Início Site Página 9

As obras desta semana da Aegea/Corsan

REGIÃO – Canela e Gramado estão passando por uma série de obras de saneamento básico executadas pela Aegea/Corsan, nesta semana que incluem a implantação de redes e ramais de água, além de serviços de pavimentação e repavimentação. As intervenções exigem atenção redobrada dos motoristas devido às alterações no trânsito e bloqueios em diversas vias dos dois municípios.

Cronograma de obras em Gramado

Representantes da Prefeitura de Gramado, Aegea/Corsan e da empresa PH Terraplanagem participaram de uma reunião para alinhar o cronograma das obras que serão realizadas nos bairros Moura, Mato Queimado e Várzea Grande.

As intervenções começaram semana passada e seguem concentradas, neste primeiro momento, em ruas do bairro Moura. Até sábado (13), os trabalhos acontecem na rua Theodoro Michaelsen, entre as ruas Josias Martinho e Ledoino Machado; na rua Porto Alegre, entre a Theodoro Michaelsen e a Pedro Ivo Tomazelli; e na rua Pedro Ivo Tomazelli, entre a Porto Alegre e a Josias Martinho.

Após a conclusão desta etapa, as equipes serão deslocadas para o bairro Mato Queimado. Na sequência, as obras avançarão para a Várzea Grande, com previsão de execução durante a segunda quinzena de julho, período escolhido em razão das férias escolares.

O secretário de Obras de Gramado, Willian Camillo, destacou que o município acompanhará de perto os serviços. “Vamos acompanhar de perto e fiscalizar a execução dos serviços”, afirmou o secretário. A Prefeitura orienta que os condutores observem atentamente a sinalização, já que podem ocorrer bloqueios parciais ou totais durante a execução das obras.

Canela tem ruas com bloqueios

Em Canela, a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização divulgou uma ampla programação de intervenções viárias realizadas pela Aegea/Corsan que segue até domingo (14), das 7h às 18h. Os serviços contemplam a instalação de redes e ramais de água, além de obras de pavimentação e repavimentação, afetando diversas regiões da cidade com bloqueios totais e parciais.

Entre as vias com bloqueio total estão as ruas João Maria dos Santos, João Francisco Cristófoli, Aquidaban e Álvaro Amazonas Fagundes, além de trechos das ruas José Joaquim Raymundo, São Francisco, Felisberto de Moraes, Dom Pedro II, José Otão, Benjamin Constant, Almirante Barroso, Gabriel de Souza, Egon I. Jung, Theobaldo Weber, Padre Cacique e Homero Pacheco.

Também haverá bloqueios parciais em importantes vias, como as ruas Hermes Fagundes Prux, Eva Antônia Fagundes de Freitas, Pinheiro Machado, Presidente João Goulart, Patrício Zini Sobrinho e Rui Ramos, além de uma travessa entre as ruas Pinheiro Machado e Homero Pacheco. Segundo a Prefeitura, todos os locais estão devidamente sinalizados para garantir a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores.

Investimentos em infraestrutura

As intervenções fazem parte dos investimentos da Aegea/Corsan para ampliar e modernizar a infraestrutura de abastecimento de água nos dois municípios da Região das Hortênsias. Além dos benefícios relacionados ao saneamento básico, os serviços incluem a recuperação da pavimentação das vias afetadas pelas obras.

Tanto em Gramado quanto em Canela, as administrações municipais reforçam a importância da compreensão da comunidade durante o período de execução dos trabalhos, destacando que os transtornos temporários resultarão em melhorias permanentes para a população. Em Canela, dúvidas sobre as intervenções podem ser esclarecidas junto ao Departamento de Trânsito pelo WhatsApp (54) 3282.5166.

Presidente da Câmara determina arquivar CPI que apura serviços de água e saneamento; saiba a medida alternativa

GRAMADO – O presidente da Câmara de Gramado Neri Nascimento (PP), decidiu, nesta terça-feira (9), pelo indeferimento do requerimento que solicitava a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar questões relacionadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico no município, de responsabilidade da Aegea/Corsan.

A decisão foi fundamentada na análise dos requisitos previstos pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara, que estabelecem critérios obrigatórios para a criação de uma CPI. Conforme o despacho, o requerimento apresentado não atendeu integralmente às exigências legais necessárias para sua instauração.

Entre os pontos destacados pela Presidência está a ausência de prazo determinado para funcionamento da comissão, requisito previsto tanto na Lei Orgânica quanto no Regimento Interno. O documento também aponta a falta de um fato determinado, condição essencial para a abertura de uma investigação parlamentar, uma vez que o objeto apresentado foi considerado genérico, sem a descrição de atos específicos, datas ou ocorrências concretas que justificassem a medida.

