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Marista é campeão da Olimpec no futsal

CANELA – Nesta semana ocorreram as disputas da Olimpíada Estudantil de Canela (Olimpec) na modalidade de futsal pelas categorias juvenil, mirim, pré mirim, infantil e sapequinha, feminino e masculino.

A Olimpec integra estudantes e escolas por meio do esporte, incentivando a participação das crianças e adolescentes como forma de inclusão social e, acima de tudo, oportunizando o acesso a novas vivências e à construção de relações saudáveis.

Nesta etapa o Colégio Marista Maria Imaculada se destacou e ganhou o troféu de campeão geral. A entrega da premiação será na próxima etapa, que é o basquete. A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer agradece à direção do Colégio Marista pela cedência do ginásio da escola para a realização das competições de Futsal.

Infantil feminino

Campeão: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Vice: Escola Bertholdo Oppitz

Terceiro lugar: Escola João Alfredo Corrêa Pinto

Destaque: Patrícia Ferreita (Escola Bertholdo Oppitz)

Mirim masculino

Campeão: Colégio Marista Maria Imaculada

Vice: Escola Danton Corrêa da Silva

Terceiro lugar: Escola Adolfo Seibt

Destaque: Mateus Lima (Colégio Marista Maria Imaculada)

Sapequinha feminino

Campeão: Colégio Marista Maria Imaculada

Vice: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Terceiro lugar: Escola Severino Travi

Destaque: Rafaela Daltoé (Colégio Marista Maria Imaculada)

Sapequinha masculino

Campeão: Colégio Marista Maria Imaculada

Vice: Coopec

Terceiro lugar: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Destaque: Bartolomeu Neto (Colégio Marista Maria Imaculada)

Juvenil masculino

Campeão: Escola Danton Corrêa da Silva

Vice: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Terceiro lugar: Escola Adolfo Seibt

Destaque: Taylor Nogueira (Escola Danton Corrêa da Silva)

Juvenil feminino

Campeã: Colégio Marista Maria Imaculada

Vice: Escola João Corrêa

Terceiro lugar: Escola Danton Corrêa da Silva

Destaque: Evelyn Oliveira (Colégio Marista Maria Imaculada)

Pré-Mirim masculino

Campeã: Colégio Marista Maria Imaculada

Vice: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Terceiro: Escola Severino Travi

Destaque: Spencer Marcos Melkewicz (Colégio Marista Maria Imaculada)

Pré-mirim feminino

Campeã: Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP

Vice: Escola João Alfredo Corrêa Pinto

Terceiro: Escola Severino Travi

Destaque: Melissa Velho Brito (Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP)

 

Serra Gaúcha celebra lançamento de associação de parques

REGIÃO – A Serra Gaúcha é um dos destinos mais aclamados pelo turismo brasileiro, reconhecida pela alta oferta de opções gastronômicas, vistas naturais e parques temáticos – que trouxe aumento de público e permanência do turista. Agora, a região recebe uma nova entidade, a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG). A empresária e vereadora Manu da Costa é a presidente da instituição.

Com sua sede estabelecida em Gramado, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo da região, gerando empregos e crescimento econômico, além de trocar informações técnicas para a evolução profissional dos Parques, assim como unir mais a categoria e apresentar propostas do segmento ao poder público.

O lançamento formal da Associação aconteceu nesta quarta-feira e reuniu autoridades da região e líderes envolvidos no turismo. O evento aconteceu no hotel Ritta Höppner.

Durante o ato de lançamento, o prefeito João Alfredo Bertolucci anunciou a redução de 5% para 3% na alíquota de cobrança do ISS dos parques estabelecidos em Gramado. Ao entregar uma minuta do projeto de lei para a presidente da APASG, Manu da Costa, o prefeito destacou os aspectos positivos na formação da Associação e também disse que “a contrapartida do Município é a redução da alíquota de 5% para 3% para as atividades de parques em Gramado”.

