GRAMADO – Na manhã desta terça-feira (21), o Centro Esportivo Gramadense (CEG), realizou o primeiro amistoso preparatório visando a disputa da Copa FGF, da Federação Gaúcha de Futebol. O confronto aconteceu em Caxias do Sul, diante da equipe sub-20 do Apafut.
Com gols de Kerlly e Ryan, o time comandado pelo técnico Gustavo Corrêa venceu pelo placar de 2 a 0, conquistando um resultado positivo no primeiro teste da preparação.
Além do resultado, o amistoso foi importante para a comissão técnica avaliar os primeiros efeitos do trabalho realizado nos treinamentos, observar o desempenho individual dos atletas e também a evolução do entrosamento da equipe dentro de campo.
O Gramadense segue agora a sua rotina de treinamentos e ajustes visando a estreia na Copa da Federação, competição que tem início previsto para o dia 13 de maio.
CANELA – A Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic) realiza, nesta quarta-feira (22), um encontro para debater o estacionamento rotativo no município. A reunião contará com a presença do secretário de Trânsito e Segurança Pública, Adriel Buss, convidado para dialogar com a comunidade e esclarecer dúvidas sobre o tema.
O encontro acontece às 18h30, na sede da Acic, localizada na avenida Osvaldo Aranha, 450, sala 12. A iniciativa atende a pedidos de associados e busca reunir sugestões e contribuições de empresários e moradores. As confirmações de presença podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 98121.7722.
CANELA – O CTG Querência realiza na quarta-feira (22), na sede da entidade, localizada no Parque de Rodeios do Saiqui uma Assembleia Extraordinária. O encontro está marcado para as 19h30 em primeira convocação e às 20h em segunda chamada. Na pauta, estão temas importantes como a apresentação da situação financeira, aprovação de novos sócios, análise de títulos de membros beneméritos e remidos, além de assuntos gerais que envolvem o futuro da entidade.
Além da agenda administrativa, o CTG segue investindo na formação cultural. Estão abertas as inscrições para oficinas de gaita, chula, violão, declamação e técnica vocal. As aulas ocorrem uma vez por semana, com duração de uma hora, e são voltadas para todas as idades. Os valores são acessíveis, com mensalidades diferenciadas para sócios e não sócios, ampliando o acesso à cultura tradicionalista. Mais informações pelos contatos: (54) 99688.1838 e (54) 98168.6399.
Foto: CTG Querência/Divulgação – Uma das atividades programadas são os cursos de formação cultural
Outro destaque é o curso de danças gaúchas, iniciado no dia 15, com encontros semanais às quartas-feiras, das 20h às 22h. No programa, ritmos como marcha, valsa clássica, valsa campeira, bugio, vaneira, xote, chamamé, milonga e rancheira. As aulas são ministradas pelos instrutores Fabinho e Bárbara, com mensalidades de R$ 30 para sócios e R$ 40 para não sócios. Interessados podem contatar pelos telefones (54) 98168.6399 e (54) 99688.1838
A programação também inclui a Festa Campeira em homenagem ao patrão de honra João Wender, marcada para os dias 2 e 3 de maio, no Parque de Rodeios do Saiqui. O evento reúne tradicionalistas em um ambiente de integração, respeito às raízes e disputas de tiro de laço. Sócios do CTG têm benefícios, como descontos em algumas modalidades e acesso antecipado à área de acampamento.
No mesmo dia, Amaranto retorna ao palco do CTG Querência para animar o Baile da Melhor Idade. O evento acontece a partir das 14h, no salão pequeno do parque, com entrada gratuita para pessoas acima de 60 anos.
“Operação contra o CV tem tiroteio, fecha avenida e deixa turistas ‘ilhados’ no RJ” — esta era a manchete desta tarde do maior portal de notícias do país, o G1. Enquanto isso, Gramado oferecia paz e tranquilidade aos que escolheram estar aqui. A avenida mais bonita do Brasil, a Borges de Medeiros, contava com lotação em suas calçadas. Lotação bonita: famílias, idosos e crianças ilustravam a cena, caminhando, olhando descontraídos e relaxados.
Segurança
A segurança pública é o principal ativo do turismo regional. Este é o fato. Quanto isso custa é outra coisa. O principal é reconhecer as forças com gestos simples. Eles, os membros dela, precisam saber que vale a pena o esforço, que são reconhecidos por isso. Ver as calçadas como estavam hoje deve ser o prêmio deles.
Feijoada
A Feijoada da Solidariedade, que por coincidência ocorreu neste final de semana em Gramado é um exemplo disso. Dizer que o valor arrecadado vai resolver não se pode, mas o gesto é grandioso. Também é verdade que aqui há um esforço diuturno para dar melhores condições a eles, que certamente os motiva e entusiasma.
Rosangela Alves
Perguntei à jornalista que encabeça (coordena) a Feijoada, Rosangela Alves, duas coisas: O que significa o evento e como o setor da segurança o percebe?
E ela respondeu: (1) “A Feijoada da Solidariedade é, acima de tudo, um movimento de comunidade. Mais do que um evento, ela representa a união de pessoas, empresas e instituições em torno de um propósito maior: apoiar quem cuida da segurança das nossas cidades e, com isso, contribuir diretamente para a qualidade de vida de Gramado e Canela. Cada edição reforça essa consciência coletiva de que segurança pública também se constrói com participação e engajamento da sociedade.
(2) “O setor da segurança percebe a Feijoada como uma iniciativa de grande valor, não apenas pelos recursos destinados, mas pelo reconhecimento e valorização do trabalho realizado diariamente. Existe um sentimento muito claro de parceria e respeito mútuo. Quando a comunidade se mobiliza dessa forma, ela fortalece quem está na linha de frente e ajuda a criar um ambiente ainda mais seguro, humano e integrado para todos”.
Vem aí, a sacolinhaaaa
Há um zum-zum-zum de que a sacolinha plástica pode voltar a ser proibida gratuitamente. Vencem os hipócritas, aqueles que em casa produzem quilos de lixo diariamente, misturam tudo e jogam na beira da rua, gritando a todos para cuidarem do meio ambiente. Como a prefeitura está fechada hoje e amanhã, para a edição de quinta traremos os detalhes desta pauta.
Política
As Câmaras de Vereadores de Canela e Gramado na]o tem sessão hoje. Canela terá na quarta, já Gramado, não avisou nada a respeito.
Intensivo
Parabéns ao Cezar Chavez que já no dia 11 de março disse que em 40 dias o HCC teria alvará sanitário, coisa que há 20 anos não conseguia. Agora os próximos passos, sufocando a fala dos pessimistas.
GreNal
Não te parece que agora a disputa da dupla é para ver quem é pior? Pois a derrota de 2 a 0 do Grêmio para o Cruzeiro, em Minas Gerais, no sábado, parecia algo imbatível. Mas o Inter foi lá e fez pior: perdeu para o lanterna em casa. Eita ano que se apresenta ruim, tão ruim que não vai ter espaço para corneta.
Integração
Como amanhã é feriado, publicamos a edição do jornal hoje, para que todos possamos descansar um pouco no feriado, já que alguns privilegiados estão de folga desde sexta. A próxima edição sai na quinta-feira.
CANELA – Transformar a rotina de mulheres da comunidade por meio da qualificação, convivência e do fortalecimento da autoestima. O projeto Costurar e Empoderar idealizado por Daiene Cliquet e desenvolvido com apoio de emenda parlamentar da Câmara de Vereadores, oferece oficinas que vão desde pintura e artesanato até o curso de corte e costura, atualmente em andamento e com grande procura por parte das participantes.
