Início Site Página 28

Gramado e Receita Federal assinam acordo para compartilhamento de dados

GRAMADO – Em ato realizado na manhã de hoje, quinta-feira (23), a Prefeitura de Gramado e a Receita Federal oficializaram um compromisso para o desenvolvimento de um projeto-piloto com foco na justiça tributária e no fortalecimento econômico do município. Durante a cerimônia, ocorrida na sede da Prefeitura, o prefeito Nestor Tissot e o superintendente da Receita, Altemir Linhares de Melo, assinaram um Termo de Acordo de Cooperação Técnica e Compartilhamento de Dados, simbolizando um avanço significativo para a modernização da gestão pública em Gramado.

O projeto, articulado pela Secretaria da Fazenda, coloca Gramado na vanguarda da administração tributária nacional. “Por ser um projeto-piloto, os resultados colhidos aqui servirão de referência para a implementação da troca de informações entre a União e outros municípios brasileiros”, explica o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças do Estado – Consef/RS, Marco Antônio de Ávila.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

A secretária da Fazenda de Gramado, Sônia Molon, destaca que o objetivo central da parceria é a criação de um fluxo contínuo de informações entre o fisco federal e o municipal. “Essa sinergia permite identificar inconsistências com maior precisão, garantindo que empresas que cumprem suas obrigações não sejam prejudicadas por uma concorrência desleal”, avalia Sônia, afirmando que a iniciativa é um marco para a eficiência da gestão municipal.

Já o superintendente da Receita Federal, Altemir Linhares de Melo, reforçou a importância estratégica da escolha de Gramado para o lançamento da ferramenta. “Gramado possui uma pujança econômica que exige ferramentas de controle à altura. Esta cooperação técnica permitirá que o município tenha acesso a cruzamentos de dados fundamentais para a execução de suas atividades finalísticas”, comentou Altemir.

CONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Ao encerrar o ato, o prefeito Nestor Tissot enfatizou que a medida contribui com a saúde financeira do município, garantindo a continuidade de políticas públicas que fazem de Gramado uma cidade referência para o país.

“Nosso compromisso é com o crescimento ordenado e justo. Ao fortalecermos essa parceria, estamos assegurando que o município tenha capacidade para investir em saúde, educação e infraestrutura, mantendo a nossa cidade como um destino de excelência, tanto para os gramadenses como para os migrantes que escolhem nossa cidade para viver e os milhares de turistas que nos visitam mensalmente”, conclui Tissot.

Homem é preso suspeito de cometer estupro

CANELA – A Polícia Civil (PC) prendeu na manhã de hoje, quinta-feira (23), um homem, suspeito de estupro de vulnerável. A ação foi conduzida por agentes da Central de Polícia Preventiva, unidade especializada no atendimento e investigação de crimes envolvendo grupos vulneráveis no município de Canela, e se deu no Centro de Canela.

“A atuação rápida e qualificada da equipe foi fundamental para a efetivação da prisão, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com a proteção das vítimas e a responsabilização dos autores de crimes graves”, disse o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela.

O suspeito foi encaminhado ao Presídio Estadual de Canela, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Sobre a idade do suspeito, período do crime, se havia vínculo familiar e idade da vítima, o delegado Vladimir Medeiros não forneceu mais detalhes e pontuou abaixo por meio de nota:

A Polícia Civil de Canela informa que não serão repassados dados como nomes, idades, endereços ou quaisquer elementos que possam identificar os envolvidos na ocorrência.

A medida decorre de obrigação legal e institucional, especialmente diante da necessidade de proteção integral de vítimas, em particular quando há menores de idade. A legislação brasileira — Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente — veda a divulgação de informações que possam, direta ou indiretamente, levar à identificação de crianças e adolescentes, resguardando sua dignidade, intimidade e imagem.

Nesse sentido, a Polícia Civil adota como diretriz a supressão de qualquer dado que possa resultar na individualização dos envolvidos, ainda que de forma indireta, conciliando o dever de informar com a obrigação de preservar direitos fundamentais.

Polícia Civil procura suspeito de executar colega de trabalho

REGIÃO – A Polícia Civil de Igrejinha está à procura de um homem de 33 anos investigado por assassinar a tiros um colega de trabalho no município de Igrejinha. O crime ocorreu na noite de sexta-feira (10), poucas horas após uma discussão entre os dois nas dependências da empresa onde trabalhavam.

De acordo com a investigação o suspeito, identificado como Edson de Lima Rodrigues, teria se desentendido com a vítima, Odair Antonio Correa, de 38 anos, durante a manhã. A confusão teria começado após um copo de água ser derrubado, evoluindo para agressões físicas entre ambos.

Após o episódio, Edson foi dispensado do trabalho e deixou o local. No entanto, segundo a polícia, por volta das 21h50, dirigiu-se até a residência da vítima, acompanhado de um outro homem.

Conforme relatos de testemunhas, os dois teriam invadido a casa à força. Edson, então, efetuou diversos disparos com uma pistola calibre 9 milímetros, atingindo Odair, que morreu no local. O crime ocorreu na presença da esposa e da filha adolescente da vítima.

Ainda segundo testemunhas, o suspeito teria feito uma provocação ao comparsa durante a ação. A Polícia Civil confirmou que imagens da briga ocorrida no ambiente de trabalho foram obtidas e estão sendo analisadas, assim como outros elementos que auxiliaram na identificação dos envolvidos.

Foto: Divulgalção – Odair foi morto dentro de sua casa

O homem que acompanhava Edson, de 29 anos e também morador de Igrejinha, teve a prisão preventiva decretada e foi detido na segunda-feira (13). No mesmo dia, os agentes localizaram e apreenderam a motocicleta utilizada no crime, que está registrada em nome do principal suspeito.

As investigações apontam ainda que Edson já havia sido alvo de ao menos duas ocorrências anteriores, nas cidades de Igrejinha e Taquara, nas quais teria feito ameaças de morte.

A Polícia Civil segue com diligências para localizar o suspeito, que permanece foragido. Informações que possam contribuir com a investigação podem ser repassadas, de forma anônima, às autoridades policiais.

As informações e as imagens foram cedidas pela Polícia Civil de Igrejinha.

Câmara incentiva destinação do imposto de renda para idosos e crianças

GRAMADO – Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do prazo de declaração do Imposto de Renda, que segue até o dia 29 de maio, a Câmara de Gramado, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, reforça a campanha que incentiva a comunidade a destinar parte do imposto aos Fundos Municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. A orientação que ao realizar a declaração, informar o seu contabilista o interesse em destinar esse recurso para entidades assistenciais de Gramado.

A iniciativa não representa custo adicional ao contribuinte nem aumento no valor do imposto devido. Trata-se de uma escolha consciente: manter recursos na cidade e fortalecer projetos sociais que fazem a diferença na vida de idosos, crianças e adolescentes. A declaração teve início em 23 de março e segue até o final de maio.

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido ao longo do ano. Caso a doação seja feita no momento da declaração, o limite é de até 3%. Já para pessoas jurídicas, o percentual é de até 1% do imposto devido à Receita Federal do Brasil.

Em Gramado, os valores arrecadados são direcionados a entidades como o Lar de Idosos Maria de Nazaré e o Instituto Santíssima Trindade, que utilizam os recursos para qualificar atendimentos, melhorar estruturas e ampliar projetos voltados à proteção e ao desenvolvimento social.

SEM CUSTO, COM IMPACTO

Destinar parte do Imposto de Renda é uma forma simples, legal e sem custo adicional de contribuir com o futuro da cidade. Ao redirecionar esses valores, o contribuinte fortalece iniciativas que promovem dignidade, cuidado e oportunidades para quem mais precisa.

COMO PARTICIPAR

Informe seus rendimentos e despesas no sistema da Receita Federal;

Verifique o cálculo do imposto devido;

Acesse o campo “Resumo da Declaração” e selecione “Doações Diretamente na Declaração”;

Escolha o Fundo Municipal para beneficiar entidades de Gramado;

Ou converse com seu contabilista e manifeste o interesse em realizar a destinação.

Oásis Santa Ângela passa a ser Casa Vallena

CANELA – Uma nova era para o cuidado sênior e a saúde de alta performance começa a ser desenhada. O tradicional complexo do Oásis Santa Ângela, fundado há mais de cinco décadas e mantido historicamente pela Congregação das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência, passará a ser gerido pelo grupo Vallena Living & Care.

Sob o comando do médico Marcelo Weber, ortopedista e especialista em geriatria, o local será transformado no primeiro empreendimento da marca na região, apresentando um modelo de negócio inédito que une assistência médica, hospitalidade e tecnologia em saúde.

A mudança de gestão foi anunciada para mais de 50 irmãs da congregação, reunidas em Canela, na noite de segunda-feira (20).

Novo modelo: Casa Vallena

Com a transição, o espaço de aproximadamente 4.500 m² de área privativa, inserido em um terreno de 7 hectares na ERS-235, será denominado Casa Vallena. O projeto marca a expansão do ecossistema idealizado pelo médico Marcelo Weber, focado no envelhecimento ativo e na reabilitação funcional.