Para a obtenção da redução, os parques de diversão, centros de lazer e congêneres devem proporcionar atividades de lazer educacionais, pedagógicas, culturais e ambientais. A alteração do Código Tributário, para reduzir o ISS, depende de autorização legislativa. O atual índice de 5% foi fixado em 2003 e, desde lá, é alvo de queixas dos empreendedores, que consideram o valor da alíquota abusivo.

 

APASG – A Associação é uma entidade criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e econômico da região. Manuela da Costa é a presidente, ela terá dois vices na sua diretoria, um de cada cidade, sendo Alfredo Schaffer por Canela e Marcos Gomes por Gramado.

CTG Querência concretiza a venda de sua sede social

GUSTAVO BAUER

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CANELA – Em assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira (6), associados do CTG Querência aprovaram a proposta recebida para a venda do imóvel da sede social da entidade. Foram 40 votos favoráveis e apenas cinco contrários. A empresa Topema Corporações venceu a concorrência e deve construir um edifício no local. Na troca do terreno – localizado no Centro e avaliado em R$ 1,6 milhão – serão envolvidas duas salas comerciais, um apartamento e R$ 200 mil na assinatura do contrato. Os ganhos da entidade com a negociação devem ultrapassar R$ 3 milhões.

A sede social do CTG Querência nasceu junto com a fundação da entidade 65 anos atrás, se tornando uma das principais e mais antigas entidades do município. Foram mais de seis décadas de histórias vivenciadas no tradicional espaço tradicionalista, que neste ano deixará suas acomodações e migrará para o Parque de Rodeios do Saiqui. A entidade está negociando para utilizar o espaço até o final do ano, como uma forma de despedida.

A decisão de vender o imóvel foi tomada pelos associados após o Ministério Público informar que a entidade teria até o dia 24 de maio para promover eventos no local, especialmente devido ao barulho reclamado por moradores vizinhos. Depois disso os bailes não poderiam mais ser realizados à noite e seriam autorizados ocorrer em apenas dois finais de semana por mês. A medida restringiria o uso do local e motivou a disponibilidade do imóvel para venda.

De acordo com o patrão do CTG Querência, Gilnei do Nascimento, conduzir a entidade em um momento como este tem sido um grande desafio. Mas apesar de lidar com o sentimento dos tradicionalistas que tiveram suas vidas atreladas ao local, a negociação deve aliviar as dívidas que se arrastavam há alguns anos – fruto de antigas gestões no comando da instituição.

“Damos os parabéns aos compradores, mas com o coração partido. Entrei na entidade em 2016 e desde então estamos sempre pagando contas. Apenas neste ano vamos pagar R$ 200 mil em dívidas deixadas por dois ex-patrões que não souberam tocar a entidade com respeito. Algumas pessoas se aproveitaram da entidade. Por outro lado, tivemos patrões que tiravam dinheiro do bolso e vendiam seus próprios bens para ajudar a entidade. No pior momento fomos abandonados, mas agora estamos nos reerguendo e para onde o Querência for nós vamos juntos”, destaca o patrão.

Segundo Nascimento, todo o processo de venda da sede social seguiu os trâmites necessários, sendo considerado exitoso especialmente pelo trabalho conjunto realizado na entidade.  Entre as pessoas envolvidas, ele agradece a Marcelo Veeck (presidente da mesa), a Osvaldo Vasques (presidente do conselho de vaqueanos), Jair da Veiga (jurídico da entidade), a todos os componentes da comissão de vendas e, principalmente, aos associados que tomaram a decisão.

Na próxima etapa de sua existência, o CTG Querência está estudando um projeto de melhoramento do Parque de Rodeios do Saiqui, que além de sede campeira também se tornará a sede social da entidade. A intenção é qualificar os banheiros, a iluminação e o salão, por exemplo, visando resgatar a parceria com o Poder Público para continuar o processo de recuperação da entidade.

