos milhões de reais a mais do que o seu vizinho, Canela, para o mesmo período.

E ânimo, entusiasmo, disposição para manter a adrenalina alta e manter o time azeitado para um mandato que não pode ser renovado? Vamos ver. Estes primeiros dois meses, ao meu ver, deixaram a desejar. Em que pese nem tudo ser de resolução da prefeitura, é sim ela que deve estar em cima, cobrando, criando e ditando as condições para tal. Muitos gramadenses estão na pressão por questões que nem dependem desse fabuloso orçamento: a falta de água nas torneiras; o transporte escolar e coletivo, precários; rodovias/ruas trancadas, são questões onde os recursos estão sendo investidos, os cidadãos já estão pagando, mas que por falta de um planejamento da prefeitura, ou por falta de uma vigilância por parte dela, estão deixando a nossa população em maus lençóis. Terminar o serviço e não saber a hora do ônibus, encontrar a via trancada te obrigando a fazer um longo e custoso desvio e ainda chegar em casa e não ter como tomar banho é para bandido. Ir com o filho à parada e estourar todos os horários é para deixar os pais muito bravos.

E, desta vez, não vai ser culpa da Câmara de Vereadores, onde só tem situação e vai, assim como está sendo até aqui, aprovar absolutamente tudo o que o Prefeito achar necessário para fazer o melhor dos seus quatro mandatos. E como dizemos que o ano começa após o Carnaval, consideremos o fato de que o prefeito está de férias e que, para esses casos, o ano vai de fato iniciar no dia 17. Será?!

Estrada Velha

Assim é conhecida a Emílio Leobet que liga o Centro ao bairro Avenida Central. Um atalho maravilhoso! Faz 15 dias que está fechado e não há previsão de normalizar. Uma lástima! E há que diz que tem dias que não tem ninguém trabalhando. Parece que nem faz diferença. Fechar qualquer rua, mas especialmente uma com essa importância, tem de ser muito bem justificado e sempre ter o dia certo para reabrir. Não pode vir uma explicação qualquer, tem que abrir e fim de papo. E não tem nenhum dos 300 CCs da Prefe disponível para prestar explicações no local. E acontece de tudo por ali. Motoristas que já não tem mais saco e passam por cima arrastando tudo, fila de automóveis fazendo o retorno sem nenhuma informação…

Ontem à tarde fui lá conferir: Os vizinhos estão comendo o pó e os motoristas fazendo retorno, sem receber explicações.

O trecho que liga os bairros Avenida Central e Dutra, estava liberado. Já o trecho que segue até o Centro, estava com uma equipe de trabalho, totalmente interditado. Os canso já estão todos no lugar e só falta este último trecho para ‘reasfaltar’. Decerto semana que vem, mas tem previsão de chuva, vai liberar. E que este sacrifício resolva o problema de falta de águia!

Respeitem o Integração

Completamos 22 anos de atividades ontem, 06 de março. E como aqui não tem reeleição, nem sucessão por eleição, seguimos ano a ano renovando o entusiasmo e o compromisso de levar sempre a melhor informação e da melhor forma para o alcance da população de Canela e Gramado. Preciso dizer que nunca tivemos tamanho audiência, o que testemunha a nossa relevância no meio destas duas comunidades. Nossa página no Face alcança mais de dois milhões e meio de visualizações mensais; nossa página no Instagram mais de meio milhão e o nosso site leiafacil.com.br, mais de 300 mil seções mensais. O Jornal online está sendo entregue no formato PDF para mais de 10 mil celulares inscritos e as edições são também disponibilizadas diariamente pelo site entre 18 e 19 horas.

Muito orgulho de estar à frente deste projeto de integração literal destas duas cidades tão pujantes e ligadas umbilicalmente. Canela e Gramado um só lugar, um só jornal, este é o nosso lema. Quem, lê o Integração sabe tudo sobre estas duas cidades maravilhosos e até das vizinhas.

Somos todos ambientalistas?

Se você ver uma propaganda de uma fábrica de celulose, ela vai estar dizendo que é a maior protetora ambiental do planeta. Para ela, a palavra sustentabilidade está em cada frase.

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, será no Brasil, em Belém, Pará, em novembro, e o Governo Federal já contratou a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com sede na Espanha, por míseros 478,3 milhões. Cuidaram para não bater o meio bilhão, que talvez abriria os olhos de algum gatinho.

