Início Site Página 20

FOTOS: Turismo do Estado pode saltar de R$ 8 para R$ 250 milhões de investimentos

ESTADO – A proposta de emenda à Constituição nº 302/2025, conhecida como a PEC do Turismo, de autoria do deputado estadual, Guilherme Pasin, ex-prefeito de dois mandatos em Bento Gonçalves, é o marco regulatório do setor no Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma verdadeira revolução, pois retira o turismo de uma visão auxiliar e secundária dentro dos governos e o coloca no centro do debate sobre o desenvolvimento econômico do Estado.

A proposta está alinhada à reforma tributária nacional, que muda a lógica da arrecadação, saindo da produção para o consumo. Nesse contexto, o turismo passa a ser um instrumento importante para ampliar a arrecadação, movimentando a economia por meio do consumo gerado pelos visitantes.

Entre os principais pilares da proposta está a constitucionalização do Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur). Hoje, o fundo existe por lei ordinária e pode ser alterado a qualquer momento. Com a mudança, ele passa a ter status constitucional, garantindo mais estabilidade e segurança.

Além disso, a PEC estabelece um parâmetro para o aporte de recursos no fundo, baseado na arrecadação de tributos municipais, especialmente o ISSQN, equivalendo a um quinto do que é arrecadado. A ideia é que, a partir de 2027, o investimento estadual em turismo salte de cerca de R$ 8 milhões para algo entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões ao ano.

Outro ponto importante é que o fundo passa a ter uma regra de execução mínima de 75% ao ano, evitando que os recursos fiquem parados. Esses investimentos serão direcionados para áreas estratégicas, como infraestrutura turística, estudos de mercado e, principalmente, promoção do destino.

A proposta também separa a promoção turística da publicidade institucional de governo, criando uma marca própria para o turismo do Estado, com atuação contínua, independentemente das mudanças de gestão.

Outro avanço é a previsibilidade dos investimentos, tanto para o setor público quanto para o privado. O fundo terá gestão compartilhada entre Estado, municípios e sociedade civil, garantindo maior eficiência na aplicação dos recursos.

O acesso aos recursos também seguirá critérios de mérito: municípios que investirem no turismo, com estrutura organizada, conselho de turismo, secretaria e ações concretas, terão prioridade na captação de recursos.

A PEC ainda fortalece a integração entre turismo, cultura e esporte, potencializando eventos e atividades com viés turístico, sem retirar recursos de áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

A proposta foi aprovada por unanimidade em primeiro turno ontem, 06 de maio e ainda precisa passar por uma segunda votação, em cerca de 15 dias. Caso confirmada, entrará em vigor a partir de 2027, sem impacto no orçamento de 2026.

Origem da PEC e critérios para acesso aos recursos

O deputado estadual Guilherme Pasin destacou que a construção da PEC do Turismo teve origem em um movimento coletivo do setor. Segundo ele, a proposta foi inspirada pelo Instituto RS Nasce, pelo grupo G30 Serra Gaúcha e por mais de 40 entidades ligadas ao turismo, sendo elaborada e aprovada em tempo recorde na Assembleia Legislativa.

Pasin também detalhou como será o acesso dos municípios aos recursos previstos na proposta. De acordo com ele, a PEC cria um modelo de hierarquização dos destinos turísticos, classificando-os em categorias como distritos turísticos, estâncias turísticas e municípios de interesse turístico.

Essa classificação leva em conta o nível de desenvolvimento de cada cidade no setor. Destinos mais consolidados, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, deverão receber recursos voltados principalmente à promoção turística e à realização de eventos. Já municípios em estágio inicial ou intermediário poderão acessar investimentos direcionados à estruturação do turismo, como sinalização, qualificação de mão de obra e organização de roteiros.

O modelo não prevê valores fixos por município, mas sim uma distribuição proporcional, conforme o grau de maturidade turística e as necessidades de cada localidade. A proposta busca, assim, equilibrar o desenvolvimento regional, fortalecendo destinos já consolidados e incentivando o crescimento de novos polos turísticos no Estado.

