Início Site Página 17

Vereadores Jovens tomam posse na Câmara de Gramado

GRAMADO – A Câmara Municipal encerrou a semana legislativa de 2026 com a diplomação e posse dos vereadores jovens da 7ª Legislatura da Casa do Povo. A cerimônia, realizada no final da semana passada, contou com a participação da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, familiares, servidores e autoridades municipais, marcando o início oficial de mais um ciclo do Parlamento Jovem no município.

Os 10 estudantes foram eleitos no dia 10 de abril e, desde então, já participavam ativamente das atividades da Câmara, por meio de cursos, encontros e treinamentos voltados à formação cidadã e ao funcionamento do Poder Legislativo. A preparação tem como objetivo aproximar os jovens da política, da democracia e da construção de políticas públicas para a comunidade.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Fábio Schmatz, a nova turma demonstra comprometimento e vontade de contribuir com a cidade. “São jovens participativos, interessados em aprender e em representar suas comunidades com responsabilidade. Hoje nasce uma nova geração de líderes que chega à Câmara com ideias, empatia e desejo de transformação”, destacou.

ELEIÇÃO

Durante a sessão também foi realizada a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem para o ano legislativo de 2026. Duas chapas concorreram ao pleito. A Chapa A foi composta por Lizziê Raudenberg (presidente), Rafael Pires (vice-presidente), Maria Clara Hencke (primeira secretária) e Asafe Parodes (segundo secretário). Já a Chapa B contou com Samuel Elias (presidente), Diego Martinez (vice-presidente), Melissa Berti (primeira secretária) e Emerson Lima (segundo secretário).

A votação terminou empatada, com cinco votos para cada chapa. Conforme determina o Regimento Interno dos Vereadores Jovens, aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Gramado, o critério de desempate considera a idade do candidato à presidência da chapa. Com isso, a Chapa A foi declarada vencedora, elegendo Lizziê Raudenberg como presidente da Legislatura Jovem 2026.

Em seu pronunciamento, Lizziê agradeceu a confiança dos colegas e destacou que a gestão será pautada pelo diálogo, pela escuta e pela união entre os parlamentares jovens. “Recebo essa missão com muita gratidão e responsabilidade. Queremos construir um mandato participativo, levando propostas importantes para as nossas comunidades e mostrando que a juventude também pode contribuir com o futuro de Gramado”, afirmou.

Estradas da região passarão por obras da EGR

REGIÃO – A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) anunciou os trabalhos que estará realizando nesta semana em diversas rodovias no estado, entre elas, nas que passam pela região que são as ERS-115 e 235. As intervenções iniciam nesta segunda-feira (18), com previsão de término na sexta (22).

As ações são de execução de serviços de manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação, proporcionando mais segurança e melhores condições de trafegabilidade aos usuários.

Durante a realização das obras, a EGR orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelos trechos em intervenção, respeitando os limites de velocidade e a sinalização implantada nos locais. A execução dos serviços poderá exigir bloqueios parciais de pista, ocasionando retenções temporárias, especialmente nos períodos de maior fluxo de veículos.

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, as intervenções integram o cronograma permanente de melhorias nas rodovias administradas pela empresa. “A qualificação contínua das estradas contribui diretamente para a redução de acidentes, oferecendo mais segurança, conforto e eficiência para motoristas e usuários. Além disso, fortalece a logística e impulsiona setores fundamentais para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, destaca.

A EGR reforça o pedido para que os usuários dirijam com cautela nos segmentos em obras, observando as orientações das equipes e respeitando a sinalização temporária. A presença de trabalhadores e máquinas na pista pode provocar estreitamentos, bloqueios parciais e lentidão em determinados trechos e horários de maior movimentação.

CONFIRA AS FRENTES DE TRABALHO:

ERS-235 – Km 11, 12, 22 e 23 – Em Nova Petrópolis e em Gramado

CONSERVAÇÃO (ROÇADA, TAPA-BURACO, LIMPEZA, DRENAGEM E PODA):

ERS-115 – Km 28 ao 40 – Entre Igrejinha e Gramado

ERS-235 – Km 8 ao 26 – Em Gramado

PINTURA E SINALIZAÇÃO:

ERS-235 – Km 35 ao 41 – Em Canela

FOTOS: Polícia Civil de Canela cumpre buscas contra crimes cibernéticos em Florianópolis

REGIÃO – A Polícia Civil (PC) de Canela cumpriu nesta segunda-feira (18), mandado de busca e apreensão na cidade de Florianópolis (SC), que apura graves crimes praticados por meio da internet contra uma moradora de Canela.

Segundo informou a PC, a investigação apura a prática, em tese, dos crimes de ameaça, difamação, perseguição (stalking), invasão de dispositivo informático, além de condutas inseridas no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo como investigado um homem residente em Florianópolis.

Segundo apurado até o momento, a vítima passou a sofrer ameaças de morte, intimidações e tentativas de exposição indevida de seus dados pessoais na internet, após manter contato virtual com o investigado por meio da plataforma Discord.

Há indícios de que o suspeito tenha obtido ilegalmente informações pessoais da vítima mediante técnicas de invasão cibernética, utilizando-se de conhecimentos avançados na área de informática para intimidá-la e constrangê-la.

O cumprimento da medida judicial foi realizado pela Polícia Civil de Santa Catarina, a partir de intercâmbio de informações e do encaminhamento do mandado expedido pela Comarca de Canela.

Durante as diligências, foram apreendidos computadores, aparelhos eletrônicos, telefones celulares e documentos, materiais que serão agora submetidos à análise técnica e pericial pela Delegacia de Polícia de Canela, visando ao aprofundamento das investigações e à adequada responsabilização criminal do investigado.

Conforme levantado pela investigação, o suspeito já possui histórico e antecedentes relacionados a fatos semelhantes, inclusive envolvendo práticas ilícitas no ambiente virtual.

O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, destacou a complexidade do trabalho investigativo. “Trata-se de uma investigação bastante complexa, que demandou o emprego de técnicas modernas de investigação criminal, especialmente no campo da inteligência cibernética e da quebra de sigilos digitais. A atuação integrada entre as polícias civis foi fundamental para identificar o investigado e reunir elementos probatórios que permitiram o cumprimento da medida judicial. Agora, com a apreensão dos dispositivos eletrônicos, aprofundaremos a análise técnica para buscar a completa elucidação dos fatos e a responsabilização do autor”, explicou.

As informações saõ da Polícia Civil de Canela.

Foto: Polícia Civil de Canela/Divulgação – Documentos revelados pela Polícia Civil

FOTOS: O projeto que está mudando a vida de pessoas com mais de 50 anos

CANELA – A Associação dos Moradores do Bairro Leodoro de Azevedo, se transformou em um espaço de acolhimento, amizade e promoção da saúde para a comunidade com o Projeto Florescer 50+. A iniciativa, que começou oficialmente na semana passada, nasceu a partir dos grupos de atividade física desenvolvidos desde fevereiro de 2025 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

Coordenado pelo professor de educação física Alexandre Lazzarotto, o projeto busca combater a solidão, estimular a convivência e promover saúde mental e bem-estar para pessoas acima dos 50 anos. Segundo Alexandre, a proposta surgiu após perceber que muitos moradores passavam grande parte do tempo sozinhos em casa.

“Percebemos muitos usuários isolados, com excesso de tempo de tela [celular] e pouca convivência social. Então surgiu a ideia de criar um espaço de integração, amizade e acolhimento”, explicou.

Atualmente, o grupo de exercícios físicos já conta com 102 participantes divididos em dois horários na Escola João Alfredo. Agora, o Florescer 50+ amplia esse trabalho com rodas de chimarrão, atividades manuais, jogos de cartas, conversas e troca de experiências. “O objetivo é aproximar as pessoas, favorecer as relações interpessoais e combater um dos grandes problemas da atualidade, que é a solidão”, destacou Alexandre.