Diálogo e trabalho em equipe são metas para gestão da nova secretária de Educação

MARTINA BELOTTO

[email protected]

GRAMADO – Anunciada no dia 25 do último mês, a nova secretária de Educação trabalha em ritmo acelerado para conhecer os processos da pasta. Há pouco mais de 10 dias no cargo, Maria Gorete da Silva já definiu os pilares que irão nortear as ações. As apostas da secretária baseiam-se na construção junto à comunidade e na cooperação entre os servidores. “Uma característica de trabalho minha é o diálogo e o trabalho em equipe”, afirma.

Com 740 funcionários, 28 escolas (educação infantil e ensino fundamental) e mais de 5 mil alunos, a pasta da Educação demonstra ser um grande desafio para Gorete. “O nosso maior desafio é a construção e consolidação de um trabalho de qualidade que chegue na sala de aula e na comunidade. E um desafio com apoio das forças vivas da comunidade, que vá além do CPM das escolas, que envolva associações de bairro, iniciativa privada, em prol de uma coisa comum, que é a educação e a formação do cidadão”, frisa.

Somando mais de 30 anos de experiência na área, Gorete afirma ter sido muito bem recebida no novo cargo. Além da responsabilidade de comandar uma das pastas com mais visibilidade do município, ela ainda acumula a função de coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Eu trabalho por uma causa, que é a Educação. O que me move são as coisas que eu acredito. E também acho que a gente não pode se omitir quando somos chamados para um desafio e quando as pessoas confiam que tu pode dar conta. E isso eu encontrei dos professores, dos pais”, destaca.

A trajetória de Gorete no ramo da Educação iniciou quando ela tinha 15 anos, época em que já trabalhava como professora em Gramado. A partir de então passou pelas escolas Presidente Vargas, Santos Dumont, Ramos Pacheco, Cenecista Visconde de Mauá, onde também foi diretora, além de já ter sido professora na Universidade Caxias do Sul (UCS). Gorete é formada em História, com pós-graduação na área da Gestão da Qualidade, na área da Informática da Educação, possui mestrado em Aprendizagem Organizacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Educação pela PUC.

Uma das metas da gestão de Gorete é resgatar os pilares da Educação previstos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que são: o ser, o fazer, o conhecer e o conviver. Aliados a isso, estão os pilares da própria secretaria municipal, baseados nos conceitos de identidade, convivência, cidadania e competência. Para auxiliar o desenvolvimento dessas ações, a secretária conta com apoio da coordenadora pedagógica, professora Heleni Voltz. Já na parte administrativa, Gorete elencou quatro princípios de trabalho, sendo eles: legalidade, qualidade, respeito e aprendizagem contínua/inovação.

Na relação com as escolas, a secretária destaca mais dois eixos de ação: receptividade e direcionamento. “Temos que trabalhar juntos. O diretor da escola precisa se sentir acolhido e orientado”, comenta. “Tenho como proposta fazer um trabalho coletivo. O nosso objetivo é um só, é a educação. Para isso nós vamos trabalhar juntos. O desafio é grande, muito complexo, tem muitas questões que a gente precisa ter um olhar atento, seja questões físicas, pedagógicas, de relacionamento, mas estamos aqui pra trabalhar”, completa.

Com relação à estrutura, Gorete comenta que ainda existem necessidades e adequações para serem feitas, principalmente com relação à Educação Infantil, na qual existem problemas em algumas instalações. Na parte administrativa, a equipe ainda está sendo composta. “Ainda estamos alinhando e conhecendo os processos, avaliando os setores, mapeando os fluxos. Estamos trabalhando muito, mas já deu para aprender bastante”, ressalta.

Entre as competências da Secretaria de Educação estão credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema municipal de ensino, oferecer educação infantil, ensino fundamental e educação inclusiva, promover programas de formação continuada, fiscalizar e coordenar o transporte escolar, controlar a alimentação escolar e fiscalizar o transporte universitário. Diante de todas essas atribuições, ela pensa que o trabalho exige cooperação e conhecimento. “Eu entendo que é preciso ir ao local para conhecer e conversar com quem está vivendo aquela situação, não dá para despachar de gabinete. É preciso construir com a comunidade”, explica.

