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UBS Central amplia horário para atendimentos urgentes em Canela

CANELA – De segunda a quarta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Canela tem turno estendido, atendendo o público das 17 às 20 horas. O serviço é voltado a atendimentos de casos urgentes e sintomas gripais – e segue neste horário prolongado até dezembro.

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que o objetivo da ampliação do horário é oferecer atendimento aos usuários do SUS que apresentem queixas agudas, ou seja, situações que demandam avaliação e resolução no mesmo dia, como febre, sintomas gripais, dores súbitas, infecções leves ou outras condições clínicas de urgência leve.

Para pacientes com doenças crônicas, consultas de rotina ou acompanhamento, a orientação da pasta é seguir o atendimento pelos profissionais de referência em suas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento. Para agendar, basta comparecer das 7h ao meio-dia e das 13 às 17 horas no posto de saúde de referência, com cartão do SUS.

“O horário estendido trata-se de uma alternativa para casos mais urgentes. Com essa iniciativa do turno estendido, facilitamos o acesso da população aos serviços de saúde fora do horário comercial, especialmente para trabalhadores e estudantes”, esclarece o secretário de Saúde, Jean Spall.

Além dos atendimentos clínicos, às quartas-feiras também está disponível o serviço da Sala de Vacina.

Alunos de Canela visitam a Câmara e conhecem o trabalho da Comissão de Orçamento

CANELA – A Câmara de Vereadores de Canela recebeu, nesta semana, os alunos do 7º ano da Escola Municipal Severino Travi para uma visita especial. O grupo foi recebido com entusiasmo e teve a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo canelense.

Durante a visita, os estudantes estiveram na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT), onde foram recebidos pelo vereador Roberto Danany, presidente da comissão, do vereador Adir Denardi, membro da COFT, e do Presidente da Câmara, Felipe Caputo.

Danany apresentou o papel e as responsabilidades da COFT, explicando como são analisados os projetos relacionados ao orçamento, finanças públicas e tributos municipais.

O vereador destacou a importância das comissões permanentes dentro da Câmara e reforçou como elas contribuem para garantir a transparência e a boa gestão dos recursos públicos. A conversa foi marcada por muita curiosidade dos alunos, que puderam tirar dúvidas e compreender melhor o processo legislativo.

“É fundamental que os estudantes conheçam desde cedo como funciona o Poder Legislativo e entendam que a participação cidadã começa com o interesse em saber como as decisões são tomadas”, destacou o vereador Roberto Danany.

Imprensa escrita de Canela será o tema do Encontros com a Memória

CANELA – “A imprensa escrita de Canela” será o tema do próximo Encontros com a Memória, que ocorrerá nesta sexta-feira (17), às 19h, no Espaço Sicredi João Pessoa. Participarão representantes das publicações Jornal Integração, Sentinela, Nova Época, Folha de Canela e Jornal de Canela. A entrada é gratuita.

Esse evento temático, que faz parte da programação regular do Memorial Canela, será o quarto dos seis programados para 2025. Anteriormente, foram tratados os temas “Os motoristas”, com Darcy Deon e Florindo Guedine; a “Casa Raymundo”, com Julce Raymundo Jahn, Luiz Antônio Raymundo e Nilda de Athaides; e “Egon Irmfried Jung”, com Jussara Inez Jung Hoppner e Vânia Jung Prado. Os próximos temas, no início e no final de novembro, serão “A história do rádio em Canela” e “As confeiteiras”.

Sempre com um tema específico, os Encontros com a Memória buscam preservar a cultura local, objetivo que está na raiz do Memorial Canela, organização independente criada em 2022. Também por sua iniciativa, ocorre desde 2024 o Encontro da Memória de Canela, multitemático e estendido por três dias – que neste ano realizou-se entre 13 e 15 de agosto.

O evento tem patrocínio do Fundo Social Sicredi e apoio da Dauper e da Água Mineral Hortênsias.

Canela recebe Mostra Consciencine com cinema indígena e programação gratuita

CANELA – O projeto Canela Cineclube apresenta neste mês a Mostra Consciencine, iniciativa realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. A programação encerra as atividades do projeto Conciencine, que promove o cinema como ferramenta de reflexão social, ambiental e cultural no município.

Com uma curadoria especial dos cineastas indígenas Morzaniel Ɨramari Yanomami (Acre) e Patrícia Ferreira Pará Yxapy Mbya Guarani (Missões), a mostra propõe uma imersão na cinematografia indígena e em temáticas voltadas à diversidade cultural, questões ambientais e sociais.

Morzaniel Ɨramari Yanomami é do estado do Acre. Crédito: Divulgação

Serão cinco dias de exibições e debates, realizados tanto em aldeias indígenas Kaingang e Mbya Guarani. A proposta é integrar diferentes públicos em um espaço de discussão, crítica e experimentação cinematográfica.

Programação aberta ao público

As sessões abertas e gratuitas acontecem sexta-feira (17) e sábado (18), às 18h, no Espaço Nydia Guimarães, no Centro. A cada noite, serão exibidos cinco curtas e um longa-metragem, totalizando cerca de três horas de projeção, com intervalo para café e debate final às 21h.

Na sexta, o destaque é o filme “Fuá, o Sonho”, produção das mulheres Kaingang de Canela, vencedora do prêmio de Melhor Direção na Mostra de Curtas-Metragens do Festival de Cinema de Gramado 2025, além de “A Queda do Céu”, premiado filme Yanomami reconhecido internacionalmente em Nova York.

Já no sábado (18), a programação traz o curta “Itsuni Uguno: A febre da mata” e o longa “Yõg Âtak: Meu pai, Kaiowá”, que exploram o olhar indígena sobre identidade e território.

Sessões nas aldeias

Entre domingo (19) e terça-feira (21), a Consciencine realiza sessões fechadas, exclusivas para o público indígena, nas aldeias Kaingang e Mbya Guarani. As exibições ocorrerão nos idiomas dos povos locais, com mediação dos caciques durante os debates.

Curadoria e coordenação

A seleção dos filmes foi feita pelos curadores Morzaniel Ɨramari, cineasta Yanomami e três vezes vencedor do Kikito no Festival de Gramado, e Patrícia Ferreira (Pará Yxapy), professora, realizadora audiovisual e fundadora do coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A coordenação de conteúdo é de Izaias Reginatto da Costa.

Com entrada franca e programação diversa, a Mostra Consciencine 2025 reforça o papel do cinema como ponte entre culturas, convidando o público a ouvir e enxergar o mundo pela lente dos povos originários.

Gramado apresenta licitação histórica para o transporte coletivo

GRAMADO – O município vive um momento marcante na sua mobilidade urbana. Nesta quarta-feira (15), foi apresentado oficialmente o edital da licitação que definirá a nova empresa responsável pelo transporte coletivo do município. A audiência pública ocorreu na Prefeitura e foi conduzida pelo diretor de Compras e Licitações, Fred Peliccioli Dias, e pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Tiago Procópio.

O processo é considerado um dos mais complexos e importantes já elaborados pela Prefeitura: o material completo ultrapassa 600 páginas, entre estudos técnicos, termo de referência, projeto básico, anexos e minuta de contrato.

“Um dos processos mais importantes do município”

Ao abrir a audiência, o diretor de Licitações, Fred Peliccioli Dias, destacou a magnitude do certame:

“Sem sombra de dúvida, este seja um dos processos mais importantes que nós já trabalhamos. Envolve muitas etapas, muito estudo técnico e uma equipe ampla. É um trabalho conjunto entre a secretaria de Trânsito, a área de licitações e a Procuradoria Geral do Município.”

Fred explicou que o objetivo do encontro foi apresentar de forma transparente os termos do edital e permitir que a comunidade, vereadores e imprensa compreendessem como a nova licitação será conduzida.

“O cidadão poderá acessar o edital completo e todos os anexos em quatro plataformas: o Portal de Compras Públicas, o site da Prefeitura de Gramado, o Portal Nacional de Contratações Públicas e o LicitaCon do Tribunal de Contas do Estado”, informou.

Segundo ele, todas as licitações da Prefeitura já seguem esse padrão, garantindo publicidade e fiscalização por órgãos de controle.

