Início Site Página 8

FOTOS: As campeãs do vôlei em Canela

CANELA – Encerrando mais uma temporada de integração, amizade e valorização do esporte feminino, a equipe Marista conquistou o título da 4ª edição do Campeonato de Vôlei das Gurias na categoria principal. As partidas decisivas foram realizadas na noite de terça-feira (9), no ginásio Carlinhos da Vila, reunindo um excelente público que lotou as arquibancadas para acompanhar as finais.

A competição contou com a participação de 11 equipes e foi marcada pelo equilíbrio técnico e pelo espírito esportivo demonstrado pelas atletas ao longo de toda a temporada. Além das disputas em quadra, o campeonato também se consolidou como um importante espaço de integração entre as praticantes do voleibol feminino do município e da região.

Na decisão da Série Ouro, considerada a principal categoria do torneio, a equipe Marista confirmou sua força ao vencer a As Gurias A/Sonho Olímpico por 2 sets a 0, garantindo o troféu de campeã da edição 2026.

Pela Série Prata, a equipe Floki levou a melhor sobre a Wolf, também por 2 sets a 0, conquistando o título da categoria. Já na Série Bronze, a Twister venceu a Educa Esportes e celebrou mais uma conquista para sua galeria.

Foto: Patrick Manuel Ferreira/Divulgação – Floki conquistou o título na Série Prata

Mais do que os resultados, o campeonato foi marcado pelo envolvimento das atletas, das torcidas e das famílias que acompanharam os jogos durante toda a competição. A grande presença de público nas rodadas e, especialmente, nas finais demonstrou o crescimento do voleibol feminino em Canela e o interesse cada vez maior da comunidade pela modalidade.

O evento foi promovido pelo grupo As Gurias Voleibol, em parceria com a Liga Canelense de Voleibol Feminino, contando com o apoio do Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL).

Foto: Patrick Manuel Ferreria/Divulgação – Já na Bronze, a conquista foi para o Twister

Vai começar a copa! Transmissão gratuita dos jogos e Fanfest para acompanhar o Brasil

GRAMADO – A emoção da Copa do Mundo já tem endereço certo na Região das Hortênsias. O Vita Boulevard, através de seu projeto de eventos “Sou Mais Vita”, confirmou que será o ponto de encontro oficial de moradores e turistas para o mundial. O complexo multiuso transmitirá diariamente as partidas da competição em um telão de alta definição e, nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo, sediará a Fanfest Oficial de Gramado. O acesso ao espaço de transmissão e a todas as atividades da Fanfest serão totalmente gratuitos.

A largada oficial do evento ocorre nesta quinta-feira (11), data da abertura do mundial. A partir das 13h, o público poderá acompanhar a cerimônia oficial de abertura diretamente do telão instalado na área central do complexo.

Logo em seguida, às 16h, o espaço exibe o primeiro confronto da competição entre as seleções do México e da África do Sul. Para animar o primeiro dia de festa, o palco cultural do Vita Boulevard já recebe grandes atrações musicais, com show do cantor Bruno Quadrado, às 13h30, e apresentação da banda Hally, às 19h.

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

O projeto foi desenhado para ir além das quatro linhas do gramado, transformando o local em uma experiência imersiva e cultural para toda a família. Toda a área comum receberá uma cenografia especial, com decoração temática ostentando as cores do Brasil e bandeiras de todas as nações participantes. Diariamente, entre 13h e 23h, o palco do evento receberá uma série de atrações que incluem apresentações musicais ao vivo, danças típicas e concursos interativos, além de oferecer opções muito diversificadas de gastronomia cultural.

Um dos grandes diferenciais da estrutura montada no Vita Boulevard é a sua infraestrutura de excelência, planejada para o clima instável da Serra Gaúcha. Toda a área de transmissão e o palco principal estarão alocados em um ambiente amplo e 100% coberto, com capacidade para receber confortavelmente até 1.500 pessoas. Isso garante que a festa e as transmissões aconteçam com total comodidade e segurança, independentemente das condições climáticas do inverno gaúcho. Para conveniência adicional do público que se desloca de carro, o complexo dispõe de um estacionamento coberto com 500 vagas privativas, administrado pela rede Estapar.

