REGIÃO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) segue apostando e valorizando as categorias de base como um dos pilares do projeto esportivo do clube. O trabalho de formação de atletas voltou a dar resultado nesta temporada com o jovem Spencer Marcos Milkievicz, de apenas 17 anos, ganhando espaço no elenco profissional e realizando sua estreia na Copa FGF.
Natural de Canela, Spencer vinha se destacando nas categorias de base do Gramadense, sendo um dos principais nomes da equipe sub-17 durante a disputa do Gauchão Sub-17. O desempenho do atleta chamou a atenção do técnico Gustavo Correa, que passou a integrar o jovem aos treinamentos da equipe principal.
“A promoção do atleta reforça o modelo de trabalho desenvolvido pelo Gramadense, que busca investir e oportunizar espaço para jovens talentos da região. Nos últimos anos, o clube tem fortalecido o processo de formação nas categorias de base, proporcionando que atletas construam seu caminho até o futebol profissional vestindo a camisa do Trem da Serra”, citou o clube por meio de nota.
Este é o último final de semana da Festa da Colônia e da Feito em Gramado. Domingo é o encerramento.
Festa da Batata A Kartoffelfest de Santa Maria do Herval também tem seu segundo e derradeiro final de semana, amanhã a domingo, para a edição de 2026.
Comandante Nádia A vereadora e ex-presidente da Câmara de Porto Alegre, Comandante Nádia, participou na sexta-feira (15) de uma almoço na Cozinha Italiana da Festa da Colônia . Ela é pré-candidata a deputada estadual e tem o apoio de várias lideranças e empresários locais. Na eleição geral passada foi candidata a senadora, mas declinou às vésperas do pleito em favor de Hamilton Mourão para evitar a ascensão do petista Olívio Dutra.
Catedral livre Com a expertise de militar, o secretário Adriel Buss conduz a fluidez nos arredores da Catedral na estratégia. Sem confronto direto, vantajoso ao inimigo, leva a coisa na persistência e paciência, oferecendo o que é merecido e correto e tirando as impurezas, vencendo no cansaço e sabedoria.
Paliativo A Prefeitura e a Viação Canelense voltaram a conversar na tarde de ontem, quarta-feira. Ficou acertado que o transporte seguirá nos atuais moldes e que a Prefeitura vai dar alguma ajuda à empresa. Projeto de lei neste sentido deve ser encaminhado à Câmara. O acordo prévio prevalecerá por 10 dias, até que a Prefeitura tenha uma resposta definitiva ao pleito da Viação. A Prefeitura, por enquanto, conduz a ideia de licitação para 2027, mas o prefeito, Gilberto Cezar, não deixa de observar modelos com isenção de cobrança em municípios que já têm esse formato.
Recolhimento de lixo em Canela O recolhimento de lixo em Canela está passando por um período de adaptação, tanto por parte da empresa responsável quanto da população. Aos poucos, a rotina vai se ajustando e o serviço começa a voltar à normalidade, mesmo diante das mudanças e do desafio de reorganizar horários e rotas. A população também vem aprendendo, dia após dia, a separar corretamente o lixo e respeitar o cronograma de recolhimento, o que contribui diretamente para a melhoria do serviço. Apesar das dificuldades iniciais, há uma positiva ressalva nesse processo: percebe-se que todos estão aprendendo a se ajudar. A administração municipal, a empresa de recolhimento e os moradores estão se unindo para que o sistema funcione melhor. Com diálogo, colaboração e conscientização, Canela avança para uma coleta mais eficiente e organizada, beneficiando toda a comunidade e mantendo a cidade mais limpa e agradável para todos (colaborou, Aramis Angelo).
Convite especial, sem custo A Reforma Tributária já começou a impactar as empresas — e entender essas mudanças é essencial para tomar decisões mais seguras e estratégicas. Na próxima Reunião Almoço do Varejo, dia 19 de maio, o Sindilojas está trazendo a especialista em Direito Tributário e gerente da Assessoria Tributária da Fecomércio-RS, Tatiane Correa, para esclarecer o tema. A reunião inicia às 11h45min, no Cozy, rua Ângelo Bisol, 223, junto ao Tênis Clube.
Taxa facultativa O Convention e o Sindtur voltaram a cobrar uma taxinha espontânea, de R$ 2 a R$ 3 dos hóspedes, para arrecadar recursos para o funcionamento do Convention. Particularmente, acho mais inconveniente a cobrança neste formato, em razão da consulta prévia que tem de ser feita ao pagante. Eu, pelo menos, fico constrangido cada vez que me pedem se aceito pagar os 10% em restaurantes. Porém, o trade, ao que pude observar ontem, durante o anúncio, quer evitar que volte uma taxa obrigatória.
Constrangimento Pior do que ouvir a pergunta “quer pagar a taxinha do fundo?” é cair na armadilha montada ao lado da Rua Coberta. Se, por um lado, Gramado tem atuado com rigor na fiscalização para garantir equilíbrio entre os concorrentes e organização do espaço público, por outro permite a instalação de uma estrutura que, inclusive na arquitetura, lembra uma verdadeira arapuca — em um dos pontos mais privilegiados da cidade. O espaço se apresenta como algo gratuito, quase uma atração turística ou cenário “instagramável”, o que naturalmente atrai visitantes desavisados. Mas, ao entrar, muitos acabam expostos a uma abordagem comercial agressiva, com ofertas despejadas em sequência: “te dou um almoço, dois almoços em churrascaria, seis garrafas de vinho, um passeio, um espumante, te levo, te trago…”, tudo em ritmo acelerado, como áudio no WhatsApp em velocidade 2x. Fica a dúvida sobre como se sentiram as mães que acreditaram estar diante de uma homenagem, ou as famílias que apenas queriam registrar uma foto e acabaram envolvidas em uma situação constrangedora. No mínimo, um contraste difícil de justificar em um destino que preza tanto pela experiência do visitante.
Bolsonaro O áudio do presidenciável Flávio Bolsonaro, enviado ao laranja do Master, Daniel Vorcaro, revela o quanto a nação está embaçada. O alto escalão brasileiro vai para o lado do dinheiro como moscas vão para a carniça. Bolsonaro disse que se trata de um empréstimo legal, cujos repasses estavam atrasados, o que pode ser verdade. Mas não tem como negar, ao ouvir o áudio, a proximidade entre os dois e que ele sabia que Vorcaro estava enrolado e, mesmo assim, não se afastou, dizendo ainda que sempre estaria com ele. Outra grande verdade é que isso é uma articulação da esquerda, que, da mesma forma que age neste caso, vazando partes muito bem selecionadas, derrubou a Lava Jato e tornou o então juiz Sérgio Moro parcial, anulando todo o processo. Obviamente, a investigação do caso Master não interessa à esquerda. Quanto a isso, Flávio fez um vídeo ontem pedindo a CPI, que a esquerda não quer. Enfim! Imagine: hoje prenderam o pai do Daniel Vorcaro.
Substituição Hoje ainda mantinham a candidatura de Flávio, líder de todas as pesquisas, mas não acredito que isso se mantenha. Na minha visão, antes mesmo do vazamento, o ex-governador de Minas, Romeu Zema (Novo), é muito mais preparado para ser presidente da direita. Como também o goiano Ronaldo Caiado (PSD).
Júnior É assim chamado porque é filho do Walter (e da Jandira), mas já está ficando veterano… Quanto à torta, não come, mas serve aos amigos! Grande amigo Walter Guizardi Júnior, feliz aniversário, saúde, vida longa e obrigado pela amizade. Parabéns!
Em 2026 nós vamos mudar a cidade Durante a Reunião Almoço da ACIC de ontem, dia 14 de maio, no novo La Estacón, em Canela, o prefeito Gilberto Cezar e o vice Gilberto Tegner (Tolão) apresentaram cerca de 30 obras que o governo pretende entregar até o final da gestão, muitas delas ainda este ano. Entre elas, algumas relativamente comuns, como melhorias de ruas, e outras, no entanto, relevantes, capazes de mudar a fotografia do município e que somam um montante significativo de investimento.
Médio prazo Além de explicar a fase de cada obra das mais relevantes que estão no planejamento, algumas em licitação, outras já em fase de execução e algumas um pouco mais distantes ainda, eles apresentaram uma perspectiva de médio prazo, como a repaginação da Felisberto Soares em frente à Catedral, com fiação subterrânea. Ainda não há projeto definitivo e recursos, mas uma perspectiva, uma possibilidade lançada para apreciação. Ademais, Gilberto Cezar continua focado em algumas obras que mudarão a configuração central em prazo curto, como a reconstrução do Centro de Feiras (R$ 14 mi), o telhado fixo junto à Casa de Pedra e os arcos da Osvaldo Aranha, além da revitalização do Parque do Palácio, que deve demorar um pouco mais, mas ainda neste governo. O ginásio e a reforma da Panorâmica também estão com recursos separados já.