30 de outubro: concorrência eletrônica e transparência total

A licitação será feita de forma 100% eletrônica, pela modalidade concorrência pública, regida pela Lei Federal nº 14.133/2021. A licitação deverá ocorrer no dia 30 de outubro.

Fred lembrou que a nova lei praticamente acabou com os processos presenciais:

“Hoje, para fazer uma licitação presencial, é preciso uma justificativa muito forte. Os processos eletrônicos são regra, porque ampliam a competitividade e dão mais transparência. Essa concorrência vai ocorrer totalmente pelo Portal de Compras Públicas.”

A plataforma, utilizada também por outras prefeituras da Serra Gaúcha, permitirá que as empresas enviem propostas e disputem em tempo real.
O critério de julgamento será o menor valor da tarifa técnica de remuneração, fixada inicialmente em R$ 13,22 — o valor que servirá de base para a disputa.

Participação das empresas e garantias financeiras

Fred explicou as regras de participação: empresas individuais ou consórcios poderão concorrer, desde que legalmente autorizados a operar transporte coletivo e cadastrados no Portal de Compras Públicas.

“As empresas precisam estar com a documentação em dia — jurídica, fiscal, trabalhista e técnica. Também precisam comprovar aptidão financeira, com balanço patrimonial e contábil condizente com o que está sendo exigido. Não é qualquer empresa que pode participar. Ela precisa ter estrutura e condições reais para executar o contrato.”

A licitação prevê garantia de proposta no valor de R$ 1.073.780,99 (1% do total do contrato) e garantia de execução contratual de R$ 5.368.904,95 (5%).
O valor global estimado do contrato é de R$ 107.378.099,04, considerando os 10 anos de vigência.

“É um projeto amplo, detalhado e histórico”

Crédito: Leonardo Santos/JIH

O secretário Tiago Procópio destacou a importância do momento:

“Tivemos uma audiência pública anterior sobre o projeto, junto com os engenheiros da Locale, e agora cumprimos os ritos legais apresentando o resultado do nosso trabalho. É um projeto muito amplo e detalhado, com mais de 600 páginas, que exigiu ajustes na lei municipal de transporte coletivo para que fosse possível lançar o edital.”

Procópio explicou que o objetivo central é racionalizar e otimizar o sistema de transporte, criando novas linhas radiais (bairro-centro e centro-bairro), reduzindo o tempo entre viagens e aumentando o atendimento em áreas rurais.

“A ideia é ampliar a cobertura e reduzir o tempo entre um ônibus e outro. Hoje, a linha Mazzurana–Mato Queimado, por exemplo, tem intervalos muito longos. A proposta é reduzir essas distâncias e incorporar parte do transporte escolar no sistema, aumentando o número de passageiros.”

Mais horários, mais veículos e nova frota

O novo sistema praticamente dobra a estrutura existente.

Procópio detalhou:

“Hoje temos 15 veículos em operação. O projeto prevê 20, sendo oito com ar-condicionado, além de quatro reservas, uma delas climatizada. A idade média da frota vai cair de 14 para 8 anos. Isso é um avanço gigantesco em conforto e qualidade.”

O número de viagens também aumentará consideravelmente:

IndicadoresSistema AtualSistema Proposto
Veículos Operacionais1520 (8 com ar-condicionado)
Veículos Reserva34 (1 com ar-condicionado)
Total de Veículos1824
Idade Média14 anos8 anos
Viagens por Dia Útil64149
Viagens aos Sábados4493
Viagens aos Domingos2547
Viagens Mensais1.6203.639
Quilometragem Mensal71.371 km106.343 km

“Hoje operamos apenas uma rota que vai do terminal rodoviário até o Mato Queimado, num formato em L. O novo sistema vai criar um eixo em T: rodoviária–Mato Queimado e rodoviária–Carniel. Isso representa uma expansão gigantesca de horários e cobertura”, explicou Procópio.

As 21 linhas previstas

O projeto prevê 21 linhas regulares, com extensão urbana e rural. Abaixo, a lista completa:

LinhaItinerárioViagens (dias úteis / sábados / domingos)Tipo / Ar-condicionado
01Mazzurana x Mato Queimado (Altos e Vila do Sol)7 / 7 / 6Convencional / Não
02Várzea x Mato Queimado6 / 0 / 0Convencional / Sim
03Mazzurana x Centro8 / 0 / 0Convencional / Não
04Centro x Mazzurana (via Piratini)8 / 8 / 7Convencional / Não
05Várzea x Centro22 / 15 / 10Convencional / Sim
06Centro x Serra Grande4 / 3 / 2Convencional / Não
07Centro x Sociedade Independente7 / 3 / 2Convencional / Não
08Várzea x Carniel9 / 8 / 6Convencional / Sim
09Centro x Carniel7 / 0 / 0Convencional / Sim
10Centro x Carniel (Ramos Pacheco)6 / 0 / 0Convencional / Sim
11Centro x Carniel (via Dutra)4 / 0 / 0Microônibus / Sim
12Mato Queimado x Centro (via Piratini)20 / 16 / 10Convencional / Sim
13Carniel x Várzea (via Miguel Tissot)10 / 9 / 0Microônibus / Sim
14Circular Rodoviária x Planalto x Casagrande x Pórtico x Prinstrop4 / 3 / 0Microônibus / Sim
15Rodoviária x Terminal Várzea5 / 3 / 0Convencional / Não
16Rodoviária x Linha Nova6 / 3 / 2Convencional / Não
17Centro x Furna3 / 3 / 2Convencional / Não
18Centro x Várzea (via Linha 28 e Carahá)3 / 3 / 0Convencional / Não
19Circular Centro x Tapera x Várzea x Centro3 / 3 / 0Convencional / Não
20Circular Centro x Várzea x Tapera x Centro3 / 3 / 0Convencional / Não
21Centro x Linha Marcondes (Vale dos Pinheiros)3 / 3 / 0Convencional / Não

Procópio reforçou:

“São linhas pensadas para reduzir o tempo de espera e aumentar a cobertura. A ideia é atender também as localidades rurais, como Linha Nova, Serra Grande e Tapera, que sempre tiveram dificuldades de acesso.”

Tarifa mais baixa e incentivo ao uso

Um dos pontos que mais chamam a atenção é a redução da tarifa pública de R$ 4,90 para R$ 4,00.
Procópio explicou que a medida busca incentivar o uso do transporte público:

“É uma forma de trazer o passageiro de volta. Hoje o sistema transporta em média 3 mil pessoas por dia, mas para ser autossustentável, sem subsídios, precisaríamos de 7.500 passageiros diários. Com mais linhas, mais horários e uma tarifa menor, acreditamos que o usuário voltará a utilizar o ônibus.”

Na última semana, a Prefeitura repassou, mais de R$ 400 mil (R$ 458.906,59), referente aos meses de abril e maio deste ano, para a Gramado Turismo, que opera o transporte e é deficitária. Por ano, o subsídio ultrapassa R$ 2 milhões, O estudo técnico prevê que, com o novo modelo, esse subsídio poderá ser eliminado.

“Hoje, os R$ 4,90 da passagem não cobrem nem o custo do diesel. É inviável. Por isso, a empresa atual opera com déficit e depende de aporte público”, detalhou Procópio.

Custos e viabilidade

Os estudos indicam um custo mensal de R$ 894.817,49, para uma quilometragem de 106 mil km, o que representa um custo por quilômetro de R$ 8,41.
A tarifa técnica de referência é R$ 13,22.
Procópio complementou:

“Esse é o valor de remuneração por quilômetro rodado que as empresas disputarão. Quanto mais passageiros transportados, menor será o custo final para o município.”

Indicadores FinanceirosValor
Custo total mensalR$ 894.817,49
Custo anual estimadoR$ 10.770.000,00
Tarifa técnica (referência)R$ 13,22
Tarifa pública (ao usuário)R$ 4,00
Custo por quilômetroR$ 8,41

Exploração publicitária e geração de receita

Além das passagens e da tarifa técnica, o novo contrato de transporte coletivo também cria uma fonte alternativa de arrecadação para o município. A Prefeitura de Gramado poderá explorar comercialmente o espaço publicitário nos ônibus, especialmente na parte traseira dos veículos e no interior, por meio de telas de vídeo e painéis digitais.

