Início Site Página 31

Feriadão para aproveitar o Salão do Chocolate Artesanal na Rua Coberta

GRAMADO – Os turistas que escolherem a Serra Gaúcha para passar o feriadão de Tiradentes, na próxima terça-feira (21), poderão aproveitar os últimos dias da ChocoPáscoa Gramado. Além de curtir a decoração temática, quem visitar o Salão do Chocolate Artesanal na Rua Coberta poderá adquirir os chocolates caseiros por até metade do preço. Com ocupação hoteleira em 70%, o evento foi estendido até o próximo feriado para valorizar os chocolateiros locais e manter um atrativo no coração da cidade.

Nesta última semana, as empresas que participam do Salão do Chocolate Artesanal estão com ações promocionais. Na Florybal, Cacau Gramado e Gramado Way, os descontos chegam a 30%. Já no estande da De Cacau Gramado, que fica na praça, ao comprar dois chocolates, o cliente ganha um.

Com o tema “Da Origem à Arte”, a Rua Coberta abriga três mundos que proporcionam uma experiência imersiva aos visitantes: O Mundo da Criação, que recebe o Salão do Chocolate Artesanal de Gramado; O Mundo da Experiência, com espaço kids e lounge de degustação assinados pela Gramado Parks; e O Mundo da Origem – De Cacau à Origem, que conta a jornada do cacau até ser transformado em chocolate. Também continuam em funcionamento na praça Major Nicoletti o estande da Space Adventure/NASA e o espaço Instagramável de Páscoa da GAV Resorts. Os espaços temáticos funcionam diariamente, das 11h às 22h.

Canela recebe a partir desta sexta-feira o Circuito RS de Skate

CANELA – O Circuito RS de Skate, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, com o apoio do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), será realizado neste final de semana. A partir de sexta-feira (17), até domingo (19),  as atividades acontecem na quadra do Centro Social Padre Franco, no bairro Santa Marta.

O projeto possui caráter educacional e integrativo, sem foco competitivo, e contempla 20 etapas distribuídas em diferentes regiões do Estado, com o objetivo de oportunizar o contato de crianças e adolescentes com o skate. Em Canela, a iniciativa beneficiará cerca de 80 estudantes, com idades entre 7 e 18 anos, atendidos pela instituição.

A execução técnica do circuito está sob responsabilidade da empresa Getsêmani, organização da sociedade civil (OSC) vencedora do edital. A equipe é formada por profissionais da área, incluindo skatistas e ex-skatistas, garantindo a condução qualificada das atividades.

PADRINHO DO EVENTO

O evento tem como padrinho o skatista Sandro Dias, o “Mineirinho”, profissional desde 1995 e reconhecido internacionalmente como o “Rei do 540”. Ele foi o terceiro skatista no mundo a completar a manobra de 900° e o primeiro a executá-la em sequência durante uma competição. Entre seus principais títulos estão seis campeonatos mundiais pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), três títulos europeus (2001, 2003 e 2005) e a medalha de ouro nos X Games de Los Angeles (2006). Em 2025, também estabeleceu dois recordes mundiais ao descer a maior rampa de skate do mundo, instalada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Sandro participará de momentos da programação ao longo do evento.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (17): 15h às 17h – Acolhimento das crianças, com palestra e instruções sobre o evento.

Sábado (18): 8h30 às 12h e das 13h às 16h30: Oficinas educativas e práticas.

Domingo (19): 8h às 13h: Aulas práticas e vivência com o skate.

Gramadense encara nesta sexta-feira o líder Inter pelo Gauchão Sub-17

GRAMADO – O desafio será gigante. Será um duelo de dois extremos na tabela de classificação do Gauchão Sub-17. Lanterna do grupo B, com três pontos, três empates e uma derrota, o Centro Esportivo Gramadense (CEG), recebe amanhã, sexta-feira (17), às 15h, na Vila Olímpica o Internacional. O colorado é líder invicto com 12 pontos, vencendo todas as quatro partidas.

Faltando duas rodadas para finalizar a primeira fase da competição o Gramadense segue com chances de classificação para a segunda fase, visto que o quarto colocado, o São Luiz, está com quatro pontos, um a frente do Trem da Serra. A equipe de Ijuí, recebe no domingo (19), no estádio 19 de Outubro o Juventude. O CEG torce para um empate ou vitória alviverde. Outra partida para ficar de olho é entre Passo Fundo e Novo Hmaburgo.

Ambos estão com quatro pontos e ocupam a quinta e sexta colocação respectivamente e se enfrentam sábado (18), às 15h, no estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo. Neste confronto, o melhor é um empate. A avaliação do técnico Aléf William, destaca o nível elevado da competição e a necessidade de buscar um resultado positivo no duelo diante do Internacional.

“A gente sabe da dificuldade do jogo, mas precisamos buscar a vitória ou pelo menos pontuar para seguir vivos na competição. É um jogo que exige concentração e personalidade”, afirmou o treinador.

Apesar da posição na tabela, o comandante ressalta que o desempenho da equipe tem sido consistente, mesmo sem os resultados esperados. Segundo ele, fatores como a ansiedade dos atletas, típica da idade, acabam influenciando em momentos decisivos.

“Os meninos estão trabalhando muito, é um grupo dedicado e com bastante talento. Tivemos bons jogos, mas em alguns momentos não conseguimos manter o nível. Ainda assim, todos os times estão vivos, e a definição deve ficar para as últimas rodadas”, analisou.

Para o confronto contra o Internacional, a comissão técnica aposta em uma estratégia focada na neutralização das principais virtudes do adversário, conhecido pela intensidade e verticalidade ofensiva.

“A gente já estudou a equipe deles. É um time agressivo, que busca o gol o tempo todo. Vamos tentar neutralizar essas ações e aproveitar as oportunidades com uma postura também mais agressiva”, explicou Aléf.

Além da preparação dentro de campo, o treinador reforça a importância do apoio da torcida, mesmo com o jogo sendo realizado em horário comercial. “O incentivo da torcida faz diferença, ainda mais para os jovens atletas. Sabemos que é um horário complicado, mas quem puder comparecer vai nos ajudar muito”, destacou.

Envolvido em acidente é preso com carro clonado e tráfico de drogas

CANELA – A Polícia Civil (PC) informou que efetuou, na terça-feira (14), a prisão em flagrante de um dos indivíduos envolvidos em ocorrência registrada na noite de segunda-feira (13).

Na ocasião, o suspeito conduzia um veículo com placas clonadas, que se envolveu em acidente de trânsito, causando lesão em um motorista de outro automóvel. Após o fato, o indivíduo fugiu da abordagem realizada pela Brigada Militar (BM).

Diante das diligências realizadas, agentes da Delegacia de Polícia de Canela localizaram e prenderam o criminoso no bairro Canelinha, nas proximidades do posto de saúde. Durante a abordagem, foi apreendido um carregador de pistola municiado, bem como uma quantidade de maconha já embalada e pronta para comercialização.

Apurou-se ainda que o veículo utilizado pelos criminosos possui registro de furto na cidade de Porto Alegre. O indivíduo foi preso em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo, receptação, tráfico de drogas, lesão corporal culposa na direção de veículo e por trafegar em velocidade incompatível com a via.

Após os procedimentos legais, o preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Canela, onde permanecerá à disposição da Justiça. Segundo o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, “as diligências investigativas realizadas pela equipe permitiram a identificação da autoria, a localização do suspeito e a formalização da prisão em flagrante, reforçando o trabalho técnico da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade.”

As informações são da Polícia Civil de Canela.

Estrada Serrana, próxima ao pórtico da ERS-235, passa a ter sentido único

GRAMADO – A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização adotou algumas medidas nas proximidades do pórtico da ERS-235, visando uma melhor mobilidade na estrada, já que o fluxo de veículos está ocorrendo pelas vias laterais da rodovia. A Estrada Serrana, que fica próxima ao pórtico, passou a ter sentido único, em direção à Rua Tirol.

O lado direito da Estrada Serrana também passa a ser destinado para o embarque e desembarque dos ônibus de turismo. O secretário titular da pasta, Tiago Procópio, ressalta que as intervenções visam proporcionar maior fluidez e segurança no tráfego da ERS-235. “

O pórtico é um ponto turístico muito fotografado e com estas alterações conseguimos direcionar o trânsito, e principalmente os ônibus, para a rua lateral da rodovia”, explica Procópio.

Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação – Motoristas devem ficar atentos com as modiificações

Festa da Colônia é lançada e apresentada diversas novidades

GRAMADO – Com uma verdadeira imersão pelas localidades rurais, a 35ª Festa da Colônia foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (15). O tour de lançamento passou pelas linhas 15, Nova, Bonita e Ávila. O Bustour levou os convidados até as propriedades das famílias Wagner, na Linha 15, e Foss, na Linha Nova, passando por tradicionais pontos turísticos do interior de Gramado. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o vice Luia Barbacovi, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e o secretário da Agricultura, Eliézer Nascimento de Lima, estavam na orientação dos convidados.

O roteiro encerrou no Sítio Tradição, na Linha Ávila Alta, onde foram apresentadas todas as novidades da próxima edição do evento, que ocorre de 30 de abril a 17 de maio, no Complexo de Eventos Expogramado. Em 18 dias de programação ininterrupta, são esperados mais de 400 mil visitantes.

Com o tema “Tradição que se Renova & Raízes que se Fortalecem”, o evento busca exaltar os hábitos do nosso interior, valorizando a cultura dos imigrantes alemães, italianos e portugueses. Nesta edição comemorativa, a corte de soberanas é formada pela rainha Erika Barbacovi e as princesas Isabela Cavalli Jung e Lisandra Mewius.

“Nossa Festa da Colônia construiu uma história bonita ao longo de mais de 30 anos. Quando criamos esse evento, não imaginávamos à proporção que poderíamos alcançar, mas a festa acendeu um alerta sobre a necessidade de criarmos oportunidades para as novas gerações, para que os filhos dos nossos produtores continuassem na zona rural. Hoje, temos grandes negócios familiares no interior e nossos projetos, como o do asfaltamento, foram fundamentais para o fomento das agroindústrias e do turismo rural”, destaca o prefeito Nestor Tissot.

Já a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, comemorou o lançamento de mais um evento promovido pela autarquia, o quarto em 2026. Além do 40° Natal Luz, que encerrou em janeiro, a Gramadotur promoveu o Gramado in Concert, a Vindima em Gramado e a ChocoPáscoa, que estendeu sua programação até o próximo dia 21.  “É uma alegria imensa apresentar as novidades da 35ª Festa da Colônia, que é o quarto evento do nosso calendário. Gramado escolheu os eventos como ferramenta de fomento da movimentação turística da cidade e nossa equipe trabalha incansavelmente todos os dias para que tudo seja possível”, frisa Rosa Helena.

MELHORIAS E NOVIDADES

Em 2026, a festa terá uma série de novidades. Equipes da Secretaria de Obras atuam na revitalização completa da estrutura do evento no Expo. Tudo para garantir o conforto dos produtores e do público. Entre os novos espaços, estão a Cozinha Gaúcha, que faz sua estreia nesta edição, e a casa para a Feira do Artesanato Rural.

Além da nova Cozinha Gaúcha, a festa mantém as consagradas cozinhas Alemã e Italiana, o Café Colonial e os tradicionais biers, que trazem os saborosos bolinhos de batata e outras delícias. Nesta edição, uma das novidades será a compra antecipada para as três cozinhas e o café colonial pelo site www.festadacolonia.net.br.

Outra novidade na área gastronômica é a ampliação da Tasca Portuguesa, que passa a ocupar um espaço junto aos biers. E, para incentivar o fluxo durante todos os dias do evento, serão oferecidos descontos em todos os produtos e serviços da festa nas segundas, terças e quartas-feiras. Os fornos coloniais, com os queridinhos pãezinhos de linguiça e cucas sempre quentinhas, e a Feira de Produtos Coloniais também continuam com a excelência e a qualidade de sempre.

DESFILES E EXPOSIÇÕES

Além da farta gastronomia, o evento contará com atrações artísticas e culturais ampliadas. Entre as novidades, destaque para o Desfile de Tratores pela Borges de Medeiros no dia 2 de maio.  Outra atração inédita será a 1ª Exposição de Incentivo de Cavalo Crioulo da Festa da Colônia, que ocorre no dia 10 de maio. Em parceria com o Senac, o Concurso de Melhor Cuca da Festa terá sua segunda edição em 2026. Também fazem parte das atividades oficiais a Escolinha Rural, com diversas oficinas, os tradicionais Jogos Rurais e apresentações artísticas com bandinhas, corais e grupos folclóricos. A programação conta, ainda, com a Festa dos Espantalhos, a Feira do Peixe Vivo e o Desfile das Carretas, que será realizado nos dias 9 e 16 de maio.

No lançamento, também foram apresentados o tema musical da Festa da Colônia, que foi produzido por Rodrigo Zor e Fabinho Vargas, da Maestro, e os novos personagens da festa, Crispim e Filó – espantalhos que ganham vida e que representam a força dos povos colonizadores. Os dois serão os personagens centrais da Turminha da Colônia, um gibizão colecionável que vai ser utilizado como ferramenta pedagógica em escolas.

Obras da Aegea/Corsan modificará trecho na Estrada do Meleiro

GRAMADO – Equipes da Aegea/Corsan farão, nesta quinta-feira (16), o conserto de tubulação de água de grande porte localizada na Estrada Meleiro. Durante o trabalho, que vai se iniciar às 7h, nas proximidades do Residencial Mendoza, o trânsito estará em meia pista, com liberação prevista para o final da tarde. Os motoristas deverão estar atentos à sinalização. Não haverá interrupção do abastecimento de água.

Para mais informações, os clientes podem utilizar os canais de relacionamento da Corsan: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e ligação gratuita pelo telefone 0800 646 6444 ou videochamadas pelo site corsan.com.br. 

FOTOS: Angústia perto do fim

CANELA – A aposentada Maria Carmem de Souza, de 67 anos, moradora da Rua Egon Jun, no bairro São Rafael, em Canela, vive há meses em condições precárias após ter sua casa destruída por um incêndio ocorrido em novembro de 2025. Além da residência dela, outras três moradias também foram atingidas pelas chamas.

Desde então, Dona Maria segue residindo no mesmo terreno, mas em uma peça improvisada localizada nos fundos do antigo imóvel. Com renda limitada a um salário mínimo, ela enfrenta dificuldades para manter o dia a dia enquanto aguarda uma solução definitiva para reconstruir sua casa.

A situação é agravada por problemas de saúde. A idosa é diabética, faz uso contínuo de medicamentos e também luta contra problemas de visão, incluindo catarata, o que exige acompanhamento médico constante. “Tenho problema de saúde, tomo um monte de remédio, faço insulina e ainda tenho problema de visão. Não é fácil”, relata.

Em sua residência improvisada de uma peça e mais o banheiro, o quarto separado apenas por uma cortina ela conversou com a reportagem do Jornal Integração. Mãe de seis filhos, sendo dois residindo em Canela e viúva, ela mora sozinha, tem a companhia da gata Magali.

Foto: Divulgação – Dona Maria vive em uma peça improvisada aos fundos da antiga moradia

Conforme relatado à reportagem do Jornal Integração, havia a expectativa de que a situação fosse resolvida no início deste ano. “Disseram que no começo do ano ia sair”, disse. Ela também demonstra frustração com a demora: “Eles dizem que não tem dinheiro, depois falam que conseguiram, mas não chega nada pra gente. Tudo que conquistei foi trabalhando duro em fábrica de calçados, se eu ganhasse dois salários mínimos não faria esse pedido é muita humilhação”, descreveu.

A aposentada conta que a perda da casa afetou diretamente sua saúde. “Faz mais de dois meses que eu não durmo direito. Chegar aqui e ver tudo queimado foi muito difícil”, desabafa, mencionando que quando a casa foi destruída estava em casa de familiares em Santa Catarina.

Enquanto aguarda uma definição, ela segue contando com a solidariedade de vizinhos. “Se vier o material, a gente faz mutirão, o pessoal ajuda. O difícil é esperar e não ver solução”, diz.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O prazo de espera de dona Maria e outros dois moradores que tiveram as casas atingidas pelas chamas estão próximo do fim. É o que indica, após o projeto aprovado na noite de ontem, segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores. O valor totaliza R$ 75 mil.

A secretária de Assistência Social, Carmem Seibet, em contato com a reportagem do Jornal Integração, detalhou sobre os valores e o que será enviado aos dois moradores atingidos. Para dona Maria o kit casa será completo. Para o seu João é cozinha, quarto e banheiro e dona Eva, cozinha quarto e banheiro, estes dois últimos totalizando um kit completo.

Confira abaixo a relação

02 Kit casa completo: R$ 64.084,00

01 kit banheiro: R$ 8.527,46

10m² de parede: R$ 470,00

10 tirante pinus 0,8×0,8×2,70: R$ 249,00

TOTAL: R$ 73.330,46

São 2 kit’s completos. 1 para dona Maria, e o outro com as demais relações citadas acima. Segunda Carmen Seibet, o cálculo foi realizado pela engenharia.

Foto: Divulgação – Moradora mostra na caixa a quantidade de remédios que necessita tomar

É preciso ter transparência

Assumir um cargo público, independentemente de partidos, função ou do município em questão, exige mais do que capacidade ou articulação política. Exige, acima de tudo, transparência. Afinal, o verdadeiro patrão de qualquer gestor público é o povo. Não é aceitável que a população seja conduzida por promessas ou discursos vagos. Se há recursos disponíveis, é obrigação informar com clareza. E, mais do que isso, explicar os trâmites necessários até que esses valores cheguem a quem realmente precisa. A burocracia existe, e muitas vezes impõe prazos demorados, mas isso não pode servir como desculpa para a falta de comunicação.

Dizer a verdade, mesmo que não agrade

Ser transparente também é dizer a verdade quando ela não agrada: mesmo havendo dinheiro, o processo pode levar tempo. O que não se pode admitir é deixar a população à mercê da incerteza, da desinformação ou da esperança vazia.

Exemplo

Um exemplo recente reforça essa necessidade. Em Canela, famílias que tiveram suas casas destruídas por um incêndio ocorrido em novembro aguardaram por meses até que fosse aprovada, na Câmara de Vereadores, a destinação de recursos para auxiliá-las. A medida, embora necessária, chegou tardiamente para quem perdeu tudo. E o problema não termina na aprovação. Agora, inicia-se uma nova etapa marcada por trâmites burocráticos até a liberação efetiva dos valores. Mais espera, mais angústia. Tem matéria nesta edição. Também registro na coluna Livre Expressão de Cláudio Scherer sobre este tema.

A lei pode mudar

Há quem justifique: “está na lei”. De fato, a legislação estabelece regras e procedimentos que precisam ser respeitados. No entanto, quando a própria lei se torna um obstáculo para atender situações urgentes, é preciso ter iniciativa e vontade política para propor mudanças. A legislação deve servir às pessoas e não o contrário.

Vale para todos

Esse debate não é direcionado a nenhum governo específico. Trata-se de um princípio que deve ou deveria ser toda a administração pública, em qualquer cidade. Transparência, agilidade e respeito ao cidadão não são favores: são deveres.

Campanha de doação de sangue

Após no início do mês Canela protagonizar uma campanha de sucesso de doação de sangue agora é a vez de Gramado.  A Secretaria da Saúde divulgou, que está programada para ocorrer em 13 de maio. Os atendimentos ocorrerão das 8h30 às 11h e das 13h30 às 15h45. Para garantir a organização, os interessados devem realizar o agendamento prévio por meio do WhatsApp (54) 99939.0167.Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (sendo que menores de 18 anos devem possuir autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, o voluntário deve estar bem alimentado, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. 

Excelência em Compras Públicas

A Prefeitura de Canela foi contemplada com o Certificado de Excelência em Compras Públicas 2025, concedido ao município pelo Portal de Compras Públicas.
O prefeito Gilberto Cezar, acompanhado pelo vice Gilberto Tegner, o Tolão, e pelo secretário de Gestão Pública, Ismael Viezze, recebeu, semana passada a equipe do Departamento de Licitações e Compras para parabenizá-los pela conquista. O reconhecimento refere-se ao desempenho do ano de 2025 e é destinado a órgãos que se destacam na realização de licitações com altos índices de eficiência, transparência e agilidade.  O selo é concedido com base em critérios rigorosos, que avaliam desde a transparência nos processos licitatórios até a qualificação técnica das equipes envolvidas, além da adoção de práticas modernas e alinhadas à legislação vigente. Também são considerados aspectos como a agilidade nos procedimentos e a capacidade de gerar economia de recursos públicos por meio de uma gestão eficiente das compras.

Foto: Izaque Santos/Divulgação

Gauchão Sub-17

O Centro Esportivo Gramadense (CEG) entrou em campo sábado (11), pelo Gauchão Sub-17, e ficou no empate em 1 x 1, diante do Passo Fundo no estádio Vermelhão da Serra. A partida foi válida pela quarta rodada da competição. Os donos da casa saíram na frente no final da primeira etapa em cobrança de pênalti. O Gramadense empatou aos 11 minutos da segunda etapa com Nicollas. Com o resultado, o Gramadense soma três pontos, sendo o lanterna do grupo B e hoje estaria rebaixado junto com Aimoré, que está na última colocação no grupo A. O próximo desafio é na próxima sexta-feira (17), às 15h, na Vila Olímpica, quando recebe o Internacional, líder do grupo com 12 pontos.

Foto: Daya Giacomini/Divulgação


Intriga

Quando a oposição fala repetidas vezes que o secretariado está passando por cima do prefeito, podem anotar: é intriga. É a forma mais prática de criar um mal-estar onde está tudo bem. É o que percebo assistindo às sessões de Canela. Em outros momentos, isso se explicava como autonomia, que, de fato, os secretários precisam.

Pegou pesado
Mas, quando o presidente da Câmara reclama, o prefeito precisa ouvir. Vide o modelo de Brasília o que acontece quando o presidente briga com os presidentes do Senado ou da Câmara.
E o Felipe Caputo vinha dando sinais. Há várias sessões demonstra esgotamento na relação. Mas ontem foi preocupante para todos os neutros da cidade, aqueles que torcem para que as coisas andem bem, pelo menos por mais dois anos, até próximo do período em que se volta a discutir eleição.
Caputo disse que não diria nomes de secretários, mas que os endereçados usariam a “carapuça”. Relatou da tribuna que teve respostas desrespeitosas por parte de secretários quando levou algum pedido da comunidade. Questionou o fato de ser o presidente, colocando-se no lugar dos demais vereadores. Disse que está “de saco cheio”, pediu para pararem de dar desculpas e dizer que não tem dinheiro, e mandou pedir a conta o secretário que não quer trabalhar. Como não vinha tendo respostas satisfatórias, Caputo levou demandas diretamente ao Prefeito, daí os secretários se incomodaram, se sentiram constrangidos, tadinhos.

De bem com o Governo

Em uma segunda fala o Presidente fez questão de esclarecer que segue apoiando o Governo, ajudando no que for necessário e que as queixas se direcionam a alguns secretários que na sua visão não querem colaboram e mais uma vez repetiu que estes é para pedir para sair. Explicou da sua independência para fazer as colocações que acha corretas, dizendo que não legislatura passada, mesmo sendo suplente, que poderia ser substituído pelo prefeito a qualquer momento, não se calou. Acrescentou que não depende da política e que está ali temporariamente para ajudar e que segue apoiando o governo.

Oposição
Na coluna, até dou menos importância para os vereadores da oposição quando são mais contundentes, mais afiados na fala, porque, no fim, é o papel deles alertar o ganso. Porém, quando vem da própria base, o governo precisa dar uma olhada mais atenta. Caputo não pode ficar em uma posição dessas. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Colheita
Obviamente, estar na cadeira de prefeito, vice, presidente da Câmara, secretário, entre outros cargos, é a realização de um grande sonho. Conheço os dois Gilbertos, prefeito e vice, há muito tempo. Sei o quanto desejaram e se prepararam para chegar onde estão. O presidente da Câmara também. Acho cedo para jogar tudo isso pela janela. Todos os sonhos, os desejos e as lutas ainda podem ser realizados. Por isso, como cidadão que gostaria de ver este governo seguindo em frente e dando certo, penso que precisa haver uma boa conversa, de azeitamento, de ajustes na comunicação e, se preciso for, na equipe.

Nas nuvens

“Tem gente que está andando nas nuvens por ser secretário”, disse o Cabo Antônio ao se solidarizar com o Presidente Caputo. “Tem secretario que está se achando a última bolachinha”, completou.

Ajuda bem-vinda
Quando se ajuda quem não precisa, quem se escora, os que realmente necessitam acabam desaparecendo na poeira. Canela tem três mil famílias recebendo o Bolsa Família e, então, quando há uma emergência, como o caso das casas queimadas, não há caixa, não há estrutura para socorrer. Foi o que aconteceu com essas famílias, que esperavam desde novembro para, só ontem, o projeto chegar à Câmara e estender a mão com os R$ 75 mil para ajudar na reconstrução. Esse tipo de ajuda precisa estar pré-estabelecido. A Secretaria de Assistência precisa ter esse valor em caixa, e sem muita burocracia. Isso deve estar previsto em lei e, quando acontecer, agir rápido. Pelo fim o recurso veio da secretaria de Meio Ambiente, mas isso é indiferente.

Agilidade
Por falar em agilidade, quando o projeto veio à Câmara, os vereadores votaram na mesma sessão. Estão de parabéns! E, se redimiram com a vereadora Carmen, criticada injustamente na sessão passada, especialmente pelo vereador Roberto Danany, que tinha entendido mal uma mensagem dela a uma munícipe.

Secretaria de Obras
A vereadora Graziela disse que “é difícil passar uma sessão sem elogiar a Secretaria de Obras”. Tá, mas daí fico perdido aqui. Não é esta secretaria que tem de cuidar das estradas?

Água podre e cara
Já outra fala de Grazi levanta, mais uma vez, as distorções nas cobranças da Corsan, com famílias recebendo contas de dois mil reais ao mês. Ela pediu um departamento específico para fiscalizar a Corsan na prefeitura.
“A gente não sabe a quem se referir nem a tramitação de todos os pedidos que estamos fazendo. Os moradores merecem esse respeito, isso é o mínimo”, disse.
Eu concordo. A Grazi até pegou o exemplo do lixo, que tem uma pessoa para onde se dirigir. Já no caso da água, que é muito mais importante em uma residência, não há, enquanto as pessoas recebem água “podre” nas torneiras, como ela explicou.

Distorções
As cobranças da Corsan foram repercutidas por outros vereadores na sessão de ontem, em Canela. Nene Abreu trouxe o exemplo da família de um irmão seu, em que a conta de água saltou de trezentos para mil e trezentos reais ao mês. Na sua visão, trata-se de um contrato mal assinado, com regras mal feitas e multas irrisórias. Ele acredita que a prefeitura sequer tem autoridade para multar, devendo encaminhar a queixa apenas à Agesan. Já o vereador Lucas Dias trouxe o exemplo do Tênis Clube, onde é sócio, e a conta saltou de R$ 1.300 para R$ 28 mil, em janeiro.

Paradinha
Também do vereador Nene: disse que um comerciante da Avenida Oswaldo Aranha se queixou de ter perdido R$ 10 mil em faturamento por causa da Paradinha de Páscoa. Pensei, estão faturando, hein? Gosto muito de defender o comércio, as empresas e os empresários, mas me chamou atenção, porque reclamariam por algo que pediram. Queriam a Paradinha até o final da Oswaldo, ou início; agora que veio, também não está bom?

Desabafo

Vejam o relato de um dos lojistas: “Pois olha, Claudião, vou te falar bem a verdade, cara. A descoordenação de montagem, desmontagem e de permanência do evento é bem grande. Eu vou te dizer assim, que tranquilamente em 15 dias nós ficamos uns 6 a 7 dias com a rua trancada. Dois dias para podar aqueles plátanos gigantes. E mais uns quatro dias para botar aquelas luzinhas. Colocar aqueles arcos pra não passar caminhão. Total desnecessário o formato da decoração. Hoje de manhã (ontem, segunda-feira), por exemplo, ficou fechada a rua porque um caminhão tinha batido lá num daqueles arcos lá no início da Oswaldo Aranha. E cara, é impressionante, por causa de duas pessoas que às vezes estão mexendo naquilo lá, tranca o trânsito da cidade inteira.

Agora, no ponto dessas paradinhas aí é bem isso, não é uma reclamação de agora, isso é uma reclamação que eu já faço há anos. Os azulzinhos, eles trancam a rua de tal maneira que eles afastam o público. Então, tipo, se o evento é às quatro, os caras começam a trancar a rua às duas e meia. E totalmente desnecessário. Eu sempre digo para os caras, vocês têm gente suficiente, vão trancando por parte. A paradinha tá numa rua, tranca a rua que ela tá, uma quadra, tranca a quadra que ela tá, vai pra outra, tranca. Agora eles fazem um estardalhaço, um escarcéu, tranca a rua, muda a trânsito. Cara, eu vou te dizer assim, ó 10 mil é fichinha porque se perde na hora dessas paradinhas aí e tal. É sempre assim. Eu me entristeço muito. Hoje ainda comentei com o (outro comerciante), assim, que é triste tu ter a tua loja aberta e o trânsito trancado. Por uma situação dessas, sim, é muito triste”.

A guerra continua
Irã e EUA não chegaram a um acordo durante sexta e sábado e seguem se atacando e ameaçando. Oremos! Esse litígio pode escalar e nos afetar ainda mais do que já está acontecendo — por enquanto, economicamente. Mas, quando se fala em “extinção de uma civilização”, a luz amarela acende.

Evasão
Eleição municipal fora de época em Cachoeirinha manda um recado para a eleição geral de outubro: mais de 40% do eleitorado não foi às urnas.