REGIÃO – O Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) realizou uma reunião com os representantes de 49 municípios e as quatro associações de municípios que compõem a macrorregião Serra. Na ocasião foi debatido o novo alerta emitido pelo Governo do Estado.
A região permanece em estado de alerta em virtude da alta incidência de novos casos de coronavírus, ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 100% e ter a média de apenas 12,9% da população vacinada, ocupando a quarta posição de menor proporção da população vacinada com a segunda dose no Estado entre as 21 regiões Covid-19.
Os municípios terão que adotar medidas urgentes como diminuir a velocidade de propagação da doença, aumentar a testagem, eventos ou shows, com mais de 70 pessoas, poderão ser realizados somente com autorização do município sede e com entrega obrigatória pelos organizadores, bares e restaurantes terão que manter o horário de funcionamento de entrada de clientes até as 22h e saída até as 23h59, proibidos aglomerações em supermercados, sendo obrigatória a adoção de medidas de controle de acesso.
Está proibido a permanência em praças e locais públicos das 21h30 às 7h e o funcionamento das lojas de conveniência localizadas nos postos de combustíveis até as 22h. É proibido o consumo de bebidas, alimentação e aglomerações (independente do número de pessoas) nas áreas internas, externas e/ou estacionamento dos postos a qualquer hora do dia ou da noite. Ficam os estabelecimentos responsáveis pelo cumprimento das medidas sanitárias, devendo acionar/comunicar os órgãos responsáveis (fiscalização) sempre que necessário. Em caso de descumprimento, fica obrigatório a entrega do termo de responsabilidade.
Apenas lembrando, que os protocolos gerais e de atividades da região Serra já estão em vigor. Acesse o link https://bit.ly/3xbIayx e confira o Plano de Ação Regional na íntegra.