Início Site Página 37

Governo lança pacote para conter alta dos combustíveis

PAÍS – Após semanas de discussão, o governo federal anunciou na segunda-feira (6) um pacote de medidas para reduzir os impactos da alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio.

As ações incluem uma Medida Provisória (MP), um projeto de lei e decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O conjunto de iniciativas prevê subsídios para diesel e gás de cozinha, além da redução de impostos e apoio ao setor aéreo. A expectativa é aliviar os custos para consumidores e setores produtivos, além de garantir o abastecimento no país.

Subsídios

Entre as principais medidas está a criação de uma subvenção de R$ 1,20 por litro para a importação de diesel, com divisão igual de custos entre União e estados.

O benefício será válido inicialmente por dois meses e pode chegar a R$ 4 bilhões. Inicialmente, o Ministério da Fazenda tinha informado que esse subsídio custaria R$ 3 bilhões.

Também foi anunciada uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com custo estimado de R$ 3 bilhões mensais. Em ambos os casos, empresas deverão repassar a redução ao consumidor.

Além disso, o governo vai zerar os impostos federais sobre o biodiesel, que compõe parte do diesel vendido nos postos, e o querosene de aviação. Para o gás liquefeito de petróleo (GLP), será concedido subsídio de R$ 850 por tonelada para o produto importado. A medida busca equiparar o preço ao GLP nacional e reduzir o impacto no custo do gás de cozinha, especialmente para famílias de baixa renda.

Outras fontes

Posteriormente, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, também informou outras fontes de receita que compensarão o custo das medidas: o Imposto de Exportação de 12% sobre o petróleo anunciada em março; o aumento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que vendem petróleo e da elevação das receitas de leilão de petróleo, que subiram após o início da guerra.

Em relação à compensação pela isenção do querosene de aviação e do biodiesel, Durigan anunciou a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros. Segundo ele, essa medida gerará R$ 1,2 bilhão na arrecadação extra para o governo em 2026.

Setor aéreo

O pacote também prevê até R$ 9 bilhões em crédito para companhias aéreas, com recursos operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Nacional de Aviação Civil.

Outra medida é a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o querosene de aviação, além do adiamento do pagamento de tarifas de navegação aérea.

Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, os subsídios e as isenções serão compensados pelo aumento das receitas de royalties de petróleo, que subiram desde o início da guerra no Oriente Médio.

Punições

O governo também anunciou o reforço na fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para evitar aumentos abusivos de preços em situações de crise, como conflitos geopolíticos e calamidades públicas.

O projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência constitucional prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para esse tipo de prática. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não apenas as empresas, mas as pessoas físicas que infringirem a Lei da Economia Popular serão punidas, inclusive os sócios dos estabelecimentos.

Além disso, a MP passa a permitir a interdição de postos de combustíveis que aumentarem os preços de forma abusiva. Até agora, os estabelecimentos eram apenas multados. Segundo Silveira, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passará a ser obrigatoriamente informado de suspeitas de violação da ordem econômica. As multas, informou o ministro, serão agravadas conforme o ganho inadequado e a usura do agente econômico.

Oscilações

A MP também traz uma previsão para que os agentes econômicos que recebam as subvenções adotem mecanismos para suavizar as oscilações internacionais de preços. Segundo o Executivo, o pacote busca reduzir os efeitos da crise internacional sobre os preços internos e manter o Brasil menos exposto às oscilações do mercado global de energia.

Nova Centralidade de Gramado será debatida na Câmara

GRAMADO – Um projeto de grande impacto para o presente e, principalmente, para o futuro de Gramado está em debate na Câmara Municipal. Trata-se do Projeto de Lei Complementar, que propõe a criação da Nova Centralidade na região Norte do município, região do bairro Mato Queimado.

Protocolada no dia 23 de março, a proposta passou a mobilizar não apenas o Legislativo, mas também diversos setores da comunidade, em razão das transformações estruturais que pode gerar no desenvolvimento urbano da cidade.

Diante da relevância do tema, a Comissão de Mérito, presidida pelo vereador Ike Koetz (PP), convocou uma audiência pública para ampliar o debate e garantir a participação da população. O encontro contará com a presença do secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, que apresentará o projeto e esclarecerá dúvidas da comunidade.

A audiência pública será realizada de forma extraordinária no dia 15, às 18h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Gramado (@camaragramado).

Sobre o projeto

A proposta trata da criação do Projeto Urbanístico Relevante (PUR) Nova Centralidade – Região Norte, alinhado ao Plano Diretor do município. A iniciativa prevê o planejamento e a estruturação de uma nova área urbana no bairro Mato Queimado, abrangendo cerca de 900 hectares, com fácil conexão ao Centro de Gramado e às cidades de Canela e Nova Petrópolis.

O projeto surge como resposta a desafios já vivenciados pela população, como o crescimento acelerado da cidade, os congestionamentos, o déficit habitacional e a pressão sobre a infraestrutura urbana. A proposta busca aliar expansão planejada, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

Entre os principais objetivos estão a descentralização de serviços e moradias, a criação de novas oportunidades habitacionais — especialmente de interesse social —, o fortalecimento de um novo polo econômico e turístico e a melhoria da mobilidade urbana e regional.

O planejamento da Nova Centralidade está estruturado em cinco pilares: sustentabilidade ambiental, mobilidade e conectividade, desenvolvimento econômico, equidade e qualidade de vida, e gestão inteligente e participativa.

A proposta também contempla a preservação ambiental, com a criação de áreas verdes, corredores ecológicos, parques, praças e ciclovias, integrando a natureza ao espaço urbano. No campo da mobilidade, estão previstas soluções como transporte público qualificado, acessibilidade universal, ciclovias e a implantação de um terminal intermodal, além de alternativas inovadoras, como o teleférico.

Já no aspecto social e econômico, o projeto prevê áreas destinadas à habitação popular, incentivo à geração de empregos e a implantação de equipamentos importantes, como um complexo hospitalar, espaços culturais e áreas voltadas à inovação em saúde, educação e tecnologia.

As propostas apresentadas na Câmara de Gramado

GRAMADO – Na sessão ordinária de ontem, segunda-feira (6), a Câmara Municipal realizou a leitura de diversas matérias que passam a tramitar no Legislativo. Ao todo, foram apresentados um Projeto de Lei Ordinária (PLO) do Executivo Municipal, um Projeto de Lei do Legislativo (PLL), um Projeto de Resolução (PRE) da Mesa Diretora, três moções, uma indicação e um pedido de informação.

Confira os destaques da pauta:

PLO 22/2026, de autoria do Executivo Municipal, propõe a inclusão do Fundo Municipal de Fomento à Inovação (FMFI) na Política Municipal de Inovação. A medida busca impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores, apoiar startups, promover eventos e captar recursos de outras esferas governamentais. A proposta visa fortalecer setores estratégicos como turismo, hotelaria e gastronomia, gerando empregos qualificados e tornando Gramado ainda mais competitiva e sustentável.

PLL 15/2026, de autoria do vereador Roberto Cavallin (Republicanos), institui o Dia e a Semana Municipal das Doenças Raras, a serem celebrados em 28 de fevereiro e na última semana do mês. A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização, incentivar o diagnóstico precoce, promover a capacitação de profissionais e fortalecer a inclusão social das pessoas com doenças raras.

PRE 08/2026, proposto pela Mesa Diretora, atualiza e regulamenta o Regimento Interno dos Vereadores Jovens. O programa, voltado a estudantes das escolas do município, busca incentivar a participação cidadã e o entendimento do funcionamento do Poder Legislativo, promovendo a formação democrática e o protagonismo juvenil.

Entre as moções apresentadas, destacam-se:

Moção 01/2026, da vereadora Fernanda Pereira Dias (PP), que homenageia a Escola Ninho pelos seus 35 anos de atuação, reconhecendo sua contribuição para a educação e formação de gerações em Gramado.

Moção 02/2026, do vereador Ike Koetz (PP), que presta homenagem à empresa Móveis Armil pelos seus 40 anos de história, destacando sua relevância para a economia local e para a tradição da marcenaria na região.

Moção 03/2026, do vereador Roberto Cavallin (Republicanos), manifesta apoio aos aprovados no concurso para soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, reforçando a importância da ampliação do efetivo para a segurança da população.

Também foram apresentadas a Indicação 06/2026, do vereador Neri Nascimento (PP), que sugere a criação de um centro integrado de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Pedido de Informação 16/2026, que solicita esclarecimentos sobre as mudanças no atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Gramado, garantindo transparência e qualidade nos serviços de saúde mental.

As matérias estão disponíveis na íntegra no site da Câmara Municipal de Gramado, por meio da Ordem do Dia.

Mais de 1,7 mil pessoas se inscrevem na seleção pública da Prefeitura de Canela

CANELA – Foi divulgado no final da semana passada, pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Canela, por meio da empresa Legalle Concursos, o número de candidatos inscritos na seleção pública. As inscrições encerraram no dia 31 de março e, ao total, 1.718 pessoas se inscreveram no processo seletivo temporário, que teve como funções públicas mais procuradas as vagas de monitor (842 inscritos), cirurgião dentista (411 inscritos) e educador físico (167 inscritos).

Até hoje, terça-feira (7), está aberto prazo para recurso das inscrições, com a listagem final dos homologados na próxima quinta-feira (9). A próxima etapa, conforme o edital da seleção, é a avaliação das documentações entregues, que serão pontuadas de acordo com os títulos e a experiência profissional dos candidatos.

Ainda de acordo com o edital, o resultado preliminar na seleção pública será divulgado no dia 20 de abril, no site da Legalle Concursos e da Prefeitura de Canela. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Confira a lista preliminar de inscrições:

842 – Monitor
411 – Cirurgião Dentista
167 – Educador Físico
103 – Operário Especializado
64 – Visitador do programa Primeiro Infância Melhor (PIM)
53 – Atendente de consultório odontológico
47 – Professor de Matemática
31 – Auxiliar Intérprete Educacional

1ª Rústica de Canela já soma 245 inscritos e supera expectativas da organização

CANELA – A 1ª Rústica Municipal já conta com 245 inscritos confirmados, segundo informou o Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), organizadora da competição. O evento superou as expectativas da organização e promete movimentar o município no próximo dia 19, data da competição.

A prova terá início às 8h, com largada no Multipalco, na praça João Corrêa. O percurso de 5 quilômetros passará por pontos centrais da cidade, incluindo a Catedral de Pedra, retornando ao local de partida para a chegada. O diretor do DMEL, Marcelo Savi, destaca o engajamento da comunidade.

“Ficamos muito felizes com a adesão expressiva já nos primeiros dias. Isso mostra que Canela e região tem um público ativo e interessado em iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida. A expectativa agora é de um grande evento, com participação ainda maior até a data da prova”, afirma.

A rústica tem categorias divididas por faixa etária nos naipes masculino e feminino. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas, e todos os participantes que completarem o percurso serão contemplados com medalha de participação.
Além do incentivo ao esporte, a iniciativa também terá caráter solidário. Para a retirada do número, será necessária a doação de 5 quilos de alimentos não perecíveis, que deverão ser entregues no dia do evento. As inscrições seguem abertas até o dia 16, pelo site www.copafacil.com/2026rusticacanela](http://www.copafacil.com/2026rusticacanela). O evento conta com a parceria da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o DMEL pelos contatos: Filipe (54) 9 8405.7687 ou Roberto (54) 99907.1838.

FOTOS: Região da Serra com possibilidade de queda de granizo

REGIÃO – Na tarde e noite de hoje, segunda-feira (6), há condição para tempestades acompanhadas de rajadas de vento que podem superar os 90 km/h, chuva pontualmente forte e queda de granizo isolado na Serra. Outras regiões como Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Centro, Campanha e partes do Sul, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, também estão neste mapa de alerta.

O risco de rajadas de vento intensas e chuva forte é maior a partir da noite, quando tempestades avançam pela região Oeste em direção ao Centro. Os acumulados oscilam entre 10 e 50 mm/dia, chegando pontualmente até 90 mm/dia no Oeste, Centro e Campanha. O mar fica agitado e com ressaca.

Já amanhã, terça-feira (7), segue a condição para tempestades em áreas da Serra, Noroeste, Norte, NordesteVales, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte, acompanhadas de rajadas de vento que podem superar os 90 km/h, chuva pontualmente intensa e queda de granizo. As tempestades vão afetar áreas das Missões e Centro na madrugada, avançando para as demais regiões da metade Norte e Leste ao longo do dia. Os acumulados podem ser altos em curto espaço de tempo, oscilando entre 10 e 60 mm/dia, com pontuais de até 120 mm/dia nas Missões, Noroeste e Centro. O mar segue agitado e com ressaca.

A tendência é que, na quarta-feira (8), instabilidades com chuva moderada a pontualmente forte e raios atuem ao longo da madrugada em áreas do Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte e Extremo Sul. No decorrer do dia, há condição para chuva fraca a moderada, com variação de nebulosidade sobre o território gaúcho. Na faixa Leste, as rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, com pontuais de 90 km/h no Litoral Sul. O mar segue agitado e com ressaca.

TELEFONES DE CONTATO

Em casos de emergência, a população pode acionar serviços como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192), o Corpo de Bombeiros (193) e a Brigada Militar (190).

DEFESA CIVIL CANELA

(54) 99135.1949

DEFESA CIVIL GRAMADO

(54) 99629.6160

Connection Terroirs anuncia palestrante internacional e abre pré-venda de ingressos

GRAMADO – Em meio ao avanço das discussões sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e seus efeitos sobre a competitividade de produtos com identidade territorial, o Connection Terroirs do Brasil, que acontece nos dias 10 a 13 de junho, confirma seu primeiro palestrante internacional e inicia a pré-venda de ingressos para sua programação de conteúdos.

O convidado é o pesquisador Jean-Louis Le Guerroué, professor da Universidade de Brasília e especialista em Indicações Geográficas (IG’s) e desenvolvimento sustentável de territórios, que irá apresentar uma palestra sobre o futuro das IG’s no Brasil, tema que vem ganhando relevância estratégica no país diante da abertura de mercados e da valorização de produtos com origem certificada.

A participação de Le Guerroué se insere como um dos principais temas da programação, reunindo especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir os caminhos da valorização dos territórios, da gastronomia e do desenvolvimento regional em um contexto de internacionalização crescente. A programação do Connection também contará com painel específico sobre os desafios e oportunidades das IGs frente ao acordo Mercosul–União Europeia, ampliando o debate sobre os impactos da agenda internacional para os produtos de origem.

A pré-venda dos ingressos para o palco de conteúdos segue até o dia 13, com valores a partir de R$210. A abertura antecipada ocorre antes da divulgação completa da programação e sinaliza a força da agenda proposta, especialmente diante do avanço das discussões sobre certificação de origem e diferenciação de produtos no mercado global.

“As Indicações Geográficas representam muito mais do que um selo. Elas carregam história, identidade e desenvolvimento para os territórios. O Connection é um movimento que promove o reconhecimento desses produtos e das pessoas por trás deles. A venda antecipada reforça o interesse do público por esse conteúdo e pela conexão que ele proporciona, neste ano novamente traremos dois cases internacionais”, afirma Eduardo Zorzanello. As palestras acontecem nas manhãs dos dias 11 e 12 de junho, no Palácio dos Festivais, com a participação de ao menos 12 especialistas, incluindo dois painéis internacionais.

Foto: Connection Terroirs do Brasil/Divulgação – Connection mantém agenda gratuita distribuída pelo centro da cidade

Além do conteúdo técnico, o Connection mantém uma agenda gratuita distribuída pelo centro da cidade, com exposição de produtos de origem, degustações de cafés especiais e vinhos e a Alameda dos Sabores, espaço que reúne chefs em apresentações ao vivo com ingredientes certificados. O evento também mobiliza restaurantes locais em um circuito gastronômico com menus exclusivos, reforçando a conexão entre território, cultura e experiência.

Realizado pela Rossi & Zorzanello e correalizado pelo Sebrae, o Connection se posiciona como a principal vitrine brasileira para produtos com Indicação Geográfica (IG), selo que reconhece a relação entre origem territorial, saber-fazer e qualidade diferenciada. No Brasil, as IG’s são regulamentadas pela Lei da Propriedade Industrial e concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, podendo ser classificadas como Indicação de Procedência (IP) ou Denominação de Origem (DO), conforme o grau de vínculo entre o produto e seu território. Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento: connectionexperience.com.br, com valores progressivos conforme os lotes.

Lotes e valores dos ingressos:

Pré-venda até 13 de abril: R$ 210

1º lote de 14 de abril a 13 de maio: R$ 400

2º lote de 14 de maio a 9 de junho: R$ 500

Venda no balcão de 10 a 13 de junho: R$ 550

Anunciada data das eleições do Vereador Jovem

GRAMADO – A Câmara Municipal anunciou os preparativos para a eleição da 7ª Legislatura do Programa Vereador Jovem, que acontece sexta-feira (10). Consolidado como uma das principais iniciativas de formação política do município desde sua criação, em 2019, o programa segue mobilizando a comunidade escolar e proporcionando aos estudantes uma vivência real do processo democrático.

Como parte da organização do pleito, na quinta-feira (9) será realizada a distribuição das urnas eletrônicas nas escolas participantes, etapa fundamental para garantir a estrutura necessária para a votação.

Ao todo, 35 candidatos participam do processo, representando 12 escolas do município. Entre os destaques estão a CNEC, com nove candidatos, e a Escola Senador, com seis representantes. Outro marco importante é a participação inédita da Escola João Benetti Sobrinho, da Linha Nova, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo sua proposta inclusiva.

Na sexta-feira (10), quase 2.500 alunos irão às urnas para escolher seus representantes, em um exercício prático de cidadania que reforça valores como responsabilidade, participação e consciência política desde cedo.

O presidente da Câmara, vereador Neri Nascimento (PP), destaca a importância deste momento para o fortalecimento da democracia. “A eleição do Vereador Jovem é um dos momentos mais significativos do programa, pois coloca os estudantes como protagonistas do processo democrático. Estamos criando oportunidades reais para que eles compreendam a importância do voto e da participação cidadã”, afirma.

Já o diretor da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, Fábio Schmatz, ressalta a preparação e a evolução do projeto. “Toda a organização, desde a distribuição das urnas até o dia da votação, foi pensada para proporcionar uma experiência completa aos alunos. É um aprendizado que vai além da sala de aula e contribui diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, destaca.

Cobrança de água e esgoto no setor hoteleiro entra em análise regulatória

CANELA – A forma de cobrança de água e esgoto praticado pela Aegea/Corsan para hotéis e pousadas do município entrou oficialmente em revisão. A medida ocorre após questionamentos levantados por empreendedores do setor e pela vereadora de Canela, Graziela Hoffmann (PDT), que levou o tema à ouvidoria feita na Câmara na semana passada.

Segundo a parlamentar, empresários têm relatado cobranças baseadas no número de unidades habitacionais, mesmo quando o empreendimento possui apenas um hidrômetro. “São valores exorbitantes, que não refletem o consumo real”, destacou.

Diante da situação, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) determinou a abertura de uma Análise de Impacto Regulatório (AIR), que irá avaliar qual o modelo mais adequado de cobrança para o setor hoteleiro, considerando aspectos econômicos, sociais e operacionais.

A resolução estabelece que o estudo deve analisar, entre outros pontos, a vinculação da tarifa ao número de unidades (quartos) e os impactos dessa metodologia sobre os usuários e o equilíbrio financeiro do sistema.

Enquanto a análise não for concluída, a agência determinou que permanece valendo o modelo atual de cobrança, ficando proibidas mudanças que gerem impacto financeiro sem avaliação prévia. Além disso, eventuais alterações feitas em 2026 devem ser revertidas ao padrão anterior até a definição final.