A proposta permite que empresas locais e regionais divulguem suas marcas, produtos ou serviços, mediante pagamento de cotas de patrocínio ou locação de espaço. Segundo o edital, a gestão dessa publicidade poderá ser feita diretamente pela Prefeitura ou em parceria com a concessionária, conforme regulamentação posterior.

A ideia é que parte dessa arrecadação retorne aos cofres públicos, ajudando a reduzir custos operacionais e reforçar o investimento em melhorias no sistema.

“É mais uma maneira de o município rentabilizar o transporte coletivo. Os ônibus poderão ter televisores com vídeos de empresas que quiserem divulgar suas marcas. Isso cria uma nova fonte de receita pública”, explicou Thiago Procópio durante a audiência.

Aplicativo e bilhetagem eletrônica

Entre as novidades tecnológicas está o aplicativo que permitirá acompanhar os ônibus em tempo real.
Procópio destacou a importância dessa modernização:

“A empresa que vencer deverá ter um aplicativo para que o cidadão possa ver onde está o ônibus, consultar horários e programar deslocamentos. Isso vai trazer transparência e facilitar o uso.”

O sistema também adotará bilhetagem eletrônica, com cartões recarregáveis e integração tarifária temporal:

“Dentro de dez minutos, o usuário poderá desembarcar de uma rota e embarcar em outra sem pagar novamente”, explicou.

Além disso, a empresa precisará manter um escritório de atendimento no centro da cidade e na rodoviária, que passará a vender passagens e oferecer recarga.

Infraestrutura obrigatória e exigências operacionais

A concessionária deverá ter garagem própria com área mínima de 1.728 m², reunindo:

  • almoxarifado,
  • borracharia,
  • oficina mecânica,
  • posto de lavagem,
  • pátio de estacionamento e manobras.

Também será obrigatória edificação administrativa e comercial no centro, com atendimento ao público, controle de tráfego e arrecadação.

“Até hoje a rodoviária não vende passagens do transporte público. Isso muda agora. A concessionária vai precisar oferecer estrutura de venda e atendimento à população”, disse Procópio.

Prazos e cronograma

Após a assinatura do contrato, a nova concessionária terá 60 dias para iniciar a operação.
O prazo da concessão é de 10 anos, renovável uma única vez por igual período, conforme a Lei Municipal nº 4.395/2025.

Fred reforçou:

“As empresas terão dez dias úteis para enviar propostas após a publicação do edital. A disputa será em tempo real, com diferença mínima de um centavo entre os lances. Depois, haverá fase de recursos e homologação. É um processo rigoroso e muito transparente.”

Leonardo Santos/JIH

Sustentabilidade e metas de qualidade

A empresa só poderá renovar o contrato se comprovar melhorias contínuas: expansão de linhas, rejuvenescimento da frota, uso de veículos menos poluentes e novas tecnologias.
Procópio frisou:

“Não vai ser renovação automática. A empresa terá que prestar um bom serviço e provar que evoluiu para conquistar a prorrogação do contrato.”

“Precisamos trazer o usuário de volta”

Encerrando a apresentação, Tiago Procópio resumiu o espírito do projeto:

“O prefeito Nestor Tissot foi muito enfático: precisamos trazer o passageiro de volta para o transporte público. Aumentar rotas, horários e conforto é o caminho. Cada quatro pessoas que optam pelo ônibus são um carro a menos nas ruas.”

Um novo tempo para a mobilidade de Gramado

Com a publicação do edital e a expectativa de realização da licitação ainda em outubro, Gramado inicia um novo capítulo no transporte coletivo.
Se o cronograma for cumprido, os novos ônibus climatizados e com rastreamento em tempo real poderão estar circulando já no início de 2026.

O projeto simboliza mais que uma troca de empresa: representa a tentativa de reestruturar um serviço essencial, reduzir subsídios públicos e modernizar a mobilidade urbana.