A atividade realizada no Espaço Sicredi, se encerrou hoje, quinta-feira (16), e nos próximos dias uma exposição das confecções será realizada. Mais edições do curso estão programadas.
Responsável pelas aulas, a professora Angela Cardoso explica que a proposta é atender tanto quem busca uma nova fonte de renda quanto quem deseja ocupar o tempo de forma produtiva e terapêutica. “Esse projeto é para tirar dúvidas e incentivar. Pode ser para continuar na área, para uma renda extra ou até como terapia. O importante é que elas aprendam e se sintam capazes”, destaca.
Segundo Angela, o curso inicia do básico, com o manuseio da máquina de costura, passando por técnicas essenciais. “Elas aprendem desde colocar linha, encher bobina, controlar a velocidade, até a costura reta e os cantos. A costura exige calma, não pode atropelar o processo”, explica.
Além do aprendizado técnico, a professora ressalta o impacto social da iniciativa. “Ensinar é uma dádiva. E ver essas mulheres evoluindo, algumas até se tornando profissionais, não tem preço. Muitas chegam dizendo que querem aprender algo novo, se sentir úteis. Isso é muito gratificante”, afirma.
O impacto positivo
Entre as alunas, o sentimento é de entusiasmo, descoberta e oportunidades. Moradora da avenida João Pessoa, Isaura Adam conta que já tinha algum contato com a costura, mas encontrou no curso a oportunidade de avançar. “Eu só costurava reto, mas agora aprendi a fazer cantos. Está sendo muito bom”, relata.
Já Dulce Vaz, morador do bairro Laje de Pedra, vê no aprendizado uma possibilidade futura. “Por enquanto é mais para a família, mas quem sabe mais pra frente vira uma renda extra. É assim que começa”, projeta.
Para Neli Aparecida Zotti, do bairro Eugênio Ferreira, mencionou que o ambiente acolhedor faz a diferença. “É muito bom. A gente tem medo no começo, mas a professora é muito paciente e incentiva a seguir em frente”, destaca.
Francisca Carneiro, do bairro São José, também valoriza o convívio proporcionado pelo projeto. “A gente sempre aprende um pouco mais. E o entrosamento com as pessoas faz muito bem”, afirma.
Já Marta Vaccari Batista, do bairro Santa Terezinha, começou do zero e pretende continuar. “Estou aprendendo com muita paciência e dedicação da Angela [professora] e das colegas. Além do artesanato, a gente convive, troca experiências. Isso é muito importante”, comenta.
Foto: Divulgação – Professora Angela Cardoso do projetoCosturar e Empoderar
Integração e novas oportunidades
Além de capacitar, o projeto também promove a socialização entre as participantes, criando laços e fortalecendo a comunidade. Ao final das oficinas, os trabalhos produzidos serão reunidos em uma exposição, valorizando o esforço e a criatividade das alunas.
Angela ainda destaca que há demanda por profissionais na área. “Está faltando gente qualificada. Quem quiser pode procurar cursos e se aperfeiçoar, porque é uma área com oportunidade”, ressalta.
Com novas turmas previstas, inclusive em escolas municipais e outros espaços, a iniciativa segue ampliando seu alcance. Mais do que ensinar uma técnica, o “Costurar e Empoderar” vem mostrando que aprender pode ser também um caminho para autonomia, autoestima e novas perspectivas de vida.
Nas escolas
Além das atividades abertas à comunidade, o projeto seguirá levando oficinas ao público adolescente das escolas Dante Bertoluci, Severino Travi e João Alfredo. As ações abordarão o universo da costura por meio de práticas de arte-educação, incluindo também noções de precificação, compra de materiais e introdução à economia criativa, oferecendo às participantes caminhos para uma futura profissionalização.
“O projeto busca o empoderamento das meninas no sentido de dar a oportunidade de conhecer uma atividade tradicional, o artesanato, fortalecendo a coordenação motora, valorizando a criatividade e a autoestima, e capacitando as alunas para que possam ter uma possibilidade de renda”, destaca Ângela Cardoso.