A iniciativa é uma realização do próprio Vita Boulevard e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Esporte e Lazer. A organização informa que os detalhes diários dos horários de funcionamento, as atrações musicais confirmadas e as atividades paralelas de cada rodada poderão ser acompanhados em tempo real pelos canais oficiais de comunicação do complexo (@vita.boulevard).

O que se sabe sobre acidente de trabalho que vitimou trabalhador do Snowland

GRAMADO – A Polícia Civil está investigando o acidente de trabalho ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), que vitimou Kelvin Tavares da Silva, funcionário do parque Snowland. O acidente teria ocorrido durante uma atividade envolvendo uma esteira mecânica, que teria prendido sua roupa e o puxado para o equipamento.

As diligências iniciais foram realizadas no local, tendo sido acionada perícia especializada do IGP para apuração das circunstâncias do fato. A vítima foi prontamente socorrida e encaminhada para atendimento hospitalar, vindo a óbito no final da tarde.

Conforme informou a delegada Fernanda Aranha, responsável pelas investigações, a empresa prestou as informações preliminares solicitadas e colaborou com o atendimento da ocorrência.

Segundo a Polícia Civil, não foram constatados elementos que indiquem risco à segurança dos frequentadores ou que justifiquem a interrupção das atividades do empreendimento, que permanece funcionando normalmente. As circunstâncias do acidente serão apuradas por meio do procedimento policial e dos exames periciais pertinentes.

Será instaurado o procedimento cabível para apuração dos fatos, aguardando-se a conclusão dos laudos periciais. A reportagem busca contato com a Gramado Parks, responsável pela atração turística.

FOTOS: Feira de empregos ofertará 30 vagas em Canela nesta quinta-feira

CANELA – A Prefeitura promoverá nesta quinta-feira (11), o 1º Emprega Canela do Setor Industrial, que ofertará cerca de 30 vagas de emprego. A ação reunirá aproximadamente 10 empresas instaladas no Distrito Industrial e ocorrerá a partir das 8h30, na sede do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).

Durante o feirão, as empresas contarão com espaços para divulgação institucional e apresentação das vagas disponíveis. Os interessados poderão visitar os estandes, conhecer as oportunidades oferecidas e entregar currículos diretamente aos representantes das empresas.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, destaca a relevância da iniciativa para o fortalecimento do mercado de trabalho local. “Esta feira é de fundamental importância tanto para quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego quanto para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Além de aproximar empresas e candidatos, a ação contribui para o desenvolvimento econômico e social do município”, ressalta o secretário.

Vítima de acidente segue em estado grave e família organiza campanha

CANELA – Uma corrente de solidariedade vem se formando para auxiliar a jovem Ana Luiza Fogaça, 16 anos, que ficou gravemente ferida em um acidente de trânsito ocorrido na tarde de domingo (7), na ERS-235, no bairro Saiqui, próximo à rótula de acesso ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

O acidente aconteceu por volta das 15h25. Conforme informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), veículo Gol trafegava no sentido Canela–São Francisco de Paula quando colidiu na lateral dianteira de um caminhão Mercedes-Benz 709, que realizava uma manobra para acessar a rodovia.

Com o impacto da colisão, o condutor do Gol, Nicolas Pereira, de 23 anos, e a passageira Ana Luiza Fogaça, de 16 anos, ficaram feridos. A adolescente sofreu lesões graves. No caminhão, o motorista, de 67 anos, e uma passageira também ficaram feridos.

As vítimas foram atendidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhadas ao Hospital de Caridade de Canela (HCC). As causas do acidente seguem sendo investigadas. No momento da colisão, uma forte neblina reduzia significativamente a visibilidade na rodovia, fator que pode ter contribuído para o sinistro.

Estado de saúde

Após os primeiros atendimentos, Ana Luiza foi transferida para o Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já Nicolas segue internado no Hospital de Caridade de Canela (HCC), mas passa bem. Ana Luiza apresenta aceleração cardíaca e segue sob observação constante da equipe médica.