“É um projeto muito amplo, com muitos dados e responsabilidades. Mas é também um projeto de futuro”, concluiu Procópio.

Primeiro passo

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Coluna publicada no dia 15/10.

Hoje Gramado deu um passo que muita gente nem imaginava que ia ver. Depois de mais de 40 anos sem um contrato estruturado para o transporte público, a cidade finalmente apresentou o edital de licitação que promete reorganizar toda a mobilidade urbana. O processo ainda precisa ser lançado oficialmente, previsto para este mês, mas já dá pra ter uma ideia do que pode vir: linhas novas, horários ampliados, frota modernizada e tecnologia. E é nesse ponto que a gente começa a perceber como um município pode aprender com o outro. A matéria está nesta edição.

Reclamações antigas e realidade atual

As reclamações sobre transporte público não são novidade. Ônibus velhos, sujos, horários mal planejados, linhas que não atendem todo mundo… Gramado sofreu, Canela também. A diferença é que enquanto Gramado apresentou um passo estruturado — o edital da licitação — Canela ainda está na fase de buscar soluções. Não que Canela não queira, mas a cidade ainda tenta ajeitar uma situação que é velha, assim como em Gramado, complicada e que afeta todo mundo que depende do coletivo.

Referência

O que mais me chama atenção nessa história é a comparação que se impõe sozinha. O edital apresentado por Gramado prevê ampliação de linhas, redução de intervalos, modernização da frota, ônibus climatizados e tecnologia de rastreamento em tempo real. Canela, por sua vez, observa e aprende. É mais um daqueles episódios em que uma cidade precisa servir de exemplo para a outra. Não é competição, mas inspiração. Dá pra pegar o que funciona e tentar adaptar, porque a realidade de quem pega ônibus em Canela não é muito diferente da de Gramado.

Mudanças no comportamento do passageiro

Antes da pandemia, muita gente ainda usava transporte coletivo com frequência. Ônibus, micro-ônibus… era rotina. Mas com o crescimento dos aplicativos de transporte, Uber, 99 e afins, muitos migraram do coletivo para veículos por aplicativo. Não é pouca gente: são muitas pessoas que passaram a optar pelo conforto, rapidez e conveniência. O edital apresentado por Gramado busca trazer o passageiro de volta, com linhas mais frequentes, horários ampliados e ônibus modernos. Canela ainda precisa caminhar nesse sentido, ajustando horários, conforto e estratégia.

Transporte público

O transporte público, quando bem planejado, não é só um ônibus que leva de um ponto a outro. É uma experiência confiável, confortável e eficiente. As propostas do edital de Gramado mostram que dá pra ter transporte sem depender de subsídios pesados, sem deixar passageiros na mão e acompanhando a evolução da cidade.

Tecnologia e modernização propostas

O edital prevê que a concessionária tenha escritórios de atendimento próprio, bilhetagem eletrônica, integração tarifária temporal e rastreamento em tempo real. Tudo pensado para reduzir espera, aumentar cobertura e incentivar o uso. Canela ainda depende de soluções mais simples, mas é nesse ponto que a diferença entre planejamento e improviso fica clara. Organização, investimento e estratégia fazem diferença, e dá pra aprender com quem já estruturou o caminho. Inclusive, sei que Gramado recebeu ligações de outras cidades pra conhecer o projeto. Será que uma dessas não foi Canela?

Canela e Gramado terá amanhã Feira de Empregos

REGIÃO – Com o objetivo de promover o ingresso da população no mercado de trabalho, a Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Canela realizará a Feira de Empregos – Empregar RS, amanhã, quinta-feira (16), das 13h às 16h.

A ação é promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que chega à sua 10ª edição. O programa conecta trabalhadores e empresas em todo o Estado, com o propósito de aproximar candidatos e empregadores, proporcionando entrevistas de emprego em um único espaço, de forma ágil, gratuita e eficiente.

Em Canela, serão disponibilizadas 75 vagas de emprego nas áreas do turismo, comércio, indústria e outros setores. Os interessados devem comparecer ao local portando documento de identidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282-5156. O Sine de Canela está localizado na rua São Francisco, 199, bairro Boeira, ao lado do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (CIDICA).

FEIRÃO EM GRAMADO

Já em Gramado, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e da FGTAS/SINE, estará promovendo a ação amanhã, quinta-feira (16), na Vila Olímpica, bairro Várzea Grande, das 9h às 16h. Para participar, os interessados devem comparecer ao local com currículo e documento com foto.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, André Castilhos, destaca a importância da iniciativa. “Essa é uma excelente oportunidade para quem busca colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Convidamos toda a comunidade para participar, levando seus documentos e aproveitando as vagas oferecidas”, ressalta. Abaixo os setores disponíveis para vagas:

– Turismo/Serviços: Hotelaria, Parques temáticos e gastronomia (camareira, auxiliar de cozinha, cozinheiro(a), garçom, recepcionista de hotel, mensageiro).

– Comércio: Atendimento ao público, promotor de vendas, vendedor(a).

– Outros Setores: Construção civil, farmácias e supermercados.


Gramado sedia etapa da maior liga de Pickleball da América Latina

GRAMADO – Gramado vai respirar pickleball! Nos dias 18 e 19 de outubro, sábado e domingo, o Gramado Tênis Clube será palco de uma das etapas da Liga Supremo, o maior torneio profissional de Pickleball da América Latina. A competição promete movimentar a cidade, reunindo atletas de destaque e apaixonados pelo esporte.

Com mais de 300 inscrições confirmadas, o evento deve atrair um público expressivo e transformar Gramado em um verdadeiro centro do pickleball no país. A Liga Supremo é reconhecida pela excelência na organização e pela qualidade da estrutura oferecida aos atletas e espectadores, promovendo uma experiência esportiva de alto nível. Além disso, a Liga tem como missão valorizar os jogadores, impulsionar o crescimento sustentável do esporte e ampliar oportunidades de patrocínio e visibilidade.

Entre os nomes confirmados estão João Linhares e Marcela Donatoni, considerados os dois melhores atletas de pickleball do Brasil, além de Patrícia Medrado, uma das maiores tenistas brasileiras da história, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1975.

Mas afinal, o que é o pickleball?

O pickleball é um esporte que combina elementos do tênis, badminton e tênis de mesa, sendo jogado com uma raquete sólida e uma bola perfurada semelhante. Pode ser praticado em duplas ou individualmente, em uma quadra menor que a de tênis, o que torna o jogo mais dinâmico e acessível a pessoas de todas as idades e níveis de habilidade.

Com ritmo ágil, regras simples e foco na socialização, o pickleball vem crescendo rapidamente no Brasil e no mundo, e Gramado é um dos exemplos desse avanço. A cidade conta atualmente com quadras públicas disponíveis junto ao Centro Municipal de Esportes, oferecendo acesso gratuito para a prática da modalidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado mantém aulas gratuitas de pickleball, incentivando a inclusão, o aprendizado e o fortalecimento da modalidade entre crianças, jovens e adultos.

O que se sabe sobre aeronave sobrevoando Canela

Coluna publicada no dia 15/10.

Tiago Manique

[email protected]

Desde ontem, segunda-feira (14), uma aeronave anda sobrevoando a cidade de Canela com voos rasantes, principalmente na região do Aeroporto. As manobras de simulação de pouso e arremetidas, fazem parte dos testes que a Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de homologar a pista e os sistema de luzes da pista, denominado de PAPI. Apesar da preocupação, este tipo de ação é realizado com segurança. Este modelo de manobras, faz parte do cronograma de obras do Aeroporto de Canela.

Por falar em aeroporto…

O Aeroporto de Canela está com nova gestão. Odone Bizz que estava no início do processo de obras e da administração da Infraero, não ocupa mais o cargo que está agora com Alessandra Vargas dos Santos, que assumiu a gestão do espaço. Conversei por mensagem rapidamente com a profissional, que revelou estar gostando muito de residir em Canela.

Dia do Professor: reflexão e desafios

O Dia do Professor, celebrado hoje, quarta-feira (15), é uma data que vai muito além de homenagens e flores. É um convite à reflexão sobre o papel desse profissional que, apesar de essencial, enfrenta diariamente uma realidade marcada por desafios, sobrecarga e, muitas vezes, falta de reconhecimento.

