Início Site Página 19

Não decola

Anunciado com pompa e circunstância, o parque da Varig em Nova Petrópolis, ao que parece, está num atoleiro. Os dois parceiros, a Associação VarigVive e a HS, grupo que seria o investidor, já não se entendem mais. Há um ano, a obtenção das licenças ambientais era comemorada, as árvores da área que receberia o empreendimento foram arrancadas e depois algo entrou no meio. Com mútuas acusações de não cumprimento de acordo, a causa aparentemente vai parar na Justiça. As primeiras notícias do parque, acompanhado de um complexo hoteleiro e residencial de luxo, foram dadas no início de 2021. Para a antiga aeronave (Boeing 727) chegar à Linha Imperial demorou um ano, mais três até obterem as licenças e agora menos de um para entrarem em conflito. Nesta tarde, o presidente da VarigVive, Oscar Bürgel, confirmou à coluna, que o projeto “neste momento está estagnado” e que buscam nova área e novo investidor, e que já há “vários interessados para o projeto”.

Enquanto isso..

O Parque Temático Jardim Secreto do Capitão, em Gramado, realiza no próximo dia 16 de maio, às 14h, a sua apresentação institucional. O evento acontece na Estrada Vicinal, nº 90, no bairro Pulador, ao lado do Mundo Gelado do Capitão.

A iniciativa marca um novo momento do empreendimento, e os convidados conhecerão o projeto e embarcar na proposta temática do espaço, tem várias aeronaves.

Viação Canelense
Seu Wagner Oliveira confirmou nesta manhã que pretende parar a operação do transporte coletivo sexta-feira, conforme seu procurador falou na Câmara no dia 4 passado. Ao que a coluna conversou com ele, de fato a situação ficou inviável sem a ajuda buscada junto à Prefeitura. E o tempo urge.
Ao que a coluna levantou, o prefeito pensa em licitação, mas o secretário Adriel Buss disse hoje que consultou a Procuradoria sobre a possibilidade técnica de oferecer auxílio. Esta, porém, respondeu que não há legalidade, dado a precariedade do contrato, cuja situação se arrasta desde antes da Constituição de 1988.
Parobé, Canoas e Portão são alguns municípios gaúchos que já oferecem o transporte totalmente grátis. Quem sabe o caminho não é por aí?

Oktoberfest
A 37ª Oktoberfest de Igrejinha terá cerca de 70 atrações musicais este ano. Destaque para os shows de Simone Mendes (foto), Di Ferrero, Turma do Pagode, Traia Véia, Guilherme e Benuto, Acústicos e Valvulados e Alok. A maior festa comunitária do Brasil acontecerá de 9 a 18 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Trajano e Nardini
Luiza Trajano disse ser uma honra receber o Troféu Octávio Rossi, junto com um jovem como Gregório Nardini, outro homenageado na noite de quinta passada na Câmara de Vereadores de Gramado (foto), os primeiros homenageados com a distinção recém-criada pelos vereadores. Imaginemos então a satisfação do Gregório ao lado da lenda.
Luiza Trajano enfrenta uma certa resistência por parte da população que politiza a questão, já que ela é conhecida como uma lulista. Mas vejam como isso é: uma fonte da coluna garante que um filho dela é bolsonarista “doente”. O que ninguém pode questionar é o tamanho desta empresária, o gigantismo da sua obra. Além disso, disse ser uma propagandista de Gramado desde o ano passado, quando veio pela primeira vez por causa do Gramado Summit. Chegou a dizer que as imagens mais bonitas da sua vida viu aqui. Uma questãozinha sobre o que ela disse na Câmara que eu questionaria: o tema da Gramado Summit 2026, que a motivou a vir de novo, era exatamente sobre a humanização, e na Câmara ela disse que sua rede social “nasceu para humanizar o atendimento digital”, pois “cada vez mais ela (Lu, sua influenciadora virtual) está parecendo uma humana”. Ora, humaniza ou não humaniza? Ou humanizar é fazer “parecer” humano? Fica a questão! Ademais, palmas para a Luiza e para o amigo Gregório, lembrado por seu talento.

