GRAMADO – A tarde deste domingo (7) foi de mais um importante resultado para o Centro Esportivo Gramadense (CEG) pela Copa FGF. Em confronto válido pela quarta rodada da competição, o Trem da Serra foi até Farroupilha enfrentar o Brasil de Farroupilha no Estádio das Castanheiras e conquistou uma vitória por 1 a 0, somando mais três pontos na tabela e se firmando na zona de classificação para a próxima fase.
Em um jogo de muita entrega e equilíbrio, a equipe gramadense mostrou organização e eficiência para buscar o resultado longe de seus domínios. O gol da vitória foi marcado pelo meia Ryan aos 26 minutos da segunda etapa, garantindo o segundo triunfo do Gramadense como visitante em dois jogos disputados fora de casa nesta edição da Copa FGF.
Com o resultado, o Gramadense chega aos sete pontos e divide momentaneamente a liderança do Grupo A com o Santa Cruz, que ainda entra em campo na rodada diante do Monsoon. A 4ª rodada da Copa FGF será encerrada nesta segunda-feira (8), com o confronto entre Monsoon e Santa Cruz, às 15h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
O Gramadense retorna a campo na próxima quinta-feira (11), às 15h, na Vila Olímpica, quando recebe o Monsoon diante da sua torcida. Os ingressos para a partida serão comercializados ao valor de R$ 20.
Nesta semana ocorreu um movimento regional em frente à Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, contra os pedágios. Dito pelo deputado que está muito a par deste assunto, participando de todas as iniciativas, inclusive da CPI, Joel Wilhelm, “foi fraco”. Acho que talvez a gente não esteja se dando conta da real porcaria que é este projeto de pedagiamento para uma região turística igual à nossa.
PEC do Turismo
Por outra banda, está sendo muito comemorada a aprovação da PEC do Turismo, que promete reservar mais dinheiro para a promoção turística. Para se ter uma ideia, o investimento público, por parte do Estado, pode saltar de algo em torno de R$ 8 milhões, que é hoje, para R$ 250 milhões em promoção, eventos e infraestrutura (matéria nesta edição). Porém, os pedágios não podem acontecer no nível em que estão previstos pelo Governo Leite.
Caminho Pomerano
A Prefeitura de Nova Petrópolis anunciou o início da obra de pavimentação dos 3,7 quilômetros de estrada nova que vai ligar o Centro à Linha São José, sendo uma alternativa à falecida BR-116, encontrando-a novamente em frente à ponte sobre o Rio Caí, que faz divisa com Caxias do Sul. A previsão é de nove meses para a conclusão. É uma excelente notícia.
Fiação subterrânea
O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou, por meio das redes sociais da Prefeitura, que recebeu da RGE e da CPFL, empresas responsáveis pela distribuição e geração de energia na região, um projeto para a implantação de fiação subterrânea em um trecho da Rua Felisberto Soares, em frente à Catedral de Pedra.
Segundo ele, as empresas ofereceram apoio técnico para a execução da obra.
Agora, o material será encaminhado à Central de Projetos da Prefeitura, que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo civil. Após essa etapa, a Administração Municipal pretende licitar a obra, que deverá ser executada em fases.
Transformação
Conseguindo enterrar os fios de um trecho da Felisberto, estará se dando um passo definitivo na transformação do Centro de Canela. Ainda que seja um pequeno trecho, certamente dali em diante dar-se-á continuidade até que se chegue ao final da Osvaldo Aranha, no encontro com a RS-235.
O setor de projetos da Prefeitura me preocupa um pouco por não estar dando conta, mas certamente o prefeito não permitirá que este seja o empecilho. Convém lembrar que o recurso para a revitalização do Centro de Feiras não foi perdido por detalhe, porque não havia ninguém para fazer o projeto. Por fim, a Secretaria de Turismo abraçou a causa e salvou a pátria, segundo explicou o secretário Athos Cunha na ACIC, semana passada.
Prawer
Esta semana veio a notícia do encaminhamento a leilão do imóvel da fábrica de chocolates Prawer, no bairro Avenida Central. São 3.030 m² por R$ 6,06 milhões. Chamei seu Haroldo Ribeiro, proprietário, hoje pela manhã, e ele me disse que já está pagando a ação e que o leilão não vai acontecer.
Tio do céu
Ainda bem que estava todo mundo de máscara. O texto da época é empolgante. Mas não foi desta vez. Tem um sapo enterrado ali e tem que ser o Gilberto Cezar para desenterrar. Agora vai! (leia a matéria da Tio Beto nesta edição).
Bendito promotor
Não fosse o Ministério Público pedir a nulidade do edital por prazo exíguo, a Prefeitura teria hoje dentro do São Miguel uma empresa problemática. Tal edital foi lançado no apagar das luzes de 2025 (23 de dezembro) e fechou em 5 de janeiro de 2026. As empresas não tinham como se qualificar, pois, claro, muitos estavam de férias.
Isso acabou se comprovando verídico, eis que o edital que corre no momento está com 17 participantes e nove já foram desclassificados, ou seja, 26 se mostraram interessados.
Foi por pouco
A Prefeitura chegou a assinar o contrato com o IDEAS. A matéria consta até hoje no site da instituição catarinense.
Acontece que esta mesma empresa tem contrato com duas UPAs em Caxias do Sul e o bicho está pegando por lá. Nem os médicos estão recebendo. Está lá o prefeito Adiló tendo que abraçar a causa para não deixar os profissionais na mão. Falei com o advogado dos médicos ontem e o que me descreveu é estarrecedor: recebem os R$ 3 milhões referentes à gestão e não pagam ninguém.
Com emoção
O concurso do magistério, que está suspenso temporariamente, também foi para o buraco. Isso não se recupera mais. Com a empresa envolvida em investigação do MP e da Polícia Civil, podem mudar de rumo.
A Prefeitura tem prazos a cumprir, mas também já dá como certo que o trabalho até aqui está perdido. Os profissionais terão de ser contratados emergencialmente até que algo novo aconteça.
A fonte da coluna é confiável e é isso que vai acontecer: contratação emergencial e cancelamento definitivo do concurso em andamento.
Belo e Alcione
Muito criticaram a interpretação do Hino Nacional pelos artistas na despedida da Seleção Brasileira, no Maracanã, domingo passado. Alcione é uma grande artista. Sua ideologia política não importa. Tem meu perdão até pela idade e pelo legado.
Já o Belo, este, pelo seu histórico, não faço ideia de quem chamou… País de ex-presidiários.
Enquanto isso, faltam dez dias para a estreia.
Instabilidade
Como se não bastassem os políticos brasileiros, que não param de brigar, e gastar, e não encontram saída para a economia, com taxa Selic em 14,5%, temos de encarar um mundo com sua instabilidade mais aguçada do que nunca e as loucuras de Donald Trump.
O homem é muito imprevisível. Só esta semana foram duas novas punições aos seus cidadãos com taxação de importação do Brasil. A indústria gaúcha está muito preocupada com seu principal destino de exportação. Mas lembremos que nós somos taxados pelo nosso país em 60% quando compramos deles (EUA).
Ipiranga
Na sessão descentralizada para a Sociedade Ipiranga, da Várzea Grande, segunda-feira à noite, os vereadores de Gramado votaram e aprovaram por unanimidade mais um repasse à Gramado Turismo, empresa que faz o transporte coletivo, referente aos prejuízos de janeiro, fevereiro e março deste ano, no valor de R$ 741 mil (arredondei).
Outro projeto aprovado na noite, de autoria do vereador Rafael Ronsoni, é para que os munícipes que fizeram, ou farão, exames e consultas particulares não percam o direito de acessar o tratamento oferecido pela Farmácia Municipal.
Como ele explicou, quando vê a notícia de que vai demorar, a pessoa corre, arruma uns trocados e paga o exame. Mas que não perca o acesso aos remédios por conta disso. Justo!
Os dez ônibus
Foi mera coincidência. Mas os ônibus chegaram na sexta e o recurso do município foi aprovado na segunda. O início da operação do transporte coletivo de Gramado em sua nova fase está previsto para o início de agosto.
Sem votação
Já os vereadores de Canela não tiveram nenhum projeto de lei na sessão de segunda-feira. A reunião foi rápida, com cerca de uma hora e meia de duração.
Melhorias na ERS-373
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, foi a Porto Alegre hoje assistir à assinatura da ordem de início de obras de melhorias em diversas rodovias estaduais, entre elas o trecho da ERS-373, da ERS-115, passando pela Serra Grande, até a divisa com Santa Maria do Herval.
Importa saber, para quem frequenta esta rodovia para se deslocar a Porto Alegre, que a VRS-873, no trecho entre Santa Maria do Herval e Morro Reuter, também passará por intervenções. Da região tem mais um trecho da 020, partindo de Taquara até o território de Três Coroas.
Comércio irregular
Não dá para confundir indígenas com o que ocorre nos arredores da Catedral Nossa Senhora de Lourdes.
De todo modo, resumindo a ópera, me parece uma luta perdida aquela. No post da página do Integração no Facebook há mais de 200 comentários de pessoas expressando sua indignação com aquilo, mas não há solução. Tem a questão política, que muitos usam, mas essa é a de menos.
A saber
Osmar Terra, Bibo Nunes, Maurício Marcon (PL), Sérgio Turra (PP) e Marcel van Hattem (Novo) votaram contra a PEC que termina com a escala 6×1. São 31 deputados.
Como sabemos, o tema agora está no Senado e, portanto, ainda não se tem nenhuma definição de como vai ficar. Ao todo, apenas 22 deputados federais votaram contra.
Imply®
Os grandes eventos promovidos pela Gramadotur, autarquia municipal de turismo, terão como tiqueteira oficial a Imply® ElevenTickets.
A empresa foi a vencedora do processo licitatório e fornecerá soluções integradas para gestão, vendas online e físicas e controle de acesso para os eventos e produtos oficiais da Gramadotur: Festival de Cinema de Gramado, Natal Luz, Gramado in Concert, Vindima em Gramado, ChocoPáscoa Gramado e Festa da Colônia. O anúncio foi feito hoje pela manhã.
Aniversário
O amigo Flávio Nunes mudou de idade na semana passada. Quero agradecer o convite para o “fervidão” e desejar vida longa, com saúde! É um piazão de 63 anos. Parabéns!
Quem pinta como eu pinto?
Fotos de primavera/verão e outono/inverno.
Fotos de primavera/verão e outono/inverno.
Até terça
Esta semana fazemos só uma edição do Integração, em razão do feriado de amanhã. Voltaremos na terça. Um forte abraço e até lá!
Na época, a Administração Municipal comandada pelo então prefeito Constantino Orsolin celebrou a assinatura do contrato de permuta que previa a construção da nova escola sem desembolso direto de recursos públicos. A proposta consistia na transferência de dois terrenos municipais localizados nos fundos do Hospital de Caridade de Canela, na Rua Teixeira Soares, para uma empresa privada, que, em contrapartida, ficaria responsável pela construção da nova unidade escolar.
O anúncio foi tratado como uma importante conquista para a comunidade do bairro Canelinha e arredores. A nova estrutura teria aproximadamente 1.889 metros quadrados e capacidade para atender cerca de 200 crianças, ampliando significativamente a oferta de vagas na educação infantil do município.
Na ocasião, a então secretária de Educação, Janete Oliveira da Silva Santos, destacava que a região concentrava uma das maiores demandas por vagas em creches e escolas infantis de Canela. Já o prefeito Constantino Orsolin ressaltava o valor histórico da Tio Beto, escola que durante décadas acolheu gerações de famílias da comunidade.
O projeto foi apresentado como uma solução moderna de gestão pública. A expectativa era de que a construção ocorresse em prazo relativamente curto, permitindo a substituição da antiga estrutura por um prédio amplo, moderno e adaptado às exigências atuais da educação infantil.
Nos meses seguintes ao anúncio, a Prefeitura realizou a limpeza da área e iniciou a preparação do terreno para o início das obras. O projeto chegou a ser apresentado como uma das principais iniciativas da área educacional daquele governo.
Entretanto, passados quase cinco anos, a expectativa criada em 2021 não se concretizou. A obra não foi concluída e a nova escola jamais chegou a atender os alunos para os quais foi planejada.