 

“Tem causas que não podem estar vinculadas com partido político”

Os cortes de verba na área da Educação, anunciados pelo Governo Federal, preocupam a secretária. O Ministério da Educação (MEC) já fez bloqueios de R$ 5,7 bilhões, cortando recursos direcionadas a todas as etapas da educação. Na parte do ensino superior, o congelamento compromete R$ 2,1 bilhões das universidades. Gorete destaca preocupação com a situação. “Em um primeiro olhar, me preocupa muito, principalmente enquanto desvalorização daquilo que já foi feito”, aponta.

A questão também afeta a educação básica. Pela Constituição, esse nível de ensino é de responsabilidade dos municípios, mas depende de verbas federais. O programa de apoio à manutenção e reforma de escolas, por exemplo, perdeu 30% de seu orçamento. Iniciativas de apoio a creches e à alfabetização de adultos sofreram cortes de 15% e 20%, respectivamente. “Tem causas que não podem estar vinculadas a um partido político, como a saúde e a educação. Isso não se negocia. Não se desfaz aquilo que foi feito e está funcionando bem”, afirma.

A secretária defende a construção de programas duradouros, que se estendam entre todas as gestões, tanto em nível municipal quanto federal. “Acho que isso é uma coisa que temos que aprender enquanto Brasil, de não trabalhar com projetos que sejam de um único governo, mas que sejam projetos realmente de Estado. Os nossos cidadãos não merecem isso”, salienta. “Educação é vida. Quem trabalha com educação precisa acreditar na vida e nas pessoas. Enquanto a gente acredita na vida, nas pessoas e na possibilidade de mudar, a gente tem que trabalhar”, acrescenta.

 

EMEI Tia Alice é inaugurada hoje

Amanhã (10), às 14h, será inaugurada a Escola de Educação Infantil Tia Alice, que fica na rua João Leopoldo Lied, 735, bairro Planalto, na antiga 25 de Julho. O espaço atenderá 60 crianças, com faixa etária de quatro meses a três anos e meio, distribuídas em berçários (1 e 2) e maternais (1 e 2). A estrutura oferecida possui 1,2 mil m², com pátio externo, equipamentos de recreação, quatro salas amplas, cozinha, refeitório e sanitários.

Quem assumirá a direção da escola será a pedagoga Juliane Hermann, que trabalha há 15 anos no Município e tem experiência em gestão escolar na rede. Ela tem pós-graduação em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e Práticas em Sala de Aula na Educação Infantil.

 

Memorial Randon deve ser inaugurado em 2022

Foto: João Lazzarotto, Divulgação

Integrando as comemorações dos 70 anos das Empresas Randon, o Instituto Elisabetha Randon (IER) fez, na manhã de quarta-feira (8), o lançamento da pedra fundamental do Memorial Randon. Além dos familiares de Raul Anselmo Randon, fundador da organização e falecido em março de 2018, a cerimônia contou com a presença de empresários e autoridades. Também houve o armazenamento de uma cápsula do tempo, inserida na pedra fundamental do memorial por Nilva Randon, viúva de Raul Anselmo Randon, e pelo filho David Randon, presidente das Empresas Randon. No interior da cápsula há visões da esposa, dos filhos e de executivos do grupo sobre como a organização estará em 2049, ano do centenário.

Conforme Maurien Randon, diretora-presidente do IER, o Memorial será um espaço de preservação não somente da trajetória das Empresas Randon, mas da evolução do setor de transporte de cargas brasileiro. O material que irá compor o acervo começou a ser coletado no início dos anos 2000. Dentre eles estão documentos, fotos, objetos e relatos.

O acervo atual contém mais de 30 mil itens, guardados em uma sala nas dependências da Randon. “É uma forma de homenagearmos a todos os que contribuíram e que ainda contribuem para o fortalecimento do transporte de cargas, que, desde o seu início, sempre foi e continua sendo de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil”, destacou.

