Início Site Página 35

Maragata, Desentupidora Solução e Juruna/Roberto lideram o Municipal de Canastra

CANELA – A segunda rodada da segunda fase do Campeonato Municipal de Canastra confirmou o equilíbrio da competição e consolidou três lideranças importantes nas chaves A, B e C. Com partidas disputadas ponto a ponto, algumas equipes começaram a despontar como favoritas à classificação.

Na Chave A, o destaque ficou para o Maragata, que venceu o Rancho Grande por 5.550 a 4.610 e assumiu a liderança isolada do grupo. A equipe soma duas vitórias em dois jogos e aparece na ponta da tabela com 11.150 pontos. Também seguem invictos Wilmar Savi e Beto Seco, que superaram Lucas e Jeferson por 5.160 a 4.450 e encostaram na liderança. Já Maique e Ilson conquistaram vitória importante sobre a AFCEEE C (5.570 a 4.610) e seguem na briga pelas primeiras posições.

Pela Chave B, a Desentupidora Solução manteve os 100% de aproveitamento ao vencer As 3 Comadres por 5.590 a 5.030, permanecendo na liderança com 10.980 pontos. A rodada também foi positiva para a Família Ataídes, que superou Luiz André, Adelar e Deivid por 5.430 a 4.200 e segue firme na disputa. A equipe Dose Dupla também venceu, ao bater Matheus, Matheus e Marcelo por 5.230 a 4.800, mantendo-se entre os primeiros colocados e embolando ainda mais a chave.

Na Chave C, Juruna e Roberto assumiram a liderança após vitória consistente sobre o Rincão do Mancha por 5.440 a 5.220. Com duas vitórias em dois jogos, a dupla soma 10.930 pontos e lidera o grupo. Em outro confronto equilibrado, Os Amigos venceram Vitor e Diogo por 5.850 a 5.030, se mantendo na briga pela classificação. Já o JA Espaço de Treinamento levou a melhor sobre a AFCEEE B por 5.320 a 5.030.

Próximos confrontos
A próxima rodada promete manter o alto nível técnico e o equilíbrio entre as equipes, com duelos diretos que podem mudar a configuração das tabelas, especialmente nas chaves B e C, onde a disputa segue bastante acirrada. Os confrontos devem colocar frente a frente equipes que brigam diretamente pelas primeiras posições, aumentando ainda mais a expectativa para a sequência do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO

Confira abaixo os jogos programados para segunda-feira (13), às 19h30, na sede da Associação dos Funcionários da CEEE (AFCEEE):

Passagem de veículos no pórtico da ERS-235 é suspensa

GRAMADO – A Prefeitura de Gramado informa que na manhã desta sexta-feira (10), foi suspensa, de forma temporária, a passagem de veículos sob o pórtico da ERS-235. A medida foi necessária após avaliação técnica, que constatou abalo na estrutura devido um acidente registado na noite de segunda-feira (6), quando um caminhão desrespeitou a altura permitida e colidiu contra o pórtico. O fluxo de veículos segue ocorrendo no trecho, pelas vias laterais da estrada.

Nesta manhã equipes da Secretaria de Obras e de Trânsito estiveram no local para retirada dos materiais que apresentavam risco. Também foram instalados vasos com flores na pista para impedir a passagem de veículos.

Na próxima terça-feira (14), uma equipe da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) fará uma avaliação técnica na estrutura, para definir quais intervenções serão solicitadas visando a recuperação e a reforma do pórtico da RS-235. “Pedimos compreensão e colaboração dos motoristas, pois estamos priorizando a segurança de todos”, destaca o secretário de Trânsito de Gramado, Tiago Procópio.

A Prefeitura de Gramado já identificou a empresa responsável pelo caminhão que danificou a estrutura e está tomando as medidas cabíveis visando o ressarcimento financeiro para a Administração Municipal.

Bocha Feminino em Trio inicia neste final de semana

GRAMADO – A tradição da bocha ganha destaque no calendário esportivo de Gramado neste final de semana. O Campeonato Municipal de Bocha Feminino em Trio tem início no próximo domingo (12), com disputas a partir das 9h30, na Sociedade São Roquense, localizada na Linha São Roque.

A competição reúne seis equipes do município: Pedra Branca, Linha Moreira, E.C. Gaúcho, São Roque, Linha Araripe e Bela Vista. O torneio promete movimentar as comunidades do interior, valorizando o esporte e incentivando a participação feminina na modalidade.

A segunda rodada já tem data definida e será realizada no dia 26, também a partir das 9h30, na Sociedade Bela Vista, em Nova Renânia. A competição é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Nova patronagem do CTG Querência é apresentada

CANELA – O CTG Querência inicia um novo ciclo com a apresentação oficial da patronagem para a gestão 2026/2028. A frente da gestão está o patrão Marcelo Fogaça Rodrigues, tendo como 1º capataz (vice-patrão) Gilnei do Nascimento e 2º capataz (2º vice-patrão) Maristela Secco. A nominata ainda conta com 1º secretário e diretor do Departamento de Patrimônio Luiz Fernando Drechsler, 2ª secretária Carine Fogaça Rodrigues, 1º tesoureiro e agregado das pilchas Rigoberto Gottert e 2º tesoureiro Jeferson Petzinger. Na parte campeira, o capataz Rodrigo Jardim atua com o sota capataz Carlos Licks.

Já o departamento artístico é conduzido por Fábio Hanel dos Santos e Bárbara Vaccari, enquanto o cultural está a cargo de Everton Prass e Ana Claudia Oliveira. Também fazem parte da patronagem o diretor de eventos André Zanner, vice diretor de eventos Jackson Macedo e os secretários de eventos João Vitor Rodrigues e Pietra Zanatta Santos.

A nova patronagem já iniciou os trabalhos assim que eleita, no último dia 26, com foco na busca por novos sócios e na retomada do vínculo com aqueles que se afastaram da entidade e também já deu início na manutenção no Parque de Rodeios do Saiqui, além de projetar ações voltadas à maior integração entre as invernadas artística e campeira.

Outro eixo importante da gestão é a aproximação com o empresariado local, visando ampliar parcerias e apoios institucionais. Paralelamente, a equipe já trabalha na organização da Festa Campeira em homenagem ao Patrão de Honra do Querência João Wender, marcada para os dias 2 e 3 de maio, que deve movimentar o parque e reunir tradicionalistas da região em provas de laço. Também no dia 2, a partir das 14h, ocorre o primeiro baile da Melhor Idade, organizado por esta patronagem. Ambos os eventos no Parque de Rodeios Saiqui.

O patrão Marcelo Fogaça Rodrigues destaca que o grupo está mobilizado desde o primeiro momento. “A patronagem já está trabalhando e pronta para todos os desafios que estamos enfrentando. Sabemos da responsabilidade que assumimos e estamos focados em fortalecer o Querência, aproximar os sócios e colocar a entidade novamente em evidência, com organização, planejamento e união”, afirma.

Com urnas eletrônicas, eleição do Vereador Jovem ocorre nesta sexta-feira

GRAMADO – A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, iniciou hoje, quinta-feira (9) para distribuição das urnas eletrônicas nas escolas participantes do Programa Vereador Jovem.

O processo eleitoral acontece amanhã, sexta-feira (10) e a utilização das urnas eletrônicas é uma das novidades desta edição e reforça o compromisso do Legislativo com a transparência e com a aproximação dos estudantes à realidade do sistema eleitoral brasileiro. Ao todo, 35 candidatos, de 13 escolas do município, participam do pleito.

Entre os destaques estão a CNEC, com nove candidatos, e a Escola Senador, com seis representantes. Outro marco importante é a participação inédita da Escola João Benetti Sobrinho, da Linha Nova, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo sua proposta inclusiva.

Cerca de 2.500 alunos estarão aptos a votar e escolher seus representantes, vivenciando, na prática, o funcionamento de uma eleição. A iniciativa busca estimular, desde cedo, valores como participação, responsabilidade e consciência política.

O diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, destaca a importância desse momento no processo formativo dos estudantes. “A chegada das urnas nas escolas simboliza que o processo democrático está pronto para acontecer. É uma experiência muito rica, que permite aos alunos compreenderem, na prática, a importância do voto e da participação cidadã”, afirma.

Recreio Gramadense 111 anos

GRAMADO – A Sociedade Recreio Gramadense comemorou, na noite de quinta-feira (9), seus 111 anos de história com um coquetel marcado por homenagens ao passado e projeções para o futuro do clube. Durante o evento, a presidente Gabriela Fulcher Michaelsen destacou a importância das famílias que ajudaram a construir a trajetória da entidade e reforçou o papel da Recreio como espaço de convivência e apoio à comunidade.

Em seu pronunciamento, Gabriela ressaltou que a instituição atravessou diferentes períodos históricos, superando desafios e mantendo-se ativa junto à sociedade. Segundo ela, nos últimos três anos a gestão buscou profissionalizar a administração, com ajustes financeiros, investimentos em manutenção e reformas, além do fortalecimento da presença em marketing e redes sociais.

Ainda conforme a presidente, mais de 60 mil pessoas passaram pelo clube nesse período, com a realização de 28 eventos próprios. Mesmo diante da interrupção das atividades durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a Recreio voltou a desempenhar um papel social relevante, abrindo espaço para o recebimento de doações e cedendo sua cozinha para a produção de milhares de marmitas e lanches destinados a desabrigados, por meio de um projeto de cozinha solidária.

Entre as iniciativas anunciadas está a criação de um memorial no terceiro andar do clube, que reunirá itens históricos e registros da trajetória da entidade. A programação de 2026 também prevê uma série de eventos, como o “Gramado e Suas Mães de Sempre”, em maio; uma festa temática dos anos 80 e 90, em julho; um sarau em agosto; e o Chá da Solidariedade, em setembro, em parceria com o Rotary Club, com arrecadação destinada à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Outro destaque é o resgate de tradições. A diretoria trabalha na retomada do Baile de Debutantes, desativado há cerca de 30 anos, com lançamento oficial previsto para a próxima semana e baile de gala agendado para 17 de outubro. Também foi protocolado junto à Prefeitura de Gramado o pedido para a realização do Baile das Hortências, programado para 5 de dezembro, em parceria com o projeto da empresa Rossi & Zorzanello.

Ao encerrar, Gabriela enfatizou o vínculo pessoal com a história do clube e resumiu o momento em dois sentimentos: pertencimento e orgulho. “Celebramos não apenas um número, mas uma história feita de pessoas, memórias e legado”, afirmou, agradecendo à diretoria, conselheiros e colaboradores pela atuação conjunta.

A noite marcou não apenas a celebração de mais um aniversário, mas o reforço do papel da Recreio Gramadense como uma das instituições tradicionais de Gramado, com olhar voltado à preservação de sua história e à construção de novos capítulos. Estiveram presentes ex-presidentes e diretores, associados e convidados.

Voluntariado

Clubes de serviço realizam confraternização e repassam recursos do Natal Luz

GRAMADO – Os clubes de serviço Rotary Club de Gramado, Rotary Gramado Amizade, Lions Clube de Gramado e Casa da Amizade, promoveram, na noite de ontem, quarta-feira (8), um jantar de confraternização reunindo voluntários e entidades que participaram das ações durante o Natal Luz.

O evento foi realizado na sede campeira do CTG Manotaço e teve como objetivo reconhecer e retribuir o trabalho das entidades envolvidas na programação natalina. Durante a confraternização, foram repassados cerca de R$ 100 mil, valor arrecadado nas ações do Natal Luz, destinados a cinco instituições parceiras.

Entre as entidades beneficiadas estão a Apae Gramado, o PAMA, o grupo de escoteiros George Edward Fox, o CTG Manotaço e a Fazenda Vale a Pena Viver, que contribuíram diretamente para a realização das ações.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Luia Barbacovi e de representantes da Gramadotur, reforçando a importância da união entre poder público, entidades e voluntariado.

FOTOS: PC de Canela e Gramado realizam, em Santos, ação de combate ao falso advogado

REGIÃO – A Polícia Civil (PC) de Gramado e Canela realizaram ontem, quarta-feira (8), ação conjunta voltada ao combate de crimes relacionados ao chamado “golpe do falso advogado”. Na oportunidade, foram cumpridas três medidas judiciais na cidade de Santos (SP), consistentes em mandados de busca e apreensão direcionados a um endereço localizado no litoral paulista. A ação conjunta foi voltada à identificação de lideranças e executores de organização criminosa especializada na prática do golpe do falso advogado.

A operação contou com apoio logístico da Polícia Civil do Estado de São Paulo e da Delegacia de Homicídios de Santos, comandada pelo delegado Thiago Neme Bonametti. Ao todo, participaram da operação 15 policiais civis, incluindo agentes das Delegacias de Canela e Gramado.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, foi identificado um indivíduo que mantinha um espaço estruturado para a prática dos crimes. No local, foram apreendidos diversos materiais utilizados na execução dos golpes, entre eles dezenas de aparelhos celulares, dezenas de chips de telefonia, computadores e outros apetrechos.

Também foram localizados e recuperados objetos adquiridos pelo grupo criminoso com valores obtidos por meio dos golpes aplicados na Região das Hortênsias, os quais estão avaliados em aproximadamente R$ 50 mil. Todo o material foi apreendido e posteriormente encaminhado à Delegacia de Polícia de Canela.

Foto: Polícia Civil de Canela e Gramado/Divulgação – Um das provas do crime utilizada pelos golpistas

OCORRÊNCIAS EM 2026

Somente neste ano, as duas Delegacias contabilizaram aproximadamente 50 ocorrências desse tipo de delito. O golpe consiste, em regra, no contato do criminoso com a vítima, passando-se por advogado, oportunidade em que solicita valores sob o pretexto de liberação de quantias em processos judiciais ou, ainda, a necessidade de pagamento de custas para recebimento de valores maiores.

Os prejuízos causados às vítimas são significativos. Até o momento, estima-se que o montante total subtraído chegue a cerca de R$ 500 mil referentes exclusivamente às ocorrências registradas nas cidades de Canela e Gramado no ano de 2026, o que representa uma média aproximada de R$ 10 mil por ocorrência registrada. Ressalta-se, ainda, que esses números podem ser significativamente maiores, tendo em vista a subnotificação decorrente da ausência de registro de ocorrência por parte de algumas vítimas.

Foto: Polícia Civil de Canela e Gramado/Divulgação – Material com golpistas recolhidos pela Polícia Civil

AÇÃO COM A OAB

Como forma de enfrentamento e prevenção a esse tipo de crime, o delegado titular da Delegacia de Polícia de Canela, Vladimir Medeiros, e a delegada titular da Delegacia de Polícia de Gramado, Fernanda Aranha, promoveram ação conjunta de letramento em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseções de Canela e Gramado.

O evento ocorreu na manhã de hoje, quinta-feira (9), no Hotel Buona Vitta, em Gramado, contando com a presença do presidente da subseção, o advogado Roberto Maldaner, bem como de integrantes da comissão específica da OAB. Na ocasião, além de manifestações institucionais das autoridades policiais e da OAB, foram apresentadas as ações conjuntas que vêm sendo desenvolvidas entre a Polícia Civil e a entidade, com foco na prevenção, orientação da população e repressão qualificada a esse tipo de fraude.

Durante a palestra, Maldaner também apresentou um programa “robô”, desenvolvido por um advogado da cidade de Caxias do Sul e ainda em módulo experimental, cujo objetivo é identificar números telefônicos fraudulentos utilizados por criminosos que se passam por advogados. A ferramenta busca possibilitar a rápida identificação desses contatos e sua remoção junto a plataformas digitais e redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, contribuindo para a interrupção das atividades criminosas.

Foto: Polícia Civil de Canela e Gramado/Divulgação – Encontro entre Policia Civil e OAB tratou do tema

O saldo de empregos na região

REGIÃO – Os municípios de Canela e Gramado, registraram desempenho negativo na geração de empregos formais no mês de fevereiro, segundo dados recentes de admissões e desligamentos, divulgados semana passada pelo Novo Caged, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Os dois municípios somaram juntos 1.805 admissões, contra 2.490 de demissões, um saldo negativo de 685 desligamentos.

Apesar disso, o acumulado do primeiro bimestre de 2026 mostra realidades distintas entre as duas cidades. Em fevereiro, Canela contabilizou 719 admissões contra 828 desligamentos, resultando em saldo negativo de 109 vagas, o que representa uma variação de -1,02%. Já Gramado apresentou números ainda mais elevados de movimentação, com 1.086 contratações e 1.178 demissões, fechando o mês com saldo negativo de 92 postos de trabalho, equivalente a uma variação de -0,44%.

No acumulado do ano, considerando os meses de janeiro e fevereiro (dados até então divulgados), Canela mantém um leve resultado positivo. Foram 1.674 admissões e 1.662 desligamentos, gerando um saldo de 12 empregos e variação de 0,11%. O dado indica estabilidade no mercado de trabalho local, mesmo diante do recuo observado em fevereiro.

Por outro lado, Gramado apresenta um cenário mais desafiador no início de 2026. No mesmo período, o município soma 2.206 admissões frente a 2.496 desligamentos, acumulando saldo negativo de 290 vagas, com variação de -1,37%. O resultado aponta retração na geração de empregos formais na cidade ao longo do primeiro bimestre.

Os números refletem um início de ano marcado por ajustes no mercado de trabalho da região, com impacto possivelmente relacionado à sazonalidade do turismo, principal motor econômico de ambos os municípios.

Cidades vizinhas com cenários diferentes

Enquanto Canela e Gramado enfrentam retração na geração de empregos no início de 2026, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis apresentam um desempenho positivo tanto no mês de fevereiro quanto no acumulado do primeiro bimestre.

Em São Francisco de Paula, o resultado de fevereiro foi expressivo: 720 admissões frente a 490 desligamentos, gerando um saldo positivo de 230 vagas de trabalho. A variação foi de 4,22%, indicando um ritmo consistente de crescimento no mercado formal. No acumulado de janeiro e fevereiro, o município mantém a tendência de alta, com 1.293 contratações e 796 demissões, totalizando um saldo de 497 empregos — o que representa uma variação significativa de 9,58%.

Já Nova Petrópolis também apresentou desempenho positivo, embora em menor escala. Foram 342 admissões e 255 desligamentos em fevereiro, resultando em saldo de 87 vagas e variação de 1,38%. No acumulado do ano, o município soma 566 admissões contra 514 desligamentos, com saldo de 52 empregos e variação de 0,82%.Uma das possíveis explicações para esse contraste está na estrutura econômica mais diversificada de São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Embora o turismo também tenha relevância, essas cidades contam com maior participação de setores como indústria, agricultura, silvicultura e pequenas manufaturas, o que pode contribuir para uma menor dependência da sazonalidade turística.

Brasil e Rio Grande do Sul

O Brasil registrou a geração de 255.321 empregos com carteira assinada em fevereiro de 2026. O resultado é decorrente de 2.381.767 milhões de admissões e 2.126.446 milhões de desligamentos no período. Já o Rio Grande do Sul, fechou positivamente em 24.392. Foram 157.667 admissões e 133.275 de desligamentos.