Senador Van Hatten
Durante o final de semana do Dia das Mães, vários políticos passaram por Gramado e região. Gabriel Souza e Ernani Polo, pré a governador e vice (MDB/PSD), o candidato desta chapa ao Senado, Frederico Antunes (PSD), tem mais o Rigotto, e sexta ao meio-dia o Marcel Van Hatten, com sua dobradinha a deputado federal, Felipe Camozzato, ambos do Novo. Estes tiveram um almoço com lideranças no Mamma Mia e depois foram visitar a Festa da Colônia. Chama atenção a pulverização (abrangência) da campanha de Van Hatten, perpassando partidos e sem partidos, como se vê na foto: Maurício Boniatti, Marcel, eu, Camozzato, o vereador Ike e o secretário Lucas Roldo.

Feriado
O feriado de Ascensão do Senhor é quinta-feira, dia 14. Gramado o adiou para sexta para que os servidores possam gozar feriadão. Já Canela optou por manter a data de quinta e fazer ponto facultativo na sexta, ou seja, fechar os dois dias, fazendo a recuperação no dia 30, sábado.
Já na semana do dia 26 de maio, que é feriado de Caravaggio em Canela e cai em uma terça-feira, ainda não se sabe, mas se imagina que aquela segunda também será liberada.
Resumindo, nesta semana Gramado fecha as repartições públicas na sexta e Canela quinta e sexta.

Gramadense estreia na Copa FGF e mira vaga em competição nacional

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) já tem data marcada para iniciar sua caminhada na Copa FGF. A estreia do Trem da Serra será nesta quarta-feira (13), às 15h, na Vila Olímpica, diante do Santa Cruz. Os ingressos serão vendidos na hora da partida por R$ 20.

O confronto contra o Galo, como é chamado o tradicional clube de Santa Cruz do Sul marca o início da campanha do Gramadense no Grupo A, que também conta com Monsoon e Brasil de Farroupilha. As equipes disputarão duas vagas para a próxima fase da competição estadual.

A estreia gera expectativa no clube serrano, que aposta em um elenco mesclado entre juventude e experiência para buscar uma campanha sólida na competição. Além de servir como preparação para a Divisão de Acesso, a Copa FGF também representa a possibilidade de o Gramadense conquistar uma vaga inédita em uma competição nacional.

Preparação teve 40 dias

O técnico do Gramadense, Gustavo Corrêa, destacou que a equipe realizou uma pré-temporada intensa antes da estreia oficial. Segundo ele, foram 40 dias de preparação, incluindo treinamentos e amistosos.

“A preparação foi muito boa. Tivemos 40 dias de pré-temporada e nesse período realizamos dois amistosos, uma contra a equipe sub-20 da Apafut e outro diante do São José. Foram amistosos bem proveitosos e estamos felizes com o que o grupo apresentou até aqui”, afirmou.

O treinador explicou que a reta final de preparação está sendo dedicada aos últimos ajustes técnicos e táticos para a estreia em casa. “Agora é a reta final, ajustando os últimos detalhes para enfrentar a equipe do Santa Cruz e estrear com o pé direito na competição. Jogando em casa, é importante conquistar a vitória”, ressaltou.

Juventude e experiência

O elenco do Gramadense foi montado com diversos atletas jovens, incluindo jogadores oriundos das categorias de base, além de nomes mais experientes para dar equilíbrio ao grupo. Para Gustavo Corrêa, essa mescla é fundamental em uma competição curta e equilibrada como a Copa FGF.

“É importante essa mistura entre atletas jovens e experientes para buscar equilíbrio. Apesar da média jovem, muitos já têm experiência em competições como Copa FGF e Divisão de Acesso. Estamos felizes com o que os atletas apresentaram até aqui”, comentou.

Cenário nacional

Embora a competição também seja vista como preparação para a Divisão de Acesso, o treinador deixou claro que o principal objetivo do Gramadense é buscar uma vaga em competição nacional.