Localizado próximo ao Jardim Botânico, no Bairro Saint Etienne, em Caxias do Sul, em uma área de 49 mil m², com 3 mil construídos, o Memorial Randon será um espaço de visitação para público em geral. Haverá salas de pesquisa, videoteca, auditório com cadeiras removíveis, exposições, espetáculos e oficinas culturais, além de café bistrô e loja de souvenirs. O complexo terá a reprodução de três prédios históricos usados pela empresa desde sua fundação, em 1949, e que abrigaram a ferraria e a Mecânica Randon. “As obras terão início nos próximos dias, com expectativa de inauguração entre 2022 e 2023”, salientou.

Empresários do ramo automotivo e do transporte rodoviário de cargas interessados em conhecer melhor o projeto ou em se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (54) 9.9976-2318, com Enio Borba, ou email [email protected]. O IER está fazendo captação de recursos por meio da Lei Rounet.

 

TURISMO: Gramado sedia fórum de estudos

Ratificando o objetivo de ser uma referência em turismo sustentável no Brasil, inicia nesta quinta-feira (9), a segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento propõe ao longo de três dias de duração, até sábado (11), um debate sobre os aspectos da evolução do turismo e é direcionado a gestores públicos, profissionais e estudantes.

Na primeira edição, em 2018, o evento reuniu 662 pessoas de 18 estados e agora será realizado em um local maior, o Centro de Eventos do Expogramado. A solenidade de abertura está marcada para 20h e, na sequência, às 22h, aproveitando o clima da Festa da Colônia, será oferecido um coquetel inspirado nas origens de Gramado pelo Curso de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da Região das Hortênsias.

A programação de sexta e reserva debates e palestras, divididos em eixos temáticos e proporções ainda maiores que na primeira edição. Serão discutidos e analisados temas como política externa do Mercosul; como preparar o país para a inteligência artificial; identificação de nichos de mercado nos destinos para identificar a economia turística; a força do turismo religioso e místico; a experiência das autarquias; entretenimento como produto; e mobilidade urbana e sustentável. Um dos palestrantes será Michel Lemieux, criador dos espetáculos Cirque du Soleil e Cité Mèmoire. A iniciativa é do SindTur Serra Gaúcha, com apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Gramado.

 

 

Empresas Randon tem novo presidente

O Conselho de Administração das Empresas Randon, reunido nesta quarta-feira (8), elegeu Daniel Randon para presidente/CEO da companhia, sucedendo a David Randon, que ocupava o cargo desde 2009 – sendo confirmada a indicação feita pela acionista controladora. Até o momento, Daniel atuava como vice-presidente de Administração.

Na mesma reunião, foi escolhido David Randon para assumir a presidência do Conselho, ocupada até então por Alexandre Randon, que passa a vice-presidente do órgão. Um dos cinco filhos de Raul Randon, um dos fundadores do conglomerado empresarial, Daniel está na empresa há 20 anos, onde teve passagens por diversas áreas.

Segundo Daniel Randon, assumir o novo cargo no ano em que a empresa completa sete décadas é gratificante. “Assumo a presidência com o compromisso de preservar o legado e os resultados alcançados. Nosso crescimento futuro será suportado pelo aumento da rentabilidade, consolidação de novas parcerias e pelo fomento à inovação em todas as áreas da empresa. Tudo isso seguindo os valores da companhia, os princípios éticos e a valorização das nossas pessoas. Estamos convictos de que este é o caminho para seguirmos oferecendo soluções inteligentes e sustentáveis para os nossos clientes”, salienta.  

Para David Randon, que sucedeu ao pai em 2009, a forma como a governança está estabelecida na companhia possibilita um adequado suporte a esta transição. Durante os 10 anos de sua gestão, David liderou um dos mais fortes períodos de expansão e globalização das Empresas Randon dentro de um dos cenários mais desafiadores dos últimos anos.