Outro aspecto considerado foi o conteúdo do Ofício nº 14/2026, encaminhado pelo primeiro proponente da matéria. Segundo a análise da Presidência, o documento informa que a programação dos trabalhos ainda estaria em aberto, além de não apresentar novos elementos materiais que justificassem a abertura de uma CPI.

A decisão também leva em conta a existência de procedimentos de apuração já em andamento por outros órgãos públicos. Entre eles está a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que recentemente instaurou procedimento para investigar questões relacionadas à crise hídrica, interrupções no abastecimento e possíveis interferências em fiscalizações no município.

De acordo com o despacho, a coexistência de investigações e fiscalizações por diferentes órgãos reforça a necessidade de observância aos princípios da eficiência e da economicidade na administração pública, evitando a criação de estruturas paralelas quando o tema já está sendo acompanhado por instituições competentes.

Fiscalização continuará sendo realizada

Apesar do indeferimento da CPI, a Presidência ressaltou que a fiscalização sobre o abastecimento de água e o saneamento básico permanecerá como pauta prioritária do Poder Legislativo.

Como alternativa, foi recomendada a atuação imediata da Comissão Permanente de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, por meio de uma série de medidas voltadas à ampliação da fiscalização e da participação da comunidade.

Entre as ações sugeridas estão a realização de audiência pública com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a criação de consulta pública para recebimento de denúncias e relatos da população, a solicitação de documentos e laudos técnicos relacionados à qualidade da água, além da promoção de reuniões técnicas com órgãos de fiscalização e controle.

A decisão também sugere que, caso haja interesse dos vereadores em constituir um grupo exclusivo para acompanhar o tema, seja avaliada a criação de uma Comissão Temporária Especial, instrumento previsto no Regimento Interno e voltado ao estudo e acompanhamento de assuntos específicos.

Arquivamento

Ao final, o presidente da Câmara, Neri Paulo do Nascimento, determinou o arquivamento do requerimento, destacando que a medida busca “preservar a segurança jurídica dos atos legislativos e a adequada utilização dos instrumentos institucionais disponíveis ao Poder Legislativo”. A decisão já foi publicada e comunicada aos vereadores que realizaram o pedido.

Laghetto é a rede hoteleira oficial do Connection Terroirs

GRAMADO – A Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências é a rede hoteleira oficial do Connection Terroirs do Brasil, considerado o maior evento brasileiro dedicado aos produtos de origem e Indicação Geográfica (IG). A programação inicia nesta quarta-feira (10) e segue até sábado (13), reunindo cultura, gastronomia, negócios e turismo em uma grande vitrine nacional dos sabores e tradições regionais.

Maior rede hoteleira da Serra Gaúcha, a Laghetto conta atualmente com 13 hotéis em Gramado, além de duas unidades em Canela e outras duas em Bento Gonçalves, reforçando sua presença estratégica nos principais destinos turísticos da região.

O Connection Terroirs do Brasil deve receber mais de 120 mil visitantes, impulsionado também pelo movimento turístico da semana do Dia dos Namorados. A feira a céu aberto contará com cerca de 60 expositores de diferentes regiões do país, apresentando produtos certificados com Indicação Geográfica, como queijos, cafés, vinhos, maçãs, balas de banana e artesanato.

Com o tema “feito com alma, a muitas mãos”, o evento busca fortalecer a conexão entre território, cultura e o saber-fazer local, promovendo o desenvolvimento regional por meio dos produtos de origem certificada.

A programação será distribuída em diversos pontos do centro de Gramado, incluindo Rua Coberta, Rua Pedro Benetti, Palácio dos Festivais e Sociedade Recreio Gramadense, além de reunir especialistas nacionais e internacionais para debates sobre o setor.

Além do público geral, o evento também terá forte foco em negócios, com expectativa de receber mais de 1,8 mil participantes B2B, conectando produtores regionais a restaurantes, bares, supermercados, empórios e outros estabelecimentos de todo o país.

Recursos para recuperação da estrada entre a Várzea e Serra Grande

GRAMADO – O prefeito Nestor Tissot esteve presente em solenidade realizada no Palácio Piratini, na semana passada em que o governador Eduardo Leite, anunciou o repasse de recursos para municípios que tiveram prejuízos em rodovias com o evento climático de 2024.

Na ocasião, Gramado foi contemplada com R$ 19,35 milhões para recuperação de um trecho de 6,5 Km da ERS-373, entre a Várzea e a Serra Grande, além de obras de contenção em seis trechos que registraram queda de barreiras. As obras serão executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

“Temos alguns pontos de encostas ao longo da rodovia que precisam ser corrigidos. Realizamos um trabalho paliativo após as enchentes, mas trata-se de um projeto grande, em que o apoio do Governo do Estado é fundamental”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
As obras, que serão executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) — vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt) —, integram o conjunto de ações voltadas à reconstrução da infraestrutura do Estado. O gramadense Caio Tomazelli, secretário de Comunicação do Governo do Estado, participou do evento.

