CANELA – Quem não pagou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única tem a oportunidade de parcelar em até 11 vezes. A primeira é para este sábado (15) e o desconto de 3% continua garantido aos bons pagadores.
O secretário da Fazenda, José Carlos Doncatto, destaca a importância da contribuição com o imposto, pois é a partir dele que o município reverte em investimentos em diferentes setores da cidade. As áreas mais beneficiadas são a educação e a saúde. “O IPTU tem uma importante função social, pois a arrecadação é utilizada em benefício da própria comunidade”, declarou.
Conforme determinado na Constituição Federal, a distribuição funciona da seguinte forma: 25% para a Educação e 15% em Saúde, contudo, a gestão municipal de Canela investe acima desses parâmetros em ambas as áreas. “A Prefeitura de Canela aplica além do que a lei nos exige”, atesta o secretário.
O restante da contribuição é desmembrado para investimentos nas mais diversas frentes, tais como obras de infraestrutura, pavimentação asfáltica, iluminação, turismo, programas sociais, dentre outros. “Por isso, a contribuição de cada cidadão é tão essencial. A população paga seus impostos e eles revertem em serviços de qualidade a toda comunidade”, conclui.
Atendimento
Para retirar o carnê, os contribuintes podem comparecer na Prefeitura de Canela, rua Dona Carlinda, 455, no Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 h e das 13h às 16h30. Ou, ainda, pode agilizar o atendimento por meio do banner do IPTU disponibilizado no site www.canela.rs.gov.br.
IPTU pode ser parcelado em até 11 vezes em Canela
Prefeitura de Nova Petrópolis abre inscrições para contratos emergenciais
REGIÃO – A Prefeitura de Nova Petrópolis abriu inscrições para seleção simplificada para contratação de pessoal em caráter emergencial e por tempo determinado. As vagas são destinadas às Secretarias de Saúde e Assistência Social e Educação e Desporto para os seguintes cargos: Médico Clínico Geral, Professor de Anos Iniciais – Ensino Fundamental, Professor de AEE – Ensino Fundamental, Professor de Informática – Ensino Fundamental e Supervisor Escolar.
Interessados devem se inscrever até a próxima terça-feira (18), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, presencialmente, junto ao Protocolo da Prefeitura de Nova Petrópolis, localizada na rua Sete de Setembro, 330, 2º andar, Centro, conforme previsto no Edital. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
O resultado final do chamamento será publicado na forma de Edital no site e Diário Oficial do Município de Nova Petrópolis (www.novapetropolis.rs.gov.br), no dia 3 de março, após às 16h. O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de seis meses, prorrogável, por igual e sucessivo período, limitado a 12 meses.
Prefeitura de Nova Petrópolis realiza reunião com representante da EGR para discutir melhorias na ERS-235
REGIÃO – Na manhã de segunda-feira (10) aconteceu, na sede da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em Porto Alegre, uma reunião com o objetivo de debater melhorias na ERS-235, em Nova Petrópolis. Entre as pautas, estiveram temas como reparos, melhorias em acessos, acompanhamento de obras, pavimentação, demarcação e instalação de lombada eletrônica.
A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura de Nova Petrópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e associados. A comissão foi recebida pelo diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
Na ocasião, foi discutida a possibilidade de criação por parte dos proprietários de um acesso tanto para entrada no Posto Parada 235, quanto para a ligação entre o posto e o Vale Verde, visando a melhoria da mobilidade e segurança no local. A EGR aprovou a solicitação para a realização de adequações na sinalização do asfalto, que devem ser executadas pela empresa antes da encomenda das placas de trânsito que serão instaladas no trecho.
Também foi solicitada e aprovada uma mudança na sinalização do trecho de acesso do Canto Ackermann, próximo à Cervejaria Edelbrau, com a adição de uma linha pontilhada. Foi debatida a possibilidade de instalação de uma lombada eletrônica no mesmo local para reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança, solicitação que será analisada pela EGR.
Foi mencionada a solicitação das melhorias pendentes no acesso à localidade de Nove Colônias e ao empreendimento Jardim do Moinho. O diretor-presidente da EGR, mostrou sensibilidade ao tema e disposição em apresentar propostas e realizar as melhorias necessárias. Apesar de mencionar a falta de recursos da EGR no momento, Vanacôr reconheceu a importância das melhorias e comprometeu-se a dar prioridade ao tratamento do tema.
Atendendo a demandas locais, a EGR também demonstrou disposição em realizar um acesso adequado à Floricultura Úrsula. Pensando em questões de melhoria, mobilidade e turismo da região, representantes da Cervejaria Edelbrau e Floricultura Úrsula apresentaram demandas relacionadas à pavimentação asfáltica da área que margeia o acesso aos estabelecimentos.