Sonhar e realizar O prefeito e o vice de Canela lançaram um convite na reunião-almoço, conforme consta na foto: “Vamos sonhar juntos? Vamos construir juntos?”
Acesso ao aeroporto Gilberto Cezar ratificou o entendimento de que o melhor caminho para o aeroporto que está sendo construído em Vila Oliva é pela RS-476 – Lajeado Grande. Cezar pediu o apoio do empresariado nesta defesa, em detrimento da estrada por Linha Pedras Brancas, em Gramado, que encontra a RS-466 – Estrada do Caracol. O prefeito de Canela explicou que este caminho reúne as melhores condições de tráfego rápido, para licenciamento ambiental e é mais barato, em razão da ponte sobre o rio Caí, em Gramado, ser muito cara, valor equivalente ao outro traçado inteiro. Imediatamente obteve o apoio do engenheiro Luiz Antônio Guimarães, que estava presente (foto), que embasou as palavras do prefeito, dizendo que tecnicamente aquele é o melhor caminho.
“Foi uma noite bonita” Assim descreveram os participantes da sessão de homenagens na Câmara de Vereadores de Gramado, ontem, 13 de maio, à noite. E, de fato, foi. Uma das tantas coisas que testemunho com prazer. É até difícil escrever a respeito para não parecer seletivo, mas não se poderia selecionar, já que todos os homenageados têm histórias incríveis. Por isso, é necessário reconhecer, como disse o Pedro Bala, a “sensibilidade” dos vereadores na escolha dos nomes. As falas dos homenageados em tribuna trazem um conteúdo histórico e até de ensinamento valiosíssimo. E, mais uma vez, os vereadores que usaram a palavra — Roberto Cavalin, Pedro Lazaretti e Rafael Ronsoni — foram muito bem, como já tinham sido na homenagem da semana passada à Luiza Trajano e ao Gregório Nardini. Temos uma boa Câmara, bons vereadores. Eu selecionei três fotos para destacar: a que grava o encontro de duas lendas, ambos ex-vereadores de Gramado, Pedro Bala e Moacir Tissot; a outra registra a presença da presidente do Conselho Estadual da Cultura, Gabriella Meindrad, que veio de São Vicente do Sul para prestigiar a amiga e também membro do referido conselho que estava sendo homenageada, Jane Pozzo; e a terceira, com uma visão geral da Câmara lotada — faltou lugar. Lembrando que, na edição de terça, publicamos o histórico e a justificativa de cada homenageado(a).
Última hora
Hoje a prefeitura estava a analisar a documentação dos inscritos na licitação para a gestão do Hospital São Miguel. Acreditem, 24 se inscreveram! Aquele teto de 4,9 mi parece ter atraído o pessoal. Segunda a gente atualiza esta notícia.
Mais uma
Nesta tarde chegou convite para coletiva de imprensa chamada pelo secretário de Transito, Procópio, para terça. Como estou no ano 30, e dia 1º é para iniciar a nova modelagem do transporte coletivo imagino que algo ocorreu ali no meio e vai atrasar. Veremos!
REGIÃO – A CPI dos Contratos de Concessão de Rodovias Estaduais, presidida pelo deputado Paparico Bacchi (PL), ouviu na reunião desta quarta-feira (13) o depoimento do reitor da Feevale, José Paulo da Rosa. Ele apresentou aos deputados um estudo sobre o impacto do Projeto do Bloco I sobre cerca de 1400 alunos da universidade, moradores 12 municípios das regiões do Vale do Sinos, Paranhana e Serra.
De acordo com o levantamento que envolveu estudantes oriundos de Araricá, Canela, Gramado, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Parobé, Riozinho, Rolante, Sapiranga, Taquara e Três Coroas, o aumento dos gastos com o pagamento de pedágios poderá ultrapassar 400% em alguns casos. Atualmente, esses estudantes precisam pagar em Campo Bom, onde a tarifa é de R$ 3,25, e entre Gramado e Três Coroas, onde o valor é de RS 7,10. Assim, quem se desloca três vezes por semana até a Feevale e passa pelo pedágio de Campo Bom gasta R$ 19,50. Já quem vem de Gramado desembolsa R$ 62,00 semanalmente.