Noite de conhecer as campeãs do vôlei

CANELA – A emoção toma conta das quadras hoje, terça-feira (9) com a grande final do 4º Campeonato de Vôlei das Gurias. As partidas decisivas acontecem a partir das 20h, no ginásio Carlinhos da Vila, reunindo atletas, familiares e torcedores para uma noite de definição das campeãs das Séries Ouro, Prata e Bronze.

Após semanas de disputas marcadas pelo equilíbrio, dedicação e crescimento técnico das equipes, chegou o momento mais aguardado da competição. Seis times entram em quadra buscando encerrar a campanha com o troféu de campeão.

Na Série Bronze, a decisão será entre Twister e Educa Esportes. Pela Série Prata, Wolf e Floki disputam o título. Já a principal decisão da noite, válida pela Série Ouro, colocará frente a frente As Gurias A/Sonho Olímpico e Marista, em um confronto que promete alto nível técnico e muita emoção.

O campeonato é promovido pelo grupo As Gurias Voleibol, em parceria com a Liga Canelense de Voleibol Feminino, contando ainda com o apoio do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL).

Além da disputa pelos títulos, a competição se consolidou como um importante espaço para o fortalecimento do voleibol feminino na região. A iniciativa busca incentivar a prática esportiva, promover a integração entre as atletas e ampliar a participação das mulheres no esporte. A expectativa da organização é de bom público para acompanhar as finais e prestigiar o trabalho desenvolvido pelas equipes ao longo da competição.

Confirmada data da 1ª Sessão Ordinária dos Vereadores Jovens

GRAMADO – A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, realizará na quinta-feira (11), a partir das 15h, a 1ª Sessão Ordinária dos Vereadores Jovens. Durante a sessão, os vereadores jovens apresentarão suas primeiras demandas, trazendo ao Legislativo pautas relacionadas às escolas, bairros e comunidades que representam.

O momento será uma oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, compreendendo de forma mais direta como funcionam os debates, proposições e encaminhamentos dentro da Câmara Municipal. A iniciativa busca incentivar o protagonismo juvenil, fortalecer a educação cidadã e ampliar a participação dos estudantes na construção de ideias que possam contribuir com o desenvolvimento de Gramado.

Para o diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, a primeira sessão representa um momento especial na trajetória dos participantes. “É nessa etapa que os vereadores jovens começam a transformar observações e vivências em propostas concretas. Eles trazem o olhar das escolas, dos bairros e da juventude para dentro da Câmara, fortalecendo a cidadania e mostrando que a participação começa desde cedo”, destacou.

Aegea/Corsan e Prefeitura de Gramado alinham cronograma de obras

GRAMADO – Representantes da Prefeitura de Gramado, da Aegea/Corsan e da empresa PH Terraplanagem participaram de uma reunião na semana passada, com o propósito de organizar e alinhar um cronograma de trabalho para a execução de obras de saneamento básico nos bairros Moura, Mato Queimado e Várzea Grande. As intervenções iniciaram na semana passada e terão continuidade nos próximos dias, em vias do bairro Moura.

Até sábado (13), os serviços seguem pelas ruas Theodoro Michaelsen (entre a Josias Martinho e a Ledoino Machado); Porto Alegre (entre a Theodoro Michaelsen e a Pedro Ivo Tomazelli); e Pedro Ivo Tomazelli (entre a Porto Alegre e a Josias Martinho). Após este período, as equipes serão deslocadas para o bairro Mato Queimado e posteriormente para a Várzea Grande – 2ª quinzena de julho, durante as férias escolares.

Os motoristas devem estar atentos a sinalização de trânsito, já que podem ocorrer interrupções parciais ou totais no fluxo de veículos. “Vamos acompanhar de perto e fiscalizar a execução dos serviços”, comentou o secretário de Obras de Gramado Willian Camillo.

Senac lança campanha com condições especiais para cursos técnicos EAD

REGIÃO – Quem deseja investir na carreira profissional encontra uma oportunidade especial neste mês de Copa do Mundo com a Campanha Qualificação Campeã, promovida pelo Senac EAD. Até o dia 17, novos alunos podem garantir condições diferenciadas para ingressar em cursos técnicos na modalidade a distância.

A campanha oferece 10% de desconto para os cursos técnicos EAD (com exceção dos cursos Técnico em Óptica e Técnico em Guia de Turismo). O benefício pode ser combinado com vantagens relacionadas às formas de pagamento, possibilitando descontos que chegam a até 50%, conforme as condições vigentes.