A nova gestão assume o imóvel, localizado na rua Ernani Kroeff Fleck, 804, bairro São José, imediatamente após a liberação total, dando início a uma fase de mobilização para o retrofit. Este processo de modernização atualiza o edifício às normas de saúde e acessibilidade atuais, sem descaracterizar a essência arquitetônica que faz parte da paisagem de Canela.

Centro de Reabilitação e Terapia Aquática

Diferente do modelo tradicional de moradia, a Casa Vallena funcionará com dois pilares principais:

Residência Assistida: Focada em exclusividade e alto padrão para hóspedes permanentes ou de curta permanência.

Foto: Casa Villena/Divulgação – Irmã Sônia Maria Southier e Dr Marcelo Weber, médico que comanda novo grupo gestor

Clínica Integrada e Reabilitação: O complexo contará com um moderno centro de reabilitação com terapia aquática e um ecossistema integrado de cuidado, contemplando medicina, nutrição, psicologia e gestão da longevidade. Estes serviços estarão disponíveis também para não hóspedes.

“Vamos trazer para a Serra Gaúcha um ecossistema de longevidade focado no ‘envelhecimento bem-sucedido’, unindo assistência médica de alta performance a um atendimento individualizado”, destaca Marcelo Weber.

Transição e legado das irmãs

O anúncio da nova gestão traz um alento à comunidade regional após o comunicado de encerramento das atividades filantrópicas do Oásis no início de 2026. Fundado em 1968 e com atendimentos iniciados em 1972, o Oásis Santa Ângela foi por 55 anos uma referência de acolhimento sob a dedicação das irmãs.

O contrato firmado com o grupo Vallena possui duração de 20 anos, garantindo estabilidade para os investimentos de longo prazo. A operação oficial terá início logo após o repasse das irmãs aos novos gestores, com um cronograma estimado de três meses para o início das atividades.

Avaliação multidisciplinar e equipe

Para garantir a excelência assistencial, o processo de admissão de pacientes será rigoroso. Cada perfil passará por uma avaliação individualizada com uma equipe multidisciplinar composta por geriatras, nutricionistas, ortopedistas e psicólogos. O dimensionamento da equipe profissional será progressivo, acompanhando a evolução da ocupação do complexo.

Marcelo Weber, que possui especialização internacional e coordena serviços de ortopedia na região, reforça que a Casa Vallena será o centro de um projeto maior de valorização da vida, consolidando Canela como referência em cuidado humano integral.

Serviço e Contatos:

Local: Casa Vallena (Antigo Oásis Santa Ângela)

Endereço: Rua Ernani Kroeff Fleck, 804, bairro São José – Canela/RS

Mais informações: www.vallenaliving.com.br

Instagram: @drmarceloweber e @vallenaliving

Futuro da reciclagem no Brasil será debatido na sexta-feira em Gramado

GRAMADO – O Recicla Summit 2026, evento que reúne lideranças setoriais para debater o futuro da reciclagem no Brasil, será realizado nesta sexta-feira (24), a partir das 7h50, no Hotel Serra Azul, em Gramado. Organizado pelos grupos Sygecom, que integra soluções tecnológicas para o setor da reciclagem, e MegaOffice, referência em economia tributária para empresas de reciclagem, o encontro busca discutir os desafios reais enfrentados por profissionais e empresas deste segmento em todo país.

Os painéis e palestras acontecerão no Serrazul Hotel e vão abordar temas como a gestão de pessoas, o papel das lideranças na reciclagem, os impactos da Reforma Tributária e os meios de desenvolver uma atividade econômica cada vez mais resiliente, competitiva e eficiente. Esta é a segunda edição do evento, que também aconteceu em Gramado em 2025. A expectativa é que o Recicla Summit reúna 300 pessoas na cidade esse ano, incluindo especialistas, empresários e profissionais da reciclagem de diversos estados.

O encontro coloca o Rio Grande do Sul no centro de um debate nacional, a fim de incentivar também novas iniciativas locais e regionais para a reciclagem. Serão apresentadas soluções práticas e cases de sucesso, em um momento em que o setor discute amplamente mudanças tributárias que entrarão em curso e meios de incentivo à profissionalização de todos os elos da cadeia. Os participantes vão conversar sobre a importância da boa gestão, da inovação e de estratégias de negócio bem consolidadas.

O Grupo Sygecom, formado pela Sygecom, WasteBank e Sagi Solutions, tem um ecossistema de tecnologia integrada para recicladores do Brasil, consolidando soluções de gestão, logística e bancarização. Para Dinho Machado, CEO do grupo e um dos idealizadores do Recicla Summit, o evento enaltece um segmento crucial para o contexto ambiental e socioeconômico do país.

“É um dia que vale o ano. Vamos reunir pessoas que não só falam sobre as dores e necessidades do setor, mas vivem a reciclagem, entendem suas nuances e complexidades. Ainda temos um caminho longo para garantir a formalização de grande parte dos atores desse ecossistema, bem como um acesso mais amplo à tecnologia. Por isso, a ideia é juntar nomes influentes no mercado, em conversas sobre contabilidade, produtividade e inovação”, disse.

Entre os palestrantes confirmados, estão nomes como: Dinho Machado (CEO do Grupo Sygecom); Jonas Matos (fundador do Grupo MegaOffice); Jeferson Konig (CEO da Sagi Solutions); Robinson Konig (sócio-fundador da Sagi Solutions); Luciana Deantoni (sócia na M3 Contabilidade para Reciclagens); Clóvis Lumertz (CEO da ALLCON); e Paulo Fiuza (fundador da Fiuza Metais). O Grupo MegaOffice é reconhecido pela atuação estratégica nas áreas contábil, fiscal e de gestão empresarial, oferecendo soluções completas e especializadas para empresas de diversos segmentos. Dentro do ecossistema, o M3 Contabilidade para Reciclagens se destaca como uma frente voltada à inteligência contábil e tributária, com foco em gerar valor real para os clientes por meio de análises estratégicas e acompanhamento próximo das operações.

“O Recicla Summit nasce com um propósito muito claro: conectar pessoas, compartilhar conhecimento e fortalecer o setor de reciclagem no Brasil. Hoje, mais do que nunca, quem está preparado e bem informado sai na frente e é exatamente isso que queremos proporcionar com o evento. É uma oportunidade única de reunir empresários, especialistas e parceiros estratégicos em um ambiente de troca real, onde o networking gera negócios e as conversas se transformam em oportunidades. Tenho certeza de que será um marco para o setor e para todos que estiverem presentes”,  destaca Luciana Deantoni, sócia no M3.

Informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/recicla-summit-2026/2895956

0

Encontro em Porto Alegre aproxima Assembleia Legislativa e imprensa do interior

Márcia Sarmento – Especial ADI Multimídia

A ADI Multimídia, entidade que representa 30 veículos de comunicação do interior do Estado, realizou, nesta segunda-feira, 13, um encontro institucional com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Sergio Peres, em Porto Alegre. A atividade reuniu representantes de veículos associados no Hotel Plaza São Rafael, em um momento voltado à integração e ao fortalecimento do diálogo entre o Parlamento gaúcho e a imprensa regional.

O encontro ocorreu no início da tarde e teve como foco a aproximação entre os diretores da entidade e o chefe do Legislativo estadual. Durante a agenda, Sergio Peres apresentou diretrizes de seu plano de trabalho para o ano, com destaque para o municipalismo, pauta que busca valorizar os municípios do interior e ampliar sua participação nas decisões políticas do Estado.

“A transparência cada vez maior e o fortalecimento dos municípios são prioridades. Queremos que as pessoas de todas as regiões do RS tenham acesso às informações e aos recursos sem precisar se deslocar até a capital”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Municípios

A iniciativa também abriu espaço para uma entrevista, com questionamentos dos associados sobre temas sensíveis à população, como a situação financeira de hospitais. O deputado destacou o papel da Assembleia na articulação de soluções, por meio de comissões temáticas, emendas parlamentares e diálogo com o Executivo estadual. Segundo ele, há esforço para viabilizar medidas como renegociação ou prorrogação de dívidas das casas de saúde, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos.

O debate também abordou a autonomia financeira dos municípios dentro do pacto federativo. Peres ressaltou que o Legislativo tem buscado promover audiências, fóruns e articulações com técnicos, prefeitos, vereadores e a iniciativa privada para facilitar o acesso a programas federais e ampliar a capacidade de investimento das prefeituras.

Logística

Outro ponto discutido foi a logística no Rio Grande do Sul, considerada um entrave para novos empreendimentos. O presidente da Assembleia defendeu a construção de diretrizes regionais com participação de lideranças locais e do setor produtivo, visando melhorar a infraestrutura de transporte e reduzir custos. Ele citou a necessidade de ampliar alternativas logísticas, como o uso de ferrovias e hidrovias, para impulsionar o desenvolvimento econômico.

Ainda foi comentado sobre as perspectivas do papel da comunicação regional no desenvolvimento econômico e social do Estado. Representantes dos veículos associados destacaram a importância da interiorização da informação e da atuação próxima às comunidades.

A presidente da ADI Multimídia, Patricia Cerutti, enfatizou o caráter estratégico do encontro ao promover a conexão entre diferentes atores institucionais e o fortalecimento da imprensa local. Segundo ela, a construção conjunta entre Legislativo e veículos de comunicação contribui para ampliar a visibilidade das demandas regionais.

“Este momento representa uma oportunidade de aproximação com a Assembleia Legislativa, permitindo que possamos apresentar a força e a capilaridade dos veículos regionais, ao mesmo tempo em que ouvimos as prioridades do Legislativo. É por meio dessa construção conjunta que conseguimos fortalecer o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente a partir do olhar atento aos municípios do interior”, afirmou.

Idosa que estava desaparecida é encontrada pelos bombeiros

REGIÃO – O Corpo de Bombeiros Militar de Canela informa que foi chamado na noite de ontem, terça-feira (21) por volta das 20h, para atendimento de ocorrência envolvendo o desaparecimento de Leonilda Antonia de Souza, 92 anos, em área de mata, na localidade de Aratinga, em São Francisco de Paula.

Foram mobilizadas equipes especializadas, com emprego de recursos operacionais e tecnológicos adequados à situação, incluindo o uso de drones para varredura aérea e o acionamento de binômio (cão de busca e bombeiro militar), com foco na localização de pessoa viva.

As buscas foram realizadas de forma ininterrupta desde o momento do acionamento, com atuação coordenada das guarnições em campo, priorizando técnicas de busca terrestre e monitoramento de áreas estratégicas.

Na manhã de hoje, quarta-feira (22), a ocorrência teve desfecho positivo. A vítima foi localizada a aproximadamente 1,5km do ponto inicial. Ela conseguiu se deslocar até uma residência, onde recebeu apoio de moradores, que prontamente acionaram as equipes de resgate.

Ao chegar ao local, os bombeiros constataram que a vítima encontrava-se consciente, lúcida e em estado estável, sendo prontamente assistida pela equipe, e encaminhada ao hospital para maiores verificações.

Câmara debate regras para patinetes e bicicletas elétricas em audiência pública

GRAMADO – A Câmara Municipal realizará, na próxima segunda-feira (2), às 14h, uma audiência pública para debater o Projeto de Lei do Legislativo, que propõe alterações na Lei nº 4.415, responsável por regulamentar a circulação de patinetes e bicicletas elétricas em vias públicas do município.

A audiência foi solicitada pela Comissão de Mérito da Casa, presidida pelo vereador Ike Koetz (PP), e tem como objetivo ampliar o debate com a comunidade sobre as mudanças propostas. O projeto é de autoria da vereadora Dra. Maria de Fátima (Republicanos).

Entre as principais alterações previstas estão a obrigatoriedade do uso de capacete para usuários de patinetes, a utilização individual dos equipamentos (uma pessoa por patinete), a permissão de uso apenas para maiores de 16 anos e a definição de locais adequados para estacionamento, evitando a obstrução de vias e calçadas.

A proposta busca aprimorar a legislação vigente, promovendo mais segurança, organização e responsabilidade no uso desses meios de mobilidade urbana, que vêm se tornando cada vez mais presentes no cotidiano da cidade.

A comunidade poderá se manifestar durante a audiência de forma presencial ou também de maneira online, por meio do WhatsApp da Câmara, pelo número (54) 3295.7000.

A importante oportunidade para empresas de Canela

CANELA – Com o objetivo de promover a troca de experiências e fomentar a geração de negócios entre empresas locais, a Prefeitura de Canela, por meio do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), realizará na sexta-feira (24), uma Rodada de Negócios, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, o público-alvo são empresas de todos os setores do município. Ele ressalta ainda que é uma iniciativa inédita para o setor empresarial local. “Este evento é uma oportunidade imperdível para que as empresas da cidade projetem seus negócios em um ambiente dinâmico e colaborativo”, destaca.

A participação é gratuita, e as empresas interessadas poderão levar cartões de visita, folders e contatos digitais para potencializar as conexões durante o encontro.
As inscrições se encerram hoje, quarta-feira (22), e devem ser realizadas pelo link

A Rodada de Negócios terá início às 8h e será realizada na sede do Cidica, localizada na rua São Francisco, 199, no bairro Boeira.