As melhorias em questão deverão ser realizadas de forma privada pelos proprietários da Edelbrau e Úrsula, mediante solicitação formal encaminhada à EGR pelos representantes dos estabelecimentos. O diretor-presidente se comprometeu a autorizar e facilitar o processo de solicitação, caso haja interesse por parte dos empresários.
Juntamente com a apresentação das pautas, foi enfatizada a urgência de acompanhamento por parte da EGR para que os trabalhos sejam realizados de forma ágil e satisfatória, garantindo a efetividade dos acessos e retornos. A EGR se comprometeu a monitorar todas as ações definidas como prioridade na reunião, agilizando as adequações nas pinturas dos trechos.
Presentes na reunião
Prefeito de Nova Petrópolis: Daniel Carlos Michaelsen
Vice-prefeito: Alexandre da Silva
Deputado estadual: Elton Weber (PSB)
Secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação: Cláudio Boff.
Representando a CDL: Clovis Schumann
Representando a diretoria da ACINP: Álvaro Pedó Fernandes da Silva
Empresários: Clóvis Michaelsen (Posto Parada 235), Samuel Zang (Cervejaria Edelbrau) e Christine Gross (Floricultura Úrsula), representaram os associados da ACINP.

Casa Agridoce lança novo formato de negócio
CANELA – Os empresários Michele Scur Dalateia e Mateus Leidens inauguraram mais uma unidade do seu conceituado Casa Agridoce. Localizado no Parque Bondinhos, o restaurante será no formato Express.
Com investimento de R$ 350 mil, vai oferecer amplo cardápio, composto por petiscos, oito pratos quentes, sendo dois kids, além de sobremesas e bebidas.
A ideia do novo formato surgiu da paixão do chef Mateus Leidens pelo menu à la carte. “CANELA – Os empresários Michele Scur Dalateia e Mateus Leidens inauguraram mais uma unidade do seu conceituado Casa Agridoce.Localizado no Parque Bondinhos, o restaurante será no formato Express.
Com investimento de R$ 350 mil, vai oferecer amplo cardápio, composto por petiscos, oito pratos quentes, sendo dois kids, além de sobremesas e bebidas.
A ideia do novo formato surgiu da paixão do chef Mateus Leidens pelo menu à la carte. “Casa Agridoce Express vai permitir levar o tempero caseiro que já temos no buffet do restaurante para o prato feito”, explica.
Os empresários destacam, ainda, que a operação da nova unidade será um teste para, no futuro, expandir mercado. “Trabalhamos sempre com foco no crescimento, mas sem deixar de lado a excelência nos serviços e na gastronomia”, afirmam eles, que finalizam: “Nossa meta é, se tudo der certo, implantar na praça de alimentação de shoppings centers das principais cidades do Brasil”.vai permitir levar o tempero caseiro que já temos no buffet do restaurante para o prato feito”, explica.
Os empresários destacam, ainda, que a operação da nova unidade será um teste para, no futuro, expandir mercado. “Trabalhamos sempre com foco no crescimento, mas sem deixar de lado a excelência nos serviços e na gastronomia”, afirmam eles, que finalizam: “Nossa meta é, se tudo der certo, implantar na praça de alimentação de shoppings centers das principais cidades do Brasil”.


Iniciativa da Unimed Encosta da Serra viabiliza a destinação de R$ 29 mil para entidades assistenciais
REGIÃO – A Unimed Encosta da Serra realizou uma campanha entre seus médicos cooperados que permitirá a destinação de R$ 29 mil para projetos sociais na região. O valor foi arrecadado por meio de uma ação que facilita a doação de uma parcela do Imposto de Renda Pessoa Física dos cooperados para instituições devidamente habilitadas. Há sete anos consecutivos a cooperativa promove essa iniciativa, que já resultou em quase R$ 230 mil encaminhados a causas sociais.
Todos os contribuintes brasileiros que fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo podem direcionar parte do tributo devido para instituições sociais. O projeto conduzido pela Unimed Encosta da Serra simplifica esse processo para seus médicos cooperados, tornando a participação mais acessível.
Reconhecida nacionalmente, a iniciativa já recebeu premiação da Unimed do Brasil. Para o presidente da cooperativa, o médico Luís Alfredo Timmen, essa é uma maneira prática e segura de apoiar entidades que desempenham um papel fundamental na comunidade. “Fazer essa destinação é um ato legal e seguro, que contribui diretamente para organizações próximas de nós, cujas necessidades conhecemos de perto”, destaca.
O potencial de arrecadação por meio de doações de pessoas físicas no Brasil foi de R$ 9,65 bilhões em 2022, mas apenas R$ 278 milhões foram efetivamente destinados a projetos sociais. A legislação permite que até 6% do imposto devido seja direcionado a fundos voltados para crianças e adolescentes, idosos, cultura, audiovisual e esporte.
Quem ainda não realizou essa doação tem até o prazo final da declaração do Imposto de Renda, em 30 de abril, para destinar até 3% do valor devido. Para mais informações, consulte seu contador e avalie como contribuir.
Concessionária do Hospital São Miguel é investigada
ESTADO – O hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, que assumiu a concessão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) de Gramado, no mês passado, está envolvido em uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre propinas em emendas parlamentares denominada pela polícia EmendaFest, o que deve ser em alusão ao município referência nacional pela Oktoberfest que realiza anualmente.
Segundo notícia do G1, portal da Globo, R$ 160 mil em espécie foram apreendidos com assessores do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), um funcionário do hospital e mais uma terceira pessoa. 6% dos valores captados estariam sendo desviados aos envolvidos que tinham entre si até uma espécie de contrato para a propina
O Ana Nery encaminhou nota ao Jornal Integração, conforme segue, em dará coletiva à imprensa nesta tarde.
Nota à Imprensa
O Hospital Ana Nery, referência em saúde e bem-estar desde sua inauguração em 1955, reafirma seu compromisso com a transparência, a integridade e o pleno cumprimento das normas legais.
Na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a instituição tomou conhecimento, com surpresa, da operação EmendaFest. Desde então, tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo prontamente todos os documentos solicitados e colocando-se à disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.
O Hospital Ana Nery reitera seu compromisso com a ética e a legalidade e seguirá colaborando com as investigações para que sejam conduzidas com a máxima celeridade e transparência.
Gilberto Cezar apresenta projeto de revitalização do Centro de Feiras ao ministro do Turismo, Celso Sabino
CANELA – O prefeito Gilberto Cezar, esteve reunido nesta quarta-feira (12) com o ministro do Turismo, Celso Sabino, em Brasília, para tratar de demandas estratégicas para o fortalecimento do turismo no município.
Na ocasião, o prefeito também apresentou ao ministro o projeto de revitalização do Centro de Feiras de Canela, espaço estratégico para a realização de eventos e congressos. A proposta prevê melhorias na infraestrutura e modernização do local para reabertura, tornando-o mais atrativo para feiras e encontros de diferentes segmentos.
Durante o encontro, o prefeito também ressaltou a importância do setor para Canela, que recebe milhares de visitantes ao longo do ano e se consolida como um dos principais destinos da Serra Gaúcha. “Precisamos de investimentos para garantir que nossa cidade cresça de forma sustentável, oferecendo experiências de qualidade para os turistas e oportunidades para os moradores”, afirmou Gilberto Cezar.
O ministro Celso Sabino elogiou a iniciativa e destacou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do turismo nacional. “Projetos como este são fundamentais para fortalecer o setor, gerar empregos e ampliar as oportunidades para as cidades turísticas. Vamos avaliar com atenção e buscar formas de apoiar essa iniciativa”, declarou o ministro.
O encontro faz parte da agenda do prefeito Gilberto Cezar em Brasília, onde tem articulado parcerias e recursos para impulsionar o desenvolvimento de Canela.
Atividade industrial fecha 2024 com crescimento de 0,6% no RS
ESTADO – O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) terminou o ano de 2024 com alta de 0,6% em relação a 2023, após passar a maior parte do ano no terreno negativo, revela pesquisa divulgada na segunda-feira (10) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
“Apesar de positivo diante das adversidades que o Estado enfrentou, o resultado nem de longe recompõe a enorme queda de 5,6% de 2023. Sem a tragédia climática do ano passado que obrigou muitas fábricas a interromperem a produção e também prejudicou a entrega de insumos, o crescimento esperado surpreenderia positivamente”, diz o presidente da Fiergs, Claudio Bier. Na comparação mensal, o IDI-RS recuou pelo segundo mês consecutivo em dezembro: -0,9% ante novembro, mas em relação a dezembro de 2023, subiu 5,2%.
O resultado no acumulado de 2024 surpreende, de certa forma, considerando que no final do primeiro semestre, o índice de atividade mostrava queda de 3,3% relativamente a 2023. Dos seis componentes do IDI-RS, quatro cresceram no ano passado: faturamento real (0,7%), massa salarial real (3,4%), UCI – utilização da capacidade instalada (1,6 ponto percentual, de 78,8% em 2023 para 80,4% em 2024) e compras industriais (0,9%). As horas trabalhadas na produção (-0,9%) e o emprego (-0,7%) fecharam o ano em queda, mas vêm demonstrando recuperação.
SEGMENTOS – A expansão da atividade industrial gaúcha em 2024 ocorreu em dez dos 16 segmentos pesquisados. A maior contribuição positiva veio de Veículos automotores (13,2%), com destaque também para os desempenhos de Móveis (8,7%) e de Equipamentos de informática e produtos eletrônicos (10,3%). O resultado geral da indústria gaúcha, porém foi influenciado pela intensa contração de Máquinas e equipamentos (-9,1%), puxada pelo segmento de Máquinas e implementos agrícolas (-15,9%). Em menor medida, a redução da atividade em Couros e calçados, 2,4%, também gerou impacto negativo.
Além da tragédia climática, o que também influenciou no desempenho do IDI-RS em 2024 foram as incertezas econômicas relacionadas às questões fiscais do país. Ao permanecerem em níveis elevados, afetaram a taxa de câmbio, que se tornou, na avaliação dos empresários, o principal problema do setor.
A inflação também atrapalhou, levando o Banco Central a iniciar o ciclo de aperto monetário. Outro elemento importante foi a crise no segmento de Máquinas e implementos agrícolas, que sofreu com a enchente no RS e as secas e incêndios florestais no país. Isso diminuiu a safra em um contexto das commodities agrícolas em baixa.
Acompanhe a pesquisa completa no site https://observatoriodaindustriars.org.br/.
Inscrições para o Campeonato de Futebol Veterano se encerram nesta sexta-feira
GRAMADO – As inscrições para o Campeonato de Futebol Veterano (categoria 39 anos – atletas nascidos em 1986), se encerram nesta sexta-feira (14), conforme informações da Secretaria de Esporte e Lazer.
As rodadas serão realizadas nos campos de futebol das localidades do interior de Gramado e as fases finais serão realizadas no Ernestão e Vila Olímpica. As partidas acontecerão preferencialmente aos domingos, terças, quartas e quintas podendo sofrer alterações conforme necessidade. A rodada de abertura será no dia 9 de março, domingo, às 13h301
Cada equipe poderá inscrever no mínimo 18 e no máximo de 25 atletas. Todos os jogadores inscritos deverão comprovar vínculo com o município de Gramado, que são:
• Naturalidade gramadense
• Residência fixa em Gramado
• Cartão SUS + Título de eleitor (atualizado)
• Contrato de aluguel registrado em cartório por mais de 90 dias + conta de água ou luz dos últimos três meses no nome do atleta
• Trabalho (fixo em Gramado) – Carteira de trabalho (física ou digital) + últimos três comprovantes de pagamento
• As provas de vínculos devem ser apresentadas até sexta-feira (14).
Mais de uma tonelada de fios são removidos dos postes da rua São Pedro
GRAMADO – As Secretarias de Governança, Obras e Trânsito, em parceria com as empresas Claro, Bitcom, Adyl Telecom, RBT, G2, Voa, Exa e RGE, realizaram na terça-feira (11) a terceira e última etapa da remoção de cabos e fios inutilizados dos postes da rua São Pedro.
A ação, que contemplou o trecho entre a rua Tristão de Oliveira e a avenida Borges de Medeiros, integra um esforço contínuo para aprimorar a paisagem urbana, garantir a segurança dos pedestres e promover o uso adequado do espaço público.
No total, foram removidos 1.350 quilos de cabos obsoletos, os quais estão sendo armazenados temporariamente na sede da Secretaria de Obras para serem destinados corretamente. “É uma ação que visa proporcionar mais segurança para a população e embelezar a cidade”, afirmou Guilherme Kaefer, coordenador de infraestrutura da RBT.
A Administração Municipal planeja expandir essa iniciativa para outras vias do município. “É uma ação que deve seguir sendo realizada ao longo de todo o ano com o apoio das empresas de telecomunicações e da RGE”, destacou Anderson Menezes, secretário adjunto de Governança.
A iniciativa teve início no dia 14 de janeiro e foi dividida em três etapas:
Primeira fase: Remoção de 360 quilos de cabeamento obsoleto no trecho entre a Avenida das Hortênsias e a Rua Senador Salgado Filho.
Segunda etapa: Remoção de mais de 430 quilos de fios sem uso entre a Rua Senador Salgado Filho até a esquina com a Rua Tristão de Oliveira.
Terceira etapa: Remoção de 560 quilos de cabos, realizada nesta terça-feira (11).