Com metodologia dinâmica e foco no desenvolvimento de competências práticas, os cursos técnicos EAD do Senac atendem tanto quem busca o primeiro passo no mercado de trabalho quanto profissionais que desejam atualizar conhecimentos ou ampliar suas oportunidades de atuação.

A modalidade a distância oferece flexibilidade para que os estudantes organizem seus estudos de acordo com a própria rotina, conciliando formação, trabalho e demais compromissos. As inscrições devem ser realizadas por meio do portal do Senac EAD. A campanha é válida apenas para novas matrículas efetuadas durante o período promocional.

Entre os cursos participantes da campanha estão:

Comércio

Técnico em Transações Imobiliárias

Design

Técnico em Design de Interiores

Gestão

Técnico em Administração

Técnico em Contabilidade

Técnico em Logística

Técnico em Qualidade

Técnico em Recursos Humanos

Técnico em Secretariado

Meio Ambiente

 Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente

Técnico em Meio Ambiente

Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do Trabalho

Tecnologia da Informação

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

SAIBA MAIS

Serviço: Campanha Qualificação Campeã – Cursos Técnicos EAD Senac

Período: até 17 de junho

Desconto: 10% para cursos técnicos EAD participantes, com benefícios adicionais conforme a forma de pagamento, podendo chegar a até 50%

Inscrições: Senac EAD – Cursos Técnicos

“Vitória importante para nós subirmos na tabela”

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) conquistou uma importante vitória na tarde deste domingo (7) pela quarta rodada da Copa FGF 2026. Jogando em Farroupilha, o Trem da Serra venceu o Brasil por 1 a 0 e chegou aos sete pontos, passando a dividir a liderança do Grupo A com o Santa Cruz.

Além do resultado positivo fora de casa, o desempenho da equipe foi destacado pelo técnico Gustavo Corrêa, que valorizou a atuação consistente apresentada ao longo dos 90 minutos.

“Vitória importante para nós subirmos na tabela. A equipe teve uma grande atuação hoje. Acho que nós conseguimos controlar o jogo durante boa parte dele”, avaliou o treinador.

Segundo Gustavo, a equipe soube administrar os diferentes momentos da partida, especialmente quando precisou suportar a pressão do adversário. “Sustentamos também no momento que tínhamos que sustentar. É importante fazer um jogo sem sofrer gols. E o mais importante é a evolução que a equipe teve hoje”, ressaltou.

O comandante gramadense também lembrou dos pontos desperdiçados em casa nas rodadas anteriores e destacou a recuperação da equipe atuando como visitante.

“Claro que o resultado é fundamental. A gente estava precisando dele. Acabamos tropeçando em casa em duas partidas onde tínhamos vantagem. Mas conseguimos, em dois jogos fora de casa, recuperar os pontos perdidos”, afirmou.

Para Gustavo Corrêa, a capacidade de reação pode ser decisiva em uma competição de tiro curto como a Copa FGF. “A gente sabe que, numa competição tão curta, isso é muito importante. Então, feliz pelo resultado, feliz pela atuação. Agora é descansar e preparar o próximo jogo”, concluiu.

A 4ª rodada da Copa FGF será encerrada nesta segunda-feira (8), com o confronto entre Monsoon e Santa Cruz, às 15h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.

O Gramadense retorna a campo na próxima quinta-feira (11), às 15h, na Vila Olímpica, quando recebe o Monsoon diante da sua torcida. Os ingressos para a partida serão comercializados ao valor de R$ 20.

LEIA MAIS

FOTOS: Grave acidente no Saiqui deixa uma adolescente em estado grave

CANELA – Quatro pessoas ficaram feridas, sendo uma em estado grave em acidente na ocorrido por volta das 15h25, da tarde deste domingo (7), na ERS-235, no bairro Saiqui, próximo da rótula de acesso ao Santuário de Nossa Senhoras de Caravaggio.

Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), um veículo Gol trafegava no sentido Canela/São Francisco de Paula quando colidiu na lateral dianteira de um caminhão Mercedes-Benz 709, que realizava uma manobra para acessar a rodovia.

Com o impacto da colisão, o condutor de 23 anos, e uma passageira de 16 anos do Gol ficaram feridos. A adolescente sofreu lesões graves. No caminhão, o motorista de 67 anos uma passageira (dados não informados) também sofreram ferimentos.

Foto: CRBM/Divulgação – Segundo a polícia, motorista do caminhão foi fazer uma manobra na rodovia

As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital de Caridade de Canela (HCC). Os nomes das pessoas envolvidas no acidente não foram divulgados pelo CRBM, até o fechamento desta matéria.

As causas da colisão estão sendo apuradas, mas no momento do acidente havia uma forte neblina que deixou a pista com baixa visibilidade.