 

Vivência em diferentes áreas

 

Engenheiro mecânico graduado pela Universidade de Caxias do Sul e com MBA em Gestão e Finanças na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Daniel Randon chegou à presidência após passar por diversas áreas e posições na Randon. Como vice-presidente de Administração até esta data, tinha sob sua responsabilidade as áreas de RH, Serviços Financeiros, Compras, TI e CSC (Centro de Soluções Compartilhadas). Em 20 anos atuando na Randon, também respondeu pela área Financeira, como CFO.

Durante sua passagem pela Fras-le, empresa do grupo na qual ocupou a presidência entre 2010 e 2014, Daniel Randon liderou a expansão no mercado internacional, com aberturas de fábricas nos Estados Unidos e na China, além da inauguração de um centro de distribuição na Alemanha, colocando a empresa entre os maiores players globais do setor de autopeças. Daniel Randon concilia suas atividades na empresa com uma ativa agenda institucional. Coordena o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, a presidência do Conselho Diretor do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e participa como membro do Conselho de Administração do Sindipeças.

 

 

SITUAÇÃO DE RUA: Legislativo vota convocação da presidente da FAS

O plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vota, nesta quinta-feira (9), o requerimento de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, que convoca a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Rosana Menegotto. A finalidade é esclarecer questionamentos sobre a atual política do Executivo com relação às pessoas em situação de rua.

A convocatória se deve à ausência dela na audiência pública realizada pelo grupo de trabalho, no dia 29 de abril. A ideia foi do integrante da comissão, vereador Rafael Bueno/PDT. Mesmo convidados, vários órgãos da Prefeitura não compareceram ao debate. Entre os ausentes, esteve a presidente da FAS.

Caso o requerimento seja aprovado, a presidente terá 10 dias de prazo para comparecer à Câmara para responder aos vereadores.

Para Bueno, o número de moradores nessa situação tem aumentado. Conforme dados da Comissão de Direitos Humanos, 24 pessoas em situação de rua morreram, em 2018, sendo 14 vítimas de mortes violentas. Reforça ainda que, entre o final de 2016 e o ano passado, o número de moradores de rua passou de 250 para 400. "A negligência é nítida, porque o crescimento dos números aponta para isso, de moradores de rua e de mortes. O prefeito Daniel Guerra fechou o Acolhe Caxias, deixou de repassar verbas para outra casa que acolhia moradores, no Bairro Reolon, e inviabilizou as cozinhas comunitárias que davam uma refeição diária”, salientou.

O presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, criticou o fato de Rosana Menegotto não ter comparecido ao encontro. Além disso, ressalta que ela respondeu os convites para o evento por meio da mídia, manifestando-se contra a forma de discussão, que, segundo ela, causaria exposição pública da condição de vida dessas pessoas. “Já que ela se omitiu em ir ao debate na Câmara, não há alternativa a não ser convocar a presidente da FAS para dar explicações em plenário”, justificou.

 

Vereadores denunciam descaso com patrimônio público

O vereador Alceu Thomé/PTB foi à tribuna do Legislativo, na sessão desta quarta-feira (8), para denunciar o mau estado de conservação das estações de ônibus no Centro de Caxias do Sul. Entre elas, as estações das ruas Bento Gonçalves, Pinheiro Machado e Sinimbu.

Conforme Thomé, a situação é alarmante, porque a falta de manutenção e higienização causa desconforto aos usuários do transporte coletivo. Ainda segundo ele, a sujeira acumulada no teto dos abrigos compromete a segurança de quem precisa frequentar os locais. “A gente sabe que cidade limpa traz outro impacto de visual e a gente sabe muito bem, que se passarmos embaixo dessas paradas, principalmente as do Ópera, é um desleixo total. Faz muito tempo que não se vê água a não ser a da chuva", reforçou.

Vários vereadores se manifestaram em aparte a Alceu Thomé. O colega de bancada, Adiló Didomenico, avaliou que a intenção do atual governo é deixar todas as obras e manutenções para o ano que vem. “Mas hoje já tem outros problemas: de passeio, de grade onde as pessoas caminham, de papeleira para colocar resíduo. Cartazes colocados sem autorização, que seria muito fácil de identificar os autores. Mas é bom que a comunidade preste atenção, porque isso aí é a cara dessa administração”, avaliou.