Com o projeto do Bloco I, serão implantados 23 pórticos free flow na região, oito dos quais terão impacto direto nos gastos de quem estuda na universidade localizada em Novo Hamburgo. Estudantes que moram em Três Coroas, por exemplo, e pagam R$ 6.50 passarão a pagar R$ 33,36 por dia, representando um aumento de 413%. Já os estudantes de Canela passarão de R$ 20,70 por dia para R$ 42,00, e os de Araricá passarão de R$ 6,50 para R$ 18,64.
O projeto de pedagiamento que o governo pretende implantar na região, segundo o reitor, produzirá um impacto de 17% a 39% no custo mensal dos gastos com a universidade, que em média é de R$ 1400,00. Segundo ele, a proposta poderá reduzir o número de estudantes presenciais e afetar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul, que exige cada vez mais investimentos em educação e tecnologia.
O deputado Joel Wilhelm (PP) criticou a contratação do BNDES por R$ 14 milhões para elaborar um modelo de pedagiamento sem ouvir as lideranças e representantes de entidades da região. “O resultado é um projeto desestruturado, baseado em estimativas e sem incluir as obras necessárias numa região de intenso deslocamento de trabalhadores”, apontou.
Ele defendeu a realização das obras nas estradas da região pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) como os recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) que serão aportados no Bloco I pelo governo do estado. “Com R$ 1,5 bilhão, é possível fazer as obras pleiteadas pela comunidade”, assegurou.
Uma operação policial realizada hoje, terça-feira (12) em Canela, envolvendo um servidor público investigado por supostos crimes contra a administração pública e o sistema tributário municipal, e uma advogada rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Em poucos minutos, surgiram opiniões, acusações, julgamentos e, infelizmente, generalizações. E é justamente aí que mora um dos maiores perigos dos tempos atuais: colocar todos no mesmo pacote.
Tudo com a polícia e justiça
A sociedade espera ética, responsabilidade e transparência de todos os profissionais, especialmente daqueles que exercem funções públicas. Quando surgem suspeitas de irregularidades, o assunto chama atenção e precisa, sim, ser investigado com rigor. A atuação da Polícia Civil, do Ministério Público e da Justiça existe exatamente para isso: apurar fatos, reunir provas e apontar responsabilidades quando elas realmente existirem.
Sem conclusões precipitadas
Existe um princípio que jamais pode ser ignorado: ninguém deve ser tratado como culpado antes da conclusão das investigações e do devido processo legal. Até que se prove o contrário, o servidor e a advogada são suspeitos, não condenados. A precipitação dos julgamentos nas redes sociais acaba produzindo um efeito injusto e perigoso.
Generalizar é perigoso
Muitas vezes, um caso isolado passa a servir como argumento para atacar categorias inteiras. De repente, todos os servidores públicos passam a ser vistos com desconfiança. O mesmo ocorre em diversas profissões. Quando um jornalista erra, há quem diga que “a imprensa não presta”. Quando um policial comete abuso, aparecem críticas generalizadas contra toda a corporação. Quando um político é investigado, muitos concluem que ninguém na política é honesto.
Valorização do servidor
A maioria dos servidores públicos trabalha diariamente para atender a população com dedicação, enfrentando dificuldades, pressão e, muitas vezes, falta de reconhecimento. São profissionais que ajudam a cidade a funcionar, que cumprem suas obrigações e que também acabam sendo atingidos pelo desgaste provocado por casos isolados. O mesmo vale para jornalistas, policiais, professores, empresários, médicos, trabalhadores do comércio e tantas outras categorias. Em toda profissão existem pessoas corretas e também existem aqueles que eventualmente cometem erros ou até crimes. Isso faz parte da condição humana, não da profissão em si.
Generalização
Generalizar é sempre injusto. Além de prejudicar inocentes, cria uma cultura de desconfiança permanente, onde todos passam a ser tratados como suspeitos apenas por pertencerem a determinado grupo. E isso não contribui para uma sociedade mais justa, equilibrada ou madura.
