InícioColunistasPonte de Feliz, não a BR-116??

Ponte de Feliz, não a BR-116??

Tempo de leitura: < 1 minuto

A iniciativa privada está se movimentando para reconstruir a ponte sobre o Rio Caí, em Feliz. Empresários de Nova Petrópolis estão envolvidos. Eles viram que a reconstrução de trechos afetados da BR-116 entre Vila Cristina e Caxias do Sul deu certo e se empolgaram. Só não entendo porque não centralizar essa energia nos pontos críticos da 116 entre Nova e Vila Cristina, que faz tempo que está mal. Produzir um bom desvio é mau sinal…

Onda de esperança

Para ser bem sincero, ou super sincero, de ação prática não vi nenhuma sendo anunciada pelos ministros que aqui estiveram quarta-feira. Só repetiram o que está sendo ouvido desde o primeiro dia e as ações que estão sendo oferecidas ao público, que já conhecemos. Algo específico para o trade do turismo referiram, porque não há. Nem para o turismo, nem para qualquer outro setor.
A vinda do Celso Sabino e do Paulo Pimenta pode ter o sentido que deu o empresário Ronaldo Costa, da Gramado Parks: “uma onda de esperança e novidades boas”. As novidades boas não vieram desta feita, mas a onda de esperança, acredito que sim.

Imediato

Muita gente já foi demitida. Empresários sem confiança no governo já tomaram medidas drásticas. Outros, no entanto, fazem de tudo para manter os times, salvar os empregados é salvar a si próprio, no fim das contas. E é isso que os empregadores precisam ouvir das autoridades: O que vai ser feito em relação a isso. Fluxo de caixa. Veja bem, há casos graves nos nossos empreendimentos, principalmente os hoteleiros, que foi a devolução das reservas. Alguns tem um caixa melhor e guardam os valores referente as reservas, mas a maioria coloca no caixa do dia, para dar a volta mesmo. E agora tiveram que devolver o que não tinham. Na pandemia, em 2020, com um governo liberal, de direita, esta foi a primeira questão resolvida, e protegeu muito bem os empregos. Agora jogam dinheiro para todo o lado e nenhuma ação leva a algo prolongado.

Só na paz

O Ministro Pimenta disse que não há nenhuma divergência ou mal-estar entre os governos Federal e Estadual. Disse que não tem “futrica” nenhuma, só união. Mas, o governador Leite passou o dia de quarta lá em Brasília e não teve 5min de reunião com Lula, conforme desejava. Ontem, Lula veio, Leite estava de carona no avião, mas estava um monte de ministros junto e mais uma vez o nosso governador ficou igual um piazinho, só observado.

Tubarão

A página do Jornal Integração no Facebook transmitiu ao vivo a cerimônia com os ministros, quarta. Foi menos de uma hora, bem objetiva. Super sugiro a todos irem lá e assistir. Observem se o Pimenta não ‘engoliu’ o Sabino. Ou só eu tive a impressão de que o ministro do Turismo estava pianinho.

Nas nuvens

Também, para dizer a verdade, Sabino se mostrou completamente desatento e por fora. Um discurso completamente fora do tom e durante todo o tempo falando ao celular e se mostrando desinteressado. Espero que faça valer a pena, mas não pareceu.

Caranguejo

A crise atrasa nosso desenvolvimento turístico, isso é certo. Não há solução para isso. Há coisas que só o tempo corrige. Na melhor das hipóteses andaremos igual o caranguejo, de ladinho, até maio de 2025. O adiamento do Salão Internacional do Couro e do Calçado, para maio de 2025, anunciado ontem pela realizadora, manda um recado bem claro.

Sinais vitais

“Tem pulso. Logo poderemos até sair da UTI”. A exemplificação é do empresário e político gramadense, Celso Fioreze. Há reservas, alguns hotéis da cidade devem lotar a quase todos os finais de semana, até o fim do ano, mas são, uma, duas diárias, apenas. Assim, a cidade fica deserta de segunda à sexta. Serve para nos mantermos vivos, mas para voltar a jogar bola, vai pelo menos um ano.

A parte triste

Muitos, no entanto, com seus estabelecimentos mais nas beiradas, morrerão. Esta parte é triste, mas fato. Como o fluxo mesmo parecendo bom, não será lotação, os mais centrais serão privilegiados. Serão meses complicados os próximos.

1 COMENTÁRIO

  1. Como mencionado na materia… “acredito na esperança…”, o nosso povo e nos todos emprearios e empreendedores do turismo nunca perdemos e nem perderemos a esperança.
    Porém, baaahhh o porém de sempre, temos que nos desligar desses políticos, nenhum leva a serio nosso estado e muito menos o turismo que é a nossa principal atividade econômica, sabes porque?
    por causa do tal ditado…”turismo não gera votos…”.
    Infelizmente penso que as mudanças virão unica e exclusivamente do lado da iniciativa privada, contar com o governo estadual ou federal?
    melhor eu torcer para meu tricolor escapar de vez da segundona…
    Cordial abraço,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido