Início Site Página 7

Refis pode recuperar até R$ 25 milhões e ajudar Canela a enfrentar queda na arrecadação

CANELA – O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, concedeu entrevista ao Jornal Integração, quando a Prefeitura e durante a conversa, o secretário destacou a importância do programa tanto para os contribuintes quanto para as finanças do município.

Segundo Luciano, o Programa de Recuperação Fiscal foi uma das primeiras medidas discutidas após seu retorno à Secretaria da Fazenda, em fevereiro de 2026. A proposta foi elaborada pela equipe técnica da pasta, encaminhada à Câmara de Vereadores e aprovada por unanimidade.

O secretário explicou que o Refis oferece uma oportunidade para pessoas físicas e jurídicas regularizarem débitos inscritos em dívida ativa até o final de 2025, com descontos de até 100% sobre juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 48 vezes.

Além de auxiliar os contribuintes, Luciano ressaltou que o programa também é uma ferramenta importante para reforçar o caixa do município em um momento de arrecadação abaixo do previsto.

“A expectativa é arrecadar entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões ainda neste ano com pagamentos à vista e, ao longo dos parcelamentos, algo entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões”, afirmou.

Dívida ativa chega a R$ 180 milhões

Durante a entrevista, o secretário revelou que a dívida ativa do município gira atualmente em torno de R$ 180 milhões, valor acumulado ao longo de vários anos.

Segundo ele, parte desse montante é considerada de difícil recuperação, a chamada “dívida podre”, formada por débitos que dificilmente serão cobrados devido a situações jurídicas ou patrimoniais dos devedores.

“Existe uma parcela da dívida que é recuperável e outra que provavelmente não será recuperada. Precisamos fazer um trabalho técnico para identificar exatamente cada situação”, explicou.

Luciano atribui o crescimento da inadimplência às dificuldades enfrentadas pela população e pelas empresas nos últimos anos, especialmente após a pandemia da Covid-19 e os impactos econômicos provocados pelas enchentes e eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul.

Confira as condições do Refis 2026:
    • Pagamento à vista: 100% de desconto em juros e multas;
    • Parcelamento de 2 a 12 vezes: 80% de desconto;
    • Parcelamento de 13 a 24 vezes: 60% de desconto;
    • Parcelamento de 25 a 48 vezes: 40% de desconto.
A primeira parcela deverá ser paga obrigatoriamente no ato da adesão. O benefício será cancelado em caso de atraso consecutivo superior a 90 dias. Os contribuintes têm até o dia 30 de setembro deste ano para aproveitar estas condições especiais.

Valor mínimo das parcelas:
    • Pessoa Física: R$ 96,00;
    • Pessoa Jurídica: R$ 192,00.

Arrecadação abaixo da previsão

Outro dado apresentado pelo secretário diz respeito à arrecadação municipal. Segundo ele, embora a receita esteja cerca de 5% acima do registrado no mesmo período do ano passado, o desempenho segue abaixo do que foi projetado no orçamento de 2026.

A previsão orçamentária aprovada foi de R$ 448 milhões, mas a expectativa atual da Secretaria da Fazenda é que a arrecadação fique próxima de R$ 380 milhões até o final do exercício.

“O orçamento acabou sendo superestimado. Precisamos trabalhar com os pés no chão e adequar as despesas à realidade da arrecadação”, observou.

Saúde e educação também serão beneficiadas

Luciano destacou ainda que os recursos arrecadados através do Refis terão impacto direto em áreas essenciais.

Conforme explicou, além das aplicações obrigatórias previstas na legislação, o município aprovou percentuais superiores aos mínimos constitucionais para saúde e educação.

“Tudo o que entrar com o Refis ajuda o contribuinte, ajuda o município e também reforça investimentos em saúde e educação”, ressaltou.

Capacitação e desenvolvimento econômico

Na parte final da entrevista, o secretário falou sobre os projetos voltados ao desenvolvimento econômico do município. Segundo ele, a Administração pretende retomar ações do CIDICA e ampliar programas de capacitação profissional no segundo semestre.

A intenção é qualificar mão de obra, fortalecer os setores econômicos locais e aumentar a renda da população, contribuindo para o crescimento sustentável da arrecadação municipal.

Luciano também antecipou que a Prefeitura deverá lançar nos próximos meses o Marco Legal da Inovação, iniciativa voltada à aproximação entre poder público, empresas e empreendedores.

“Não existe solução mágica para aumentar a arrecadação. O caminho é fortalecer a economia, qualificar as pessoas e criar oportunidades para que as empresas cresçam”, concluiu.

Os resultados do Futsal Veteranos e os jogos desta sexta-feira

CANELA – O Futsal Veteranos de Canela teve mais uma rodada disputada na noite de quarta-feira (10), no ginásio Carlinhos da Vila, com três partidas válidas pela fase classificatória. Os confrontos registraram 21 gols e movimentaram os grupos B e C da competição.

Pelo Grupo B, o Futibas de Terça mostrou força ofensiva e venceu o A.F. Cruzeiro do Sul/Old Boys pelo placar de 9 a 3, conquistando uma importante vitória na busca pela classificação.

Já pelo Grupo C, o América superou o Santa Marta por 4 a 1, enquanto a Akaf não encontrou dificuldades para vencer o Gaúcho por 4 a 0, mantendo-se entre os destaques da chave.

A competição prossegue nesta sexta-feira (12), novamente no Carlinhos da Vila, com três partidas programadas. Pelo Grupo D, às 20h, o Del Trago Futsal enfrenta o Garfo e Bombacha. Na sequência, às 20h40, o Suvaco Futsal mede forças com o União Rancho Grande/Sítio Sossego Familiar. Fechando a noite, pelo Grupo A, às 21h20, o Amigos do Laje encara o Improviso F.C.

Estão abertas as inscrições para quatro competições em Gramado

GRAMADO – A Secretaria de Esporte e Lazer abriu nesta sexta-feira (12), as inscrições para quatro competições do calendário esportivo municipal. As disputas contemplam diferentes faixas etárias e modalidades, oferecendo oportunidades para atletas da comunidade participarem de eventos organizados e competitivos ao longo do segundo semestre.

As inscrições estarão disponíveis para o Campeonato de Canastra, Futsal Sênior (40 anos), Futsal Master (50 anos) e Futsal de Base, nas categorias Sub-15 e Sub-17.

CANASTRA
As inscrições estarão abertas até o dia 29. A competição terá suas rodadas realizadas nas noites de sexta-feira, com previsão de início no dia 17 de julho.

FUTSAL SÊNIOR (40 ANOS)
As equipes interessadas em disputar terão até o dia 3 de julho para realizar suas inscrições. As partidas acontecerão nas terças e quintas-feiras, no Perinão, com rodada de abertura prevista para o dia 16 de julho.
A competição é destinada a atletas nascidos até 1986, sendo permitida a inscrição de um atleta nascido em 1987 e mais um atleta nascido em 1988 por equipe. Para participar, os atletas deverão comprovar vínculo com o município por meio de uma das seguintes condições:
* Naturalidade gramadense;
* Cartão SUS de Gramado e título de eleitor;
* Trabalho fixo em Gramado, mediante carteira de trabalho assinada;
* Alvará de funcionamento de empresa em nome do atleta.

FUTSAL MASTER (50 ANOS)
Também com inscrições abertas até o dia 3 de julho, será disputado nas terças e quintas-feiras, no Perinão, com previsão de início em 16 de julho.
A competição será destinada a atletas nascidos até 1976, sendo permitida a inscrição de um atleta nascido em 1977, um em 1978 e um em 1979 por equipe. Os critérios de vínculo com o município seguem os mesmos adotados para a categoria Sênior:
* Naturalidade gramadense;
* Cartão SUS de Gramado e título de eleitor;
* Trabalho fixo em Gramado, mediante carteira de trabalho assinada;
* Alvará de funcionamento de empresa em nome do atleta.

FUTSAL BASE (Sub-15 e Sub-17)
As inscrições também seguem até o dia 3 de julho. As partidas serão disputadas aos sábados e domingos pela manhã, com previsão de início para o mês de agosto.
As categorias em disputa serão:
* Sub-17 (Juvenil): atletas nascidos em 2009 e 2010;
* Sub-15 (Infantil): atletas nascidos em 2011 e 2012.
Para participar, os atletas deverão comprovar vínculo com o município através de:
* Naturalidade gramadense;
* Residência fixa em Gramado em nome dos pais, acompanhada de Cartão SUS de Gramado em nome do atleta;
* Comprovação de escolaridade em Gramado, com no mínimo 90 dias de estudo no município. As fichas de inscrição para todas as competições deverão ser retiradas diretamente na Secretaria de Esporte e Lazer, junto ao Perinão.

A resolução de cada campeonato, contendo o regulamento completo, critérios de participação, documentação exigida, prazos e demais informações necessárias para a participação nas competições, será entregue aos responsáveis no momento da retirada da ficha de inscrição.

Concurso do Magistério será cancelado e Prefeitura de Gramado avalia aproveitar etapas já realizadas

GRAMADO – A procuradora-geral do Município de Gramado, Mariana Reis, confirmou, em entrevista exclusiva ao Jornal Integração na quarta-feira (10), que o concurso público do magistério será oficialmente cancelado. Segundo ela, a publicação da revogação do certame deve ocorrer imediatamente, após a identificação de irregularidades envolvendo a empresa responsável pela execução do processo seletivo.

De acordo com Mariana, o município já encaminhou documentos e informações ao Ministério Público para que sejam apuradas as responsabilidades da empresa contratada.

“Já apuramos irregularidades e ilegalidades praticadas aqui conosco. Oficiamos o Ministério Público e encaminhamos as provas e documentos para as investigações pertinentes”, afirmou.

Apesar do cancelamento, a Procuradoria ainda analisa se será possível aproveitar parte das etapas já realizadas pelos candidatos. A principal dúvida diz respeito à validade das fases anteriores à avaliação psicológica, etapa que estava em discussão quando surgiram os problemas envolvendo a empresa.

“Ainda não podemos dar uma informação exata aos interessados se vamos conseguir ou não aproveitar as fases que já ocorreram. Se houver possibilidade jurídica, a nova empresa assumirá o concurso a partir da etapa seguinte. Caso contrário, infelizmente o processo terá que começar do zero”, explicou Mariana.

Se a retomada parcial não for possível, a Prefeitura terá de realizar um novo concurso completo, incluindo a devolução das taxas de inscrição e a abertura de um novo cronograma para os candidatos.

O secretário municipal da Saúde, Jefferson Moesch, que participou da entrevista ao lado da procuradora, aproveitou o episódio para refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelo poder público nos processos licitatórios.

“Esse é o risco que se corre. As empresas apresentam a documentação exigida, estão habilitadas a participar e, muitas vezes, só depois surgem irregularidades que não eram conhecidas no momento da contratação”, observou.

Segundo ele, situações semelhantes ocorrem em diversas áreas da administração pública, inclusive na aquisição de medicamentos, quando empresas vencem licitações e acabam não cumprindo os contratos.

“É importante que os municípios notifiquem essas irregularidades para que essas empresas sejam responsabilizadas e impedidas de participar de novos certames. É uma forma de depurar o sistema”, destacou.

Mariana reforçou que essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pela gestão pública.

“Diferentemente da iniciativa privada, onde se escolhe diretamente o fornecedor, no poder público é preciso licitar tudo. Você busca o menor preço e a empresa apresenta toda a documentação necessária. Muitas vezes, só depois aparecem problemas que não eram perceptíveis no momento da contratação”, explicou.

A procuradora lamentou os transtornos causados aos candidatos, especialmente aos professores que participaram das etapas já realizadas, mas ressaltou que o objetivo da administração é agir com responsabilidade para evitar que eventuais ilegalidades comprometam a validade do concurso.

“Nosso compromisso é para que os participantes não sejam prejudicados além do necessário. Vamos buscar a solução juridicamente mais segura e transparente possível”, concluiu.

Enquanto a decisão definitiva sobre o aproveitamento das fases não é anunciada, os candidatos seguem na expectativa. O episódio evidencia os desafios enfrentados pela administração pública para conciliar legalidade, agilidade e segurança jurídica em processos que impactam diretamente a vida de centenas de pessoas e o futuro da educação municipal.

CPI dos Pedágios aprova relatório e recomenda cancelamento das concessões dos blocos 1 e 2

REGIÃO – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Contratos de Concessão de Rodovias Estaduais da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde de quinta-feira (11), o relatório final dos trabalhos, com oito votos favoráveis e três contrários.

O documento, elaborado pelo relator, deputado Miguel Rossetto (PT), possui mais de 500 páginas e reúne uma série de recomendações ao governo do Estado sobre o modelo de concessão das rodovias gaúchas.

Entre as principais conclusões está a recomendação para que o Poder Executivo cancele imediatamente os processos de concessão dos blocos 1 e 2. O Bloco 1 envolve rodovias da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra (Gramado e Canela), enquanto o Bloco 2 contempla estradas dos vales do Taquari, Caí e Região Norte.

Segundo a CPI, foram identificadas irregularidades estruturais nos estudos econômico-financeiros que embasaram os projetos, incluindo apontamentos já feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

O relatório também sugere que os recursos do Fundo para a Reconstrução do Estado (Funrigs), no valor de R$ 1,5 bilhão para cada bloco, sejam direcionados diretamente para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) ou para fundos específicos destinados à execução das obras consideradas prioritárias pelas comunidades atingidas.

Em relação ao Bloco 3, que abrange rodovias da Serra Gaúcha e do Vale do Caí e já está em operação desde 2023, a CPI recomenda a revisão integral do contrato, auditoria dos pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro e a criação de mecanismos automáticos de desconto nas tarifas em caso de atraso nas obras previstas.

Outro ponto importante do relatório trata do sistema de pedágio eletrônico free flow. A comissão defende o cancelamento das multas aplicadas sem comprovação de notificação prévia aos motoristas, a devolução dos valores pagos exclusivamente a título de multa e a suspensão de novas autuações até que o modelo seja aperfeiçoado.

Instalada em dezembro de 2025, a CPI teve seus trabalhos prorrogados e, ao longo de cerca de seis meses, aprovou 134 requerimentos, analisou aproximadamente 30 mil páginas de documentos e ouviu 27 depoentes, entre representantes do governo, órgãos de controle, entidades empresariais, movimentos contrários aos pedágios e especialistas.

Governador Eduardo Leite

Na segunda-feira (8), o governador Eduardo Leite participou da comissão e reafirmou que pretende dar continuidade aos processos de concessão dos blocos 1 e 2, sustentando que não foram identificadas irregularidades na elaboração dos editais.

Apesar disso, o leilão do Bloco 2 acabou frustrado por falta de interessados.Entre os parlamentares que participaram da CPI esteve o deputado Joel Wilhelm (PP), representante da Região das Hortênsias e do Vale do Paranhana, que ao longo dos trabalhos se posicionou de forma crítica ao modelo proposto pelo Estado, especialmente em relação aos custos operacionais, ao número de pórticos e ao impacto das tarifas sobre trabalhadores, estudantes e o turismo regional.

O relatório final será encaminhado ao governo do Estado, ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público e demais órgãos competentes, cabendo agora ao Executivo decidir se acolherá ou não as recomendações apresentadas pela comissão.

Feria de empregos reúne dezenas de pessoas e ação deve ser repetida, afirma secretário Luciano Melo

CANELA – O 1º Emprega Canela do Setor Industrial reuniu dezenas de pessoas na manhã de quinta-feira (11), no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica). A ação foi promovida pela Prefeitura de Canela, em parceria com o Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), e contou com a participação de empresas do Distrito Industrial de Canela e de municípios da região, que disponibilizaram cerca de 30 vagas em diversos segmentos da indústria.

O evento teve ampla participação de trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho e foi avaliado de forma positiva tanto pelos candidatos quanto pelos representantes das empresas participantes.

Para a representante do setor de Recursos Humanos da empresa canelense de design de móveis Aristeu Pires, Deise Arend, o formato segmentado do feirão foi um diferencial. “Já participei de outros feirões, mas por estar voltado apenas para um setor, ele se torna mais objetivo e dinâmico. Participam pessoas que realmente têm interesse em atuar na indústria”, destacou.

Entre os participantes estava Vitória Rocha, de 27 anos, que busca uma recolocação profissional. “É uma ótima oportunidade para quem procura um novo emprego, principalmente para quem já possui experiência na indústria”, afirmou.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou a importância do Cidica na qualificação profissional da comunidade.

“Mais de 3,5 mil pessoas já foram qualificadas desde a criação do Cidica. A pedido do prefeito Gilberto Cezar, queremos ampliar cada vez mais essa programação, promovendo palestras, cursos e feirões de emprego. Nosso objetivo é fortalecer a qualificação profissional e ampliar a geração de oportunidades para a população canelense”, enfatizou.

Luciano Melo adiantou ainda que, ao longo do ano, a Administração Municipal pretende realizar novos feirões voltados a diferentes segmentos econômicos, como turismo, construção civil e outros setores estratégicos para o desenvolvimento do município.

Gramadense vence e garante vaga na semifinal da Copa FGF

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) está classificado para as semifinais da Copa FGF. Com uma grande vitória na tarde desta quinta-feira (11) diante do Monsoon, na Vila Olímpica, a equipe de Gramado garantiu matematicamente sua vaga entre os quatro melhores da competição.

Empurrado pela torcida, o Trem da Serra começou a partida impondo seu ritmo e criando as melhores oportunidades. O gol que abriu o placar saiu aos 16 minutos da primeira etapa, quando Enzo aproveitou boa jogada trabalhada pela equipe e balançou as redes, colocando o Gramadense em vantagem.

Com domínio das ações ofensivas, o Gramadense seguiu pressionando em busca do segundo gol e esteve muito perto de ampliar o marcador em pelo menos duas oportunidades, ambas parando na trave adversária.

Com uma atuação consistente e controlando as principais ações da partida, a equipe gramadense foi para o intervalo em vantagem no placar.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o Gramadense manteve o controle da partida e administrou a vantagem construída nos primeiros 45 minutos. Sem sofrer grandes sustos defensivamente, a equipe soube controlar as ações do adversário e confirmou um importante resultado dentro de casa.

Com a vitória por 1 a 0 o Gramadense chega aos 10 pontos e assume provisoriamente a liderança do Grupo A. Além disso, o resultado garante matematicamente a classificação da equipe para as semifinais da competição com uma rodada de antecedência, coroando a boa campanha realizada até o momento.

O Gramadense volta a campo pela última rodada da primeira fase da Copa FGF na próximo quarta-feira (17), às 15h, quando enfrenta a equipe do Santa Cruz, no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul. O confronto será decisivo para definir qual equipe avançará à próxima fase com a melhor campanha do grupo.

Com o resultado, o Gramadense assume provisoriamente a liderança do grupo, com 10 pontos. O Santa Cruz, com um jogo a menos está na segunda colocação com 8 pontos, mas enfrenta nesta rodada o Brasil-FA, em Farroupilha. Já o Brasil, ainda sonha com uma classificação está na terceira colocação com 3 pontos. O Monsoon com 2 pontos, está na quarta colocação e já eliminado da competição.

Os canelenses que são promessas da natação nacional

CANELA – A dedicação ao esporte tem levado dois jovens talentos canelenses a conquistarem espaço em importantes competições estaduais e nacionais de natação. Integrantes da Associação Aquática Hortênsias e atletas da Academia Fitwell, Arthur  Seibt Bertolucci, 16 anos e José Arthur Joner, 12 anos, representam o Clube Caixeiros Viajantes, de Porto Alegre, em competições estaduais e nacionais e acumulam resultados expressivos dentro das piscinas.

Mais do que medalhas e índices para campeonatos gaúchos e brasileiros, os dois atletas destacam que o sucesso é resultado de uma rotina marcada por disciplina, treinamentos intensos e cuidados com a alimentação.

Arthur, de 16 anos, começou a nadar aos cinco anos de idade. O que inicialmente era apenas uma atividade física acabou se transformando em uma carreira esportiva promissora. Hoje, ele já representou o Rio Grande do Sul em diversas competições e integra o seleto grupo de atletas com índices para campeonatos nacionais.

“Eu treino cinco vezes por semana na piscina e faço mais duas sessões de academia. É uma rotina bem intensa, mas necessária para alcançar os objetivos dentro do esporte”, relata.

Especialista nas provas de costas, Arthur destaca que o comprometimento vai além dos treinos. Segundo ele, a alimentação é uma parte fundamental da preparação.

“No geral, sigo uma dieta planejada por nutricionista. Antes das competições, aumentamos a ingestão de carboidratos para garantir mais energia. No começo é difícil abrir mão de algumas coisas, mas com o tempo isso vira algo normal”, explica.

Já José Arthur, de apenas 12 anos, segue os passos do irmão mais velho e também vem se destacando nas competições. Recentemente, conquistou índices para o Campeonato Brasileiro de Natação após uma excelente atuação em Porto Alegre.

A rotina do jovem atleta inclui cinco treinos semanais e um planejamento específico nos dias que antecedem as competições.

“Os treinos normalmente são bem fortes. Mas na semana anterior ao campeonato fazemos um trabalho de polimento, mais leve, para chegar descansado e com mais energia para as provas”, conta.

Embora ainda não siga uma dieta tão rígida quanto a do colega de equipe, José Arthur afirma que já vem adotando hábitos mais saudáveis para melhorar o rendimento esportivo.

“Estou me cuidando bastante na alimentação e, antes das provas, procuro comer mais alimentos saudáveis e ricos em carboidratos para ter mais energia”, afirma.

Os resultados alcançados pelos dois atletas demonstram que o esforço tem valido a pena. Além de medalhas em campeonatos gaúchos, participações em seleções estaduais e classificações para competições nacionais, a natação também abriu portas para experiências internacionais. Ambos terão a oportunidade de realizar intercâmbios nos Estados Unidos voltados ao aperfeiçoamento técnico e ao conhecimento de programas esportivos ligados ao ensino superior.

Para José Arthur, a prática esportiva vai muito além das piscinas. O jovem deixa uma mensagem para outras crianças e adolescentes que desejam iniciar no esporte.

“Compensa muito entrar no esporte. Você vive experiências que nada mais proporciona, cuida melhor da saúde e pode abrir muitas oportunidades para o futuro. É uma alegria muito grande participar de tudo isso”, destaca.

Com talento, determinação e uma rotina de dedicação diária, Arthur e José Arthur seguem levando o nome de Canela para importantes competições da natação brasileira, servindo de inspiração para novas gerações de atletas da região. A agenda de competições segue nesta semana. No próximo sábado (13), os garotos e a equipe da Associação Aquática Hortênsias estarão nas águas para mais uma competição, em Caxias do Sul.

FOTOS: Abertura do Connection Terroirs tem homenagens e certificações

GRAMADO – O Bar Connection foi cenário para uma noite especial, com a abertura da edição do Connection Terroirs do Brasil, ocorrido ontem, quarta-feira (10). A cerimônia de início do evento, que vai até o sábado (13), ocorreu no mesmo palco em que a cidade da Região das Hortênsias recebe as estrelas do cinema: o Palácio dos Festivais.

Considerado a maior vitrine nacional dedicada aos produtos de origem, o Connection reforça sua proposta de valorizar territórios, impulsionar o turismo e conectar o Brasil por meio de sua diversidade cultural e produtiva. Realizado pela Rossi & Zorzanello em parceria com o Sebrae, o evento propõe uma imersão nos terroirs brasileiros, reunindo produtores, especialistas nacionais e internacionais, chefs e o público em uma programação que integra conteúdo, experiências e negócios.

No coração de Gramado, além do Palácio, as ruas Coberta, Pedro Benetti (ao lado da Igreja Matriz São Pedro) e a Sociedade Recreio Gramadense recebem a programação com o tema “feito com alma, a muitas mãos”. O objetivo é reforçar a essência coletiva que caracteriza especialmente os produtos com Indicação Geográfica.

A CEO da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi, expressou profunda gratidão pela parceria histórica com o Sebrae, ressaltando que a entrega do evento é fruto de um intenso sentimento de união e trabalho coletivo. Ela celebrou a presença de 12 estados, que revelam um Brasil rico, criativo, empreendedor e cheio de força, além de valorizar a conexão internacional com o México, representado pela presença da tequila José Cuervo. 

Relembrando o desafio assumido há quatro anos para trabalhar o tema das Indicações Geográficas, Marta destacou como a união de esforços superou as inseguranças iniciais, consolidando um projeto grandioso. “O Connection Terroirs do Brasil realmente é feito com alma e a muitas mãos. Por isso, com quatro anos, já temos histórias de sucesso para contar”, afirma.

Ao valorizar a grandiosidade da estrutura montada para esta edição, a CEO destacou a importância da parceria com o poder público municipal. Ela ressaltou como a ocupação do espaço urbano valoriza ainda mais os expositores, transformando o coração da cidade em uma grande vitrine para as riquezas brasileiras.

O também CEO da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello, aprofundou o impacto transformador que o sentimento de pertencimento gera no desenvolvimento de um território. Ele celebrou a expansão estrutural desta edição do evento em Gramado — que agora conta com espaços imersivos dedicados a vinhos, gastronomia, cafés e artesanato — e enalteceu a diversidade de produtos certificados de todo o país, a exemplo dos queijos da Canastra, das panelas de barro e da recém-reconhecida torta alemã de Panambi (RS).

Ao destacar a missão do projeto em dar visibilidade à riqueza e à autenticidade das origens brasileiras, ele resumiu: “Estamos falando da nossa identidade, falando da nossa história e da nossa gente. É para poder trazer a brasilidade de ponta a ponta e evidenciar que em cada região, que em cada lugar existe algo diferente. Existe um saber fazer íntegro, único, capaz de gerar algo agregado, totalmente diferenciado”, destaca Zorzanello.

O superintendente do Sebrae/RS, Joel Vieira Dadda, exaltou a tradição e o trabalho minucioso por trás dos produtos regionais brasileiros. Em seu discurso, ele destacou o esforço da entidade em promover o desenvolvimento e a troca de conhecimentos para os pequenos negócios, ressaltando que o evento atua como uma ponte fundamental entre a produção local e o mercado global. “As indicações geográficas são o reconhecimento formal de toda essa história de gerações e gerações. O selo que diz ao mundo que esse produto é único”, garante.

Foto: Rafael Cavalli/Divulgação – Organizadores e autoridades durante abertura do Connection Terroirs do Brasil

Homenagens e certificações às Indicações Geográficas

Também no Bar Connection, a organização entregou o Troféu Connection Terroirs do Brasil às 16 Indicações Geográficas que participam do evento pela primeira vez (confira a lista abaixo). As duas últimas das 163 IGs brasileiras também receberam a certificação no palco do Palácio dos Festivais pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): o café da Serra de Baturité (CE) e o bolo tradicional de origem alemã da Käsekuchen de Panambi (RS):

Açaí de Bailique do Amapá
Banana de Luiz Alves (SC)
Cachaça de Areia da Paraíba
Cachaça de Viçosa do Ceará
Café Conilon do Espírito Santo
Café Mandaguari do Paraná
Café da Serra de Apucarana
Café da Serra de Baturité
Café Torrinha de São Paulo
Cristais de Quartzo de Cristalina
Goiaba de Carlópolis do Paraná
Queijo do Cerrado de Minas Gerais
Queijo Sudeste do Paraná
Renda de Bilro de Aquiraz
Renda Renascença do Cariri Paraibano
Uva e Manga do Vale do Submédio São Francisco

Connection Terroirs do Brasil

O Connection Terroirs do Brasil segue até sábado (13) e tem a correalização do Sebrae e a Secretaria de Turismo do RS como patrocinador. É considerado a principal vitrine nacional de produtos de origem, reunindo produtores, especialistas e marcas em torno de temas como identidade, território e autenticidade. A programação inclui palestras, painéis, experiências sensoriais e uma feira com produtos de Indicação Geográfica. 

A agenda de conteúdo acontece hoje, quinta-feira (11) e amanhã, sexta-feira (12), no Palácio dos Festivais, com especialistas nacionais e internacionais debatendo temas como turismo de experiência e os desafios das indicações geográficas no cenário global. As inscrições para acesso às palestras podem ser realizadas pelo site connectionexperience.com.br

Três são presos suspeitos de extorsão em Gramado

GRAMADO – A Seção de Investigação da Delegacia de Polícia cumpriu, na manhã de terça-feira (10), três mandados de prisão preventiva contra dois homens e uma mulher investigados pela prática do crime de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima.

Conforme apurado pela Polícia Civil, os fatos ocorreram em fevereiro, quando a vítima teria sido raptada e submetida a graves ameaças e lesão corporal por dois homens e uma mulher, que buscavam obter o pagamento de uma suposta dívida mediante coação.

As circunstâncias apuradas pela Polícia Civil indicam a prática do crime de extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima. A Polícia Civil instaurou inquérito e realizou diligências que permitiram indiciar os suspeitos.

Diante da gravidade dos fatos e da necessidade de garantia da ordem pública, bem como da conveniência da instrução criminal, a delegada Fernanda Aranha, representou pela prisão preventiva dos investigados, deferida pelo Poder Judiciário.

Após o cumprimento dos mandados de prisão preventiva, os investigados foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gramado para os procedimentos legais cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.