“A Copa FGF nos dá a possibilidade de, pela primeira vez, colocar o clube em um cenário nacional dentro do futebol profissional. Sabemos que é uma competição difícil, mas ela possibilita isso. Esperamos alcançar nossos objetivos jogo a jogo para chegar à fase final e conquistar essa vaga”, destacou.

Segundo o comandante, o clube encara a competição com seriedade, mas também entende a importância do torneio como parte da evolução do projeto esportivo do Gramadense.

“Claro que a Copa também será importante como preparação para a Divisão de Acesso, que é outro grande objetivo do clube”, acrescentou.

Santa Cruz deve impor dificuldades

Sobre o adversário da estreia, Gustavo Corrêa afirmou que espera um confronto equilibrado diante de uma equipe tradicional do futebol gaúcho.

“A equipe do Santa Cruz foi formada há pouco tempo também, mas é um clube muito tradicional e acostumado a disputar essas competições. Sabemos que teremos um grande enfrentamento, mas estamos confiantes pelo que apresentamos até agora”, avaliou.

O treinador acredita que a estreia servirá como um parâmetro importante para medir o nível competitivo da equipe.

“Nos treinamentos tivemos uma evolução muito significativa, tanto técnica quanto taticamente, dentro daquilo que propomos aos atletas. Estamos satisfeitos com o que o grupo apresentou até aqui. Mas é claro que a competição é que vai mostrar de fato o nível em que a equipe se encontra”, explicou.

Ainda segundo Gustavo Corrêa, a estreia será fundamental para identificar pontos de evolução ao longo da competição. “O jogo e a competição vão servir como parâmetro para entendermos aquilo que ainda precisamos melhorar e trabalhar”, concluiu.

Viação Canelense promete parar nesta sexta-feira

CANELA – O CEO da Viação Canelense, Wagner Oliveira, confirmou na manhã de terça-feira (12), ao Jornal Integração que vai paralisar o transporte coletivo de Canela na sexta-feira (15), caso não haja até lá uma sinalização por parte da Prefeitura sobre auxílio nos custos. A medida já havia sido antecipada na sessão da Câmara de Vereadores da última semana, no dia 4 de maio, quando a empresa mencionou prejuízo mensal ao redor de cem mil reais para a operação.

Wagner informou que participou de uma reunião com o secretário de Trânsito, Adriel Buss, e que aguarda uma posição definitiva do Executivo.

O secretário Buss confirmou o encontro e afirmou que a Prefeitura aguarda um parecer da Procuradoria-Geral do Município, que deve ser emitido entre hoje e amanhã, sobre a legalidade de conceder subsídio à empresa. Ele também buscou tranquilizar a população, destacando que o município trabalha com um “plano B” para evitar a interrupção do serviço.

“A comunidade pode ficar tranquila que nós vamos fazer de tudo para que a população não fique desassistida com o transporte público em Canela”, afirmou Buss.

Durante a tarde desta ter-feira, o Jornal Integração teve acesso a recomendação da PGM, no sentido de que não há legalidade para prestar auxílio à Viação Canelense:
A Procuradoria-Geral do Município aponta que não é possível conceder subsídio à Viação Canelense neste momento por falta de base legal.

O serviço opera por permissão precária, sem contrato licitado, o que impede aporte direto de recursos. Além disso, não há estrutura regulatória, previsão orçamentária nem estudos oficiais validados, o que poderia gerar questionamentos legais e fiscais.

Audiência Pública debate adequação tarifária da Aegea/Corsan para o setor de hospedagem

ESTADO – A Comissão de Economia, Trabalho, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa promoveu, na segunda-feira (11), uma audiência pública para debater o enquadramento tarifário da Aegea/Corsan aplicado à rede de hospedagem.

O encontro, proposto e conduzido pelo deputado estadual Guilherme Pasin (PP), ocorre em meio à tramitação do Projeto de Lei nº 77/2026, de autoria do parlamentar, que proíbe a cobrança de múltiplas Tarifas de Serviço Básico (TSB) com base na quantidade de quartos em hotéis e pousadas.