Todos os cinco grandes setores da economia apresentaram saldo positivo no mês, com destaque para o setor de Serviços, responsável pela geração de 177.953 vagas. Também tiveram desempenho positivo a Indústria (+32.027), a Construção (+31.099), a Agropecuária (+8.123) e o Comércio (+6.127).

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo resultado positivo em fevereiro, com destaque para as áreas de educação (+49.013), atividades administrativas e serviços complementares (+37.972), transporte e armazenagem (+17.886) e alojamento e alimentação (+16.920).

Na Indústria, a criação de vagas foi impulsionada por segmentos como abate e fabricação de produtos de carne, processamento industrial do fumo e fabricação de calçados. Já na Construção, os maiores avanços ocorreram em obras de edifícios e infraestrutura.

Empregos na região (Fevereiro)

São Francisco de Paula

Admissões: 720

Desligamentos: 490

Saldos: 230

Variação: 4,22%

Acumulado do ano (dois primeiros meses)

Admissões: 1.293

Desligamentos: 796

Saldos: 497

Variação: 9,58%

Canela

Admissões: 719

Desligamentos: 828

Saldos: – 109

Variação: -1,02%

Acumulado do ano (dois primeiros meses)

Admissões: 1.674

Desligamentos: 1.662

Saldos: 12

Variação: 0,11%

Gramado

Admissões: 1.086

Desligamentos: 1.178

Saldos: – 92

Variação: – 0,44%

Acumulado do ano (dois primeiros meses)

Admissões: 2.206

Desligamentos: 2.496

Saldos: – 290

Variação: – 1,37

Nova Petrópolis

Admissões: 342

Desligamentos: 255

Saldos: 87

Variação: 1,38%

Acumulado do ano (dois primeiros meses)

Admissões: 566

Desligamentos: 514

Saldos: 52

Variação: 0,82%

Sicredi Pioneira divulga lista de contemplados no programa Bolsa de Estudos

REGIÃO – A edição de 2026 do programa de Bolsas de Estudos da Sicredi Pioneira vai garantir o acesso de 56 alunos à formação técnica em agropecuária. A iniciativa, voltada a associados e filhos de associados da cooperativa, busca ampliar a permanência dos jovens no campo, ao mesmo tempo em que contribui para a qualificação das atividades agrícolas na região.

De acordo com a coordenadora de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli, o programa coloca em prática o propósito da cooperativa de construir comunidades melhores. “Viabilizar o acesso a um curso técnico em agropecuária faz diferença no orçamento das famílias e na permanência dos jovens no campo. Essa iniciativa demonstra nossa preocupação com a qualidade de vida do associado e direciona resultados econômicos para o bem social”, destaca.

Do total de 131 alunos que terão acesso ao programa, 56 estão ingressando no primeiro ano do curso em 2026. O número representa um aumento de 5% em relação à edição anterior, reforçando que há um interesse crescente em tornar as atividades rurais mais produtivas e sustentáveis.

“Nosso objetivo com o programa é ampliar e criar oportunidades de novas fontes de renda oriundas das atividades agrícolas, além de profissionalizar as atividades e incentivar a adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento da economia local e regional”, complementa Martinelli.

As bolsas de estudo serão utilizadas nas seguintes instituições: Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis; Escola da Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), em Caxias do Sul; Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo, em São Leopoldo; e Instituto Ivoti, em Ivoti. Elas oferecem três modalidades de apoio, que incluem o custeio de 50% da mensalidade (limitado a R$400 mensais) em escolas privadas, auxílio para 50% das despesas fixas de estudantes de instituições públicas e gratuidade integral para alunos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

Os selecionados foram classificados pelas instituições de ensino com base em critérios socioeconômicos de cada família. A lista completa de contemplados, assim como mais informações sobre o programa, podem ser conferidas em sicredipioneira.com.br/social-e-educacional/bolsa-de-estudos.

Sobre a Sicredi Pioneira

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.