Início Site Página 30

Integração da Maturidade Ativa

O Sesc Gramado realizou, entre os dias 14 e 17 de abril, uma viagem voltada ao público sênior com destino às Termas Romanas Recanto Maestro, em Restinga Seca. A iniciativa fez parte da programação dos Jogos de Integração da Maturidade Ativa, reunindo participantes em uma experiência de lazer, convivência e cuidado com a saúde. 

O encontro com idosos de diferentes localidades favoreceu a troca de experiências, a socialização e o fortalecimento de vínculos. Durante a programação esportiva, foram realizadas modalidades adaptadas ao público 60+, como o câmbio — uma versão adaptada do vôlei — e o walking football, modalidade de futebol praticada de forma caminhando. Os Jogos da Maturidade Ativa têm como proposta incentivar a inclusão, a qualidade de vida e a prática de atividades físicas de forma segura e acessível.

Ao longo dos três dias, o grupo contou com alimentação completa e acesso às piscinas de águas termais e terapêuticas. A programação também incluiu atividades voltadas à promoção da longevidade, estimulando o movimento, o convívio social e o bem-estar físico e emocional. “Proporcionar momentos de convivência e lazer em ambientes planejados contribui diretamente para a saúde e o bem-estar dos participantes, além de incentivar a autonomia e a participação social na maturidade”, destaca a facilitadora da Maturidade Ativa do Sesc Gramado, Daniele Cicarolli.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 60 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa

Despedida emociona fiéis na Catedral de Canela

CANELA – A missa da noite de domingo (19), na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, foi marcada por emoção e surpresa. Durante a celebração, o padre José Monteiro chamou ao altar as Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência, responsáveis pelo Oásis Santa Ângela, que encerrou suas atividades no município.

A despedida ocorreu de forma discreta e pegou muitos fiéis de surpresa. As irmãs participaram normalmente da procissão de entrada da celebração e foram homenageadas diante da comunidade por iniciativa do padre.

Em sua homilia, visivelmente emocionado, o pároco afirmou que não gostaria de ser lembrado como o sacerdote que encerrou a história do Oásis em Canela, mas sim como aquele que daria continuidade ao legado construído ao longo dos anos. Após a comunhão, ele agradeceu às religiosas pelo trabalho desenvolvido junto à comunidade, destacando a importância da presença delas no município. “Canela precisa das orações de vocês”, disse.

As irmãs também se manifestaram, agradecendo ao padre, à comunidade e aos familiares dos idosos atendidos pela instituição pela confiança e parceria ao longo do tempo. O padre José Monteiro desejou que o momento não represente um adeus definitivo, mas sim um “até logo”, demonstrando esperança de que parte das religiosas permaneça na cidade.

Segundo informações, as irmãs devem retornar, temporariamente, a casas da congregação no Nordeste. O encerramento das atividades do Oásis Santa Ângela marca o fim de um ciclo importante na área social e religiosa de Canela, deixando um sentimento de tristeza e reconhecimento na população.

Maturidade Ativa

GRAMADO – O Programa Sesc Maturidade Ativa é uma iniciativa voltada a pessoas com 60 anos ou mais, presente em mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo por meio de ações que incentivam a saúde, a segurança e a participação social, contribuindo para a qualidade de vida.

Com base em uma metodologia participativa, o programa oferece espaços de convivência, aprendizagem e troca de experiências, por meio de atividades como oficinas, palestras, encontros, práticas corporais, ações comunitárias e eventos estaduais.

Essas iniciativas estimulam o protagonismo, a autonomia, o aprendizado contínuo e o fortalecimento de vínculos sociais. Alinhado às diretrizes internacionais de envelhecimento ativo, o programa também reafirma seu compromisso com a valorização da pessoa idosa, o combate ao idadismo e a promoção da inclusão social e digital, conforme expresso na Carta de Porto Alegre.

A participação no Programa Sesc Maturidade Ativa é gratuita e aberta a todas as pessoas com 60 anos ou mais residentes em municípios onde o projeto está presente. Para participar, basta procurar a unidade do Sesc mais próxima e realizar o cadastro, geralmente de forma presencial, mediante apresentação de documentos pessoais.

Em Gramado o Hotel SESC fica na Avenida das Hortênsias, 4150. Telefones: (54) 3905.3500. Após a inscrição, os participantes passam a integrar grupos que realizam encontros regulares e diversas atividades voltadas ao bem-estar e à participação social.