Graziela Hoffmann reforça que casos de cobrança considerados abusivos devem ser levados à Agesan, que é o órgão responsável pela regulação do serviço. A vereadora também se colocou à disposição para encaminhar demandas individuais.

O tema ganha relevância em cidades turísticas como Canela e Gramado, onde o setor hoteleiro tem peso significativo na economia e pode ser diretamente impactado por mudanças no modelo tarifário.

Páscoa

A lotação não alcançou o que se esperava, mesmo assim Canela e Gramado recebem um bom número de turistas para o feriadão.
Ademais, não esqueçamos de fazer a reflexão necessária para tocarmos a vida com respeito e amor ao próximo. E que a ressurreição nos alcance. Feliz Páscoa!

Agricultura
O deputado estadual Elton Weber esteve na Prefeitura de Gramado ontem à tarde, onde entregou ao prefeito Nestor Tissot uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker, no valor de R$ 200 mil, destinada à área da Agricultura. Weber estava acompanhado do assessor de Redecker, Moacir Cardoso. Elton mudou do PSB para o PSD, pelo qual pretende buscar a reeleição na eleição de outubro. Weber é natural de Nova Petrópolis, onde mantém seu domicílio eleitoral, e foi presidente do Sindicato Rural do município, para depois se tornar presidente da Fetag e uma liderança estadual do setor agrícola.

Eleições 2026
Hoje fecha a janela partidária para os parlamentares, deputados e senadores. Quem não se desincompatibilizou não poderá concorrer, e quem não mudou de partido não muda mais. Houve muitos movimentos, alguns até surpreendentes — ou nem tanto —, e na semana que vem farei aqui uma análise das principais mudanças e do cenário para o pleito estadual e nacional.

Esgoto
A Câmara de Gramado teve uma sessão especial ontem à noite com a Corsan. A boa notícia é sobre a possibilidade de vizinhos fazerem a ligação pelos fundos, em sistema consórcio e, claro, em comum acordo, passando pelos terrenos até encontrar a canalização na rua de baixo, por gravidade. Isso vai baratear bastante, ainda que dependa do entendimento entre a vizinhança.

A outra questão, sobre a cobrança de hotéis e pousadas, Lutero Cassol confirmou que o “formato” está sendo mudado, mas que seria em comum acordo com o sindicato e, depois, negociado individualmente com os proprietários.

Chamei o presidente do Sindtur hoje pela manhã e, até as 10h, ainda não havia tido nenhum contato sobre o assunto com a Corsan.

No tapetão, não!

Em que pese caiba recurso, acho que a lapada de sete a zero deve colocar uma pedra sobre o assunto. O PSDB/Cidadania vai ter de esperar uma nova eleição para conquistar uma cadeira na Câmara. Achei a questão bastante desumana, e o Judiciário respondeu com o mesmo sentimento. Ainda que o processo jurídico não trate de questões humanas, todos somos. E, além disso, tecnicamente também não cabia o caso como fraude. Não foi! A inscrição ocorreu antes da doença, e o falecimento ocorreu uma semana antes da eleição.

Que bom que o resultado foi esse, mas, como disse André Castilhos, “eu pedi desculpas à Eloisa, espero que o PSDB faça o mesmo”. Castilhos explicou com mais detalhes o sofrimento durante o processo, por parte da candidata e dele também.

Coerência

Lá atrás, na outra legislatura, o PP buscava a anulação dos votos do MDB porque um de seus candidatos havia feito um vídeo em obra pública para conquistar votos. Flávio Souza tinha revitalizado a Rua Ângelo Bisol, subida para o Wish Serrano, enquanto secretário de Obras, e queria tirar vantagem disso. Como o MDB elegeu três vereadores, mais um do PT e um do PSDB, o PP, em minoria, tentou conquistar outra vaga no tapetão. Não levou, e eu já dizia que não era motivo para anulação de votos.

Mas, agora, o motivo foi ainda mais esdrúxulo por parte do PSDB.