Agora, em 2026, o prefeito Gilberto Cezar confirmou ao Jornal Integração que o contrato de permuta foi encerrado porque a empresa responsável não cumpriu as obrigações assumidas.
“Encerrou o contrato que tinha da antiga ADM. Eles não cumpriram”, afirmou o prefeito.
Com a rescisão do acordo, os dois terrenos localizados nos fundos do hospital retornam ao patrimônio do município. A medida permite que a Administração reassuma oficialmente a área e busque uma nova solução para concluir a obra.
Segundo Gilberto Cezar, a intenção agora é retomar o controle do empreendimento, licitar uma empresa para finalizar os trabalhos e, finalmente, entregar a escola à população.
“Vamos retomar o imóvel para poder concluir a obra e entregar para a população”, declarou.
A condução dos próximos passos ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. A expectativa é que uma nova licitação seja realizada para contratação da empresa que executará a conclusão da construção.
A história da Tio Beto acaba simbolizando dois momentos distintos da administração pública canelense. Em 2021, o projeto foi apresentado com entusiasmo e como uma alternativa inovadora para ampliar a oferta de vagas na educação infantil. Em 2026, a Prefeitura trabalha para recuperar o empreendimento e transformar em realidade uma obra que, apesar das expectativas criadas, permaneceu inacabada.
Enquanto a nova etapa não começa, permanece a expectativa da comunidade do Grande Canelinha de ver concluída uma escola aguardada há anos e considerada fundamental para reduzir a fila de espera por vagas na educação infantil do município.
Empresa ligada à obra teve proprietário investigado por supostas fraudes imobiliárias
A empresa que assinou, em 2021, o contrato de permuta para construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil Tio Beto tinha como representante o empresário Márcio Colombo, proprietário do grupo MWC.
O nome do empresário voltou ao noticiário regional em dezembro de 2025, quando ele foi preso preventivamente durante a Operação Colombus, conduzida pela Polícia Civil de Canela. As investigações apuram um suposto esquema de fraudes imobiliárias que teria causado prejuízos estimados em pelo menos R$ 6,4 milhões.
Conforme divulgado à época, as investigações envolvem suspeitas de estelionato, fraudes imobiliárias, abandono de obras, vendas em duplicidade de imóveis, irregularidades financeiras e outras práticas que teriam lesado clientes, fornecedores e instituições financeiras.
Embora o caso da Escola Tio Beto não faça parte das acusações divulgadas pela Polícia Civil, o contrato firmado para a construção da escola foi celebrado justamente com empresa vinculada ao empresário investigado.
Em março deste ano, a Justiça revogou a prisão preventiva de Márcio Colombo, que passou a responder ao processo em liberdade, sob medidas cautelares. A ação penal segue em tramitação e ainda não possui decisão definitiva sobre as acusações apresentadas pelo Ministério Público.
CANELA – O vice-prefeito e secretário de Educação, Gilberto Tegner, o Tolão, retomou suas atividades na segunda-feira (1º), após período de afastamento em razão de problemas de saúde.
Tolão precisou ser hospitalizado após apresentar um problema cardíaco e passou por um procedimento cirúrgico de cateterismo. Após a intervenção médica, permaneceu em recuperação e seguiu rigorosamente as orientações da equipe médica, que recomendou repouso até sua completa reabilitação.
Durante o período de afastamento, o vice-prefeito concentrou-se na recuperação da saúde, recebendo acompanhamento médico e o apoio de familiares, amigos e da comunidade canelense.
Com a liberação dos profissionais de saúde, Tolão retornou às suas funções junto à Administração Municipal, reassumindo os compromissos à frente da Secretaria de Educação e como vice-prefeito.
O retorno do vice-prefeito marca a retomada de sua agenda institucional, com foco no acompanhamento das ações e projetos desenvolvidos pela Administração Municipal, especialmente na área da educação. “Ocorreu tudo bem, agora é cuidar ainda mais…se passamos por isto é porque Deus tem uma missão e não vamos nos omitir”, disse.
CANELA – Ainda este ano, será inaugurada uma unidade da rede internacional de fast food McDonald’s. As obras do novo empreendimento começaram na semana passada. O prédio que abrigará a loja será erguido em alvenaria, contando com área de salão para consumo no local e também drive-thru para retirada de pedidos, além de estacionamento.
Após a aprovação da Prefeitura de Canela, as obras iniciaram na semana passada, com a demolição da antiga estrutura que estava no terreno e com a realização de terraplanagem para preparar o lote para receber a nova base. A previsão é de que abra as portas ao público no segundo semestre deste ano.
O prédio terá 257,68 metros quadrados e estará localizado na ERS- 235, na entrada do município, próximo da entrada do bairro São José, ponto estratégico pelo alto fluxo turístico. O local recentemente era uma loja de vinhos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que validou e conferiu a liberação para as obras, o empreendimento realizará obras viárias nos acessos à cidade, nas proximidades de onde estará instalado, conforme exigência da Empresa Gaúcha de Rodovias e da Prefeitura de Canela para liberar a construção.
O prefeito Gilberto Cezar fez o anúncio por meio das redes sociais na quinta-feira (4), e acompanha a instalação do McDonald’s e comemora a decisão dos empreendedores. “Canela já é reconhecida pela qualidade da sua gastronomia e pela diversidade de experiências que oferece aos moradores e visitantes. Atualmente, temos recebido novas marcas e investimentos de diferentes segmentos, o que demonstra a confiança dos empreendedores no potencial da nossa cidade. A chegada do McDonald’s reforça esse momento positivo e confirma Canela como um destino cada vez mais consolidado, atrativo e preparado para receber novos negócios.”
A marca também confirmou a expansão no município, destacando que a chegada de uma nova unidade em Canela levará mais conveniência aos clientes da região e contribuirá para o desenvolvimento local por meio da geração de empregos e da qualificação profissional.
Conforme divulgado pelos proprietários da unidade do McDonald’s em Canela, a operação deverá gerar cerca de 50 novos empregos diretos.
No levantamento, os participantes são convidados a escolher duas áreas profissionais que consideram mais importantes para a região, entre cinco opções: “Turismo, Hospitalidade e Lazer”, “Gestão e Negócios”, “Informação e Comunicação”, “Produção Cultural e Design” e “Ambiente e Saúde”. Os respondentes podem ainda apontar outra área além dessas citadas.
O Campus Gramado do IFRS poderá contar com cursos técnicos integrados ou subsequentes ao ensino médio, graduações, especializações e mestrados, além de cursos de curta duração (Formação Inicial e Continuada), todos gratuitos. A unidade está em construção no bairro Várzea Grande, porém já começa a funcionar, provisoriamente, em um espaço da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mosés Bezzi.
Atualmente, está em andamento a primeira turma oferecida pela unidade, do curso “Cuidadora de Idosos”, vinculada ao Programa Mulheres Mil. Para acompanhar as novidades, é possível acessar o site do Campus Gramado: ifrs.edu.br/gramado.
CANELA – A Prefeitura de Canela abre nesta quinta-feira (4), inscrições para seleção pública destinada a estudantes de nível médio, técnico e superior, interessados em ser estagiários no serviço público municipal. A inscrição será recebida até o dia 13, exclusivamente online, pelo site da EBCP Consultoria, banca responsável pelo certame. A seleção de estagiários será feita mediante prova objetiva feita de forma on-line, no dia 21 (domingo), às 14h, através do portal da EBCP Consultoria. O conteúdo da avaliação envolverá questões de matemática, língua portuguesa e informática, cujo conteúdo programático poderá ser acessado também no edital nº 10/2026, acessível na aba “Publicações Legais” do site da Prefeitura e no Diário Oficial do Município.
São oferecidas quatro vagas, divididas entre o ensino médio e o curso normal (magistério), e entre os cursos superiores em administração e pedagogia. Também será formado cadastro de reserva para áreas diversas – como enfermagem, arquitetura, direito, psicologia, entre outras -, visando futuras oportunidades. A listagem completa com todos os cursos disponíveis para inscrição pode ser consultada no edital.
Os estudantes contratados através do certame terão direito a uma bolsa-auxílio, com valores que variam entre R$ 530,71 (para alunos de nível técnico e médio e que cumpram 20 horas semanais) e R$ 1.494,78 (para aqueles estudantes do ensino superior que atendam 30 horas semanais). A esse valor é acrescido o auxílio-transporte no valor de R$ 83,66, pago mensalmente. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 1º de julho, com validade de seis meses.