E nós?

Esta semana, um empreendimento turístico da região obteve licença ambiental e fez a devida divulgação, destacando o quanto ele é protetor do meio ambiente: “A arquitetura do empreendimento foi concebida para ser atemporal, respeitando a cultura local e a natureza circundante. O arquiteto (nome preservado) trabalhou em um terreno com 63 metros de desnível, transformando essa característica em uma oportunidade para criar um design inovador e sustentável.

Conforme o grupo (investidor, nome preservado), a sustentabilidade é um pilar fundamental do empreendimento. (a empresa que fez o projeto ambiental – nome preservado) desenvolveu soluções para garantir a preservação ambiental.”

De fato, não fazemos nada pelo planeta, só blá, blá, blá. Caminhamos todos para o fim como bois ao matadouro. Se os 500 milhões fossem investidos em replantio, certamente metade das áreas desmatadas irregularmente ou por queimadas até aqui seriam recuperadas. A empresa empreendedora, no caso aqui levantado, tem como mote exatamente o uso de retroescavadeiras, das bem gigantes. Certamente aqueles 63 metros de desnível irão desaparecer junto com o morro, hoje verde, em poucos dias. Eu vi o projeto, não vai sobrar nada!

Brasil é o sétimo em ranking de crescimento econômico com 40 países

PAÍS –Brasil ocupa a sétima posição no ranking de 40 países que apresentaram dados de crescimento econômico referente a 2024. A listagem é elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conhecida como clube dos países ricos, por reunir nações com as economias mais avançadas do mundo.

Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%conforme divulgou nesta sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Países

OCDE tem 38 países, e o Brasil não está entre os membros efetivos, mas iniciou processo de adesão.

A organização lista informações sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB – conjunto de bens e serviços produzidos no país) de 39 países, entre eles os não membros Brasil, China, Índia, Indonésia, Arábia Saudita e África do Sul. A Agência Brasil acrescentou o dado da Rússia, que cresceu 4,1% em 2024.

Chile, Grécia, Luxemburgo e Nova Zelândia fazem parte da OCDE, mas não foram listados pois ainda não terem divulgado dados relativos a 2024.

Comparação

País mais populoso do mundo, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a Índia lidera o ranking de crescimento, com taxa anual de 6,7%. Em seguida aparecem China e Indonésia, ambos com expansão de 5%.

O primeiro país das Américas a figurar no ranking é a Costa Rica, que cresceu 4,3% em 2024. Os Estados Unidos, maior economia do mundo, têm a 11ª maior alta (2,8%).

O salto do PIB do Brasil foi superior à média dos países da OCDE, da União Europeia e do Grupo dos 7 (G7, países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido).

Já entre os primeiros países a formarem o Brics (grupo de nações emergentes: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), o Brasil fica na frente apenas da África do Sul.

Cinco países apresentam queda no PIB, incluindo a Alemanha (-0,2%), maior economia da Europa.

Confira o ranking:

1) Índia: 6,7% 

2) Indonésia: 5% 

3) China: 5% 

4) Costa Rica: 4,3% 

5) Rússia: 4,1% 

6) Dinamarca: 3,6% 

7) Brasil: 3,4% 

8) Espanha: 3,2% 

9) Turquia: 3,2% 

10) Polônia: 2,9% 

11) Estados Unidos: 2,8% 

12) Lituânia: 2,7% 

13) Noruega: 2,1% 

14) Eslováquia: 2% 

15) Coreia: 2% 

16) Portugal: 1,9% 

17) Colômbia: 1,7% 

18) Eslovênia: 1,6% 

19) Canadá: 1,5% 

20) México: 1,5% 

21) Suíça: 1,3% 

22) Arábia Saudita: 1,3% 

23) França: 1,2% 

24) República Tcheca: 1,1% 

25) Austrália: 1,1% 

26) Bélgica: 1% 

27) Suécia: 1% 

28) Países Baixos: 0,9% 

29) Reino Unido: 0,9% 

30) Itália: 0,7% 

31) África do Sul: 0,6% 

32) Hungria: 0,5% 

33) Islândia: 0,5% 

34) Israel: 0,1% 

35) Japão: 0,1% 

36) Finlândia: -0,2% 

37) Alemanha: -0,2% 

38) Estônia: -0,3% 

39) Letônia: -0,4% 

40) Áustria: -1,2% 

Comparação com grupo de países:

Brasil: 3,4%

G7: 1,7%

OCDE: 1,7%

União Europeia (27 países): 1%

Zona do Euro (20 países): 0,9%

Fonte: Agência Brasil

Mudanças no Pix: saiba como consultar e regularizar pendências no CPF

PAÍS – As novas regras do Banco Central (BC) para uso do Pix devem afetar cerca de 8 milhões de chaves ligadas a CPFs em situação irregular na base de dados da Receita Federal. Estas chaves poderão ser excluídas. 

