InícioGeralGramado e CanelaMostra Consciencine segue neste fim de semana com foco no cinema indígena

Mostra Consciencine segue neste fim de semana com foco no cinema indígena

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

CANELA — O Espaço Nídia Guimarães, localizado no Centro, em frente ao Espelho Gaúcho, segue neste sábado como palco da Mostra Consciencine 2025, uma iniciativa do Canella Cineclube que une cinema, meio ambiente e cultura indígena. A programação, gratuita, começou ontem (sexta-feira, 17) e segue até terça-feira (21), com sessões abertas ao público hoje (sábado, 18) e exibições especiais em aldeias indígenas de amanhã (domingo) a terça-feira.

O projeto é resultado de um edital da Lei Paulo Gustavo, com curadoria assinada pelos cineastas indígenas Morzaniel Ɨramari Yanomami de Roraima e Patrícia Ixapã Guarani, da região das Missões. Ambos contribuíram na seleção de filmes que valorizam o protagonismo indígena e abordam temas como a preservação da natureza e a crise climática.

Segundo Fernando Gomes, um dos idealizadores do Canella Cineclube, o objetivo da mostra é refletir sobre o impacto das ações humanas no planeta e dar visibilidade às vozes que há séculos defendem o equilíbrio com a terra”. Ele destaca que o evento busca promover o debate e a conscientização através da arte:

Fernando Gomes destacou que as exibições fazem alerta sobre as questões ambientais. Crédito: João Pedro Boch/JIH

“O cinema ambiental e indígena fala sobre o que está no nosso prato, sobre o que estamos fazendo com o mundo. É um alerta — e o cinema é uma das formas mais poderosas de sensibilizar as pessoas”, afirmou.

Entre os destaques da programação está o filme Fuá – O Sonho, produção canelense premiada no Festival de Cinema de Gramado. A obra, idealizada por mulheres Kaingang, será exibida na noite de abertura e contará com tradução em Libras e audiodescrição — reforçando o compromisso do projeto com a acessibilidade cultural.

Outro ponto alto será a exibição de A Queda do Céu, inspirado no livro homônimo de David Kopenawa e Bruce Albert, considerado uma das obras mais importantes sobre a cosmologia e resistência dos povos Yanomami.

O curador Isaías Reginatto ressalta que levar o cinema às aldeias é um gesto simbólico e transformador. “Em 2023, levamos mais de 100 indígenas para assistirem a um filme em Gramado — para muitos, era a primeira vez em um cinema. Agora, o cinema vai até eles. A ideia é despertar o interesse para que as comunidades também passem a produzir seus próprios filmes.”

Isaías Reginatto é curador da Mostra Consciencine 2025. Crédito: João Pedro Boch/JIH

Além de abordar temas ambientais e indígenas, a mostra reforça o papel do Canela Cineclube na formação cultural da região. Criado em 2009, o grupo é reconhecido por promover exibições temáticas e ações de inclusão social por meio da sétima arte.

Para o público geral, as sessões acontecem hoje, sábado (18), às 18h, no Espaço Nídia Guimarães, com debates após as exibições. Já de domingo (19) a terça-feira (21), o evento se desloca para as aldeias Kaingang e Guarani de Canela, em sessões restritas às comunidades.

Encerrando o mês, o Canela Cineclube também participará do Dia Internacional da Animação, no dia 28, exibindo curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. “A cultura é uma ponte. Quando o cinema indígena e o ambiental ganham espaço, todos aprendemos a enxergar o mundo com outros olhos”, concluiu Fernando.

A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link

https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/1324054498928978

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Farmácias Associadas projeta negócios milionários a partir de hoje em Gramado

GRAMADO – Começa hoje, quarta-feira (15) e segue até sexta (17), no Serra Park, a 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de...

“Tudo o que tem de bom ou ruim foi Nestor e Luia”, diz vice em raio-X da gestão

GRAMADO - Durante poucos dias à frente da Prefeitura de Gramado, o vice-prefeito Luia Barbacovi, que assumiu o cargo interinamente durante as férias do...

Prawer celebra o Dia das Crianças com evento no Parque Knorr

GRAMADO – Hoje, sábado (11), a Prawer promove uma ação especial alusiva ao Dia das Crianças, no histórico Parque Knorr. Das 9h às 16h,...

Parque do Palácio recebe crianças com atrações gratuitas no domingo

CANELA – Com uma fórmula que deu sinais positivos no ano passado, os ingredientes serão repetidos neste 2025, para celebrar no domingo (12), o...

Palestrante renomada do espiritismo estará amanhã em Gramado

GRAMADO - Reconhecida por suas palestras e vídeos no YouTube, a carioca, mas residente em Brasília, Mayse Braga de Oliveira estará, amanhã, sábado (11),...
error: Conteúdo protegido