Durante a audiência, foi exposto o descontentamento do setor com o atual modelo de cobrança, que desconsidera a sazonalidade e a natureza do serviço prestado. Atualmente, os hoteleiros questionam o cálculo de consumo baseado na quantidade de quartos, método que ignora os longos períodos de baixa ocupação. Durante o debate, Pasin rebateu a justificativa de que o equilíbrio financeiro da companhia — impactado pela ampliação da tarifa social para 2 milhões de gaúchos, deva recair sobre um segmento específico.

“Não podemos permitir que a responsabilidade social da companhia seja transferida para o setor de hospedagem. Se o critério é o número de quartos, amanhã passaremos a cobrar os hospitais pela quantidade de leitos? É necessário equilíbrio e bom senso”, afirmou o deputado Guilherme Pasin.

A presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (SHRBS), Ivone Ferraz, classificou a cobrança como “injusta e desproporcional”. Segundo ela, um quarto de hotel não pode ter o mesmo tratamento de um condomínio residencial, já que o consumo real, medido pelo hidrômetro, deveria ser o único balizador.

“Quando o hotel perde competitividade, o comércio, o município e o turismo perdem juntos”, pontuou. A visão foi corroborada pelo diretor-adjunto do Procon RS, Sérgio Teixeira, que alertou que o impacto nos custos ao setor reflete diretamente no bolso do consumidor.

O diretor da Aegea/Corsan, César Faccioli, informou que a empresa iniciou um processo de negociação com os Sindicatos. Ele defendeu a necessidade de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da companhia, citando como justificativa o recente aumento do alcance da tarifa social no estado.

Encaminhamentos da audiência

Como resultado imediato, por solicitação do deputado Pasin, foi estabelecida a criação de um protocolo junto ao Procon RS reunindo todos os subsídios e dados colhidos no encontro. O objetivo é dar celeridade a projetos e medidas que garantam que a cobrança de água no setor produtivo seja feita de forma justa e proporcional.

Também integraram a mesa de debates os deputados estaduais Cláudio Tatsch (PL) e Gustavo Victorino (Republicanos); o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e de Tutelas Coletivas (Nudecontu) da Defensoria Pública, Felipe Kirchner; o diretor da Aegea/Corsan, Luiz Henrique Nóbrega; e o representante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), Thiago Luis. A audiência contou ainda com a participação e o relato de dezenas de representantes do setor.

Projeto de Lei proíbe cobranças múltiplas

Pasin é autor do Projeto de Lei nº 77/2026 que tramita na Assembleia. A matéria proíbe as concessionárias de água e esgoto de cobrar múltiplas Tarifas de Serviço Básico (TSB) ou taxas de disponibilidade com base no número de quartos em hotéis e pousadas. O texto determina que esses empreendimentos sejam considerados uma única unidade consumidora, com a fatura composta por apenas uma tarifa básica somada ao consumo real medido pelo hidrômetro.

O projeto também prevê sanções em caso de descumprimento, incluindo devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente e aplicação de multa administrativa revertida ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Gramadense fecha patrocínio master com empresa presente na Série B do Brasileirão

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) conquistou mais um importante avanço para a temporada de 2026. O clube anunciou na noite de terça-feira (12), que fechou contrato de patrocínio máster com a empresa Bolsa de Aposta, plataforma voltada ao mercado de Trade Esportivo e que já investe em equipes da Série B do Campeonato Brasileiro, como o Criciúma e o CRB.

A marca da empresa estará estampada na parte principal da camisa do Gramadense durante toda a temporada, período em que o clube disputará a Copa FGF e a Divisão de Acesso do Gauchão. O vínculo firmado entre as partes poderá ainda ser renovado ao final da temporada.

De acordo com o clube, o fechamento do acordo representa mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Gramadense nos últimos anos. A chegada de uma empresa que já atua junto a clubes de relevância nacional demonstra a confiança no projeto construído, baseado em planejamento, responsabilidade, organização e visão de crescimento a longo prazo.