Anunciada nesta quinta-feira (6), a medida visa mais segurança aos usuários deste sistema de pagamento instantâneo.

Para saber se seu CPF está irregular e se sua chave está entre as que poderão ser canceladas, a Agência Brasil preparou um passo a passo para regularizar pendências e evitar essa exclusão.

Passo a passo

O primeiro deles é saber se o CPF está em alguma das seguintes situação cadastral: Suspensa, Cancelada, Titular Falecido ou Nula.

Para tanto, é necessário consultar o site da Receita Federal em aba específica de Comprovante de Situação Cadastral.

Se a situação estiver “suspensa”, é necessário fazer o pedido de regularização na aba específica do site da Receita.

Segundo o órgão, na maioria das vezes, a atualização do CPF pelo site corrige as informações na hora. Contudo, se ao final do procedimento for gerado um protocolo de atendimento, será necessário enviar alguns documentos à Receita Federal para concluir o serviço.

Nesses casos, o envio da documentação comprobatória da alteração pode ser encaminhada por e-mail. Clique aqui para saber o e-mail que atende cada unidade da federação. Também é possível agendar a entrega da documentação comprobatória, nesta aba específica do site.

Entre os documentos que podem ser solicitados estão a certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, comprovante de residência e um documento de identidade. Além disse, o solicitante terá que enviar uma selfie, segurando o documento de identidade.

Já no caso do CPF apresentar a situação de “titular falecido” ou “cancelado” é necessário agendar atendimento em uma unidade da Receita para realizar a correção. Para isso, clique aqui.

Em situações especiais, a exemplo de pessoa com deficiência maior de 18 anos, o pedido pode ser feito pelo cônjuge ou companheiro; ascendente, descendente ou parente colateral até o 3º ou curador. 

Nesse caso, será preciso enviar também laudo médico atestando a deficiência, documento de identificação com foto do solicitante e documento que comprove o parentesco ou curatelia.

No caso de menores de 16 anos tutelados ou sujeitos à guarda, a alteração no cadastro do CPF pode ser solicitada pelos pais, tutor ou responsável pela guarda, mediante o envio de documento de identificação com foto do solicitante e documento que comprove a tutela ou responsabilidade da guarda do incapaz.

Além disso, o atendimento presencial também pode ser prestado por unidades conveniadas, mas com o custo de R$ 7. As unidades que prestam o serviço são os cartórios de registro de pessoas naturais, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os Correios.

Residentes no exterior

Se a pessoa residir no exterior, a orientação é preencher o formulário disponível aquiApós o preenchimento, o formulário deve ser impresso e entregue em uma representação diplomática brasileira em até 15 dias, com os documentos listados.

Também é possível solicitar atendimento presencial junto às repartições consulares brasileiras no exterior. As informações sobre os consulados estão disponíveis no portal E-consular.

Fonte: Agência Brasil

Carnaval das Hortênsias destina 500kg de alimentos para o Gabinete da Primeira-Dama

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Em uma iniciativa que uniu cultura e solidariedade, no último domingo (02) a Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Ipiranga promoveu o Carnaval das Hortênsias 2025, evento beneficente que arrecadou mais de 500 kg de alimentos destinados às Damas de Caridade e ao Gabinete da Primeira-Dama de Gramado. Nesta sexta-feira (07), representantes do executivo municipal, da Sociedade, dos blocos carnavalescos e da produtora responsável se reuniram para a entrega dos insumos, demonstrando o compromisso coletivo com causas sociais.

O vice-prefeito Luia Barbacovi destacou a importância do gesto. “É sempre muito bom quando conseguimos unir vários setores da sociedade em prol de causas maiores. Fizemos uma festa muito bonita e o resultado foi excelente”. O secretário da Cultura, Jonas da Silva, também enalteceu a iniciativa: “O que fizemos foi unir cultura e solidariedade. A nossa pasta está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas como essa”.

