CANELA – O município de Canela foi um dos contemplados pelo Programa Carreta do Saber, conforme anúncio realizado nesta quarta-feira, dia 7, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade está entre os 130 municípios habilitados a receber as unidades móveis do programa.
Em Canela, será disponibilizada a Unidade Móvel de Automação Industrial, que permanecerá no município de 24 de fevereiro a 7 de março de 2026. A ação é promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS), integrante do Sistema Fiergs.
O convênio, assinado em janeiro de 2025 pelo governador Eduardo Leite, tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional e à empregabilidade, contando com um investimento superior a R$ 56 milhões.
Na região, os municípios de São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Jaquirana também foram contemplados.
SOBRE O PROGRAMA
As carretas funcionarão como escolas técnicas móveis, equipadas com salas de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais. As unidades serão deslocadas até os municípios contemplados para a oferta de cursos gratuitos na área industrial.
Cada cidade contará com duas turmas de 15 participantes. Esta é a primeira vez que o Estado destina recursos para levar oportunidades de formação profissional de forma itinerante.
O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, comemora a conquista. “Trabalhamos intensamente neste e em diversos outros cadastramentos para que Canela possa acessar programas e oportunidades externas, como do Estado e da União. Os resultados estão chegando e isso nos motiva a seguir avançando. A conquista da Carreta do Saber representa muito mais do que cursos gratuitos — é a geração de oportunidades reais. Queremos que cada cidadão de Canela tenha acesso à formação que permita crescer profissionalmente, empreender e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Este é mais um passo importante nesse caminho de transformação e qualificação que estamos construindo juntos”, comenta o chefe do Executivo Municipal.