Como realizar a inscrição
As inscrições iniciam nesta quinta-feira e seguem abertas até as 23h59 do dia 13, devendo ser efetuadas exclusivamente pelo site da EBCP Consultoria, no link referente ao processo da Prefeitura de Canela, e clicando em “entrar para se inscrever”. O interessado em estagiar na Prefeitura precisa ter no mínimo 16 anos de idade e ter concluído, pelo menos, o segundo semestre ou equivalente do curso para o qual vai se candidatar. É preciso estar matriculado e frequentando as aulas também.
REGIÃO – As celebrações de Corpus Christi em Canela terão início às 6h, em frente à Catedral de Pedra, seguindo pela rua Felisberto Soares até a esquina com a rua Júlio de Castilhos. O trajeto será coberto por desenhos coloridos de temática religiosa, confeccionados com materiais recicláveis fornecidos pela paróquia, com a participação de entidades, comunidade e grupos paroquiais.
Os tapetes servirão de passagem para a tradicional procissão de Corpus Christi, momento em que os fiéis acompanham o sacerdote conduzindo o Santíssimo Sacramento. Para os católicos, a Eucaristia representa o Corpo de Cristo. A procissão ocorrerá após a missa celebrada às 10h, na Catedral de Pedra. Outra missa programada ocorrerá às 18h30.
Em Gramado, a programação religiosa de Corpus Christi será realizada pela paróquia São Pedro. Na quinta-feira (4), a confecção dos tradicionais tapetes de serragem inicia às 8h, mobilizando fiéis e voluntários da comunidade, em frente à Igreja Matriz
Sobre Corpus Christi
Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica que recorda a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo durante a Última Ceia, quando compartilhou o pão e o vinho com seus discípulos. A solenidade é celebrada sempre 60 dias após a Páscoa.
REGIÃO – As Prefeituras de Canela e Gramado estarão fechadas nesta quinta-feira (4) em razão do feriado de Corpus Christi e na sexta por ponto facultativo, proporcionando aos servidores 4 dias consecutivos de descanso. Ambas informam que os serviços essências serão mantidos.
“Neste período, urgências e emergências serão atendidas no Hospital de Caridade de Canela; o Corpo de Bombeiros estará em regime de plantão; e também está garantido o monitoramento e a fiscalização de trânsito e o transporte de pacientes para tratamentos em outras cidades. As unidades básicas de saúde, a Farmácia Municipal e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) funcionam normalmente na sexta-feira, 5”, diz a nota da Prefeitura de Canela.
“Durante esse período, os serviços considerados essenciais seguirão funcionando normalmente. A programação religiosa de Corpus Christi em Gramado será realizada pela paróquia São Pedro. Na quinta-feira (4), a confecção dos tradicionais tapetes de serragem inicia às 8h, mobilizando fiéis e voluntários da comunidade, em frente à Igreja Matriz”, diz a nota da Prefeitura de Gramado.
GRAMADO – A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou nesta terça-feira (2) o Conselho Técnico do Gauchão Série A2, a Divisão de Acesso. No encontro, dirigentes e representantes dos 16 clubes definiram as diretrizes e o modelo de disputa da competição, que começa dia 2 de agosto e tem previsão de término para final de outubro. Campeão e vice garantem acesso ao Gauchão 2027.
A reunião foi conduzida pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman. Integrantes do Departamento de Competições da FGF apresentaram o projeto do campeonato e realizaram os ajustes necessários. Ao todo, serão 21 datas e 134 jogos.
MODELO DE DISPUTA
Com aprovação dos clubes, os 16 times se enfrentam em turno único e os oito melhores se classificam às quartas de final, repetindo a fórmula de 2025. Os últimos dois colocados serão rebaixados para a Terceirona de 2027. Às quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Por meio de sorteio, ficou definido os clubes que terão um jogo a mais em casa. O Gramadense atuará seis partidas em Gramado e sete fora. A tabela da competição será divulgada posteriormente pela FGF.