“A lógica é essa: os municípios mais avançados terão investimentos proporcionais às suas necessidades, especialmente em áreas como promoção e eventos. Já aqueles que ainda estão em estágio inicial, mas com potencial, receberão recursos voltados ao desenvolvimento, como estruturação de rotas e roteiros. A beleza do projeto é justamente essa — ser justo com quem já está consolidado e, ao mesmo tempo, estimular e dar condições para que outros municípios avancem e atinjam maior desempenho”, explicou.

Foto: Anselmo Cunha/Divulgação – Empresários e lideranças do setor do turismo foram acompanhar a votação

Gramadenses acompanharam a votação

Em um movimento que uniu o poder público e a iniciativa privada, Gramado consolidou sua posição estratégica no cenário turístico estadual, ao exercer uma grande mobilização e articulação pela aprovação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 302/2025 – denominada como ‘PEC do Turismo’. A votação ocorreu ontem (5), na Assembleia Legislativa, de forma unânime, com 43 votos favoráveis. 

Uma comitiva gramadense esteve presente, capitaneada pelo prefeito Nestor Tissot, contando com importantes lideranças do trade turístico como a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o secretário de Turismo, Ricardo Reginato, além dos empresários Guilherme Paulus, Pedro Bertolucci, Eduardo Zornazello, Marta Rossi, Any Brocker, Luciano Peccin e Felipe Peccin.

“Para Gramado a aprovação representa a consolidação de um trabalho de décadas, garantindo que o município continuará sendo o principal vetor econômico de desenvolvimento do turismo no estado. A aprovação desta PEC faz com que o turismo seja reconhecido como o motor estratégico que ele realmente é para a nossa economia, trazendo segurança para quem investe e incentivando a criação de novos postos de trabalho”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

Foto: Anselmo Cunha/Divulgação – Comitiva de Gramado foi acompanhar a votação na Assembleia

Além de recursos planejamento e previsibilidade

A presidente da GramadoTur, Rosa Helena Volk, avaliou de forma positiva a aprovação, em primeiro turno, da PEC do Turismo no Rio Grande do Sul, destacando o impacto direto para o setor.

Segundo ela, a proposta representa uma mudança estrutural ao estabelecer uma política pública clara e estratégica para o turismo e eventos no Estado. “Eu acho que muda tudo para todo mundo que trabalha com turismo e eventos. É ter uma política pública definida, estratégica, que prevê recursos e, portanto, permite planejar com mais previsibilidade”, afirmou.

Rosa Helena também ressaltou a expectativa para a segunda votação, defendendo que o texto seja mantido ou aprimorado. “Tomara que, no segundo turno, não haja alterações que prejudiquem, e se houver emendas, que sejam para melhorar”, comentou.

A dirigente lembrou ainda que Gramado, ao longo dos anos, já havia sugerido iniciativas semelhantes, buscando a criação de uma política estadual estruturada para o setor. “Gramado já tinha, em várias oportunidades, sugerido projetos de lei importantes para o turismo do Estado. Que bom que agora foi aceito e votado”, destacou.

Por fim, ela pontuou que, após a aprovação definitiva, será fundamental a regulamentação da lei para que os benefícios se concretizem na prática.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Presidente da GramadoTur, Rosa Helena Volk

Festuris e entidades do turismo recebem homenagem na Assembleia Legislativa

GRAMADO – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) realizou, na terça-feira (5), uma solenidade especial em homenagem ao turismo gaúcho, destacando entidades e lideranças que atuam no fortalecimento do setor no estado. Na ocasião, também foi entregue a Medalha da 56ª Legislatura à Secretaria Estadual de Turismo, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria Estadual de Turismo.

A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Ronaldo Santini e reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao turismo, além de autoridades e personalidades com trajetória marcante no desenvolvimento do setor, especialmente na região de Gramado.

Entre as entidades homenageadas esteve o Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), um dos principais eventos do segmento na América Latina. Representando a feira, os CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello se manifestaram em nome de todos os agraciados, destacando a importância da união entre poder público e iniciativa privada.

“Com muita gratidão, estamos aqui falando em nome dos agraciados. É uma caminhada de mais de 38 anos pelo Rio Grande do Sul e pelo Brasil inicialmente, e depois pelo mundo, para levar o nosso estado a cada canto do planeta. Este trabalho que fizemos sempre em parceria com o governo do estado e com as entidades que também estão sendo homenageadas mostra a força da iniciativa privada e o aplauso que se estende ao governo”, destacou Marta Rossi.

Durante o pronunciamento, Eduardo Zorzanello também ressaltou os desafios enfrentados pelo setor ao longo dos anos, mencionando momentos que exigiram resiliência, como a pandemia, as enchentes de maio de 2024 e instabilidades globais. “Quem lida com o turismo, lida com uma montanha-russa de emoções todos os dias”, afirmou.

O evento contou com a presença de importantes nomes ligados ao turismo e à história de Gramado, como o ex-presidente do Natal Luz, Luciano Peccin, o ex-prefeito Pedro Bertolucci, o atual prefeito Nestor Tissot e o empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC.

Além do Festuris, foram homenageadas diversas entidades representativas do setor turístico: ABAV-RS (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul), UGART (União Gaúcha dos Operadores e Representantes do Turismo), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ASSMURS (Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul), SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região), SINDETUR-RS (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio Grande do Sul), ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo), MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), SKAL Internacional Porto Alegre, Convention & Visitors Bureau, SEBRAE, SESC/RS, SENAC e o Sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Sul.

Pesagem do Bolsa Família ocorrerá no turno estendido da UBS Central

CANELA – Os atendidos pelo programa Bolsa Família devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Canela realizará a pesagem obrigatória para manutenção do benefício em quatro datas durante o mês de maio, aproveitando o turno estendido da Unidade Básica de Saúde Central. O procedimento inicia nesta segunda-feira (11) e segue na terça (12) e nos dias 18 e 19 (segundas e terças-feiras), das 17h às 19h.

A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação informa que para a pesagem, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinas e a presença de todos os membros do grupo familiar cadastrados para o procedimento (crianças menores de 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes para acompanhamento pré-natal).

Caso a família deixe de comparecer, pode ter o auxílio financeiro do Governo Federal bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado, pois a pesagem é etapa obrigatória para recebimento do benefício.

FOTOS: Tudo que movimentou o final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO – O segundo final de semana da 35ª Festa da Colônia de Gramado foi repleto de atrações tanto no Complexo de Eventos Expogramado quanto em outros pontos da cidade. Apesar do frio, um grande público prestigiou a intensa programação da festa. No sábado (9), o Encontro de Soberanas das cidades que compõem a Rota Romântica reuniu as cortes de São Francisco de Paula, Linha Nova, Dois Irmãos, São Leopoldo e Presidente Lucena, além das soberanas do Folclore Alemão e da Festa do Figo, ambas de Nova Petrópolis.

Com recepção das soberanas da 35ª Festa da Colônia de Gramado, Érika Barbacovi, Isabela Cavalli Jung e Lisandra Mewius, as cortes participaram de um café colonial e fizeram passeios pela festa e Feira Feito em Gramado. Depois, almoçaram na Cozinha Alemã e participaram de um bate-papo de troca de experiências no Palco Origens.

Na capela, também na manhã de sábado, o padre Neimar Pies celebrou a renovação de votos matrimoniais de dois casais gramadenses. Enquanto Fábio e Raquel Barros celebraram 35 anos de casamento, Sandro e Karine Sônego reafirmaram o compromisso após 25 anos de casados.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Sandro, Karine, padre Neimar, Raquel e Fábio

Na parte da tarde, a grande atração foi o tradicional Desfile de Carretas pela avenida Borges de Medeiros. Representantes das etnias alemã, italiana e portuguesa demonstraram todo seu orgulho na principal avenida de Gramado. No próximo sábado (16), às 15h, ocorre a segunda edição do desfile.

Outra atração da tarde de sábado foi o Filó Italiano, que ocorreu na Praça das Etnias. Com mesa farta, os descendentes de italianos celebraram suas origens. Em parceria com a Gramadotur, o evento foi promovido pelo Circolo Trentino Di Gramado.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Filó Italiano reuniu descedentes da Itália com música a gastronomia

Já no domingo (10), a movimentação no Expogramado começou cedo com a 1ª Exposição de Incentivo de Cavalo Crioulo da Festa da Colônia, que reuniu 31 animais e foi promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Região das Hortênsias.

“Quando concebemos a 35ª edição, pensamos em inserir atividades que pudessem diversificar a programação e valorizar as etnias alemã, italiana, portuguesa e a cultura gaúcha. Tivemos um final de semana de luxo com atrações para todos os públicos”, afirma Patrícia Poetini, gestora da Festa da Colônia de Gramado. Ao longo de todo o dia, um grande público foi registrado nos biers e nas cozinhas alemã, italiana e gaúcha na comemoração do Dia das Mães. Além de farta gastronomia, o evento conta com apresentações artísticas de conjuntos musicais, bandinhas típicas e grupos de dança e canto. Fazem parte das atividades oficiais a Escolinha Rural, o Museu das Etnias, os tradicionais Jogos Rurais, a Feira de Produtos Coloniais e outras atrações. Com entrada e estacionamento gratuitos, a 35ª Festa da Colônia vai até 17 de maio, das 10h às 22h, no Expogramado.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Exposição Cavalo Crioulo foi atração inédita da 35ª Festa da Colônia de Gramado

O alerta preocupante da estudante Vitória

O depoimento da estudante Vitória Rochembach, apresentado em audiência pública, na noite de quarta-feira (6), na Câmara de Canela onde tratou sobre as condições do transporte universitário, escancara uma realidade que muitas vezes permanece invisível Por trás de cada aluno que consegue chegar à universidade, existe uma batalha silenciosa contra o relógio, o cansaço, a burocracia e, muitas vezes, a falta de compreensão do próprio sistema.

Além do transporte

Vitória não falou apenas sobre transporte. Ela falou sobre sobrevivência. Sobre acordar cedo, trabalhar o dia inteiro, sair antes do expediente para não perder o ônibus, ter descontos no salário, chegar atrasada na aula, sair antes do término e acumular faltas que podem comprometer um semestre inteiro. Falou sobre caminhar sozinha à noite por ruas perigosas, sobre medo, insegurança e exaustão. Falou, principalmente, sobre a sensação de que estudar parece ser uma prova de resistência.

Existem outras “Vitórias”

O relato dela representa centenas de estudantes que tentam mudar de vida através da educação, mas encontram obstáculos em praticamente todas as etapas. Há um discurso muito forte de valorização do estudo, mas, na prática, o sistema muitas vezes parece desenhado para dificultar o acesso e a permanência de quem mais precisa.

Rotina excessiva

A juventude trabalhadora vive uma rotina brutal. Muitos estudantes trabalham de segunda a segunda-feira, dobram turnos para pagar mensalidades e enfrentam jornadas que ultrapassam facilmente 14 ou 15 horas entre trabalho, deslocamento e estudo. O resultado disso é o desgaste físico, emocional e psicológico. Não sobra tempo para descanso, convivência familiar ou organização da própria vida.

Aí que entra o 5X2

É justamente neste cenário que cresce a discussão sobre modelos de trabalho mais humanos, como a escala 5×2. O debate não deve se limitar apenas aos pais e mães de família, embora essa pauta também seja urgente. A necessidade de tempo é de toda uma geração que tenta conciliar trabalho, estudo e futuro. O estudante trabalhador também precisa viver. Precisa estudar com dignidade. Precisa conseguir chegar em casa sem medo e sem carregar a sensação permanente de fracasso.

Romantizar o excesso

Existe uma romantização perigosa do esforço extremo. Como se vencer na vida dependesse apenas de “querer muito”. Mas não basta vontade quando faltam condições mínimas. Nenhum aluno deveria precisar escolher entre assistir a aula até o final ou conseguir voltar para casa. que os horários simplesmente não conversam entre si. O depoimento de Vitória também levanta outra reflexão importante: a burocracia desumana. Em muitos setores, parece que as regras existem para complicar ainda mais a vida das pessoas, seja em qualquer esfera seja municipal, estadual e federal. Vitória não pediu privilégio, mas condições.

