InícioGeralGramado e CanelaProposta de qualificar empresas e mão de obra local

Proposta de qualificar empresas e mão de obra local

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Qualificação, tecnologia, inovação e oportunidades. Estas palavras resumiu o clima de otimismo na manhã de terça-feira (7), durante a apresentação do plano de ações para este ano do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).

A solenidade reuniu representantes de entidades empresarias e da educação, sindicatos, empresários e do setor público. Para este ano, diversos projetos e ações estão no planejamento, sendo que o ano já foi inaugurado com a conclusão do primeiro curso no Cidica, o Boas Práticas no Comércio de Alimentos, com três dias de capacitações para profissionais e empresários do setor da gastronomia na Serra.

A apresentação das ações ficou por conta dos servidores Leonardo Duarte e Gabriele Grespan, que fizeram um resumo sobre o planejamento idealizado pelo Cidica. Um dos pontos destacados e desafiador citado pelo servidor é a qualificação da mão de obra local.

Com vagas disponíveis em diversas áreas, muitas empresas estão com dificuldades de preencher alguns postos de trabalho e para isso um planejamento para qualificar o trabalhador será realizado. “Nós [região] possuímos diversas vagas de emprego. Falta mão de obra qualificada. Estamos de portas abertas para todos e vamos iniciar uma série de visitas nas empresas ainda neste primeiro semestre. Queremos que a comunidade se aproprie deste espaço aqui no Cidica, e em contrapartida, vamos oferecer cursos, workshops e palestras de capacitação para os trabalhadores e jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, disse.

Gabriele enfatizou também de qualificar e valorizar o comércio local e auxiliar em uma arrecadação melhor. “Buscar orientar o empreendedor e valorização das empresas locais e com isso melhorar a arrecadação, incentivar a ampliação dos negócios. Qualificar, orientar e que as empresas locais também consigam participar das licitações públicas”, descreveu.

Diversificar a economia

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, idealizador do Cidica alertou da necessidade de diversificar a economia do município. Lembrou das dificuldades que Canela enfrentou com a pandemia, em que o turismo foi um dos setores mais afetados. Citou Florianópolis como exemplo, onde a tecnologia e inovação são os principais propulsores econômico passando do setor turístico.

“Temos uma prova que durante a pandemia quase que a totalidade dos municípios dependentes do turismo sofreram com demissão em massa, muitos negócios fecharam. Por isso que buscamos exemplo de uma nova matriz econômica em Florianópolis. Há 30 anos a principal economia é a tecnologia.

Temos que buscar criar um ambiente melhor na área do empreendedorismo. Estamos consolidando essa nova matriz econômica para Canela e os resultados já estão chegando, com o Cidica concorrendo a prêmios nacionais e internacionais. Isso é resultado de um trabalho em equipe, da união de forças entre o setor público e a iniciativa privada. Juntos somos muito mais fortes para promover o desenvolvimento de Canela”, comentou.

A ‘galinha dos ovos de ouro’ da gestão, turno integral na educação municipal e o Cidica, foram pontuados pelo prefeito Constantino Orsolin como prioridades da sua gestão. Ele destacou a necessidade destes dois setores para qualificar as pessoas no município.

“O Cidica e o turno integral na educação são as principais bandeiras do nosso governo. Somente através da educação e do conhecimento é que conseguiremos transformar a nossa sociedade”, finalizou.

Eventos

Durante o ano estão previstos grandes eventos a serem realizados no Cidica como o Empretec Sebrae, um renomado programa para formação de empreendedores; a feira Emprega Canela em parceria com a Acic; a Startup Weekend para incentivar o empreendedorismo; uma Maratona de Inovação para o Turismo Sustentável; o Cidica Connections; entre outros.

Informações sobre o Cidica, contatos e a programação dos próximos eventos estão disponíveis no Instagram @cidicacanela e no link da bio.

Texto: Tiago Manique – [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido