Início Site Página 6

Polícia Civil de Canela abre vaga para estágio remunerado

CANELA – A Delegacia de Polícia Civil está com inscrições abertas para uma vaga de estágio remunerado destinada a estudantes dos cursos de Direito ou Administração. A oportunidade é voltada para acadêmicos que estejam cursando entre o 1º e o 6º semestre da graduação.

De acordo com o anúncio divulgado pela instituição, a carga horária será de 30 horas semanais e não é exigida experiência prévia, o que amplia as oportunidades para estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência profissional na área pública. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail [email protected].

A iniciativa oferece aos acadêmicos a possibilidade de vivenciar a rotina administrativa e institucional da Polícia Civil, contribuindo para a formação profissional e o desenvolvimento de conhecimentos práticos relacionados à futura carreira.

Abertas as inscrições para os Jogos Coloniais da 32ª Festa Colonial de Canela


CANELA –
A tradição e a diversão estão de volta. Estão abertas as inscrições para os Jogos Coloniais da 32ª Festa Colonial de Canela, que será realizada de 17 de julho a 2 de agosto, na praça João Corrêa. Um dos grandes atrativos da festa, os Jogos Coloniais resgatam práticas típicas das comunidades do interior e fortalecem os laços entre moradores e visitantes, valorizando a cultura e as tradições locais.

A cancha de bocha, que novamente será instalada na praça João Corrêa, é um dos símbolos do evento. O espaço proporciona uma experiência autêntica de convivência, reforçando os costumes coloniais e promovendo a integração entre as famílias canelenses.

As competições serão realizadas aos sábados e domingos, durante o período da festa. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, diretamente no Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), localizado na rua Patrício Zini Sobrinho, 31, bairro Bom Jesus, no Campo da Celulose. Mais informações, regulamento e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos pelo WhatsApp do DMEL (54) 99366.0590.

Modalidades

Jogo 66 – Duplas
Canastra – Duplas
Bocha – Dupla Masculina e Trio Misto

FOTOS: Sicredi Pioneira lança programa de contratação de pessoas acima de 50 anos

REGIÃO – Com foco em gerar novas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, a Sicredi Pioneira lançou o Geração Longevidade, programa voltado à contratação e ao desenvolvimento de pessoas com 50 anos ou mais. A iniciativa, que está com vagas abertas até o dia 26, prevê a contratação de cinco novos colaboradores para o cargo de assistente de atendimento nas agências: Espaço Sicredi Nova Petrópolis, São Leopoldo Centro, e Vinte de Setembro, Rio Branco e Pio X em Caxias do Sul, visando ampliar a diversidade geracional dentro das equipes da cooperativa.

Atenta ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros e às diferentes necessidades do público, a cooperativa deu início a um movimento voltado à qualificação do atendimento nas agências, com foco em hospitalidade, acolhimento e autonomia, sempre com o apoio humano. Nesse contexto, além de disponibilizar produtos e serviços pensados para a longevidade, a iniciativa também abriu espaço para a contratação de colaboradores com mais de 50 anos, valorizando suas experiências, vivências de vida e o potencial de contribuição para o relacionamento com os associados, ao mesmo tempo em que promove ainda mais diversidade no quadro da cooperativa.

Foto: Gui Birck/Divulgação – Fabian Bernardi Ramos é colaborador da Sicredi Pioneira

AMPLIAÇÃO

De acordo com a coordenadora de Pessoas e Cultura da Sicredi Pioneira, Queli Adriana Hansen, mais do que preencher cargos, o programa surge como resposta a um movimento que já vinha sendo construído internamente nos últimos anos. Desde 2023, a cooperativa vem ampliando a contratação de profissionais com mais de 50 anos e, a partir dessa experiência, identificou a oportunidade de estruturar uma iniciativa específica, com olhar direcionado para esse público. “Buscamos aprofundar nosso conhecimento sobre esse público e compreender melhor suas particularidades para, assim, estruturarmos o Geração Longevidade, com a proposta de proporcionar uma experiência mais completa para quem participa”, explica.

Para apoiar essa construção, a cooperativa conta com a parceria da Maturi, consultoria especializada e referência em empregabilidade e inclusão de profissionais com mais de 50 anos. Segundo a instituição, equipes formadas por pessoas com diferentes vivências e conhecimentos tendem a ser mais produtivas.

A convivência entre gerações favorece a troca e a complementaridade de experiências, aprendizados e formas de lidar com os desafios do dia a dia.  “O programa reforça, na prática, que este é um espaço para todos e todas. Ele busca fortalecer o sentimento de pertencimento, mostrando que essas pessoas têm espaço para se desenvolver e crescer aqui”, destaca Queli.

O programa também dialoga com um cenário observado em todo o país: a busca crescente por recolocação de pessoas 50+ ou novos caminhos de desenvolvimento nessa fase da vida. Ao mesmo tempo, ainda persistem barreiras e estereótipos relacionados à idade no mercado de trabalho. “A melhor forma de transformar essa percepção é por meio do exemplo. Quando buscamos esses profissionais e realizamos um movimento intencional de convidá-los a fazer parte do time, contribuímos, na prática, para quebrar paradigmas e mostrar que esse espaço também é para eles”, enfatiza a coordenadora.

Foto: Gui Birck/Divulgação – Marcia Janice Robinsohn Schmitzhaus é colaboradora da Sicredi Pioneira

COMO PARTICIPAR

Ao todo, serão ofertadas cinco vagas para o cargo de assistente de atendimento. Para participar do processo seletivo, é necessário ter 50 anos ou mais, ensino médio completo e conhecimentos básicos de pacote Office e informática. Formação superior e experiência em instituição financeira são considerados diferenciais.

“A presença 50+ já vinha crescendo de forma natural dentro da cooperativa. O programa surge como resposta a essa mudança demográfica: esse público está mais ativo e participativo. A Sicredi Pioneira reconhece esse potencial e busca valorizar essa experiência como parte do seu propósito”, conta a assessora de Longevidade da cooperativa, Graziela Peres Queiroz Hencke.

Ela explica que, além de uma oportunidade profissional, a iniciativa carrega um impacto que vai além do ambiente de trabalho. “Mais do que emprego, essa oportunidade também representa propósito, pertencimento e confiança. É uma forma de mostrar que existe espaço para seguir aprendendo, contribuindo e se desenvolvendo em todas as fases da vida”, ressalta.

O programa é voltado a pessoas que estejam em busca de desenvolvimento e aprendizado, tenham paixão pelo relacionamento e se identifiquem com o propósito da cooperativa. Os benefícios oferecidos incluem remuneração aderente ao cargo, auxílio alimentação/refeição, plano de saúde, entre outros. Todos os benefícios estão especificados na página de inscrição da vaga.

“A convivência gera complementaridade. Pessoas mais jovens trazem novas perspectivas e dinamismo, enquanto profissionais com mais experiência contribuem com repertório, equilíbrio e uma visão construída ao longo do tempo. Isso fortalece o time, melhora o ambiente e impacta positivamente na relação com os associados”, finaliza Graziela. As vagas estão disponíveis de 10 a 26 de junho por meio da plataforma Gupy. Para saber mais, acesse Geração Longevidade Sicredi Pioneira.

SOBRE A SICREDI PIONEIRA

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.

Câmara de Gramado lança Campanha do Agasalho 

GRAMADO – O presidente da Câmara de Gramado anunciou na sexta-feira (12), a Campanha do Agasalho. O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, esteve participando da ação. A iniciativa incentiva a comunidade a separar peças de inverno para serem doados às famílias que mais precisam. Itens como agasalhos, calçados, cobertores, entre outros, serão bem-vindos.

As doações podem ser feitas até o dia 15 de julho. A orientação é simples: doar peças em bom estado, aquelas que você realmente usaria. Mais do que roupas, cada doação representa cuidado, zelo e esperança com quem enfrenta os dias mais frios do ano.
Um dos pontos de coleta será a própria Câmara dos Vereadores de Gramado. As peças doadas serão conduzidas para famílias necessitadas através da equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

BM prende homem com grande quantidade de drogas

CANELA – A Brigada Militar (BM) prendeu, na noite de domingo (14), um homem de 20 anos por tráfico de drogas em Canela. O nome do preso não foi divulgado pela BM. Durante a ação policial, foram apreendidas grande quantidade de crack, também cocaína e maconha, além de materiais relacionados à atividade criminosa. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais e encaminhado ao Presídio.

Aprovados em concurso do Magistério se manifestam sobre possível cancelamento

GRAMADO – A procuradora-geral do Município de Gramado, Mariana Reis, confirmou, em entrevista exclusiva ao Jornal Integração na quarta-feira (10), que o concurso público do magistério será oficialmente cancelado. Segundo ela, a publicação da revogação do certame deve ocorrer imediatamente, após a identificação de irregularidades envolvendo a empresa responsável pela execução do processo seletivo.

De acordo com Mariana, o município já encaminhou documentos e informações ao Ministério Público para que sejam apuradas as responsabilidades da empresa contratada.

“Já apuramos irregularidades e ilegalidades praticadas aqui conosco. Oficiamos o Ministério Público e encaminhamos as provas e documentos para as investigações pertinentes”, afirmou.

Apesar do cancelamento, a Procuradoria ainda analisa se será possível aproveitar parte das etapas já realizadas pelos candidatos. A principal dúvida diz respeito à validade das fases anteriores à avaliação psicológica, etapa que estava em discussão quando surgiram os problemas envolvendo a empresa.

MANIFESTAÇÃO

Um grupo de candidatos dos aprovados no concurso se manifestaram por meio de nota, demonstrando preocupação com a possibilidade cancelamento do concurso. O email encamnhado para redação desta manifestção partiu de Matheus Silva Pacheco.

“Registramos nossa preocupação com a suspensão do certame e com a possibilidade de cancelamento ou anulação ampla do concurso, medida que consideramos descabida caso não haja comprovação concreta de irregularidade capaz de comprometer todas as etapas realizadas. Do ponto de vista dos candidatos signatários, todas as fases das quais participamos transcorreram normalmente, sem que tenhamos observado qualquer situação que justificasse prejuízo aos aprovados e aptos.

Reiteramos que não nos opomos à apuração de eventuais questionamentos por parte dos candidatos avaliados como inaptos após a avaliação rigorosa realizada pelos psicólogos, desde que conduzida com seriedade, transparência e respeito ao devido processo administrativo. Contudo, entendemos que eventual medida corretiva deve preservar os atos válidos já praticados e os direitos dos candidatos que cumpriram regularmente todas as exigências do edital.

Informamos, ainda, que os candidatos aprovados e aptos estão se mobilizando também juridicamente para acompanhar a situação e buscar a preservação de seus direitos, especialmente diante dos prejuízos pessoais, profissionais e financeiros que decorreriam de eventual cancelamento injustificado do certame.

Ainda estamos nos organizando, candidatos aptos afetados restantes, e nos disponibilizamos para quaisquer dúvidas. Possuímos um grupo aberto no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Et02yraNr5CCJGEfoGflTG

Diante disso, solicitamos a conclusão célere da averiguação administrativa, a divulgação transparente das conclusões e a indicação de previsão para retomada do cronograma.

Atenciosamente,

Candidatos do Concurso Público nº 01/2025 do Magistério de Gramado

LEIA MAIS

FOTOS: Os Amigos conquista a taça no Municipal de Canastra

CANELA – A equipe Os Amigos sagrou-se campeã do Campeonato Municipal de Canastra de Canela, cuja grande final foi realizada na noite de sexta-feira, dia 12, encerrando uma competição marcada pela integração, amizade e espírito esportivo entre os participantes.

O torneio reuniu 34 equipes, que ao longo de várias semanas disputaram partidas na sede da Associação dos Funcionários da CEEE (AFCEEE), consolidando-se como um dos principais eventos de confraternização do calendário esportivo e comunitário do município. Na decisão, a equipe Os Amigos confirmou a boa campanha e levantou a taça de campeã. O Rincão dos Mancha ficou com o vice-campeonato, enquanto a equipe Maragata garantiu a terceira colocação. O quarto lugar ficou com a equipe Dose Dupla.

Foto: DMEL/Divulgação – Rincão dos Mancha garantiu o vice campeonato

Além da disputa pelas primeiras posições, o campeonato teve como destaque a participação de competidores de diferentes faixas etárias, reunindo homens e mulheres em uma mesma competição. O ambiente de respeito, convivência e amizade foi uma das marcas do evento, fortalecendo os laços entre os praticantes da modalidade e promovendo a integração da comunidade canelense.

Foto: DMEL/Divulgação – A terceira colocação ficou com a Maragata

Durante a cerimônia de encerramento, também foram prestadas homenagens e agradecimentos especiais. A organização destacou o apoio da CEEE, reconhecendo a importância da parceria para a realização do campeonato. Outro momento emocionante da noite foi a homenagem prestada a Lourdes Hensing, carinhosamente conhecida como Alemoa, figura muito querida pelos participantes e pela comunidade local.

Foto: DMEL/Divulgação – Dose Dupla encerrou a competição em quarto lugar

Para os organizadores, o sucesso da competição foi resultado do comprometimento das equipes e do espírito de amizade que prevaleceu durante toda a disputa. Mais do que definir campeões, o Campeonato Municipal de Canastra reafirmou a força da modalidade em Canela e seu papel como ferramenta de integração social, reunindo dezenas de pessoas em momentos de lazer, confraternização e convivência saudável.

Classificação final

1º lugar – Os Amigos
2º lugar – Rincão dos Mancha
3º lugar – Maragata
4º lugar – Dose Dupla

Foto: DMEL/Divulgação – Homenagem para Lourdes Hensing, carinhosamente conhecida como Alemoa

Prefeitura de Gramado vai cancelar edital do São Miguel e lançar novo chamamento

GRAMADO – Em entrevista exclusiva ao Jornal Integração, a procuradora-geral do Município de Gramado, Mariana Reis, e o secretário da Saúde, Jefferson Moschen, anunciaram que o atual chamamento público para a contratação da nova gestora do Hospital Arcanjo São Miguel será revogado e substituído por um novo processo, com mudanças importantes no modelo adotado.

Segundo Mariana, a decisão de suspender o certame partiu da própria Procuradoria-Geral do Município, após questionamentos apresentados pela Comissão de Avaliação e Fiscalização (CAF), responsável por acompanhar o processo. Ela fez questão de destacar que a interrupção não ocorreu por determinação de órgãos externos.

“Foi uma orientação minha, acatada pelo secretário Jefferson. Não houve recomendação de nenhum órgão externo. Entendemos que os questionamentos eram pertinentes e poderiam interferir diretamente no andamento do processo”, explicou.

A procuradora reconheceu que a contratação de um gestor para o hospital é uma experiência inédita para o município e definiu o momento como um processo de aprendizado.

“É a primeira vez que o município está contratando um gestor para o hospital. Tudo é novo, é um processo novo, fadado a erros. Às vezes, na tentativa de acertar, a gente acaba errando. Isso é natural”, afirmou.

O edital atual previa a participação exclusiva de OSSs (Organizações Sociais de Saúde sem fins lucrativos). Com a reformulação, a Prefeitura pretende ampliar o leque de interessados por meio de uma nova modelagem jurídica baseada na Lei Federal nº 13.019, permitindo a participação de outras organizações da sociedade civil com experiência na área hospitalar.

“Entendemos que a modelagem atual estava muito complexa. Com essa mudança, possibilitamos que grandes hospitais e instituições com expertise e reconhecimento possam participar, mesmo não sendo organizações sociais”, destacou Mariana.

O processo que estava em andamento já havia atraído o interesse de 26 instituições, sendo que 17 permaneciam habilitadas na fase de visitas técnicas. Com a revogação, todas poderão participar novamente do novo chamamento, caso mantenham o interesse.

A Procuradoria e a Secretaria de Saúde não estabeleceram uma data exata para a publicação do novo edital, mas trabalham com a expectativa de que isso ocorra nos próximos dias, após a conclusão dos ajustes técnicos e jurídicos necessários.

“Nós queremos resolver isso o quanto antes. Imaginamos algo em torno de 10 a 15 dias para concluir os ajustes e publicar o novo edital”, afirmou Mariana.

A expectativa do governo municipal é de que a definição da nova gestora ocorra ainda em 2026.

“Precisamos ter um novo gestor ainda este ano”, reforçou a procuradora.

Enquanto o processo não é concluído, a atual administradora do hospital, Ana Nery, seguirá responsável pela gestão da instituição. O contrato emergencial, que já opera em caráter precário desde fevereiro, será mantido até a conclusão do novo chamamento.

“O Ana Nery permanece. Ele continuará até que possamos concluir esse próximo certame”, explicou.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a situação dos cerca de 370 trabalhadores vinculados à atual gestora. Mariana reconheceu que as mudanças geram insegurança entre os profissionais, mas procurou tranquilizá-los.

“Esses ruídos acabam trazendo insegurança tanto para quem trabalha quanto para quem utiliza o serviço. Mas o nosso objetivo é encontrar uma gestora que preste um serviço de qualidade e, sempre que conversamos com quem assume a gestão, o diálogo é no sentido de manter os empregados, porque são pessoas que conhecem o funcionamento do hospital”, afirmou.

Ela ressaltou, entretanto, que a legislação não obriga a absorção dos funcionários por uma eventual nova gestora.

“Não existe sucessão trabalhista nesse tipo de contratação. Uma nova empresa não é obrigada a absorver todos os empregados. Mas o poder público sempre trabalha para que essas pessoas sejam mantidas nos seus postos de trabalho.”

Já o secretário Jefferson Moschen destacou que, apesar das indefinições administrativas, o funcionamento do Hospital Arcanjo São Miguel segue normalmente, sem prejuízos à população.

“Não houve paralisação de nenhum serviço. Seguimos acompanhando diariamente a operação do hospital, dialogando com os profissionais, sindicatos e a atual gestora. O objetivo é garantir estabilidade e segurança até a definição do novo gestor”, afirmou.

EDITORIAL

Desde a edição online do Jornal Integração de quinta-feira (11), iniciamos a publicação de um editorial, opinião do jornal sobre os mais diversos assuntos da aldeia, leia-se, Gramado e Canela. Temas pertinentes e que mereçam uma reflexão apurada, ao estilo do de hoje, que acabaste de ler

Copa do Mundo

Começou mais uma Copa do Mundo, a maior de todas e que mais tempo vai durar até acabar lá no dia 19 de julho, mas não tem mais a mesma emoção, o mesmo apoio popular que já teve no passado, quando os grandes craques atuavam nela. Hoje temos que nos contentar com o Neymar, que é só um nome praticamente, e jogadores que a gente nunca viu por que vão embora do Brasil muito cedo, quando ainda são praticamente crianças. Mas é o que temos para o momento. E para nós de Gramado e Canela, tem pelo menos o adicional de termos um dos craques envolvidos, que é natural e enfim, conhecido ali em Canela, que é o Ibañes. Então, estamos juntos, boa Copa para você. Enfim, é o que temos, pelo menos vamos, para quem gosta de futebol, ter alguma coisa na TV para olhar.

Mundo a Vapor foto mundo a vapor 

O Parque Mundo a Vapor, de Canela, anuncia mudanças em sua estrutura de gestão com foco no fortalecimento das áreas estratégicas do empreendimento. A executiva Manoela Scott assume a gerência comercial do parque, passando a atuar ao lado da gerente de marketing e eventos, Amanda Ribeiro. A movimentação reforça a integração entre as áreas comercial e de marketing. Com isso, Bruna Boch retorna ao cargo de gerente financeira do Mundo a Vapor. Na foto: da esquerda para direita – Amanda Ribeiro, Manoela Scott e Bruna Boch).

Quem fiscaliza a Corsan?

Concordo com os argumentos apresentados pelo presidente da Câmara de Gramado, Neri do Nascimento, ao decidir não levar adiante a CPI da Corsan. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem custos, exige tempo, estrutura técnica e uma equipe preparada para analisar contratos complexos, planilhas, legislação e dados operacionais. E, convenhamos, uma Câmara de Vereadores de município turístico como Gramado não dispõe dessa estrutura especializada.

Pizza – ria

Também é verdade que muitas vezes uma CPI acaba chegando às mesmas conclusões que outros órgãos de fiscalização já poderiam alcançar com mais rapidez e competência técnica, e na maioria das vezes, termina em pizza. Ria de uma situação destas!

Fiscalização

O problema é justamente este: até aqui, a população não percebe uma atuação efetiva nem da Prefeitura, como poder concedente e fiscalizador local, nem do Ministério Público, cuja função constitucional inclui a defesa dos interesses coletivos.

Quem paga? Você!

Enquanto isso, os relatos continuam chegando. Contas de água e esgoto que triplicaram de valor. Consumidores recebendo três ou quatro faturas muito acima da média histórica. Água barrenta saindo das torneiras por dias seguidos. Famílias obrigadas a pagar por um serviço que reconhecidamente não foi prestado dentro do padrão mínimo de qualidade.

Aja paciência

A maioria da população compreende que há circunstâncias extraordinárias, obras, intervenções na rede e dificuldades operacionais. O que não compreende é a ausência de medidas compensatórias. Se a Corsan sabe quais regiões serão afetadas, por que não disponibilizar caminhões-pipa em pontos estratégicos para abastecimento das necessidades básicas? Por que não permitir o descarte prévio da água imprópria antes dos hidrômetros, evitando que o consumidor pague por uma água que sequer pode utilizar para beber, cozinhar ou lavar roupas e ainda por cima estraga equipamentos como máquinas de lavar, entope filtros e deixa resíduos nas caixas que custa caro limpar.

Obrigação

Se os vereadores entendem, corretamente, que não possuem estrutura para aprofundar uma investigação dessa magnitude, alguém precisa assumir esse papel. E esse alguém é o Ministério Público e a própria Prefeitura, que têm instrumentos legais mais robustos para exigir esclarecimentos, responsabilizações e soluções concretas.

Pavão

A comunidade não quer espetáculo político. Quer respeito. Quer água limpa. Quer contas justas. E quer a certeza de que existe alguém fiscalizando de verdade quem presta um serviço essencial à vida.

Entre anúncios e a realidade

Sobre os recursos destinados à reforma do centro cirúrgico e à implantação do serviço de hemodiálise no Hospital São Miguel, cada parte tem a sua versão. A Prefeitura apresenta suas explicações, o Ministério Público tem as suas ponderações e, provavelmente, ambos tenham razões jurídicas e técnicas que justifiquem os caminhos adotados.

Mas existe uma verdade que não pode ser ignorada: faz tempo. Muito tempo.

Há anos a comunidade ouve anúncios sobre a chegada da hemodiálise a Gramado. Prefeito, secretários e autoridades repetidamente informam que o serviço está próximo de se tornar realidade. E a reforma do centro cirúrgico segue o mesmo roteiro: recursos anunciados, projetos apresentados, adequações exigidas, novas etapas burocráticas e, ao final, mais espera.

Pode ser que todas essas demoras sejam plenamente justificáveis. Afinal, existem licitações, exigências da Vigilância Sanitária, aprovações técnicas, pareceres jurídicos e a necessidade de cumprir rigorosamente a legislação. Tudo isso é importante. O problema é que a burocracia tem um relógio diferente daquele de quem está doente.

Para quem depende de hemodiálise, o tempo não passa em gabinetes. Passa dentro de ambulâncias e vans, em deslocamentos cansativos para outras cidades, em horas perdidas na estrada e no desgaste físico e emocional imposto pela doença. Para essas pessoas e suas famílias, cada mês de atraso tem peso muito maior do que qualquer justificativa administrativa.

Talvez fosse mais prudente que determinadas notícias fossem divulgadas somente quando a concretização estivesse realmente próxima. Não para esconder informações da população, mas para evitar a criação de expectativas que acabam sendo adiadas sucessivamente. Entre anunciar e entregar existe uma distância enorme. E quem mais sofre com essa diferença é justamente quem aguarda pelo serviço.

Só falta o enterro

A comunidade da Várzea Grande recebeu com choque a notícia do fechamento da unidade dos Correios. Mas talvez mais chocante do que isso seja admitir que os Correios, como instituição nacional, vivem uma falência que parece irreversível.

Só falta o enterro. Morto, para muitos brasileiros, o serviço já está.

São muitos anos de má gestão, de incapacidade de modernização e de perda constante de relevância. Enquanto o mundo mudou, a empresa parece ter parado no tempo. Não criou novos serviços capazes de gerar receitas compatíveis com sua estrutura, não inovou na velocidade exigida pelo mercado e perdeu espaço para empresas privadas que compreenderam a importância da eficiência, da tecnologia e do atendimento.

E a conta dessa decadência, mais uma vez, acaba sendo paga pelo cidadão comum, especialmente aquele que mora mais longe dos grandes centros e depende dos serviços públicos para resolver questões simples do cotidiano. E conta é dupla, uma vez pela falta do atendimento e a segunda com o bolso. Até o fim, isso vai custar dezenas, ou até centenas, de bilhões aos cidadãos. O governo passado tinha tudo encaminhado para repassar à iniciativa privada, mas a petezada olhou e viu que a companhia estava com a as contas em dia e achou que fosse mágica. Agora, a cada trimestre são alguns bilhões que se acumulam em dívidas.

Canelense Ibañez fala da emoção de estrear na Copa

CANELA – O zagueiro e lateral canelense Roger Ibañez vive o momento mais marcantes de sua carreira. Convocado para disputar sua primeira Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, o jogador falou sobre a emoção de realizar um sonho de infância, a expectativa para a estreia diante do Marrocos, às 19h, neste sábado (13), e a possibilidade de iniciar a partida entre os titulares.

Durante entrevista coletiva concedida nesta semana, o atleta não escondeu a felicidade por estar vivendo um momento que parecia distante há alguns anos. Emocionado, relembrou a convocação feita pelo técnico Carlo Ancelotti, quando sua reação chamou a atenção ao ser visto chorando ao lado da família.

“É uma felicidade, é um privilégio, é uma honra estar aqui disputando essa Copa do Mundo pelo meu país, por onde eu sempre sonhei estar. Acreditava que era um sonho muito distante, mas hoje ele está se realizando. Então, isso para mim, de fato, é um momento muito importante na minha carreira”, afirmou.

Ibañez também recordou a frustração de não ter participado da Copa do Mundo de 2022. Segundo ele, o sentimento atual é exatamente o oposto daquele vivido há quatro anos. “De frustração à emoção, acho que é totalmente oposto um do outro. Hoje estou realizando um sonho e vivendo algo muito especial”, destacou.

Expectativa para a estreia

A Seleção Brasileira fará sua estreia no Mundial diante do Marrocos, adversário que também marcou o início do ciclo pós-Catar. O defensor destacou o trabalho realizado durante a preparação e garantiu que o grupo chega forte para o primeiro compromisso.

“Durante esses dias aqui a gente trabalhou muito forte. As expectativas que a gente cria em cima de nós mesmos, a gente tenta sempre alcançar. Estamos nos conhecendo melhor, nos comunicando melhor e isso é muito importante para a equipe”, explicou.

Titularidade ainda é incógnita

Com a lesão do lateral Wesley, aumentaram as especulações sobre a utilização de Ibañez na lateral direita, função que já desempenhou em outras oportunidades sob o comando de Ancelotti. Questionado sobre a possibilidade de começar jogando contra os marroquinos, o canelense evitou criar expectativa e ressaltou que está preparado para qualquer função.

“Essa questão não depende de mim. Independente da posição que for, eu me sinto pronto. Seja lateral, seja zagueiro, seja onde for, eu estarei pronto para representar o meu país”, afirmou.

Em outro momento da coletiva, reforçou sua versatilidade e disposição para atender às necessidades da comissão técnica. “Minhas características são mais defensivas, sim. Mas, se precisar apoiar lá na frente, eu me sinto pronto também”, declarou.

Orgulho de representar Canela

Natural de Canela, Ibañez também falou sobre a importância de representar sua cidade, o Rio Grande do Sul e toda a região Sul em uma Copa do Mundo. Segundo ele, a diversidade cultural dos atletas fortalece o ambiente dentro da Seleção.

“Cada um pega um pedacinho da sua terra e traz para dentro da Seleção. Isso faz com que a gente se conheça melhor. Nós do Sul estamos sempre tomando um chimarrão, conversando, brincando. Isso ajuda a criar um ambiente leve e forte dentro do grupo”, comentou.

Agora, o sonho do menino que saiu de Canela para conquistar espaço no futebol internacional está prestes a ganhar mais um capítulo histórico. Seja como titular ou opção para o decorrer da partida, Ibañez garante estar preparado para ajudar o Brasil na busca pelo tão sonhado hexacampeonato mundial.