Motorista é detido por embriaguez após colidir contra árvore na ERS-235

CANELA – Um motorista de 20 anos foi detido por embriaguez ao volante após se envolver em um acidente de trânsito na manhã deste domingo (10), na ERS-235, em Canela. O fato ocorreu por volta das 8h15, no km 48 da rodovia, nas proximidades do Santuário de Caravaggio, bairro Saiqui. Ele sofreu ferimentos leves.

De acordo com informações do Grupo Rodoviário da Brigada Militar (GPRv) de Gramado, a guarnição foi acionada pela Sala de Operações para atender a ocorrência de sinistro de trânsito. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um veículo FIAT Fastback imobilizado sobre a pista de rolamento após sair da estrada e colidir contra uma árvore.

O condutor relatou aos policiais que trafegava no sentido São Francisco de Paula–Canela e que, ao passar por uma curva, perdeu o controle do automóvel por motivos que não soube explicar.

Durante o atendimento da ocorrência, o motorista foi submetido ao teste do etilômetro. O exame, realizado às 9h04, apontou resultado de 0,61 mg/L de álcool por litro de ar expelido, índice que configura, em tese, crime de embriaguez ao volante, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao condutor, que foi encaminhado para os procedimentos legais.

Casais celebram votos de casamento na 35ª Festa da Colônia

GRAMADO – O amor, a fé, a união e a gratidão pela caminhada construída em família marcaram a solenidade de renovação dos votos de casamento realizada no sábado (9), dentro da programação da 35ª Festa da Colônia de Gramado.

O rito religioso, que é mais uma das novidades da festa, foi celebrado pelo padre Neimar Pies, pároco da Igreja Matriz São Pedro, na capela instalada no Complexo Expogramado. Dois casais reafirmaram publicamente o compromisso assumido no matrimônio. Raquel Maria Mazzurana Barros, 57 anos, e Fábio Barros, 59, comemoraram 35 anos de casamento. Já Karine Sônego, 46, e Sandro Sônego, 49, celebraram 25 anos de união.

Para o casal Raquel e Fábio Barros, o convite para fazer renovação de votos na Festa da Colônia foi uma bênção.

“Quando fomos convidados, aceitamos na hora. Penso que foi Deus dando sinais. Veio num momento importante das nossas vidas”, afirma Raquel.

Já Sandro e Karine Sônego, que celebram as Bodas de Prata em dezembro, elogiaram a organização da cerimônia. “Foi surpreendente! Num ambiente religioso, nos sentimos acolhidos pelo padre Neimar. Deixamos nosso agradecimento para a equipe da Gramadotur pela sensibilidade”, frisa Sandro. “Foi uma volta no tempo, um novo começo”, completa Karine.

Além da renovação de votos, a cerimônia marcou outro encontro especial. Karine cantou no casamento de Raquel e Fábio e, com sua voz marcante, alegrou também a celebração de renovação. Com entrada e estacionamento gratuitos, a 35ª Festa da Colônia vai até 17 de maio, das 10h às 22h, no Expogramado.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO

https://www.festadacolonia.net.br/programacao

Parque do Palácio sedia observação de cometa

CANELA – Um grupo de interessados em Astronomia reuniu-se no Parque do Palácio, no domingo (3), para observar o cometa C/2025 R3 PanSTARRS. Convocados pelos Amigos do Parque do Palácio, a turma foi liderada pelo astrônomo amador Fábio Feijó, que orientou a atividade e disponibilizou equipamento para a observação do firmamento. O cometa foi observado através de telescópio com aumento de 60 vezes. Imagens foram obtidas com câmera equipada com lentes adequadas para fotos em Astronomia.

O cometa foi descoberto em 8 de setembro de 2025 pelo observatório astronômico de mesmo nome do Havaí, quando ainda estava com brilho muito fraco e distante do Sol. Este “visitante”; dos confins do Sistema Solar, seguiu sua trajetória até atingir o ponto de maior aproximação com o Sol, o chamado perihélio, em 19 de abril de 2026.

A aproximação com o Sol aqueceu o núcleo do cometa, liberando grandes quantidades de gás e poeira, formando o típico desenho destes objetos: uma
nuvem arredondada brilhante (a chamada coma ou cabeleira) e a cauda. Toda esta transformação também aumentou consideravelmente o brilho do corpo celeste, tornando-o facilmente visível com uso de binóculos e telescópios amadores. O cometa agora já se afasta da região interior do Sistema Solar, voltando para os limites do nosso sistema planetário, de onde veio.


A data escolhida para a visualização do cometa foi em função de sua trajetória. A ausência de nebulosidade no entardecer e início da noite garantiu condições satisfatórias para a atividade. A localização e a topografia do Parque do Palácio, resguardado da intensa iluminação urbana, favorecem a prática de astronomia naquele local, que em outras ocasiões já recebeu oficinas de observação de astros celestes.

Viking

Além de um belo chope, o Thiago Cardoso montou uma estrutura maravilhosa, de fabricação e paralela, para eventos. Um local maravilhoso que vale a pena conhecer, no bairro Bom Jesus, em Canela. Sem contar que o Thiago é uma simpatia, trabalhador, honrado e, portanto, merecedor do nosso prestígio. Na foto, de ontem à noite, Pedro Maciel (degustando), o vereador e empresário de São Chico, Fábio Ferreira, e o Thiago.

Gramado Summit
A abertura foi quarta-feira, e encerra nesta sexta-feira (8). Os números extraordinários já publicamos aqui na edição de terça. Ontem, após a cerimônia de abertura, com seu discurso emocionante, Marcus Rossi, o CEO e fundador do evento, circulou pela feira em atenção aos participantes. Na foto, o presidente do Sindilojas Hortênsias, Sandro Schmidt, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Neri da Farmácia, Marcus Rossi e o vereador e empresário gramadense, sócio da MétoDoc, expositora do evento, Ike Koetz.

Participação
Prestigiando o estande da Fecomércio no Gramado Summit, Gabriel Schuler, diretor do Hotel SESC de Gramado, Nilvio Castanheiro, diretor executivo do Sindilojas, Ike Koetz, Daniela Barbosa – diretora do SENAC, Sandro Schmidt e Neri da Farmácia.

Cúpula
O coronel Luís Fernando Becker, comandante do CRPM H (Comando Regional da Polícia Militar – Hortênsias), e a major Cláudia Nara Maldaner, chefe do Estado-Maior do CRPM H, foram conferir as instalações da Gramado Summit, ainda durante a montagem, terça-feira à tarde, e foram recebidos pelo CEO do evento, Marcus Rossi. Como sabemos, a segurança é o principal patrimônio turístico da região.

PEC do Turismo
A aprovação da PEC do Turismo em primeiro turno é comemorada pelo trade. Há muitos anos que o recurso que passa pela Secretaria Estadual dá somente, e tão somente, para o pagamento da folha. A irrelevância desta secretaria é sentida desde sempre. Vamos ver se agora vai: saltar de 8 milhões anuais para mais de 200 parece bom. Fizemos uma ampla matéria sobre a PEC nesta edição, a partir de uma longa conversa com o deputado Pasin, autor da emenda à Constituição gaúcha, nesta manhã. O fundo será constituído com um quinto do arrecadado pelo setor, medido pelo ISSQN, que é a nota fiscal de prestação de serviço. Mas o acesso aos recursos não tem o mesmo critério, tipo, receber de volta um quinto do que pagou. No entanto, o deputado garante que a estrutura e relevância turística do município serão levadas em conta pela lei.

Caso Master
O ministro do STF, relator do caso, André Mendonça, bem como a Polícia Federal, acham ruim a delação apresentada pelo laranja Daniel Vorcaro. Mendonça disse que viu coisas que aconteceram e que agora não aparecem mais. Enfim, como era de se imaginar, não vai dar nada, como ocorreu com a Lava Jato, onde o apontado como o líder da roubalheira toda da época, pouco tempo depois, se tornou o líder de todos nós, ainda hoje nos representou nos EUA em reunião com o presidente daquela nação, Donald Trump. É o sistema todo corrompido porque damos corda demais. Lá no primeiro mandato do Lula não demos bola para o Mensalão, depois tapamos os olhos para o Petrolão, os fundos de pensão, anulamos a Lava Jato, não olhamos para o INSS e assim vai ser com o Master. Isso tudo gerou a certeza da impunidade e corrói a nação aos poucos. Não sobra partido, nem instituição que não esteja roubando, para usar uma palavra bem popular.

FOTOS: Tradição e cultura são atrações na 35ª Festa da Colônia

GRAMADO – A 35ª Festa da Colônia segue movimentando o Expogramado com uma programação repleta de cultura, gastronomia, música e tradições do interior. Entre os destaques deste fim de semana estão o tradicional Desfile de Carretas, a estreia da Exposição de Incentivo de Cavalo Crioulo e o transporte gratuito disponibilizado aos visitantes.

Um dos momentos mais aguardados da programação acontece neste sábado (9), a partir das 15h, com o tradicional Desfile de Carretas. Mais de 30 carretas puxadas por bois irão percorrer as ruas centrais de Gramado, resgatando as origens e valorizando o trabalho das famílias agricultoras da região.

O desfile parte do Expogramado, segue até a Igreja Matriz São Pedro e retorna ao complexo de eventos, levando ao público uma verdadeira viagem pela história da colonização do município. As carretas, decoradas com elementos típicos, retratam o cotidiano das famílias do interior, expondo produtos coloniais, ferramentas de trabalho e costumes herdados das etnias alemã, italiana e portuguesa.

A animação ao longo da avenida Borges de Medeiros ficará por conta das bandas típicas Sol de Verão, Bohemia, Imigrante e América, além do Coral Pompéia, Coral Etnias e dos grupos Ilha de Encanto Açores e Resgatando as Nossas Raízes Portugal. O desfile também volta a ocorrer dia 16.

EXPOSIÇÃO CAVALO CRIOULO

Outra novidade da programação é a realização da 1ª Exposição de Incentivo de Cavalo Crioulo da Festa da Colônia, que acontece neste domingo (10), a partir das 10h, no Expogramado. A atividade é promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) da Região das Hortênsias em parceria com a Gramadotur.

A expectativa é reunir até 50 animais, com participação de criadores de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e Paraná. Conforme o secretário do NCCC Região das Hortênsias, Leonardo Pereira Dias, a procura vem sendo positiva.

“Estamos com 28 animais inscritos e acreditamos que vamos chegar bem próximos do limite”, afirmou.

Foto: Lucas Nunes/Divulgação – 1ª Exposição de Incentivo de Cavalo Crioulo ocorrerá domingo na Festa da Colônia

TRANSPORTE GRATUITO

Além das atrações culturais e rurais, os visitantes também contam com transporte gratuito oferecido pela Brocker Turismo para facilitar o acesso ao evento. O serviço funciona de quinta a domingo, com embarque na Rua Coberta, no Centro de Gramado, e deslocamento até o Expogramado.

As saídas do Centro acontecem das 11h às 19h30, enquanto o retorno ocorre das 11h30 às 20h. Segundo a CEO do Grupo Brocker, Any Brocker, a iniciativa busca fortalecer as tradições e apoiar o desenvolvimento regional.

“Valorizar nossas origens e apoiar o empreendedorismo local, seja na colônia ou na cidade, é uma grande satisfação para a Brocker Turismo”, destacou.

Com entrada e estacionamento gratuitos, a 35ª Festa da Colônia de Gramado segue até o dia 17 de maio, sempre das 10h às 22h, no Expogramado. A programação inclui gastronomia típica, jogos rurais, apresentações artísticas, feira de produtos coloniais, Museu das Etnias, Escolinha Rural, além de diversas atrações culturais voltadas para moradores e turistas.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Visitantes também contam com transporte gratuito oferecido pela Brocker Turismo