Por meio de nota, o Gramadense afirma que além da força e da visibilidade do nome de Gramado, fatores que naturalmente aproximam investidores e empresas interessadas em associar suas marcas à cidade, outro ponto que chamou a atenção da patrocinadora foi o momento estrutural vivido pelo clube. O Gramadense trabalha na construção de uma nova arena, projeto que simboliza o crescimento institucional da equipe e reforça a intenção de consolidar um modelo sólido e moderno para o futuro do futebol na região.

Com o novo patrocinador máster, o Gramadense amplia sua capacidade de investimento e segue fortalecendo sua estrutura dentro e fora de campo para a sequência da temporada de 2026.

LEIA MAIS

Presidentes da FGF e da CBF recebem camisas do Gramadense

GRAMADO – Na tarde desta terça-feira (12), o diretor de futebol do Gramadense, Lucas Roldo, participou de um encontro entre representantes de clubes gaúchos com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, realizado na sede da FGF, em Porto Alegre.

O encontro teve como principal objetivo promover o diálogo entre dirigentes e representantes de clubes, buscando ideias e sugestões para a evolução do futebol brasileiro e gaúcho, fortalecendo o desenvolvimento do esporte dentro e fora de campo.

Durante a ocasião, Lucas Roldo realizou a entrega de uma camiseta oficial do Centro Esportivo Gramadense (CEG) para cada um dos presidentes, representando o clube no encontro institucional.

Para o Gramadense, momentos como este são importantes para a troca de experiências, fortalecimento de relações e contribuição conjunta para a evolução do futebol estadual e nacional.

Servidor investigado já estava afastado “em decorrência de processo administrativo”

CANELA – A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação policial destinada ao cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação que apura supostos crimes contra a administração pública e o sistema tributário municipal de Canela.

Os mandados foram cumpridos em endereços localizados na cidade de Gramado, incluindo imóveis residenciais e profissionais vinculados a um casal investigado. Segundo informações da Polícia Civil, os alvos da operação são uma advogada e um fiscal de tributos da Prefeitura de Canela. Conforme apurado pelo Jornal Integração, trata-se de Carolina Fisch e Carlos Alexandre da Silva Ehms. A reportagem busca contato com a defesa dos envolvidos e ressalta que o espaço está aberto para manifestações.

Durante a ação, documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos pelos policiais para auxiliar no andamento das investigações. Ninguém foi preso. A operação contou com a participação de 15 policiais civis e integra um trabalho investigativo conduzido pela Delegacia de Polícia de Canela, que apura possíveis irregularidades envolvendo a administração tributária municipal. conforme as investigações, o prejuízo pode ser superior a R$ 1,4 milhão aos cofres públicos. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Canela e Gramado acompanhou a operação.

Prefeitura afirma que colaborou com investigação

Em nota oficial divulgada após a operação, a Prefeitura de Canela informou que a investigação conta, desde o início, com apoio integral do Executivo Municipal. Conforme o comunicado, a própria administração municipal teria comunicado às autoridades os indícios de possíveis irregularidades assim que os fatos foram identificados.

“A apuração teve origem a partir de comunicação realizada pela própria Prefeitura, assim que foram identificados indícios de possíveis irregularidades. Toda a documentação necessária foi prontamente disponibilizada às autoridades para contribuir com a elucidação dos fatos”, informou o Executivo.

A Prefeitura também esclareceu a situação funcional do servidor investigado. Conforme a nota, o fiscal de tributos é concursado há 10 anos e já havia sido alvo de processo administrativo interno, ocasião em que foi determinado seu afastamento das funções.

No entanto, segundo o Município, o servidor já se encontrava afastado em razão de licença saúde junto ao INSS desde o dia 16 de dezembro de 2025, com previsão de término em 31 de maio deste ano.

“A Prefeitura segue acompanhando o caso com seriedade e responsabilidade, colaborando integralmente com as autoridades competentes para a completa apuração do caso”, conclui a nota.