Foto: Divulgação – Francisca Carneiro destacou a convivência e troca de experiências
GRAMADO – A Serraria Municipal, vinculada à Secretaria de Obras, tem desempenhado um papel que vai além do apoio às demandas estruturais do município. O serviço também se consolida como uma importante ferramenta de assistência social, contribuindo diretamente para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente por meio do fornecimento de madeira para reformas emergenciais e kit casas.
A reportagem do Jornal Integração esteve no local, na Várzea Grande, na quarta-feira (15), onde o secretário de Obras, William Camilo, destacou o impacto social do trabalho realizado. Segundo ele, parte da produção é destinada à Secretaria de Assistência Social, que encaminha os pedidos conforme critérios técnicos e legais. “Muitas vezes acontece um destelhamento ou alguma situação emergencial, e a gente faz essa doação de madeiramento. Esse material sai daqui justamente para atender essas famílias”, explicou.
O diretor da Serraria, Eni Branchini, reforça que o setor atua como suporte fundamental tanto para obras públicas quanto para demandas sociais. “Essa madeira também serve para recuperação de casas de pessoas menos favorecidas. É um trabalho que beneficia diretamente a comunidade”, afirmou.
Foto: Divulgação – Produção de madeira auxilia nas obras públicas e sociais
Atendimento segue critérios sociais
O acesso ao chamado “kit casa” não ocorre de forma direta na Serraria. Conforme explica o secretário, todo o processo passa pela avaliação da Assistência Social. “Não é o morador que vem aqui solicitar. Existe um acompanhamento, um laudo técnico, muitas vezes com engenheiro e assistente social, e a partir disso é feito o encaminhamento para nós”, detalha William.
Esse fluxo garante que o material chegue a quem realmente precisa, respeitando critérios estabelecidos pelo poder público e priorizando situações emergenciais, como danos causados por intempéries.
Produção que gera economia e agilidade
Além do viés social, a Serraria também representa economia significativa aos cofres públicos. Com produção própria de madeira, o município reduz gastos com licitações e compras externas, além de ganhar agilidade no atendimento de demandas.
“Se tivéssemos que comprar toda a madeira que produzimos aqui, seriam milhões ao longo do ano”, destaca William. Ele ainda ressalta que o investimento recente em equipamentos modernizou o setor e aumentou a capacidade produtiva. “Hoje temos mais segurança, qualidade e muito mais rapidez na produção.”
Erni complementa que a modernização permitiu ampliar significativamente a produção. “Antes a gente serrava cerca de oito caminhões por mês. Hoje conseguimos chegar a 20 ou até 30 caminhões. Isso faz toda a diferença para atender tanto obras quanto demandas sociais”, pontua.
Foto: Divulgação – Germano Tegner tem 44 anos de atuação em serraria e opera um dos maquinários
CANELA – A Associação Amor Sem Raça realizou no sábado (11), uma Feira de Adoção, realizada na Agropet Noel, na avenida João Pessoa. A ação reuniu cães resgatados que aguardam por um novo lar, reforçando não apenas o incentivo à adoção, mas, principalmente, a importância da responsabilidade dos futuros tutores.
Mais do que intermediar adoções, o trabalho da ONG se destaca pelo cuidado criterioso em cada processo. Segundo a voluntária Bruna Dornelles, todas as adoções passam por uma triagem rigorosa. “Todas as adoções são feitas com questionário, entrevistas, são adoções responsáveis. A ONG preza muito pelo bem-estar animal e, principalmente, para que os lares que eles vão sejam lares responsáveis”, destacou.
Bruna também ressaltou a importância da castração como medida essencial no combate ao abandono. “Todas as adoções são encaminhadas com ficha de castração, que é obrigatória. Esses são cães de resgate e eles não podem voltar depois para a gente como um ninhado ou como um cão abandonado”, afirmou.
Foto: Divulgação – Filhotes estão aptos para adoção pela Associação Amor Sem Raça
Sem sede própria, a Associação Amor Sem Raça atua de forma totalmente voluntária e descentralizada. Os animais resgatados são acolhidos nas casas das próprias integrantes, que conciliam a rotina pessoal, profissional e familiar com os cuidados diários. “Não é fácil, a gente tem nossos pets, nossa rotina, trabalho e família, mas cada uma faz um pouquinho. Uma vende, outra fica com o filhotinho, outra dá banho, outra dá remédio, e assim a gente vai fazendo o nosso trabalho”, explicou Bruna.
Atualmente, cerca de 25 animais estão sob responsabilidade da ONG, entre cães adultos e filhotes, estes últimos, geralmente, com maior facilidade de adoção. Já os animais adultos enfrentam mais dificuldade para encontrar um novo lar, o que reforça a necessidade de conscientização da população.
Outro ponto forte do trabalho da Associação é a orientação à comunidade. Além de promover adoções, as voluntárias auxiliam moradores com informações sobre castração, inclusive orientando sobre programas disponíveis no município. “A castração é sempre a melhor solução. A gente evita animais de rua, atropelamentos e abandono”, pontuou Bruna, alertando também para os riscos de métodos alternativos, como medicações.
A manutenção das atividades depende exclusivamente de doações e ações solidárias, como venda de camisetas, alimentos e rifas. “Nosso trabalho é 100% de doação, a gente não tem ajuda de verba pública. Contamos com o auxílio da comunidade”, reforçou.
O principal desafio, segundo a entidade, ainda é a conscientização. A adoção por impulso e o abandono de animais, especialmente adultos, continuam sendo problemas recorrentes enfrentados pela ONG. “As pessoas precisam entender que a adoção é um compromisso para o resto da vida. Muitas vezes adotam na emoção e depois querem descartar o animal”, alertou Bruna.
CANELA – A essência destes 100 anos do Esporte Clube Serrano foi forjada dentro das quatro linhas, com a bola no pé. Muitos fizeram história, mesmo sem serem campeões, mas ajudaram a construir a paixão pelo futebol e clube. Dos tradicionais duelos, principalmente aos domingos de tarde, das conquistas como o bicampeonato do Estadual Amador em 1968 e 1998, fez com que o clube tivesse crescimento em outras áreas.
Mas tudo nasceu do futebol. O gigante que ficou por um tempo adormecido, com o estadio Dr. Pedro Sander vazio, sem a bola rolando aos poucos vai se reerguendo. E tudo começa da base. Crianças e adolescentes para seguir essa tradição.
Diante disso, o centenário do clube está sendo comemorado com uma série de atividades. No sábado (11), cerca de 500 torcedores compareceram na sede do clube para acompanhar a Copa 100 Anos do Serrano.
O evento reuniu escolinhas de futebol de Canela e da região, promovendo integração, espírito esportivo e incentivo à prática esportiva entre crianças e jovens atletas. Dentro de campo, o time anfitrião teve destaque ao conquistar dois títulos da Série Ouro, nas categorias Sub-9 e Sub-10. Na Sub-11, o Serrano ficou com o vice-campeonato após ser superado pelo CFM Centro Esportivo, de Encantado.
Pela Série Prata, a equipe Galera da Estevão (GDE) garantiu os títulos nas categorias Sub-10 e Sub-11. Já na Sub-9, o troféu ficou com o Projeto Gaúcho. Segundo o diretor do Departamento de Futebol do clube, Douglas Camargo, a competição marcou o início de uma série de eventos planejados para celebrar os 100 anos do Serrano ao longo de 2026. “Fizemos esta programação para a comemoração do ano. Foi a primeira de várias copas que ainda vamos realizar ao longo do ano pelos 100 anos do Serrano”, destacou.