Gramadense na Copa
Amanhã começa um novo desafio para o Gramadense. A equipe fará sua estreia na Copa FGF, às 15h, na Vila Olímpica diante do Santa Cruz. Tem matéria nesta edição. A competição que servirá também de base para a disputa da Divisão de Acesso, a partir de agosto, pode dar um salto espetacular visando o crescimento do clube. Os finalistas da Copinha que será chamada de Taça Carlos Caetano Verri, o Dunga, dará vaga na Série D do Brasileiro em 2027, ao campeão e o vice na Copa Sul-Sudeste, também do próximo ano.
CANELA – A Prefeitura de Canela e a Viação Canelense alinharam, nesta semana, a manutenção dos serviços de transporte coletivo no município. A definição ocorreu após reunião entre o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização, Adriel Buss, e o proprietário da empresa, Wagner de Oliveira, na quarta-feira, dia 13 de abril. Durante o dia de hoje as conversações continuaram.
Ficou acordado que a empresa seguirá operando normalmente, sem alterações no serviço neste momento. Segundo o secretário, após análise técnica e jurídica, não foi identificada viabilidade legal para a concessão de subsídio à empresa nos moldes solicitados.
Contudo, o Executivo Municipal segue avançando na atualização dos estudos técnicos do transporte público, com o objetivo de estruturar um novo modelo para o sistema e futura licitação do serviço.
A empresa, porém, defende que tem o direito de contar com auxílio para o equilíbrio financeiro. “ A gente está em negociação para a gente não precisar parar e a empresa acredita que se tiver algumas demandas que a gente precisa vai ser tranquilo de continuar o serviço”, disse o diretor da empresa, Wagner Oliveira.
CANELA – Um vazamento de gás na tarde de quinta-feira (14), mobilizou as forças de segurança do município. Conforme informou o Corpo de Bombeiros de Canela, a corporação foi chamada para atendimento envolvendo vazamento de gás natural canalizado da rede da Sulgás, possivelmente ocasionado por perfuração da tubulação subterrânea durante atividade de manutenção em um prédio de moradia, localizado na rua Borges de Medeiros, Centro.
Ao chegar no local, foi constatado intenso vazamento, sendo imediatamente realizado o isolamento da área em um raio aproximado de 50 metros, bem como a evacuação preventiva das edificações próximas, incluindo restaurantes, com retirada de funcionários e demais pessoas da zona de risco.
Durante a avaliação inicial da ocorrência, foi utilizado equipamento multiparâmetro, o qual identificou alta concentração de gás no ambiente, confirmando o risco potencial de explosão e necessidade de manutenção das medidas de segurança adotadas, informou os bombeiros.
Foram repassadas orientações de segurança à população, sendo proibida a utilização de celulares, acionamento elétrico, retirada de veículos e qualquer potencial fonte de ignição, considerando o elevado risco operacional.
O Corpo de Bombeiros realizou uma linha de combate, utilizando jato neblinado para pulverização contínua da área afetada, com o objetivo de auxiliar na dissipação do gás e redução do risco operacional.
Posteriormente, utilizando ferramenta específica, foi realizado acesso à caixa subterrânea dos registros da rede. A operação foi executada de forma segura por dois bombeiros, sendo um responsável pelo fechamento do registro geral da Sulgás enquanto o segundo permanecia em proteção direta com linha em jato neblinado, garantindo segurança da equipe durante a intervenção.
Paralelamente, foi efetuado contato com a Sulgás por meio do canal de emergência, sendo aberto protocolo para acionamento da equipe técnica responsável.
Após o fechamento do registro geral, verificou-se redução total do vazamento, permanecendo o local isolado e em segurança até estabilização completa da ocorrência. Ninguém sofreu ferimentos. Tambpem participaram da ação a Brigada Militar (BM) e o Departamento de Trânsito e Fiscalização da Prefeitura de Canela.
CANELA – A 66ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio já teve início dia 1°, com a Cavalgada da Fé que partiu da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio. A partir de hoje, quinta-feira (14), a programação será mais intensa, com o início da Novena, que que segue até o dia 22, sempre às 19h30, na Cripta do Santuário.
Durante nove noites, os fiéis são convidados a momentos de oração, reflexão e preparação espiritual para as grandes romarias que acontecerão nos dias seguintes.
Cada noite contará com a presença de padres convidados de diferentes cidades e dioceses, abordando temas ligados à caminhada de Maria e sua presença na vida dos devotos. Entre os temas que serão refletidos estão “Maria, Filha Predileta do Pai”, “Maria, Saúde dos Enfermos”, “Maria, Auxílio dos Cristãos” e “Maria, Nossa Senhora de Caravaggio”.