Secretaria de Saúde disponibilizará 150 consultas de oftalmologia a partir de quinta-feira

CANELA – A Secretaria de Saúde anunciou no final da semana passada que disponibilizará 150 consultas de oftalmologia. O atendimento que seria realizado somente no dia 25 (sábado), foi alterado para a próxima quinta-feira (23), e dias 28 (terça-feira) e 30 (quinta-feira).

Os atendimentos serão realizados por meio de uma Unidade Móvel contratada pelo município para a prestação do serviço, que estará instalada junto à Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Jean Spall, a ação atende a uma determinação do prefeito Gilberto Cezar, visando suprir a demanda reprimida por consultas na especialidade. “Com esta iniciativa, conseguiremos avançar na oferta de atendimentos oftalmológicos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a comunidade canelense”, explica Spall.

Serão atendidos 50 pacientes por dia, com consultas previamente agendadas. Somente serão atendidos pacientes que a Secretaria de Saúde entrar em contato, nos horários determinados.

1ª Reunião Regional da Fecomércio-RS ocorre nesta quarta-feira em Gramado

GRAMADO – A primeira Reunião Regional do ano da Fecomércio-RS será realizada nesta quarta-feira (22), em Gramado, no Hotel Laghetto Siena, na sala Amácio Mazzaroppi + José Lewgoy.

O encontro tem como principal objetivo escutar os sindicatos empresariais, consolidando-se como um importante momento de escuta ativa das demandas e necessidades do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

A iniciativa reforça uma das diretrizes que norteiam a gestão do Sistema Fecomércio-RS/Senac/Sesc e IFEP, a proximidade com a sua base. Estar presente, dialogar diretamente e ir ao encontro dos sindicatos permite compreender, de forma mais precisa, a realidade local, fortalecendo a atuação da entidade e a construção de soluções alinhadas aos desafios e oportunidades de cada região.

Este ano, uma das pautas será o Observatório do Comércio. Na ocasião, o diretor-executivo do Instituto Fecomércio-RS de Pesquisa (IFEP-RS), Lucas Schifino, mostrará o funcionamento da plataforma que reúne dados e indicadores calculados pelo IFEP-RS relacionados à atividade empresarial no Rio Grande do Sul.

Hospital de Canela conquista alvará sanitário após mais de 20 anos

CANELA – O Hospital de Caridade de Canela (HCC) alcançou um importante marco em sua trajetória: a obtenção do alvará sanitário, documento fundamental para o pleno funcionamento e regularização de instituições de saúde.

A conquista é resultado do trabalho conduzido pela administração municipal, liderada pelo prefeito Gilberto Cezar, e gestão do interventor Cezar Chaves. A liberação do alvará ocorreu após inspeção realizada pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com o prefeito, o documento representa um avanço histórico para o município. “Há mais de 20 anos o hospital não possuía esse alvará, um documento tão importante. No ano passado, já havíamos conquistado o PPCI, e agora avançamos com o alvará sanitário, que Canela não tinha desde 2003. É um momento muito significativo para a nossa cidade”, comemora.

O alvará sanitário atesta que a instituição atende às normas exigidas pelos órgãos de vigilância, garantindo mais segurança, qualidade e confiabilidade nos serviços prestados à população. Entre os principais impactos, destaca-se a melhora na segurança do paciente e na qualidade do atendimento, com a redução de riscos biológicos, maior controle e qualidade dos insumos utilizados e avanços na estrutura física da instituição.

Segundo o interventor, a regularização traz impactos diretos na qualificação do hospital. “Esse avanço contribui para a melhoria dos processos internos, fortalece a equipe e abre novas possibilidades para o hospital, como a habilitação de novas atividades, ampliação de parcerias e convênios, além de viabilizar a captação de recursos, inclusive federais e estaduais. É um passo importante na elevação da qualidade do atendimento oferecido”, afirma.

Avanço em infraestrutura

“A conquista do alvará sanitário integra um conjunto de melhorias estruturais e administrativas implementadas no HCC, reforçando o compromisso da Prefeitura de Canela com a qualificação da saúde pública. A regularização também abre caminho para futuras melhorias e expansão dos serviços, consolidando o hospital como uma referência regional em atendimento seguro, eficiente e de qualidade”, destaca em nota a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canela.

BM coíbe direção perigosa e apreende 14 motos na Rota Panorâmica

CANELA – Na tarde de domingo (19), por volta das 17h30, a Brigada Militar (BM) atuou de forma rápida e integrada para coibir práticas de direção perigosa no interior do município de Canela.

Diversas denúncias, via 190, foram realizadas pela comunidade relatando que motociclistas estariam promovendo desordem na via pública, realizando manobras perigosas, como empinar motocicletas e trafegar na contramão, colocando em risco moradores e demais usuários na Rota Panorâmica, principalmente na região da Linha São João.

O caso de rachas e direção perigosa na região, já havia sido relatado em outras oportunidades em reportagem do Jornal Integração, em abril de 2024.

Diante das informações, a Força Tática do 41º BPM e efetivo da Companhia de Canela, deslocaram até o local, onde constataram os fatos. Durante a ação, foram abordados os motociclistas, sendo que todas as 14 motos acabaram recolhidas.

Os condutores foram autuados com base no art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro, e alguns envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para registro por crime previsto no art. 308 do CTB (participar de competição não autorizada em via pública).

“A Brigada Militar destaca a pronta resposta das equipes e a atuação firme no enfrentamento a condutas que colocam vidas em risco, reforçando o compromisso com a preservação da ordem pública e da segurança viária. Da mesma forma, a Instituição ressalta a importância da participação da comunidade, cuja confiança e colaboração, por meio de denúncias, foram fundamentais para o êxito da ocorrência. A parceria entre sociedade e Brigada Militar segue sendo um dos pilares para a construção de um ambiente mais seguro para todos”, destaca em nota a BM de Canela.

LEIA MAIS

Faltam 45 dias para o novo transporte coletivo

GRAMADO – O município e a Gramado Turismo, concessionária do transporte coletivo, promoveram uma visita à fábrica de carrocerias de ônibus Marcopolo, em Caxias do Sul, na terça-feira (14). Além da diretoria da empresa, acompanharam a comitiva o prefeito Nestor Tissot, o vice  Luia Barbacovi e o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Tiago Procópio, a Procurado Geral do Município, Mariana Reis e alguns membros do setor de compras do município.

O objetivo da visita foi acompanhar a fabricação das 10 unidades encomendadas pela Gramado Turismo, que passarão a operar em Gramado a partir de 1º de junho, quando inicia o contrato da nova concessão, que promete revitalizar o transporte coletivo do município.

A saída de Gramado ocorreu às 7h30, em frente à Prefeitura, e a chegada ao distrito de Ana Rech — onde está o principal parque fabril da empresa — foi por volta das 10h. No local, são produzidos cerca de 20 ônibus por dia, dentro de um total de 120 unidades fabricadas diariamente pela Marcopolo em suas 11 fábricas ao redor do mundo, incluindo outra unidade também em Caxias do Sul, com produção semelhante.

Durante a manhã, diretores do setor comercial e de marketing apresentaram a estrutura da empresa à comitiva, destacando números como o faturamento de R$ 9 bilhões em 2025 e a entrega de mais de 15 mil unidades no período.

Após o almoço, o grupo visitou a linha de produção, acompanhando todas as etapas da fabricação das carrocerias — desde a estrutura inicial de ferro, conhecida como “casulo”, até a entrega dos veículos prontos, pintados, adesivados e em pleno funcionamento. No Brasil, todos os ônibus são entregues rodando, por via terrestre.

A comitiva também visitou o memorial da empresa, onde é apresentada a história da Marcopolo, seus fundadores e a evolução ao longo de mais de sete décadas. A empresa foi fundada em 1949, em Caxias do Sul, com o nome Nicola & Cia, em referência aos irmãos fundadores. Inicialmente, os ônibus tinham carrocerias de madeira. Posteriormente, Paulo Bellini ingressou na sociedade e, em 1969, com a entrada de Valter Gomes Pinto, a empresa iniciou sua trajetória de expansão, tornando-se líder mundial no segmento, com presença em mais de 140 países.

Um ponto importante destacado é que a Marcopolo é responsável pela fabricação das carrocerias, parte elétrica e acessórios dos veículos. O chassi e o motor, nos modelos a combustão, são da Mercedes-Benz. Já os modelos elétricos, ainda em fase inicial, contam com chassi próprio, mas seguem em desenvolvimento, especialmente no que diz respeito à autonomia, sendo mais indicados, neste momento, para trajetos específicos e previamente definidos.

Páscoa em Canela se encerra neste feriadão com expectativa de grande público

CANELA – O feriado prolongado de Tiradentes promete impulsionar o turismo na Região das Hortênsias, com expectativa de intensa movimentação. A ocupação hoteleira esperada gira em torno de 70% entre amanhã, sexta-feira (17) e terça (21), conforme o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha).

A programação do último final de semana da Páscoa em Canela se encerra neste domingo (19). As atrações especiais têm contribuído para atrair visitantes e ampliar o tempo de permanência dos turistas na cidade, refletindo diretamente na economia local.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Cultura, o resultado é fruto de um trabalho contínuo de promoção do destino, com participação em eventos e ações de divulgação em diversos estados brasileiros. Para atender à demanda, Canela conta com uma rede hoteleira estruturada, que atualmente soma cerca de 6 mil leitos, além de ampla oferta gastronômica e de entretenimento – inclusive com muitos empreendimentos abertos e ampliados neste ano de 2026.

O prefeito Gilberto Cezar destaca que o fortalecimento do turismo é resultado de investimentos estratégicos. “Estamos investindo de forma permanente na promoção do Destino Canela e na qualificação dos nossos eventos. Esse movimento reflete diretamente no aumento do fluxo de visitantes e no desenvolvimento da economia local”, afirma.

O secretário de Turismo e Cultura, Athos Cunha, ressalta a importância da programação como diferencial competitivo. “Buscamos oferecer atrações diversificadas e de qualidade, que incentivem o visitante a permanecer mais tempo na cidade. A programação de Páscoa foi planejada para encantar, com destaque para o Desfile Encantado, que encerra neste final de semana, além de atividades inéditas no coreto. Quem vier a Canela encontrará uma cidade preparada, com ótimas opções de hospedagem, gastronomia e lazer”, completa.

Além de estreias no Coreto de Páscoa, ao lado da Casa de Pedra, o Desfile Encantado terá a última apresentação de 2026, levando, mais uma vez, o colorido dos personagens para as principais ruas de Canela. A atração acontece no sábado, dia 18, às 17 horas, saindo em frente a Catedral de Pedra, até a Avenida Osvaldo Aranha.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (17)
Coreto
15h – “Mathilda Salva a Páscoa” – Teatro infantil de bonecos
16h30 – “A Coelhinha das palavras perdidas” com Doce Verso – Contação de história

Sábado (18)
Coreto
10h – “Contos de Páscoa – Cores da Vida” com Daiene Cliquet – Teatro de bonecos
11h – “Rosto em Arte” – Maquiagem Artística e Pintura Facial
14h – “Um Salto no Saber” – Teatro infantil educativo
15h30 – “Coelhos à Espera” – Apresentação teatral
16h30 – “A Coelhinha das palavras perdidas” com Doce Verso – Contação de história
Igreja Matriz/Av. Osvaldo Aranha
17h – Desfile “Encantos da Páscoa”
Percurso: Saída da frente da Catedral de Pedra e segue até o final da avenida Osvaldo Aranha, na esquina com a rua Getúlio Vargas.

Domingo (19)
Coreto
 11h – “Um Salto no Saber” – Teatro infantil educativo
 14h – “A Galinha da Páscoa” – Teatro cômico
 15h – “Mathilda Salva a Páscoa” – Teatro infantil de bonecos
 16h30 – “Expresso Acústico – Especial de Páscoa” – Show musical performático

Congresso em Canela

Canela sedia o VI Congresso Gaúcho de Direito Eleitoral em Canela

Evento reúne autoridades e especialistas jurídicos na Serra Gaúcha e segue até o dia 18 de abril com extensa programação na área eleitoral.

Na noite desta quinta-feira, 16 de abril, a cidade de Canela foi palco da cerimônia de abertura do VI Congresso Gaúcho de Direito Eleitoral, evento de grande relevância para o cenário jurídico e político do Rio Grande do Sul. A solenidade contou com a presença de autoridades de destaque, entre elas o vice-prefeito Gilberto Tegner, do deputado federal Pompeo de Mattos e os vereadores Rodrigo Rodrigues e Graziela Hoffmann.

O congresso, que se estende até o dia 18 de abril, conta com uma extensa programação voltada ao debate e ao aprofundamento do direito eleitoral brasileiro, reunindo magistrados, advogados, professores e estudiosos da área em painéis, palestras e discussões temáticas.

Durante a abertura, ambas as autoridades usaram a palavra e destacaram a importância do exercício do voto e do fortalecimento do direito eleitoral para a democracia brasileira. O vice-prefeito Gilberto Tegner ressaltou que o voto é o instrumento mais legítimo de participação cidadã, e que eventos como este congresso são fundamentais para qualificar o debate eleitoral e aprimorar as instituições democráticas.

Já o deputado federal Pompeo de Mattos enfatizou o papel do direito eleitoral como pilar de sustentação da democracia, afirmando que o aprimoramento das normas e a educação política da população são caminhos indispensáveis para garantir eleições cada vez mais transparentes e representativas.

O VI Congresso Gaúcho de Direito Eleitoral segue com programação até a sexta-feira, dia 18 de abril, em Canela, na Serra Gaúcha, consolidando a cidade como sede de um dos principais eventos jurídicos do estado na área eleitoral.

Programação — 2º dia | Sexta-feira, 17 de abril de 2026

UCS Campus Hortênsias — Canela

09h00 — Recepção e Networking

09h30 — Painel 1: “Desafios e resiliência das democracias contemporâneas: ameaças globais e soluções locais no contexto eleitoral”

Palestrantes: Luciano de Faria Brasil (FMP) e Carlos Reverbel (UFRGS)

Mediação: Anne Grahl Müller (Procuradora-geral de Canela)

10h30 — Coffee Break

10h45 — Painel 2: “Discurso de ódio no contexto eleitoral”

Palestrantes: Edson Borowski (TRE-RS) e Samara Castro (Sec. Presidência da República)

Mediação: Ana Paula Machado (Advogada)

11h45 — Networking

12h00 — Almoço: Vivre Restaurante (Laghetto Viverone Canela)

14h00 — Painel 3: “IA nas campanhas eleitorais: ética, regulação, potencialidades e riscos”

Palestrantes: Francieli de Campos (FMP) e Karine Liz (TRE-SC)

Mediação: Bruno Coletto (Advogado)

15h00 — Atividade: “A campanha que se autossabotou”

Convidado: Guilherme Sturm (EssenJus)

15h30 — Painel 4: “Desafios e impacto das federações na representação e governança eleitoral”

Palestrantes: Christine Rondon (Advogada) e Milton Cava (Advogado)

Mediação: Alexandre Medeiros de Castro (TRE-RS)

16h30 — Coffee Break

16h45 — Atividade: “Você decide: um caso de abuso de poder julgado ao vivo”

Participantes: Simone Chalela (Juíza), Cláudio Fontella (Procurador), Maritânia Dallagnol (Advogada) e Gustavo Paim (Advogado)

17h30 — Painel 5: “Participação feminina na política e políticas afirmativas”

Palestrantes: Débora Vicente (TRE-RS), Maritânia Dallagnol (Advogada) e Yeda Crusius (Ex-governadora)

Mediação: Carla Nicolini (Advogada)

18h30 — Atividade: “O caso do cavalo Merendão: liberdade de expressão e limites na propaganda eleitoral”

Palestrantes: Guilherme Gonçalves (Advogado) e Daiani Piccoli (TRE-RS)

19h00 — Encerramento do 2º dia

Sábado, 18 de abril de 2026
Local: Câmara de Vereadores de Gramado

09h30 — Recepção e networking
09h45 — Painel 6: Direito Eleitoral em Debate
Palestrantes: Rogério Gesta Leal (TJRS), Caetano Cuervo Lo Pumo (advogado) e André Linck (advogado)
Mediação: Renata Aguzzolli Proença (advogada)

10h45 — Conferência final: Entre regras e votos — como candidaturas femininas podem se destacar na propaganda eleitoral
Palestrante: desembargadora Luiza Portella (TRE-SC)
Mediação: Mariana Steinmetz (advogada)

11h45 — Networking de encerramento
12h00 — Almoço no Restaurante Campo & Vinho (Rua Coberta — Gramado/RS)