O vereador Paulo Périco/MDB disse que já havia denunciado esta situação, há oito meses. Entretanto, agora, ela piorou. “Vossa Excelência agora traz as fotografias em um estado pior, isto é, uma deterioração ainda maior dessas paradas, na qual nós, aqui, na época, colocamos que dentro da passagem existe um valor específico para manutenção, que é de responsabilidade da Secretaria de Transportes e que vai direto à pasta para a manutenção”, afirmou.

Já o pedetista Velocino Uez complementou que, nos bairros, a situação também está ruim. De acordo com ele, as paradas estão com mato alto, comprometendo a segurança dos usuários. “Embaixo da parada de ônibus, na Luiz Antunes, 690, se for para 2020, tem que ir com motosserra. Se fosse verão tinha cobra e não é a primeira vez que mostro isso. O morador, na outra vez, enjoou de esperar, limpou ele próprio. Agora está ali tudo de novo”, acrescentou.

 

Oliveira cita abandono em outras áreas

 

Também na sessão desta quarta-feira, o vereador Renato Oliveira/PCdoB revelou a situação de outras áreas prejudicadas com a falta de manutenção por parte do poder público. Entre elas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Zorzi.

Segundo ele, no primeiro ano do atual governo foi realizada uma obra de canalização de esgoto. Contudo, a cerca da escola, derrubada para o trabalho, conforme Oliveira, ainda não foi recolocada. “O pessoal da limpeza, nas segundas-feiras de manhã, tem que chegar mais cedo, porque lá dentro, no fim de semana, entram vândalos para fazer bagunça. É a casa da mãe Joana, não tem dono. É um local abandonado”, denunciou.

Oliveira também falou do campo de futebol do Parque Oásis, ao lado da Escola de Educação Infantil Carolina Sutil de Oliveira. Ele informou que há um mato alto, que impede a realização de atividades. Segundo o parlamentar, se tivesse manutenção, a área poderia ser utilizada como espaço de lazer. O vereador contou que o córrego que sai do piscinão, atrás da Associação Criança Feliz, também não recebe manutenção faz tempo. “Precisamos que os espaços públicos sejam utilizados e ocupados. É um descaso dessa administração”, enfatizou.

 

Ex-presidente Temer voltará para a prisão

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) suspendeu os habeas corpus do ex-presidente Michel Temer e do coronel João Baptista Lima Filho. Com isso, eles terão de voltar para a prisão. Foram mantidos os habeas corpus para o ex-ministro Moreira Franco e para Carlos Alberto Costa, Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa Filho e Vanderley de Natale.

A 1ª Turma Especializada do TRF2 julgou o mérito dos habeas corpus na tarde desta quarta (8). Depois de presos na Operação Descontaminação, no dia 21 de março, eles foram soltos no dia 25 do mesmo mês, em uma decisão liminar do desembargador Ivan Athié, que integra a 1ª Turma do TRF2 com mais dois desembargadores: Abel Gomes e Paulo Espírito Santo.  O relator, Ivan Athié, votou por manter os habeas corpus para todos. O presidente da 1ª Turma, desembargador Abel Gomes, votou a favor de suspender o habeas corpus de Temer e coronel Lima e de conceder aos demais. O desempate coube ao desembargador Paulo Espírito Santo, que votou pela suspensão dos habeas de Temer, do coronel Lima e de Moreira Franco e manutenção das medidas para os demais.

As defesas de Temer e do coronel Lima pediram que eles possam se apresentar à Justiça, sem serem capturados. Abel Gomes disse que vai expedir novos mandados de prisão e que os dois poderão se apresentar nos locais em que preferirem.

O ex-presidente foi preso preventivamente junto com o ex-ministro e outros acusados de integrar uma quadrilha que cometeu crimes de corrupção relacionados à construção da Usina Nuclear Angra 3. As prisões foram determinadas pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, que julga os processos relacionados à Lava Jato no Rio de Janeiro.

 

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