GRAMADO – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançadas até 2030. Ao todo, são 17 objetivos que abordam áreas fundamentais para o futuro do planeta e da humanidade, como a erradicação da pobreza, fome zero, saúde, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros pontos que precisam ser discutidos e aplicados nos debates atuais.
Nesta semana, os vereadores que compõem a Comissão Temporária do Desenvolvimento Sustentável – Fernanda Pereira Dias (presidente), Neri da Farmácia (vice-presidente) e Dra. Maria de Fátima (membro) – protocolaram um requerimento sugerindo que a Câmara de Gramado passe a integrar oficialmente o Movimento ODS no Rio Grande do Sul.
Como parte dessa iniciativa, no dia 20 de agosto, quarta-feira, às 14h, será realizado um workshop no plenário Júlio Floriano Petersen, com a presença da coordenadora do Movimento ODS no Estado, Rossana Parizotto. O encontro irá destacar a importância da adesão de Gramado aos ODS e como essa decisão pode transformar o futuro das próximas gerações.
O evento terá como foco principal as políticas públicas sustentáveis e o papel do poder público, em parceria com a comunidade, na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para os desafios globais.
“Este é mais um grande evento proposto pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável, que busca envolver a comunidade, a educação e as lideranças locais no entendimento dos ODS e na definição de prioridades para a criação de políticas públicas mais eficientes. Por isso, convidamos todos a participar deste importante debate aqui na Casa”, afirma a vereadora Fernanda Pereira Dias.