A Novena é considerada por muitos romeiros um dos momentos mais emocionantes da programação. É quando o Santuário ganha um clima ainda mais acolhedor e silencioso, iluminado pela oração, pelas velas acesas e pelos pedidos feitos em meio à fé. Para muitos, é também um momento de agradecimento pelas graças alcançadas e de fortalecimento espiritual antes das grandes manifestações públicas de devoção.
Depois da Novena, a programação segue com os momentos mais aguardados da evento. No dia 23 (sábado) acontece a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude, com concentração às 8h30 na Igreja Matriz, saída às 9h e missa campal às 11h45 no Santuário.
Já dia 24 (domingo) será a vez da Romaria Motorizada e de Ciclistas, também com saída às 8h30 da Igreja Matriz e celebração ao meio-dia. O Terço Luminoso ocorre dia 25 (segunda-feira), às 19h30, iluminando o caminho entre a Cripta e o Monumento da Prece, no Santuário. E no dia 26 (terça-feira), Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, milhares de fiéis participam da tradicional Romaria a Pé, com saída às 8h30 da Igreja Matriz, missa campal às 11h e celebração na Cripta às 15h.
ESTRUTURA
Durante os dias de Romaria, os fiéis e visitantes também contarão com uma estrutura especial de alimentação junto ao Santuário de Caravaggio. O público terá à disposição buffet de à la minuta no Restaurante Panorâmico, buffet de comida caseira no Centro de Eventos, além de tendas com lanches, churrasco, galeto e a tradicional venda de pastéis em momentos específicos da programação.
A estrutura foi preparada para acolher os romeiros com conforto, permitindo que famílias e grupos possam viver a experiência da fé também em momentos de confraternização e acolhimento junto ao Santuário, com estacionamento gratuito para mais de 500 automóveis.
GRAMADO – Tudo começou de forma positiva para Centro Esportivo Gramadense (CEG), principalmente nos 45 minutos inicias de jogo. Atuando na tarde de quarta-feira (13), na Vila Olímpica na estreia da Copa FGF, os donos da casa estrearam diante do Santa Cruz pela competição que vale para os dois finalistas vagas na Série D do Brasileirão e Copa Sul-Sudeste, ambso de 2027.
Em um primeiro tempo bastante positivo, o Gramadense dominou praticamente todas ações, tanto que o gol era questão de tempo. Aos 37 minutos, Ryan abriu o marcador e ainda criou outras oportunidades para ampliar o marcador.
No segundo tempo se inverteu. Se o Trem da Serra foi dominante, nos últimos 45 minutos foi dominado pelo Santa Cruz. Criando e desperdiçando oportunidades, tanto que o Gramadense não resistiu.
O Galo, como é chamada a equipe do Vale do Rio Pardo chegou ao empate com Matheus Mazia. E no estopim doo tempo, veio a virada. Aos 45’, Adriel, colocou o Santa Cruz na frente.
Agora, o Gramadense volta as atenções para o próximo compromisso na Copa FGF. Pelo grupo A, a equipe enfrenta o Monsoon fora de casa no próximo dia 23. O adversário deve estrear na competição dia 20, diante do Brasil de Farroupilha.
REGIÃO – No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou das decisões coletivas. Na Sicredi Pioneira, esse princípio se traduz em impacto direto nas comunidades onde atua, especialmente a partir das deliberações registradas na Assembleia. Em 2026, o momento foi marcado pelo recorde de público: mais de 35 mil pessoas estiveram presentes no evento online, realizado no dia 5 de março.
Além de apresentar os resultados financeiros da cooperativa em 2025, a Conexão Pioneira – Assembleia contemplou temas como prestação de contas, eleição de coordenadores de núcleo, destinação de recursos ao Fundo Social e a distribuição dos resultados. Todo o material está disponível para consulta no site da instituição, permitindo acompanhar, de forma transparente, os encaminhamentos construídos a partir da participação dos associados.
“Nossa expectativa inicial em relação ao processo assemblear de 2026 era que ele fosse, acima de tudo, inclusivo e inovador. Com o fechamento do ciclo e a consolidação dos resultados, outras palavras passam a definir esse momento. Foi histórico, não apenas por ter sido a primeira Assembleia 100% online, mas também pela participação recorde. Mais do que dobramos o número de associados em relação a 2025, o que evidencia o interesse em fazer parte das decisões e da construção da cooperativa”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Tiago Luiz Schmidt.
