Coluna publicada no dia 05/05.
A Igreja Universal lançou a pedra fundamental do Templo de Salomão em Gramado no sábado passado pela manhã, na Avenida Borges de Medeiros, número 1.730, quase em frente ao Lago Joaquina Rita Bier, esquina com a Rua Carlos Lengler Filho.

O famoso casal Renato e Cristiane Cardoso, do projeto *Casamento Blindado*, conduziu a cerimônia, que contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite. Além dele, também estiveram presentes os deputados do Republicanos, o federal Carlos Gomes e o estadual Sergio Peres. No nível municipal, o prefeito Nestor, o vice Luia, vereadores e secretários prestigiaram a novidade que chegará a Gramado.

Sobre o projeto construtivo, nenhum detalhe foi apresentado, mas foi informado que o templo será entregue em 30 meses (2,5 anos). O *Jornal Integração* transmitiu a solenidade, que teve grande presença de público, pela página do Facebook.
Quanto aos comentários da população na rede social, acredito que, ao nos depararmos com algo que não nos agrada, o melhor é simplesmente seguir adiante. Ficar rebaixando os outros apenas causa mal a nós mesmos. Ademais, o projeto é bem-vindo a Gramado, independentemente de religião. Se a Igreja Católica ou qualquer outra instituição tiver uma iniciativa similar, devemos aplaudir ou, no mínimo, nos manter em silêncio respeitoso.
Há um ano

A Prefeitura de Gramado apresentou hoje pela manhã uma prestação de contas sobre as ações realizadas até o momento, após a catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, há um ano, portanto. Como já descrevi na edição de sexta-feira, as prefeituras de Gramado e Canela foram eficientes no atendimento de emergência, pelo menos nas questões mais vitais.
Como explicaram as autoridades hoje pela manhã (matéria nesta edição), muitas pessoas estavam nervosas e se insurgiram contra algumas decisões, mas, aos poucos, com muita comunicação, as coisas foram se ajustando.
Quanto às causas exatas de tantos deslizamentos, ninguém consegue explicar além do fato de que houve muita chuva. Também não há garantias de que novos eventos não ocorrerão. Essas questões estão nas mãos de Deus.
Na sexta-feira, dia 2, quando se completou um ano das mortes (sete em Gramado e duas em Canela, além da maioria das 184 registradas no estado), fui até a Linha Pedras Brancas, onde ocorreram seis mortes em um deslizamento. Seu Ari Branchine me acompanhou até o ponto onde o deslizamento começou, com cerca de 30 metros de largura, expandindo-se rapidamente e arrastando tudo o que havia pela frente (foto).
Leonardo Ulrich Steiner

Na quarta-feira, inicia-se o Conclave para a escolha do novo papa. Ao todo, 133 cardeais votarão e poderão ser votados. Entre eles, sete brasileiros.
Embora todos os 133 sejam tecnicamente candidatos, já há uma lista de favoritos. Entre os brasileiros, o nome que figura como uma possibilidade é o de Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus.
O Novo Hospital
A Novalternativa anuncia novidades sobre o novo complexo hospitalar que será construído próximo à divisa entre Gramado e Canela, logo após o pórtico. O terreno, localizado no município de Canela, contará com um investimento de 200 milhões de reais e tem previsão de início das operações no começo de 2027.
Trabalhando dá!

Nos últimos 28 dias nossa página do Facebook alcançou 3,945 milhões de visualizações, feitas a partir de 445.822 diferentes perfis. Nosso perfil do Instagram também está com 800 mil visualizações no período.