Os profissionais também acompanham possíveis complicações neurológicas decorrentes do acidente. Exames complementares, incluindo uma ressonância magnética, devem auxiliar na avaliação da extensão das lesões e na identificação de eventuais sequelas.

Segundo informações repassadas pela família, houve uma leve melhora no estado de saúde da adolescente na manhã de hoje, terça-feira (9). A expectativa é que os médicos avaliem, nos próximos dias, a possibilidade de redução da sedação, observando sua reação clínica.

Caso a recuperação ortopédica evolua conforme o esperado, existe a possibilidade de alta hospitalar ainda nos próximos dias. No entanto, a definição dependerá principalmente dos resultados das avaliações neurológicas.

Vakinha busca ajudar família

Moradores da localidade do Salto, os familiares de Ana Luiza estão longe de casa durante o tratamento, o que gera despesas extras para que precisam se deslocar e permanecer em Caxias do Sul para acompanhá-la.

Diante da situação, amigos e familiares organizaram uma Vakinha Solidária para arrecadar recursos que auxiliem nos custos do tratamento, transporte, alimentação e demais despesas enfrentadas neste momento delicado. O link disponibilizado para ajudar é este: [email protected] ou diretamente com a mãe de Ana Luiza: [email protected].

A mobilização já vem recebendo apoio da comunidade regional, que tem se unido em correntes de oração e ações de solidariedade em favor da recuperação da adolescente. Os organizadores destacam que qualquer contribuição é importante e pode fazer a diferença para a família durante o período de internação e recuperação de Ana Luiza.

LEIA MAIS

Connection Terroirs transforma Gramado em Circuito Gastronômico

GRAMADO – Conhecida internacionalmente por sua excelência turística e gastronômica, o município se prepara para viver uma imersão cultural e sensorial. Incluso na programação do Connection Terroirs do Brasil ocorre até o dia 22, o circuito gastronômico “Tem IG no Prato”. A iniciativa estende a experiência do evento para além dos ambientes de exposição e palestras, engajando os principais restaurantes da região em um movimento de celebração da identidade, da cultura e do valor dos produtos de origem brasileira.

A proposta do circuito é conectar diretamente a alta gastronomia da Serra Gaúcha com o propósito central do Connection: dar protagonismo às Indicações Geográficas (IGs). Durante as duas semanas de programação do circuito, 31 estabelecimentos parceiros servirão receitas exclusivas desenvolvidas especialmente para a ocasião. Cada prato funciona como uma narrativa comestível, traduzindo as tradições e a identidade de diferentes territórios do país.

Para enriquecer os menus, os chefs locais receberam o desafio de incorporar ingredientes brasileiros que carregam o selo de IG ou que têm forte apelo de origem. Entre os destaques nos pratos estão o queijo dos Campos de Cima da Serra, a erva-mate de Machadinho e de São Mateus (PR), a icônica linguiça de Blumenau (SC), o mel de melato de Bracatinga, a maçã Fuji de São Joaquim (SC), o vinho fino da Campanha Gaúcha, o café do Norte Pioneiro do Paraná e o arroz do Litoral Norte gaúcho.

O público poderá experimentar desde criações sofisticadas, como o risoto de queijo regional com filé mignon ao molho agridoce de chocolate e farofa de erva-mate (Neni Restaurante), o nhoque artesanal com fonduta de queijo dos Campos de Cima da Serra e crocante de linguiça de Blumenau (Casa Di Pietro) –, até sobremesas e bebidas inovadoras, como o sorvete de café com mel de Bracatinga e farofa de pinhão (Veneta Gelateria) e o coquetel Alma da Serra, feito com gin infusionado em erva-mate, mel e bergamota (Black Lake Restobar).

Foto: Connection Terroirs do Brasil/Divulgação

Integrar a comunidade e o comércio local ao Connection é um dos pilares estratégicos da organização. “Ao levar os insumos de origem para as mesas dos restaurantes de Gramado, o evento cumpre seu papel como a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica do Brasil, promovendo a educação do consumidor final e gerando novas oportunidades de mercado para pequenos produtores rurais de várias regiões do país”, destaca a CEO da Rossi & Zorzanello e realizadora do evento, Marta Rossi.

O Circuito Gastronômico acontecerá diariamente até o dia 22, nos horários de funcionamento de cada restaurante participante. A lista completa de estabelecimentos e os detalhes de todas as iguarias exclusivas podem ser consultados diretamente no site oficial do evento (www.connectionexperience.com.br).

Policiais militares salvam a vida de bebê de apenas um mês

GRAMADO – Na noite de segunda-feira (8), por volta das 22h30, policiais militares da Brigada Militar, do 41º BPM, prestaram socorro a um bebê de apenas um mês e 13 dias que estava engasgado após a amamentação.

Desesperados, os pais da criança procuraram auxílio diretamente no quartel da corporação, no Centro da cidade. Ao perceber a gravidade da situação, um soldado que estava de serviço iniciou imediatamente a manobra de Heimlich, procedimento utilizado para desobstruir as vias respiratórias.

Enquanto realizava o atendimento, o policial solicitou o apoio de uma viatura para encaminhar o recém-nascido ao hospital. Após receber os primeiros socorros e ser avaliada pela equipe médica, a criança permaneceu sob observação, sem risco de vida.

A rápida ação dos policiais militares foi fundamental para garantir o atendimento imediato e a segurança do bebê.

Acordo Mercosul e União Europeia será debatido no Connection em Gramado

GRAMADO – Em vigor provisório desde 1º de maio, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia é visto como um avanço concreto para a proteção e valorização da produção brasileira. Entre os setores, está o das Indicações Geográficas (IGs), que passa a enxergar novas oportunidades. 

Trata-se de um reconhecimento e proteção a produtos cuja reputação, qualidade ou características estão diretamente ligadas ao território de origem. Acordos como o firmado com o bloco europeu podem garantir reconhecimento internacional e proteção jurídica ampliada para produtos brasileiros registrados, impedindo o uso indevido de nomes de origem por produtores estrangeiros e fortalecendo a autenticidade de itens como queijos, cafés, mel e vinhos. 

Essa questão estará no centro de um dos debates do Connection Terroirs do Brasil 2026, evento que inicia amanhã, quarta-feira (10) e segue até sábado (13). O painel reunirá o coordenador de Estratégia Negociadora do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rafael Mafra; o doutor em Relações Internacionais, pesquisador e servidor do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Daniel França; e a professora Kelly Bruch, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e referência nacional em Direito e Agronegócio. Juntos, eles discutirão os impactos dos acordos internacionais e os reflexos dessas negociações para produtos brasileiros com identidade territorial. 

“O Acordo Mercosul–União Europeia amplia a proteção aos produtos genuínos brasileiros protegidos por Indicação Geográfica. Produtos de alto valor, como cafés, queijos e cachaça, não poderão ter seus nomes indevidamente utilizados. Embora o acesso efetivo ao mercado europeu dependa de fatores técnicos e comerciais, trata-se de um passo importante para valorizar o produto brasileiro autêntico”, destaca Mafra. 

Ele considera que o avanço das negociações internacionais cria um ambiente  estratégico para que os produtos brasileiros ampliem sua presença externa, mas o proveito desse cenário depende da capacidade de organização e estruturação dos próprios territórios produtores. “O reconhecimento de uma IG em um acordo é uma oportunidade de agregar valor e ampliar mercado. Mas o aproveitamento dessa oportunidade depende da oferta consistente de um produto de qualidade. O acordo abre possibilidades que, de outra forma, não estariam disponíveis”, pondera. 

Outros acordos no horizonte

Em paralelo, avança o Acordo Mercosul–EFTA, negociação entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Embora envolva menos países, trata-se de mercados altamente qualificados e com forte valorização de produtos de origem certificada, ampliando as oportunidades para a inserção internacional de produtos brasileiros.

Daniel França, pesquisador do INPI, destaca a relevância estratégica dessas negociações para o posicionamento internacional das IGs brasileiras. “O acordo com a União Europeia representa um reconhecimento inédito das Indicações Geográficas brasileiras em escala inter-regional. Do ponto de vista político, ele incentiva novos reconhecimentos no Brasil e serve de referência para negociações futuras, como com a EFTA”, explica. 

