Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesEngrenagem Criativa

Engrenagem Criativa

Tempo de leitura: < 1 minuto

Amanhã o segundo programa que criamos para destacar as ações dos nossos empreendedores da região. A estreia sábado passado na cervejaria do Farol foi perfeita. Produzimos muito conteúdo, uma verdadeira aula para quem tem interesse em aprender com as experiências de outros. Amanhã das 10 às 11h eu e o Daniel vamos abordar as mais diversas notícias do mundo econômico e de pois falaremos com a diretora do Senac de Gramado, Gabriela Barbosa, que esta preparando um monte de profissionais para esta retomada, tanto para serem operários de outros bem como para serem empresários (à escolha) e com o Ataliba Gaiteiro, classe afetada diretamente e que teve de se reinventar para não literalmente morrer.

Constrangimento
A presença do prefeito Nestor na Câmara chega a gerar um constrangimento aos vereadores da oposição. Não a todos, mas àqueles que de certa forma ainda tentam defender o governo passado chega ser notório. Na sessão de segunda-feira o prefeito Nestor fez o que sempre faz. Com muita facilidade demonstra seu profundo conhecimento de cada detalhe das operações da prefeitura. Para conhecimento geral, até o momento, em 2021, faram pagos 11 milhões de contas antigas. Tem conta de todo tipo, de milhões, como o precatório do Artesanato Gramadense, e o asfalto da ERS 373, na Serra Grande, 2,5 milhões e tem de alguns pilas, como oficina de Trombone, 800,00 e outra tantas miúdas. O Nestor trator Tissot não se conforma com isso, pois preferia mil vezes estar fazendo obras com esses recursos, como o asfaltamento das ruas do Cale dos Pinheiros.

Algumas marcam mais
O Flávio Souza, que era o secretário de Obras gravou vídeo na Rua Ângelo Bisol recém reformada, quando já nem estava mais na pasta, bem na véspera da eleição, justificando porque manter aquele grupo no governo, fato que inclusive gerou uma ação na Justiça Eleitoral. Pois a obra não foi paga! O Nestor está dando pulo de brabo por isso. O vereador Cícero que agora tem o papel de oposição, participou daquele governo e agora tem de ouvir que a usina de asfalto estava com capim até dentro dos equipamentos de tão abandonada. A britadeira abandonada, teve de ser reconstruída. Enfim, dito de novo ontem pelo Nestor: “se esses caras tivessem ficado mais um ano acabavam com a prefeitura”.

Auxilio emergencial, estadual
Está nesta edição a matéria completa. Mas, vejam: são 8.161 mulheres que receberão, quando para se inscrever foi preciso provar ter pelo menos 3 filhos, não ter renda maior do que R$ 89 por cabeça na família e não ter recebido nenhum outro benefício federal, a exemplo do Bolsa Família. Ou seja, temos pelo menos 8.161 mulheres em absoluta miséria que em 10, 15 anos, nos entregarão pelo menos 24 mil e quinhentos cidadãos. Mas o que está dando mídia é contar falecidos… Pensemos!

Plano Diretor
O vereador de Canela Alfredo Schafer está levantando um assunto que inicialmente parece polêmico e que tem a imensa maioria contra. Como o Plano Diretor do município está em aberto, em discussão para modificação, ele teve a coragem de aventar a possibilidade de levantar um pouco mais os prédios, além dos quatro andares, em algumas regiões do município.

Moradia para os trabalhadores
Porém, no mundo real, os negócios não funcionam sem bons e muitos trabalhadores. Os loucos, os empreendedores pensam, tem ideias e antecipam o dinheiro para iniciar um negócio, mas ele só vai andar se os operários fazerem sua parte. Aí, de imediato aparece a questão da moradia. A região é cara demais para pagar aluguel. Logo, a remuneração ao trabalhador tem de ser elevada para que ele enfrente a especulação dos investidores e moradias para alugar. Por isso é preciso, necessário que se pense nisso. E uma das alternativa é sim subir os prédios um poucos mais pelo menos em alguns pontos. Exemplo no Bairro Piratini. Se um prédio determinado pudesse ter mais apartamentos eles barateariam e assim, também, permitiriam aluguéis mais baratos e oportunidade de compra ao que ganham menos. Fato é que do jeito que está trabalhador não consegue se instalar na região.

Privatização da EGR
Precisamos de uma ampla mobilização das nossas comunidades antes de esse contrato ser assinado. As condições para os próximos 30 anos precisam ser estabelecidas agora, tamanha a responsabilidade. Um erro e pagaremos os efeitos por todo este tempo. Precisamos ter em mente o tempo todo que qualquer que seja a administradora, a vencedora deste certame, limitar-se-á, estritamente ao que está escrito. Já foi assim lá atrás com a Brita e será assim novamente. E, lembremos que em 2013 quando a EGR assumiu pagávamos 11,90 à Brita, a EGR baixou para R$ 7,90 e assim permanece até hoje. Se poucas obras foram feitas nestes oito anos, é bom destacar que antes também não haviam, e manutenção é boa, talvez até melhor do que fazia a Brita. Ainda, a região tem de se unir nesta causa. Canela e Gramado são as mais interessadas, Novas Petrópolis, São Chico, Santa Maria do Herval e Três Coroas não podem dormir na palha. Lembrando, precisamos alcançar a vista 30 anos para frente. Duplicações, passarelas, pontes, nova estradas, tudo o que cabe em 30 anos precisa constar neste contrato.

Terceirizar as informações
A prefeitura de Gramado enviou projeto de lei à Câmara pedido autorização para repassar a Central de Informações Turísticas à iniciativa privada. Ainda que eu seja privatista, em relação a isso tenho dúvidas. Pois seria colocar o turista na boca do leão. A avaliar.

Grávidas só em casa
Depois de que nesta semana foi suspensa a vacinação com a AstraZeneca para grávidas, causando constrangimento e medo, entra em vigor hoje a lei 14.151/2021, que termina que elas só podem trabalhar de casa durante a pandemia. A empregada ficará à disposição para exercer suas funções em seu domicílio por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma.

Trabalhando dá!
Aguardamos para hoje a anunciação das novidades em relação ao distanciamento social para o controlo do vírus chinês. Parece que caiu a ficha que sem trabalhar não dá. Ainda assim, rezar nunca é demais, pois não temos mais espaço para travar a economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido