Início Site Página 36

Garimpo para decoração

Goods Br inova no varejo e lança “Mega Stock” com garimpo de design de 8 a 12 de abril

Iniciativa terá nove edições ao longo de 2026, no centro de distribuição localizado no Vale das Montanhas, em Gramado.

– A Goods Br, referência em curadoria de móveis e objetos de decoração na Serra Gaúcha, anuncia o lançamento da Mega Stock, uma campanha de vendas que abrirá as portas de seu centro de distribuição ao público em nove edições ao longo de 2026. A iniciativa, que evolui o conceito da bem-sucedida Mega Black realizada em 2025, tem como objetivo oferecer ao consumidor final acesso direto a um vasto acervo de peças de design com preços e condições especiais. A primeira edição da Mega Stock acontece entre os dias 8 e 12 de abril, das 09 às 17 horas, na sede da Goods Br Distribuidora, no Vale das Montanhas, em Gramado. O evento reunirá milhares de itens, incluindo móveis, peças de decoração, iluminação e utilitários, de marcas nacionais e importadas, além de produção própria. A proposta é criar uma experiência de “garimpo”, onde os visitantes poderão explorar o acervo e encontrar oportunidades únicas para renovar seus ambientes. “A Mega Stock é uma reinvenção de como nos relacionamos com nossos clientes. Criamos uma oportunidade genuína de valor, onde cada cliente se sente parte de uma comunidade de amantes de design. Ao longo de 2026, com nove edições estrategicamente planejadas, cada uma com um tema e propósito único, buscamos criar um calendário de oportunidades que mantenha a Goods Br no topo das prioridades de quem ama decoração e design. Isso vai além de vender; é sobre construir relacionamentos duradouros e reafirmar nosso compromisso com a excelência e a inovação no mercado de design”, destaca o diretor da Goods Br, Josué Neumann Spengler.

A campanha visa atingir um público que busca design de qualidade com condições especiais, desde consumidores finais a arquitetos e decoradores. A estrutura do evento foi pensada para facilitar a navegação e a experiência de compra em um espaço amplo e organizado. A Mega Black Goods Br acontece na Goods Br Distribuidora, localizada no Vale das Montanhas, Av. 1º de Maio, 3400, Várzea Grande, Gramado.

Serviço:

 O quê: Mega Stock Goods Br – 1ª Edição ● Quando: De 8 a 12 de abril de 2026 ● Horário: Das 9h às 17h ● Onde: Goods Br Distribuidora – Vale das Montanhas, Gramado ● Entrada: Gratuita

TCE aprova contas de Gramado com ressalvas e aponta falhas na gestão

GRAMADO – O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) emitiu parecer favorável com ressalvas às contas de 2023 da Prefeitura de Gramado, sob responsabilidade do prefeito Nestor Tissot. Já as contas do vice-prefeito, Luiz Antônio Barbacovi, foram aprovadas sem apontamentos. A decisão foi tomada pela Primeira Câmara da Corte, que, apesar da aprovação, destacou uma série de inconformidades que exigem correções por parte da administração municipal.

Entre os principais apontamentos está a área da educação. O TCE identificou problemas de infraestrutura em escolas municipais, como a ausência de banheiros adequados para crianças e falhas no tratamento de resíduos. Também foram verificadas deficiências de acessibilidade, com unidades escolares sem estrutura apropriada para pessoas com deficiência, como rampas e sanitários adaptados.

Na área administrativa, o Tribunal apontou atrasos no envio de informações ao sistema LicitaCon, utilizado para fiscalização de licitações e contratos. Em 2023, 28% dos processos foram encaminhados fora do prazo, situação considerada recorrente e que, segundo o órgão, compromete o controle externo.

Outro ponto destacado foi a fragilidade no controle das declarações de bens de servidores públicos. O documento apresentado pela Prefeitura não comprovou de forma adequada a entrega e o arquivamento das informações, conforme exigido pela legislação.

O TCE também chamou atenção para falhas no planejamento orçamentário. O índice de modificação do orçamento chegou a 77,77% no exercício, indicando grande distância entre a previsão inicial e a execução real das despesas. Para o Tribunal, o dado evidencia a necessidade de aprimoramento na elaboração das peças orçamentárias.

Na área da saúde, foi constatado que a Programação Anual de Saúde não foi elaborada dentro do prazo legal, descumprindo normas do Ministério da Saúde. Já no quesito transparência, o município atingiu índice de 67,63%, considerado intermediário, o que motivou alerta para melhorias no portal eletrônico.

Apesar dos apontamentos, o Tribunal entendeu que as falhas, em conjunto, não comprometem a gestão, motivo pelo qual emitiu parecer favorável com ressalvas. A Corte determinou que o atual governo adote medidas corretivas, especialmente nas áreas de educação, acessibilidade e cumprimento de prazos legais, além de recomendar ações para evitar a repetição dos problemas nos próximos exercícios.

O processo segue agora para análise da Câmara de Vereadores de Gramado, que é responsável pelo julgamento final das contas do Executivo.

Quando não é uma coisa, é outra

Nem sempre é responsabilidade da Aegea/Corsan. Vamos lá, vou explicar o que ocorreu e já teve registros em outras localidades. Semana passada quem sofreu com falta de abastecimento de água foram os moradores da rua Arnaldo Oppitz, na localidade de São João, em Canela. Durante a substituição de postes de energia elétrica, sob responsabilidade da RGE, por uma empresa terceirizada, canos da rede de abastecimento de água foram perfurados, deixando mais de 40 famílias sem acesso a um serviço básico. A situação expõe uma fragilidade recorrente na execução de obras envolvendo concessionárias de serviços essenciais.

Acompanhamento

O episódio foi acompanhado pelo vereador Nene Abreu (MDB), evidencia a falta de planejamento e integração entre empresas responsáveis por diferentes áreas, como energia elétrica e abastecimento de água. Quando uma atua sem o devido cuidado ou comunicação com a outra, quem paga o preço é a população.

Abandono

Relatos dos moradores mostram que o problema não é novo. Em ocasiões anteriores, a mesma comunidade já enfrentou períodos prolongados sem água, chegando a cerca de 30 dias de desabastecimento. Desta vez, diante da demora na solução, os próprios moradores precisaram agir para reduzir os prejuízos.

Situações já ocorreram

Situações como essa não se restringem a Canela. Em Gramado, episódios semelhantes também são frequentes. Ora são rompimentos de redes de água durante obras elétricas, ora interrupções no fornecimento de energia após intervenções mal executadas. O que se percebe é um padrão preocupante de falhas básicas na prestação de serviços essenciais.

E a comunicação entre as empresas?

O problema parece estar na falta de coordenação técnica, fiscalização eficiente e, sobretudo, responsabilidade das empresas envolvidas. Obras em vias públicas exigem planejamento detalhado, mapeamento preciso das redes subterrâneas e comunicação entre concessionárias. Quando esses cuidados não são tomados, os erros se repetem, e sempre com impacto direto na vida dos moradores.

Obras da Sulgás

Por falar em comunicação de obras, aliás isso quero relatar nos próximos dias, a Sulgás está realizando serviços que se iniciaram ontem, segunda-feira (6), e seguem até o dia 30 de maio. As intervenções estão ocorrendo em trechos nas ruas Dona Carlinda, Dom Pedro II, Borges de Medeiros, São Francisco, Leopoldo Prux, Caxias e Norberto José. As informações foram repassadas pela Prefeitura de Canela.

Companheirismo

Com o objetivo de celebrar duas décadas de sua história como Governadora,  Ana Glenda Viezzer, Governadora ano 2006/07 no Distrito 4670, reuniu-se com os seus Governadores Assistentes (GA’s) em um almoço marcado pela emoção dos reencontros. A confraternização ocorreu semana passada nos jardins do Restaurante Serramana. Durante esses 20 anos, o grupo mantém viva a amizade e a tradição de encontros realizados periodicamente em sistema de rodízio nas cidades dos próprios integrantes. Durante o evento, relatos de experiências vividas ao longo da trajetória despertaram sentimentos de saudade, alegria e gratidão. A lembrança de companheiros que já partiram também esteve presente, assim como a ausência de alguns membros que, por motivos pessoais, não puderam comparecer. Ainda assim, os participantes destacaram o clima de carinho e união que marcou o reencontro. Na ocasião, estiveram presentes (foto) Marcos, Ernayde, Hélio, Loreni, Jens, Valério, Glenda, Policarpo, Ingrid (representando Clóvis) e Paulo. Ana Glenda Viezzer foi a primeira mulher a ser Governadora do Distrito 4670.

Foto: Rotary Club Canela/Divulgação

Dia do Jornalista

Na verdade, nem sei o que isso significa, ou sei e não faz diferença. O que eu sei é que temos um dia para cada coisa e que as coisas só funcionam colocando a mão na massa e que só servidor público não precisa fazer isso no seu dia. Agora, aprovado ontem pelos edis, temos até o DIA S. Trabalhando dá!

Despoluído
A Prefeitura de Gramado vai explicar o andamento do projeto de repaginação do Lago Joaquina Rita Bier, que está recebendo perto de dez milhões de reais em investimentos. A coletiva de imprensa será amanhã, quarta-feira, 08 de abril, às 14 horas.

Bom para o PDT
A cúpula do PT gaúcho se reuniu na segunda-feira, ontem, para dizer que não quer aliar o PDT na disputa pelo Governo do Estado, como quer o presidente Lula. Melhor para o PDT, que, se não estiver aliado aos petistas, tem chances reais de vencer o pleito com Juliana Brizola. Já com eles, não. O desafio é ficar um voto à frente do PT e chegar ao segundo turno.

Municipalização
A fala do vereador Rafael Ronsoni na tribuna da sessão de ontem à noite sugere que o município deveria municipalizar a água e o esgoto, rompendo o contrato com a Aegea/Corsan. Disse que o município tem pessoas capacitadas, com condições de gerir uma empresa como essa. “Se tiver que fazer, nós temos de fazer. Ninguém mais aguenta, ninguém mais suporta”, disse, e usou o exemplo da municipalização do Hospital São Miguel.

Pano pra manga
Este assunto da Corsan ainda vai longe. É uma mistura de sentimentos e fatores. Primeiro, é real que foi privatizada e que as obras de saneamento estão sendo feitas e que os municípios pegaram uma grana com as outorgas, média de Gramado e Canela 8 milhões cada. Segundo, é real que as cobranças das taxas estão mudando. E, claro, não seria para melhor ao consumidor. Se estão mudando, é para melhorar para eles (Corsan). Lutero disse na Câmara de Vereadores de Gramado, semana passada, que estão mudando o formato da cobrança, e essa informação bate com o que o Integração obteve com a direção da companhia. O que não bate, e que também foi dito pelo Lutero, é que essa mudança está sendo tratada com o sindicato dos hotéis e pousadas. Hoje pela manhã, o presidente do Sindtur, Cláudio Souza, ainda não tinha recebido nenhum contato. “Agora pode publicar que ele falta com a verdade quando diz que está em conversa com o Sindtur. É um desrespeito à população gramadense mentir aos vereadores, já que eles representam a comunidade”.

Organizações Tabajara
Além da triste realidade das famílias que esperam desde novembro uma ajuda para reconstruir seus lares que queimaram, ainda têm de assistir à troca de farpas entre políticos, as quais revelam alguns dos mais nefastos capítulos da história canelense. Maria, uma das vítimas, estava lá assistindo às autoridades quando Alberi disse que, no tempo do seu governo, era rápido esse tipo de situação: “fazia-se três orçamentos e pronto”. Aí o vereador do atual governo, Adir Denardi, disse que talvez por isso houvesse “casas espalhadas pelo município inteiro”. Lembrando que houve presos por causa exatamente dessas duas situações: três orçamentos fajutos e casas desviadas.

Burocracia
Ademais, todos concordamos que medidas dessa natureza precisam ser mais rápidas. Sabemos que o setor público é bastante burocrático, mas sabemos também que, em casos de emergência, é preciso agilizar. Ainda, o áudio que a secretária Carmen encaminhou à dona Maria não merecia a fúria do vereador Danani, que a chamou de mentirosa. Deu para entender que ela foi verdadeira.

A Secretaria de Assistência precisa de algum recurso em caixa, do contrário não faz sentido. Outra: dá para estudar a questão da implantação da serraria municipal, que ajuda bastante nessas horas. Como disse o vereador Nene, até portas e janelas, em uma situação dessas, podem ser feitas de tábuas, como foi até a atual modernidade.

Tribuna do Povo
Acho que o senhor Marcus Arthur Graff, que usou a Tribuna do Povo ontem na sessão de Canela, prestou um desserviço. Foi lá reclamar do nome dado à estrada do Caracol ao Ferradura (Skyglass), Constante Felix Orsolin, pai do ex-prefeito Constantino Orsolin. Ao fazer um manifesto talvez até válido, ainda que fora de prazo, o que chamou atenção foi a deselegância e o desrespeito com que tratou o homenageado, que é pai de uma pessoa que fez muito por Canela, inclusive asfaltou aquela mesma estrada, que é uma maravilha que todos usufruímos, especialmente o senhor Marcus, que o faz diariamente, conforme relatou. Constantino Orsolin foi prefeito por três mandatos e, portanto, dizer que nunca viu aquela família trabalhar por ali está errado, pois Constantino é da família. Dizer que sente tristeza por isso é de uma pobreza de espírito indescritível. E, pasmem, se disse um voluntário, um partícipe, e que mora há 30 anos por ali. Ou seja, além do mais, é também um paraquedista. Para finalizar, piorou: criticou a Câmara de Gramado por falta de representatividade, quando todos os vereadores foram eleitos dentro das regras, que não foram feitas por eles. Neste ponto, o presidente Caputo deveria ter chamado a atenção por não seguir o tema que apresentou para justificar estar ali. Certamente por ali moram muitos que mereciam tal homenagem, mas, convenhamos! Além do mais, só um entre todos seria lembrado.

Velha de guerra
Algumas melhorias estão sendo feitas nas estradas da Linha São Paulo, interior de Canela, “com aquela única patrola de guerra”, como descreveu o vereador Adir ontem à noite. Ele avisou, porém, que ainda é só uma pequena parte, com 90 toneladas de asfalto, mas que os três milhões de empréstimo, que prometem dar uma recauchutada quase geral na colônia, ainda não foram liberados.

Ganhando mais
O vereador Danani disse que alguns médicos saíram e depois voltaram ganhando mais do que antes no Hospital de Canela.
É uma máxima nacional. É a tal “pejotização”, em que os profissionais estão se vendendo, ou sendo vendidos por empresas especializadas, por um CNPJ, uma empresa, e não mais como um profissional concursado ou CLT. Certo dia ofereceram quatro ginecologistas ao prefeito Nestor por R$ 170 mil mensais. É mais um sintoma da falência do setor público.

Sufoco
Segundo o vereador Leandro Gralha, o oxigênio do Centro Social Padre Franco está acabando em duas semanas, quando vai fechar as portas. Disse estar repassando a informação do diretor Maicon e que fica muito triste.

Plano Diretor
Segundo o vereador Lucas Dias, a universidade contratada para ajudar com o Plano Diretor do município de Canela não entregou um serviço razoável. É a mesma que ajudou Gramado, indicada pelo promotor Max. Outra realidade apontada pelo edil é a necessidade de um Plano Diretor para o interior, onde áreas inteiras estão sendo loteadas sem nenhum critério.

Viajante
A primeira-dama de muitos, Janja, passou 170 dias fora do Brasil desde que esse grupo está no governo. Diz que está nos representando. Coitada desta nação! Agora apareceu preparando uma paca no almoço de Páscoa. Olha!

Volver
A direita gaúcha se reúne sábado, dia 11, em Porto Alegre, no Parque da Harmonia. Presentes, Flávio Bolsonaro, que lidera as pesquisas para presidente da República, Zucco e Silvana Covatti (pré para governador e vice), Bira Sanderson e Marcel Van Hattem (pré para senadores), entre outras lideranças políticas.

Guerra Irã-EUA-Israel
Está cada dia mais tensa essa situação. Hoje pode ser um dia histórico se Trump cumprir o que prometeu, caso os iranianos não tenham liberado o estreito de Ormuz até mais tarde, às 21 horas. Até aqui, em que pese as diversas lideranças iranianas mortas, seguem atuando com muita precisão, surpreendendo os EUA. Disseram que estão humilhando os americanos e que há milhões deles dispostos a morrer pela causa.

Paliativos

O Governo Federal anunciou algumas medidas para mitigar os efeitos da guerra. Uma delas é em relação a aviação, importante para nós aqui da região, oferecendo ajuda com o combustível das aeronaves e empréstimos.

Também fechou a questão do diesel importado indenizado em 1,2 reais e o nacional em 0,80, nos dois casos meio a meio com os estados.

Ainda assim, a guerra tem de terminar, sob pena de entrarmos em uma nova crise econômica mundial devastadora. E a nossa Selic em 15% já…

Novidades

O Mundo a Vapor vai entregar mais novidades neste sábado. O La Estacion inaugura na esquina da Felisberto Soares com a Júlio de Castilhos, sábado. Na sede atual do La Estacion, na Estação Canella, deve vir um Burger bem especial.

Juventude

A Juventude do Progressistas de Gramado promoveu uma ação solidária de Páscoa, levando carinho e alegria à comunidade, no dia 1º passado.
Mais de 150 kits com doces e chocolates foram entregues a crianças e idosos em diferentes pontos da cidade.
A iniciativa reforça valores como empatia, união e cuidado com o próximo.
Mais do que presentes, o gesto levou atenção e acolhimento a quem mais precisa.
Uma Páscoa com mais significado, esperança e solidariedade.

A União faz a Vida

Na Linha Imperial, em Nova Petrópolis, o padre Theodor Amstad plantou, em 1902, uma ideia simples: unir pessoas para resolver problemas comuns. Dali nasceu a primeira cooperativa de crédito do Brasil e, com ela, um modelo que atravessou gerações e hoje se materializa no sistema Sicredi.

Mais de um século depois, o mundo reconhece esse ponto no mapa. Talvez porque ali esteja uma verdade que ainda insistimos em ignorar: quando a comunidade se organiza, ela se torna mais forte do que qualquer sistema imposto de fora (Matéria nesta edição).

Golpe do Falso Advogado será tema de palestra

REGIÃO – A Polícia Civil (PC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promovem, na próxima quinta-feira (9), um evento conjunto em Gramado voltado ao combate aos chamados “crimes do falso advogado”. A atividade será realizada a partir das 9h, no Hotel Buona Vitta, e é gratuita, aberta à comunidade jurídica, à imprensa e ao público em geral.

Organizado pelas Delegacias de Canela e Gramado, em parceria com a OAB Subseção Canela/Gramado, o encontro terá como foco apresentar as medidas adotadas para prevenir e reprimir fraudes praticadas por pessoas que se passam por advogados — um tipo de crime que tem causado prejuízos financeiros e insegurança à população.

Entre os participantes confirmados estão o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela; a delegada Fernanda Aranha, titular da Delegacia de Polícia de Gramado; e o presidente da subseção da OAB, Roberto Maldaner.

Durante o evento, serão apresentados dados atualizados, números e resultados de ações conjuntas já realizadas pelas instituições, além de novas estratégias para coibir esse tipo de prática criminosa. A iniciativa também busca orientar a população sobre como identificar profissionais devidamente registrados e evitar cair em golpes.

A atividade integra o calendário estadual de ações coordenadas entre a Polícia Civil e a OAB, reforçando a atuação institucional no enfrentamento às fraudes e na proteção da sociedade. Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer a confiança da população nos serviços jurídicos e valorizar o exercício regular da advocacia.

Preparação para Romaria de Caravaggio inicia amanhã com visitas às comunidades

CANELA – A tradicional Romaria de Caravaggio, já movimenta a comunidade com uma programação marcada pela fé, devoção e forte integração entre o Santuário e os bairros do município. As visitas às comunidades antecedem os dias principais da romaria e fortalecem o vínculo com os fiéis em diferentes localidades.

As visitas iniciam amanhã, quinta-feira (9), às 19h30, na Cripta do Santuário, com a celebração de envio, e seguem percorrendo diversas comunidades do interior e da cidade, levando momentos de oração, celebração e preparação espiritual para a romaria.

A proposta é aproximar ainda mais a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio da comunidade, promovendo encontros de fé. As visitas encerram no dia 26, às 18h, na Igreja Matriz. A novena preparatória, que iniciará em 14 de maio, também integra o calendário, com celebrações diárias na Cripta do Santuário, sempre às 19h30, reunindo padres convidados de diferentes paróquias.

As romarias terão abertura oficial em 1º de maio, com a Cavalgada da Fé. Já a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude ocorre no dia 23 de maio, a Romaria Motorizada e de Ciclistas no dia 24 de maio, o Terço Luminoso no dia 25 de maio e a tradicional Romaria a Pé no dia 26 de maio, reunindo milhares de devotos no Santuário.

Parte da renda arrecadada com o evento será destinada à obra da igreja em construção, reforçando o compromisso da comunidade com a fé e a continuidade deste importante passo, que é um sonho dos devotos. O Santuário também conta com um columbário, na cripta, para guardar as cinzas de entes, oferecendo um local de memória, respeito e espiritualidade para as famílias. O mesmo estará aberto para visitação nos dias de romaria.

“Teremos dias de muita religiosidade, e as visitas já são um início de toda essa caminhada até o dia de Nossa Senhora de Caravaggio, em 26 de maio. Passaremos por todas as capelas, reforçando o convite para o evento, com momentos de muitas religiosidade”, comenta um dos coordenadores do evento Andre Debastiani.

Visita às comunidades:

Quinta-feira (9) – 19h30 – Cripta do Santuário

Sexta-feira (10) – 19h30 – Banhado Grande

Sábado (11) – 16h – Distrito Industrial

Sábado (11) – 18h – Vila Boeira

Domingo (12) – 8h – Santa Terezinha

Domingo (12) – 10h – Leodoro de Azevedo

Segunda-feira (13) – 19h30 – Caracol

Sexta-feira (17) – 19h30 – São Luiz

Sábado (18) – 10h – Bugres

Sábado (18) – 16h30 – Santa Marta

Sábado (18) – 18h30 – Santo Antônio

Domingo (19) – 9h30 – Canelinha

Domingo (19) – 15h30 – Linha São João

Domingo (19) – 18h – Vila Dante

Sexta-feira (24) – 19h30 – São Lucas

Sábado (25) – 10h – Chapadão

Sábado (25) – 16h – Eugênio Ferreira

Sábado (25) – 19h30 – Ulisses de Abreu

Domingo (26) – 8h – Morro Calçado

Domingo (26) – 10h30 – Linha São Paulo

Domingo (26) – 18h – Igreja Matriz

Linha Imperial coloca o Brasil no mapa global do cooperativismo

REGIÃO – A Linha Imperial, localizada em Nova Petrópolis, foi reconhecida como um dos 31 patrimônios culturais do cooperativismo no mundo pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O local é o único representante brasileiro na lista, passando a integrar o Mapa Global do Patrimônio Cultural Cooperativo.

O reconhecimento internacional destaca a importância histórica da comunidade, considerada o berço do cooperativismo de crédito no Brasil. Foi na Linha Imperial que, em 1902, o padre jesuíta Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito do país, modelo que deu origem ao atual sistema Sicredi.

A iniciativa da ACI busca valorizar locais que representam a essência e o impacto do cooperativismo ao redor do mundo, reunindo espaços que marcaram o desenvolvimento desse modelo econômico baseado na colaboração e na organização comunitária.

Com a inclusão da Linha Imperial, o Brasil passa a figurar oficialmente nesse cenário global, evidenciando a relevância histórica e atual do cooperativismo no país. O reconhecimento também reforça o potencial turístico e cultural da região, além de destacar o papel do Rio Grande do Sul como protagonista na construção desse movimento.

Pedal Solidário é adiado para dia 14 devido às condições climáticas

CANELA – O evento Pedal Solidário, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que aconteceria nesta terça-feira (7), foi remarcado para o dia 14, às 16h, em razão das instabilidades climáticas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Canela, por meio da Academia Municipal.

A ação terá saída da Academia Municipal, localizada na rua Leopoldo Prux, 14, bairro Santa Terezinha. O percurso será de aproximadamente 8 quilômetros, com duração média de 30 minutos, seguindo em direção ao bairro Laje de Pedra.

Os organizadores destacam a importância do uso de capacete como medida de segurança, além da recomendação de que os participantes levem garrafa de água para garantir a hidratação durante o trajeto.

O evento também possui caráter solidário. Para participar, é necessário doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282-5108 ou pelo WhatsApp (54) 99125-846

Inicia o curso “Preparando-se para o Primeiro Emprego”

GRAMADO – Teve início hoje, terça-feira (7), na Câmara Municipal, o curso “Preparando-se para o Primeiro Emprego”, iniciativa realizada por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi e voltada à qualificação de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

A nova turma conta com 20 alunos. Com carga horária total de 40 horas, o curso segue até o dia 12 de maio, com encontros realizados às terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h.

Durante a formação, os participantes terão acesso a conteúdos fundamentais para o ambiente profissional, como postura profissional, comunicação, organização, responsabilidade e noções de atendimento, além de orientações práticas sobre comportamento e preparação para o primeiro contato com o mercado de trabalho.

A proposta vai além do conteúdo técnico, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais e sociais essenciais para a construção de uma trajetória profissional sólida.

A iniciativa integra o projeto Movimenta Comércio e é realizada em parceria com o Sistema Comércio, por meio da Fecomércio RS, Sesc, Senac, Sindilojas Região das Hortênsias e IFEP RS, instituições que atuam diretamente na promoção da educação e da qualificação profissional.

Para o diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, o primeiro dia de aula representa um momento simbólico para os participantes. “O início do curso é sempre um momento especial, porque marca o primeiro passo de muitos desses jovens rumo ao mercado de trabalho. Aqui, eles começam a compreender responsabilidades, desenvolver habilidades e se preparar para os desafios que virão, com mais confiança e perspectiva de futuro”, destacou.

Universitário do Amanhã 2026: inscrições abertas para o curso preparatório gratuito para o ENEM

ESTADO – Mais de 8 mil vagas estão abertas no Universitário do Amanhã 2026 para alunos da rede pública ou ex-alunos residentes no Rio Grande do Sul. Os interessados poderão se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de um curso preparatório gratuito. As inscrições iniciaram dia 2, e o formulário está disponível no site universitariodoamanha.org.br.

O curso, que beneficiou 8,3 mil estudantes em 2025, é uma iniciativa do  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do RS (CIEE-RS). A plataforma de estudos oferece videoaulas gravadas nas quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.

A edição de 2026 conta com um aplicativo que reúne todos os conteúdos do curso, permitindo também o acesso pelo celular, com baixo consumo de dados de internet — ampliando o alcance para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Em 2025, o programa inicialmente previa 5,1 mil vagas, mas, em razão da procura, o número foi ampliado para atender à demanda dos inscritos. Para Lucas Baldisserotto, CEO do CIEE-RS, isso demonstra o interesse dos jovens em ter oportunidades que tornem o sonho da carreira uma realidade.

“Sabemos que precisamos olhar para a educação com prioridade, fazer dela a pauta central de qualquer debate sobre desenvolvimento socioeconômico. O ensino superior aumenta a empregabilidade e deixou de ser secundário neste debate. Quantos postos estão deixando de existir em razão do avanço da tecnologia? Precisamos dar condições aos jovens de se prepararem para cursar uma universidade”, ressalta Baldisserotto.

Universitário do Amanhã

Para se inscrever, os estudantes devem residir no estado, estar cursando a partir do 1º ano do ensino médio em 2026 ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Aqueles inscritos no CadÚnico terão preferência no preenchimento das vagas.

Além das aulas online, os estudantes terão acesso a um banco de questões de provas anteriores do Enem; testes vocacionais e simulados; acompanhamento contínuo para esclarecimento de dúvidas sobre inscrições e acesso à plataforma; e acesso ilimitado aos conteúdos até a data da prova.