Negociações internacionais já geraram reflexos internos importantes. “Durante esse processo, novas práticas foram incorporadas à regulamentação nacional das IGs, além da formulação de políticas públicas voltadas à promoção desses ativos”, detalha.

Segundo o especialista, esse movimento demonstra impactos que vão além da projeção internacional. “Isso mostra que os acordos não produzem apenas efeitos externos, mas também possuem efeitos no país. De qualquer forma, o acordo ainda não entrou em vigor de forma definitiva para os dois blocos econômicos, temos muito desafios pela frente e oportunidades a serem aproveitadas”, acrescenta.

O evento

O debate no Connection Terroirs do Brasil, evento promovido pela Rossi & Zorzanello em parceria com o Sebrae, propõe refletir sobre como o Brasil pode transformar o reconhecimento internacional em geração efetiva de valor, convertendo proteção jurídica em competitividade e consolidando as Indicações Geográficas como ferramenta estratégica de desenvolvimento territorial, inovação e inserção qualificada no comércio global.

O acesso ao evento é gratuito para o público. Para participar das palestras e debates, que acontecem no Palácio dos Festivais, é necessário adquirir ingresso, disponível no site connectionexperience.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil oficial no Instagram: @connection_experience.

As obras desta semana da Aegea/Corsan

REGIÃO – Canela e Gramado estão passando por uma série de obras de saneamento básico executadas pela Aegea/Corsan, nesta semana que incluem a implantação de redes e ramais de água, além de serviços de pavimentação e repavimentação. As intervenções exigem atenção redobrada dos motoristas devido às alterações no trânsito e bloqueios em diversas vias dos dois municípios.

Cronograma de obras em Gramado

Representantes da Prefeitura de Gramado, Aegea/Corsan e da empresa PH Terraplanagem participaram de uma reunião para alinhar o cronograma das obras que serão realizadas nos bairros Moura, Mato Queimado e Várzea Grande.

As intervenções começaram semana passada e seguem concentradas, neste primeiro momento, em ruas do bairro Moura. Até sábado (13), os trabalhos acontecem na rua Theodoro Michaelsen, entre as ruas Josias Martinho e Ledoino Machado; na rua Porto Alegre, entre a Theodoro Michaelsen e a Pedro Ivo Tomazelli; e na rua Pedro Ivo Tomazelli, entre a Porto Alegre e a Josias Martinho.

Após a conclusão desta etapa, as equipes serão deslocadas para o bairro Mato Queimado. Na sequência, as obras avançarão para a Várzea Grande, com previsão de execução durante a segunda quinzena de julho, período escolhido em razão das férias escolares.

O secretário de Obras de Gramado, Willian Camillo, destacou que o município acompanhará de perto os serviços. “Vamos acompanhar de perto e fiscalizar a execução dos serviços”, afirmou o secretário. A Prefeitura orienta que os condutores observem atentamente a sinalização, já que podem ocorrer bloqueios parciais ou totais durante a execução das obras.

Canela tem ruas com bloqueios

Em Canela, a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Fiscalização divulgou uma ampla programação de intervenções viárias realizadas pela Aegea/Corsan que segue até domingo (14), das 7h às 18h. Os serviços contemplam a instalação de redes e ramais de água, além de obras de pavimentação e repavimentação, afetando diversas regiões da cidade com bloqueios totais e parciais.

Entre as vias com bloqueio total estão as ruas João Maria dos Santos, João Francisco Cristófoli, Aquidaban e Álvaro Amazonas Fagundes, além de trechos das ruas José Joaquim Raymundo, São Francisco, Felisberto de Moraes, Dom Pedro II, José Otão, Benjamin Constant, Almirante Barroso, Gabriel de Souza, Egon I. Jung, Theobaldo Weber, Padre Cacique e Homero Pacheco.

Também haverá bloqueios parciais em importantes vias, como as ruas Hermes Fagundes Prux, Eva Antônia Fagundes de Freitas, Pinheiro Machado, Presidente João Goulart, Patrício Zini Sobrinho e Rui Ramos, além de uma travessa entre as ruas Pinheiro Machado e Homero Pacheco. Segundo a Prefeitura, todos os locais estão devidamente sinalizados para garantir a segurança de motoristas, pedestres e trabalhadores.

Investimentos em infraestrutura

As intervenções fazem parte dos investimentos da Aegea/Corsan para ampliar e modernizar a infraestrutura de abastecimento de água nos dois municípios da Região das Hortênsias. Além dos benefícios relacionados ao saneamento básico, os serviços incluem a recuperação da pavimentação das vias afetadas pelas obras.

Tanto em Gramado quanto em Canela, as administrações municipais reforçam a importância da compreensão da comunidade durante o período de execução dos trabalhos, destacando que os transtornos temporários resultarão em melhorias permanentes para a população. Em Canela, dúvidas sobre as intervenções podem ser esclarecidas junto ao Departamento de Trânsito pelo WhatsApp (54) 3282.5166.

Presidente da Câmara determina arquivar CPI que apura serviços de água e saneamento; saiba a medida alternativa

GRAMADO – O presidente da Câmara de Gramado Neri Nascimento (PP), decidiu, nesta terça-feira (9), pelo indeferimento do requerimento que solicitava a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar questões relacionadas ao abastecimento de água e ao saneamento básico no município, de responsabilidade da Aegea/Corsan.

A decisão foi fundamentada na análise dos requisitos previstos pela Lei Orgânica Municipal e pelo Regimento Interno da Câmara, que estabelecem critérios obrigatórios para a criação de uma CPI. Conforme o despacho, o requerimento apresentado não atendeu integralmente às exigências legais necessárias para sua instauração.

Entre os pontos destacados pela Presidência está a ausência de prazo determinado para funcionamento da comissão, requisito previsto tanto na Lei Orgânica quanto no Regimento Interno. O documento também aponta a falta de um fato determinado, condição essencial para a abertura de uma investigação parlamentar, uma vez que o objeto apresentado foi considerado genérico, sem a descrição de atos específicos, datas ou ocorrências concretas que justificassem a medida.

Outro aspecto considerado foi o conteúdo do Ofício nº 14/2026, encaminhado pelo primeiro proponente da matéria. Segundo a análise da Presidência, o documento informa que a programação dos trabalhos ainda estaria em aberto, além de não apresentar novos elementos materiais que justificassem a abertura de uma CPI.

A decisão também leva em conta a existência de procedimentos de apuração já em andamento por outros órgãos públicos. Entre eles está a atuação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que recentemente instaurou procedimento para investigar questões relacionadas à crise hídrica, interrupções no abastecimento e possíveis interferências em fiscalizações no município.

De acordo com o despacho, a coexistência de investigações e fiscalizações por diferentes órgãos reforça a necessidade de observância aos princípios da eficiência e da economicidade na administração pública, evitando a criação de estruturas paralelas quando o tema já está sendo acompanhado por instituições competentes.

Fiscalização continuará sendo realizada

Apesar do indeferimento da CPI, a Presidência ressaltou que a fiscalização sobre o abastecimento de água e o saneamento básico permanecerá como pauta prioritária do Poder Legislativo.

Como alternativa, foi recomendada a atuação imediata da Comissão Permanente de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, por meio de uma série de medidas voltadas à ampliação da fiscalização e da participação da comunidade.

Entre as ações sugeridas estão a realização de audiência pública com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), a criação de consulta pública para recebimento de denúncias e relatos da população, a solicitação de documentos e laudos técnicos relacionados à qualidade da água, além da promoção de reuniões técnicas com órgãos de fiscalização e controle.

A decisão também sugere que, caso haja interesse dos vereadores em constituir um grupo exclusivo para acompanhar o tema, seja avaliada a criação de uma Comissão Temporária Especial, instrumento previsto no Regimento Interno e voltado ao estudo e acompanhamento de assuntos específicos.

Arquivamento

Ao final, o presidente da Câmara, Neri Paulo do Nascimento, determinou o arquivamento do requerimento, destacando que a medida busca “preservar a segurança jurídica dos atos legislativos e a adequada utilização dos instrumentos institucionais disponíveis ao Poder Legislativo”. A decisão já foi publicada e comunicada aos vereadores que realizaram o pedido.