Os alimentos serão distribuídos pelo Gabinete da Primeira-Dama, e a diretora do espaço, Suzana Strassburger, reforçou o impacto da doação. “Atendemos muitas mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade, e esses insumos são muito importantes para que a gente mantenha nosso estoque em dia”.

Participaram da entrega o vice-prefeito Luia Barbacovi, o secretário da Cultura Jonas da Silva, a diretora do gabinete da Primeira-dama Suzana Strassburger, a representante da Associação Vale das Montanhas Susana Fleck, o representante do 100 Juízo Rafael de Oliveira, o representante do Quereu Bebeu Fabiano Oliveira, o presidente da Sociedade Ipiranga Ademir Correa e o representante da Produtora SES Sandro Bonatto. O Rebloco também esteve entre os blocos participantes da ação.

Decoração da ChocoPáscoa Gramado começa a colorir as ruas

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O colorido da ChocoPáscoa vai tomar conta das ruas de Gramado. Os adornos decorativos começaram a ser instalados nos dois pórticos de entrada da cidade nesta sexta-feira, dia 7. O evento ocorre de 28 de março a 21 de abril de 2025 e, até o início da festa, canteiros centrais, rótulas e praças receberão decoração temática. Ovos de chocolate, cestas, coelhos e outros itens irão enfeitar as principais ruas e pontos turísticos de Gramado.

Conforme a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o projeto preza pela criatividade e responsabilidade na reutilização do acervo da autarquia municipal. “Estamos trabalhando com equipe interna na produção das peças, com grande cuidado no acabamento e qualidade do material, inovando nas rótulas para qualificar ainda mais a nossa Páscoa, que completa 10 anos”, frisa Rosa Helena.

De acordo com a presidente, a montagem da decoração segue um planejamento estratégico. “Os visitantes e turistas serão surpreendidos e poderão fotografar e postar imagens de Gramado se preparando para a Páscoa, que terá novidades na decoração”, conclui.

O Ministério da Cultura apresenta a ChocoPáscoa Gramado. O evento conta com patrocínio master da Gav Resorts. Copatrocínio: Havan. Participação Especial: Mara Cakes Fair. Apoio: RBT Internet. Apoio Institucional ACHOCO. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Colaboração: Casa Lúdica Gramado, Sicredi Pioneira e Senac Gramado. Agente Cultural: Marca Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, União e Reconstrução.

520 mil veículos passaram pelas rodovias da EGR neste carnaval

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A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por intermédio da Gerência Operacional (Goper), divulgou o balanço de Carnaval nas estradas administradas. De acordo com o levantamento, 519,9 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR entre sexta (28/02) e quarta-feira (05/03).

A rodovia com maior tráfego foi a ERS-040, uma das principais vias que liga a Região Metropolitana da Capital ao Litoral Norte, com 134,4 mil veículos se deslocando pelo pedágio em Viamão, com destaque para o sábado (01/03), onde 22,6 mil automóveis passaram pela praça no sentido para o litoral. Outra rodovia bastante movimentada foi a ERS-474, entre a ERS-239 e a BR-290, interligando os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, Serra e Hortênsias ao Litoral Norte, com 58,7 mil veículos cruzando o pedágio em Santo Antônio da Patrulha. Na ERS-239, que liga a Região Metropolitana da Capital, os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, o Litoral e a Serra, foram 125 mil usuários passando pela praça de pedágio, em Campo Bom. Em comparação com o Carnaval de 2024, foram 73 mil automóveis a menos nas rodovias neste ano.

Em relação aos serviços de resgate e socorro médico 24 horas por meio das ambulâncias, foram prestados 35 atendimentos, a maioria deles em Viamão e Campo Bom. Entre sexta (28/02) e quarta-feira (05/03), houve 136 atendimentos realizados pelos guinchos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR, também foram atendidas 734 ligações de usuários solicitando serviços e informações.

Luis Fernando Vanacor, diretor-presidente da EGR, afirmou que as medidas tomadas pela empresa foram essenciais para administrar o volume de veículos recebidos durante o período. “Os serviços de ambulâncias e guinchos foram essenciais para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários da rodovia. Nosso compromisso é oferecer um atendimento ágil e eficiente, reafirmando o propósito da EGR de cuidar das estradas e das pessoas que nelas circulam”, explicou Vanacor.

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