Investigação segue em andamento

A Polícia Civil não divulgou detalhes sobre os fatos investigados nem sobre o conteúdo dos materiais apreendidos durante a operação. O inquérito segue em andamento e deverá analisar documentos, equipamentos eletrônicos e demais elementos coletados durante as buscas.

LEIA MAIS

Fiscal de tributos da Prefeitura de Canela e advogada são alvos de operação policial

REGIÃO – A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta terça-feira (12) operação policial destinada ao cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão relacionados a investigação que apura crimes contra a administração pública e o sistema tributário municipal de Canela. Os mandados foram cumpridos em uma residência na cidade de Gramado. Ninguém foi preso. Documentos e eletrônicos foram apreendidos pelos policiais.

A ação contou com a participação de 15 policiais civis e teve como alvos endereços profissionais e residenciais vinculados a um casal investigado, sendo ela advogada e ele fiscal de tributos da Prefeitura de Canela. Os nomes não foram divulgados pela Polícia Civil.

Segundo informou a Polícia Civil, as investigações, os suspeitos teriam atuado de forma coordenada em práticas ilícitas voltadas à manipulação de procedimentos tributários municipais, mediante utilização indevida da função pública e atuação paralela na esfera privada, com o objetivo de beneficiar interesses particulares e clientes vinculados ao escritório de advocacia mantido pelo casal.

Conforme apurado no inquérito policial, os investigados são suspeitos de utilizar decisões administrativas direcionadas e revisões tributárias irregulares que posteriormente eram empregadas em medidas judiciais e administrativas em benefício de contribuintes específicos.

As investigações apontam, ainda, indícios de redução irregular de tributos municipais, manipulação de avaliações imobiliárias, concessão indevida de benefícios fiscais, estornos tributários sem respaldo legal e desaparecimento de processos administrativos que continham informações relevantes para auditorias e cobranças fiscais do Município.

Entre os fatos investigados estão suspeitas de alteração indevida de classificação tributária de imóvel para redução significativa de IPTU, interferência em procedimento envolvendo dação em pagamento de imóvel ao Município, além de supostos favorecimentos tributários a empresas privadas mediante manipulação de lançamentos fiscais e alterações cadastrais sem o devido procedimento administrativo.

PREJUÍZO MILIONÁRIO

O prejuízo estimado aos cofres públicos municipais ultrapassa R$ 1,4 milhão, podendo alcançar valores superiores diante da continuidade das apurações e da extensão das práticas investigadas.

A investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Canela contou com atuação conjunta e permanente colaboração da Prefeitura de Canela, especialmente por meio da Procuradoria-Geral do Município e da Divisão de Controle Interno, órgãos que auxiliaram na identificação de irregularidades, compartilhamento de informações técnicas e encaminhamento de elementos relevantes para o avanço das apurações criminais.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, a Polícia Civil realizou buscas por documentos, processos administrativos, equipamentos eletrônicos, registros contábeis, contratos, aparelhos celulares, notebooks, mídias digitais e outros elementos probatórios relacionados aos fatos investigados.

BUSCAS ACOMPANHADAS PELA OAB CANELA E GRAMADO

O Poder Judiciário também determinou medidas cautelares diversas da prisão, entre elas a suspensão imediata do exercício da função pública do investigado vinculado à fiscalização tributária municipal, a proibição de acesso às dependências da Secretaria da Fazenda de Canela, bem como a proibição de contato com testemunhas e servidores públicos ligados aos fatos investigados.

“A investigação identificou fortes indícios de utilização da estrutura pública para favorecimentos tributários indevidos e obtenção de vantagens econômicas particulares, razão pela qual as medidas executadas nesta manhã são fundamentais para preservação das provas e continuidade das apurações”, disse o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela.

A Polícia Civil informa que a investigação prossegue sob sigilo, tendo como objetivo aprofundar a coleta de provas, identificar todos os envolvidos e dimensionar integralmente os prejuízos causados ao erário municipal.

As informações são da Polícia Civil de Canela.