Entre os encaminhamentos definidos no encontro está a destinação dos resultados. A pauta incluiu a definição do percentual do resultado líquido a ser distribuído diretamente aos associados, de acordo com a movimentação financeira de cada um. Neste ano, foi aprovada a distribuição de R$ 31,1 milhões, que foram creditados na conta capital na última sexta-feira, 8 de maio. Somados aos juros ao capital social, pagos em 15 de dezembro de 2025, o retorno direto alcança R$ 78,7 milhões, valor 37% maior do que o registrado no ciclo anterior.
Segundo Schmidt, o montante expressa a lógica do cooperativismo na prática: os recursos retornam para quem faz parte do negócio. “Isso fortalece a economia local e gera efeitos diretos nas comunidades. É através deste gesto que cada associado tem a certeza de que está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de sua cidade”, complementa. Em 2025, o movimento representou um impacto financeiro total de R$ 391,2 milhões na região, considerando ações diretas e indiretas promovidas pela atuação da Sicredi Pioneira.
Cooperativa reforça investimentos em programas sociais e educacionais
Os resultados apresentados na Assembleia também viabilizam uma série de iniciativas que impactam diretamente as comunidades da área de atuação da cooperativa. Neste ano, o Fundo Social receberá R$ 5 milhões, enquanto os fundos educacionais terão investimentos que chegam a R$ 12 milhões. Os valores sustentam ações voltadas à educação, inclusão financeira, cooperativismo, sustentabilidade e desenvolvimento de diferentes públicos, incluindo programas como A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Comitê Jovem, Mães Que Fazem Acontecer, Sucessão Rural Familiar, entre outros.
Fundo de reserva garante a segurança financeira dos associados
Além dos resultados financeiros que retornam diretamente aos associados, a Sicredi Pioneira atua com foco na solidez e na proteção coletiva. Por isso, destina parte dos recursos ao fundo de reserva, um dos principais mecanismos de sustentação do seu patrimônio. Formado ao longo dos anos, esse valor funciona como uma salvaguarda financeira para a instituição e seus associados.
De acordo com o diretor executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl, essa é uma prática que diferencia o cooperativismo dos bancos tradicionais. “Neste ano, R$ 120 milhões foram destinados ao fundo de reserva, elevando o total acumulado para R$ 676 milhões. Trata-se de um recurso que permanece no patrimônio da cooperativa para fazer frente a possíveis prejuízos futuros, sem a necessidade de aporte adicional por parte dos associados”, explica.
Para ele, essa estrutura, somada ao Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), reforça a solidez da instituição e sustenta sua capacidade de gerar resultados ao longo do tempo. “Fortalecer o patrimônio e manter mecanismos de proteção é essencial para garantir a continuidade da cooperativa e a segurança de quem confia seus recursos a ela”, conclui.
Resultados estão disponíveis na íntegra
Todos os detalhes sobre as pautas e os resultados das votações da Conexão Pioneira – Assembleia estão disponíveis no site da Pioneira, através do link sicredipioneira.com.br/assembleias. Por lá, também é possível acessar o Relatório Anual 2025, que traz o levantamento completo das iniciativas realizadas pela cooperativa e dos resultados construídos no ano passado, sob a perspectiva dos impactos econômicos, ambientais e sociais. O relatório traz ainda o detalhamento da proposta de destinação dos resultados, aprovada em Assembleia, e os resultados da cooperativa em cada um dos 21 municípios da área de atuação.
Sobre a Sicredi Pioneira: primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.
CANELA – O assador canelense Douglas Schneider, da marca “Douglas Assador – Steak Brasa Gramado”, está confirmado no Campeonato Ibero-Americano de Chefs e Assadores Ancestrais 2026, que inicia amanhã, quinta-feira (14) e segue até domingo (17), durante a Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento reunirá equipes e profissionais de diversos países em uma competição internacional voltada à tradição do fogo de chão, da parrilla e das técnicas ancestrais de preparo de carnes.
A participação do representante da Serra Gaúcha foi divulgada oficialmente pela organização do campeonato e também pela Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chef’s. A competição promete reunir assadores de alto nível técnico, representando diferentes culturas gastronômicas da América Latina e da Península Ibérica, em uma das maiores vitrines do churrasco tradicional do continente.
Para Douglas, o convite representa não apenas uma conquista profissional, mas também a oportunidade de levar o nome de Canela, da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul para um cenário internacional.
“O convite surgiu depois do destaque que tivemos no início do ano, na primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Assadores. Na ocasião, conquistamos três premiações importantes: terceiro melhor frango inteiro do Rio Grande do Sul, terceiro melhor costelão e terceiro melhor sobremesa. Foi a partir desse resultado e do trabalho que vínhamos desenvolvendo que recebemos um convite muito especial da Brasa e Prosa e do chef Edi Dagre para participar do Campeonato Ibero-Americano de Assadores. Para nós, foi uma grande honra e também a confirmação de que estamos no caminho certo”, destacou ele que conta com o fiel escudeiro, o “braço direito”, Rudinei da Silva, que o auxilia nos assados.
O assador ressalta que representar a região em um campeonato desse porte traz orgulho, mas também uma grande responsabilidade. “Levar o nome de Canela, da Serra Gaúcha, do Rio Grande do Sul e do Brasil para uma competição internacional é mostrar a força da nossa gastronomia, da tradição do churrasco e da cultura do fogo que faz parte da nossa identidade”, afirmou.
Douglas também relembrou os desafios enfrentados ao longo da trajetória profissional e destacou que o crescimento da equipe foi construído com persistência, humildade e dedicação diária.
“O início da nossa trajetória não foi fácil. Passamos por muitos obstáculos e dificuldades, mas sempre com os pés no chão, humildade e muita dedicação fomos aperfeiçoando o nosso trabalho dia após dia. Sabemos que ainda existem desafios, inclusive a busca por apoiadores e patrocinadores, porque nada acontece de forma fácil. Mas seguimos acreditando no nosso trabalho e temos a certeza de que, com esforço e seriedade, vamos conseguir representar muito bem a nossa região”, comentou.
A preparação para a competição já mobiliza Douglas e a equipe Steak Brasa Gramado, que intensificaram os treinamentos nas últimas semanas. Segundo ele, a ansiedade faz parte do processo, mas o foco está em chegar pronto para enfrentar o desafio internacional. “A preparação tem sido intensa. Nada é fácil, existe ansiedade, nervosismo e a responsabilidade de representar bem a nossa região em uma competição desse nível. Mas junto com minha equipe Steak Brasa estamos cada dia mais focados e dedicados. Temos trabalhado nos treinos, nos ajustes de técnica e em cada detalhe que pode fazer diferença”, explicou.
Foto: Arquivo Pessoal – Rudinei da Silva faz parte da equipe, sendo o “braço direito” de Douglas
O campeonato terá um formato considerado um dos mais desafiadores do segmento gastronômico. Os competidores não poderão levar ingredientes preparados de fora. Todos os insumos, proteínas, temperos e ingredientes serão entregues apenas no momento da prova, por meio de uma “caixa surpresa”.
“Isso torna o desafio ainda maior, porque chegamos ao campeonato sem saber exatamente o que vamos preparar. Esse formato exige técnica, experiência, criatividade e capacidade de adaptação. É justamente aí que entra a essência do assador: saber trabalhar com o que recebe no momento, respeitando o ingrediente e transformando isso em um prato de alto nível”, revelou.
Douglas destaca ainda que o foco da competição será justamente a valorização das técnicas ancestrais de preparo, respeitando o tempo, o fogo e as raízes culturais do churrasco.
“Vamos trabalhar com técnicas ancestrais de fogo, que são a essência do Campeonato Ibero-Americano de Assadores Ancestrais. A proposta é valorizar o preparo como antigamente, respeitando o fogo, o tempo e a tradição”, afirmou.
A expectativa da equipe é buscar um resultado histórico para Canela e para a Serra Gaúcha. Douglas afirma que o sonho é transformar a participação em um marco na trajetória profissional do grupo. “Sabemos do tamanho desse desafio, mas também sabemos do que somos capazes. Queremos mostrar tudo o que sabemos fazer e buscar um grande resultado, com o objetivo de trazer um título dessa competição para fazer parte da história da nossa vida”, concluiu.
Foto: Arquivo Pessoal – Douglas Assador no centro da foto já conquistou competições