Além do conteúdo

Ser professor é muito mais do que transmitir conteúdo. É orientar, inspirar e despertar o desejo de aprender. No entanto, há uma linha clara — e frequentemente esquecida — entre ensinar e educar. Educar, no sentido de formar caráter, valores e comportamento, é um papel que deve começar em casa, com os pais e responsáveis. O professor pode, e deve, reforçar princípios como respeito e responsabilidade, mas não pode ser o único responsável pela formação moral das crianças e adolescentes.

Realidade

Infelizmente, a realidade em muitas escolas brasileiras mostra o contrário. Professores se veem, cotidianamente, assumindo funções que vão além de suas obrigações: acolhem, aconselham, orientam emocionalmente e, muitas vezes, substituem a presença e o cuidado que deveriam vir de casa. Fazem isso por empatia, vocação, amor à profissão — mas não por dever.

Exaustão e salas lotadas

Além disso, o cenário educacional é repleto de obstáculos. Salas de aula lotadas, carga horária exaustiva, múltiplas turmas e, não raro, o desrespeito de alguns alunos e até mesmo de pais. O professor precisa equilibrar paciência, firmeza e dedicação, enquanto luta para manter a qualidade do ensino e o próprio bem-estar.

Valorizar o professor é reconhecer que ele é um pilar da sociedade. É garantir condições dignas de trabalho, respeito, apoio pedagógico e emocional. É entender que sem professores, não há médicos, engenheiros, artistas, cientistas ou líderes.

Gramado realiza intercâmbio turístico em Bento Gonçalves

GRAMADO – Uma comitiva formada por empreendedores do interior de Gramado e lideranças de sociedades recreativas, acompanhada por representantes da Secretaria de Turismo, Secretaria da Agricultura e Emater, realizou na terça-feira (14), uma visita técnica a Bento Gonçalves. O objetivo da ação foi promover um intercâmbio de conhecimentos sobre o desenvolvimento territorial do turismo, com foco em associativismo e valorização das comunidades locais. O roteiro incluiu visitas aos Caminhos de Pedra, onde o grupo foi recepcionado por integrantes da Associação local, com destaque para Maristela Lerin, ex-presidente da entidade, e ao Vale dos Vinhedos, recepcionados pelo empresário Rogério Valduga, da Vinícola Torcello, ex-presidente e atual integrante da diretoria da Aprovale.

A atividade teve como propósito fortalecer a integração entre as comunidades do interior de Gramado e ampliar o conhecimento coletivo sobre modelos bem-sucedidos de organização comunitária e turística. “A visita técnica reforçou o propósito do projeto, que é inspirar, conectar e planejar o desenvolvimento territorial do interior de Gramado com base em boas práticas já consolidadas em outras regiões”, destacou o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci.

A visita faz parte de um projeto coordenado pela Secretaria de Turismo de Gramado, que vem sendo desenvolvido em etapas. Após a realização de entrevistas com moradores e lideranças do interior e a visita técnica, o próximo passo será a realização de um seminário de desenvolvimento territorial no dia 17 de novembro, na Sede do Sicredi. A partir dessas iniciativas, um grupo de trabalho, coordenado por uma consultoria especializada, será responsável pela elaboração coletiva de um plano de desenvolvimento territorial do turismo no interior de Gramado.

A experiência foi enriquecedora e despertou reflexões importantes para o futuro do turismo no interior de Gramado. Confira o que disseram alguns participantes da visita técnica: “A visita foi muito importante porque queremos nos espelhar no que já deu certo. A reestruturação das nossas sociedades já existentes, ou até mesmo novas associações, são possíveis com a união de todos”, afirmou Rúbia Masotti, da Vinícola Masotti. “Como é bom ir para uma região em que nossas raízes estão sendo muito bem preservadas. Uma visita que com certeza ficará para sempre na memória como um ponto inicial para implantarmos isso em nossa comunidade”, declarou Rafael Dalateia de Souza, do Clube Ipiranga Linha Nova.

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