Nos pênaltis, Ice Club garante título da Série Bronze

CANELA – Após uma disputa acirrada, decidida nos pênaltis, o Ice Club sagrou-se campeão do Campeonato Municipal de Futsal Série Bronze de Canela. A grande final ocorreu na noite de sexta-feira (8), no ginásio Carlinhos da Vila.

Na decisão, Ice Club e MB Sports B empataram em 2 a 2 no tempo regulamentar, levando a definição do título para a disputa por pênaltis. Nas cobranças, o Ice Club venceu por 5 a 4 e garantiu o troféu da competição. O MB Sports B ficou com o vice-campeonato. A terceira colocação ficou com a equipe Oito e Meia, enquanto o Canela Automóveis encerrou a competição na quarta posição.

Destaques do Campeonato:

Disciplina: Del Trago Futsal

Destaque do campeonato: Carlos Felipe (Ice Club)

Artilheiro: Roger Monteiro (Magnus) – 11 gols

Revelação:
Davi Rodrigues (Ice Club)

Melhor Treinador: Matheus Bonn (MB Sports B)

Defesa Menos Vazada: MB Sports

Olivas de Gramado conquista ouro na Turquia

GRAMADO – A qualidade do azeite de oliva da safra 2026, produzido pelo Olivas de Gramado, teve grande reconhecimento internacional. A empresa gaúcha foi destaque em concurso realizado na Turquia, país considerado por muitos historiadores como a “terra natal” das oliveiras. Há evidências de que cerca de 2.500 anos antes de Cristo, os habitantes de Anatólia já produziam azeite de oliva. 

O extravirgem Terroir Serrano- carro chefe na linha de produção do Olivas de Gramado- conquistou medalha de ouro no Anatolian IOOC 2006- International Olive Oil Competition na categoria blend de campo, em uma das mais importantes avaliações sensoriais do setor oleícola mundial.

O rótulo gramadense foi avaliado juntamente com amostras de 516 produtores, de 20 países, que participaram da competição, incluindo azeites da Itália, Grécia, Espanha, Turquia, Portugal e Brasil.

Um painel de catas formado por 32 especialistas de 25 nacionalidades diferentes conferiram ao Terroir Serrano produzido com azeitonas koroneiki, Frantoio e Picual, uma pontuação superior a 90, em 100 pontos possíveis.  Foram considerados critérios como frutado, amargor, picância, equilíbrio, persistência e ausências de defeitos sensoriais para analisar as amostras inscritas no certame turco.

 RECONHECIMENTO MUNDIAL – MAIS DE DEZ PREMIAÇÕES

Em 2025, a empresa conquistou ouro no prestigiado TerraOlivo Israel, concurso que reuniu 558 azeites de oliva de 19 países. No mesmo ano, o Olivas de Gramado entrou para o seleto grupo de produtores brasileiros de extravirgens que alcançaram lugar de destaque no renomado New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) realizado nos Estados Unidos. O Terroir Serrano safra 2025 conquistou Gold Award Winner na categoria blend de campo. A competição norte-americana avaliou 1120 amostras de azeites de 32 países.

Ainda em 2025, no EVOO International Olive Oil Contest (EVOO IOOC) Itália, o Terroir Serrano foi agraciado com medalha de prata. A premiação contou com a inscrição de 707 rótulos de 28 países. A coleção de medalhas internacionais do Olivas inclui duas Silver Award (prata) conquistadas em 2023 e 2024 NYIOOC.

Nos anos de 2022 e 2024, o Terroir Serrano foi selecionado para o Flos Olei (Milão Itália), catálogo que reúne os 500 melhores extravirgens do mundo.

O Terroir Serrano e a Infusão Aromática de Azeite de Oliva Extravirgem com Nibs de Cacau, foram premiados na Athena International Olive Oil Competition 2024, com medalhas de prata e bronze respectivamente. A avaliação grega é considerada por especialistas como uma das três mais importantes do segmento em nível mundial.  Em 2025, o Olivas conquistou o Selo Premium concedido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).