Foto: E.C. Serrano/Divulgação
Camargo também ressaltou a participação de projetos sociais e equipes convidadas, fortalecendo o caráter integrador do evento. “Convidamos times da cidade e projetos sociais, como o Projeto Gaúcho e a Galera da Estevão, além de um convidado de fora, que foi o Centro Esportivo de Encantado. Foi um evento bem organizado, com apoio do Sonho Olímpico e DMEL”, explicou.
O dirigente ainda celebrou o grande público presente no estádio. “Foi muito bom, bem movimentado. Tivemos entre 400 e 500 pessoas, entre pais, torcedores e atletas. Foi um evento muito produtivo”, completou.
A expectativa da organização é de que novas etapas da Copa 100 Anos do Serrano sejam realizadas ao longo do ano, ampliando a participação de equipes e consolidando o evento no calendário esportivo local.
GRAMADO – A 35ª Festa da Colônia apresenta ao público os novos trajes das soberanas, inspirados nas raízes que formaram a identidade cultural do município. A rainha Erika Barbacovi e as princesas Isabela Cavalli Jung e Lisandra Mewius vestem figurinos que trazem as cores presentes nas bandeiras das três etnias responsáveis pela colonização de Gramado: italiana, portuguesa e alemã.
Além do traje de gala, a corte também ganhou novos trajes de passeio. Com a proposta de preservar e difundir a herança cultural, as soberanas já trabalham na divulgação da festa, que ocorre a partir do dia 30 de abril a 17 de maio.
Conforme o figurinista da 35ª Festa da Colônia, Maurício Goulart, a concepção buscou prestar uma homenagem conjunta, valorizando a contribuição histórica e cultural de alemães, italianos e portugueses. “Os trajes vêm mais luxuosos, trazendo muitos detalhes em flores, representando a abundância e prosperidade do colono gramadense”, explica.
Segundo Goulart, as peças também contam com pedrarias, representando a riqueza da terra e reforçando a ideia de que tudo o que é cultivado no município se transforma em algo precioso e abundante. “Os figurinos reforçam o espírito da Festa da Colônia, que celebra o trabalho, a cultura e as tradições das famílias que ajudaram a construir a história de Gramado, consolidando o evento como uma das mais autênticas manifestações culturais da Serra Gaúcha”, conclui.
CANELA – Na manhã de domingo (19), com sol e muita energia, mais de 550 atletas participaram da 1ª Rústica de Canela, que movimentou as principais ruas do centro da cidade. A corrida, promovida pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), aliou incentivo à prática esportiva com solidariedade, resultando na arrecadação de três toneladas de alimentos.
Abrindo o evento, o prefeito Gilberto Cezar comemorou a grande adesão da comunidade. “Este evento tem grande importância, pois estimula a prática esportiva na cidade e deve ser ampliado nas próximas edições. Outro ponto de destaque é o caráter solidário, com a arrecadação de três toneladas de alimentos que serão destinados à população em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.
Também participaram das solenidades de abertura e premiação, o vice-prefeito e secretário de Educação Esporte e Lazer, Gilberto Tegner, o secretário de Turismo e Cultura, Athos Cunha, e o diretor do DMEL, Marcelo Savi.
Os alimentos arrecadados serão doados para a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.
Confira os vencedores:
Feminino
Categoria 16 a 25 anos 1º lugar: Giovana Cruz 2º lugar: Milena Cavichioni 3º lugar: Suelen Galle
Categoria 26 a 35 anos 1º lugar: Bárbara Albasani 2º lugar: Luana Moraes 3º lugar: Carol Farias
Categoria 36 a 45 anos 1º lugar: Suzane Wolp 2º lugar: Flaviana Cioqueta 3º lugar: Fernanda Andrade
Categoria 46 a 55 anos 1º lugar: Martina Corrêa 2º lugar: Catiuce Lodea 3º lugar: Daniela Carpinteiro