O projeto é aberto para toda a comunidade de Canela, sem necessidade de inscrição prévia e sem custos.

Foto: Divulgação – Coordenadores do Projeto Florescer 50+

Saúde além do físico

A agente comunitária de Saúde Janaína dos Santos contou que a iniciativa surgiu a partir da realidade observada nas visitas domiciliares. “A gente vê muito idoso sozinho em casa. Então pensamos em criar algo que ajudasse essas pessoas a saírem, conviverem e ocuparem a mente”, afirmou.

Ela destaca que o grupo ainda está crescendo, mas já demonstra resultados positivos. “Esperamos que o número de participantes dobre. Quem vem gosta das atividades e acaba convidando outras pessoas”, comentou.

Foto: Divulgação – Agente de Saúde Janaína dos Santos falou do engajamento dos participantes

Novas amizades e autoestima

Entre as participantes está Maria Adelina Rossi, moradora do bairro Leodoro de Azevedo. Além de participar das atividades físicas, ela passou a ensinar crochê no grupo. “Nunca tinha ensinado ninguém. Estou ensinando pela primeira vez e as alunas estão aprendendo”, contou. Ela produz peças como gorros de bebê que são destinados para doações.

Foto: Divulgação – Dona Maria está orientando com práticas de crochê

Outro depoimento emocionante foi o da professora aposentada Amália Beatriz Castilhos dos Santos, moradora do bairro Maggi. “Depois da aposentadoria vem aquela preocupação: o que fazer? Aqui encontramos amizade, socialização e autoestima. Isso faz bem para a mente e para a alma”, relatou. Amália também participa das oficinas de costura e tricô.

Foto: Divulgação – Amália Beatriz destacou o bem estar para saúde e mente

Projeto ajuda no combate à depressão

Um dos grandes exemplos de impacto positivo do projeto também aparece nos relatos de participantes que enfrentavam problemas emocionais graves, contados pelos próprios usuários. Um destes é o morador do Leodoro de Azevedo, Flávio Vili Thomas que contou que chegou ao grupo enfrentando depressão profunda.

“Para mim foi uma salvação. Eu tinha medo até de sair de casa. Aqui encontrei união, amizade e apoio”, disse. Segundo ele, a convivência diária fez diferença na recuperação. “Melhorou 100%. Indico para qualquer pessoa que esteja precisando”, afirmou.

Foto: Divulgação – Flávio superou uma depressão profunda

Uma das mais aguardadas para chegar na tarde de quarta-feira (13), ao projeto foi Já Rosana Rossi. Considerada a melhor jogadora de canastra do grupo, ela leva as cartas e ao chegar no local, as parcerias do carteado já estavam esperando ansiosamente. Entre uma jogada e contagem das cartas, ela conversou com a reportagem do Jornal Integração e definiu o projeto como sinônimo de vida. “Isso aqui é saúde. Essa convivência me tirou praticamente de tudo que eu tinha de ruim. Hoje durmo melhor e me sinto muito bem”, destacou.

Foto: Divulgação – Rosana Rossi destacou a convivência e saúde com o projeto

Prevenção e promoção da saúde

Além da integração social, Alexandre ressalta que o trabalho já apresenta reflexos importantes na saúde dos participantes.

“Nós diminuímos em cerca de 89% a procura por atendimentos relacionados ao sedentarismo e à solidão entre os participantes mais antigos do grupo”, revelou.

O professor explica que a proposta trabalha a saúde de forma integral. “O exercício físico faz parte do projeto, mas o Florescer complementa isso trabalhando o lado biopsicossocial das pessoas”, afirmou.

Como participar

O Projeto Florescer 50+ acontece nas quartas e sextas-feiras, a partir das 14h, na Associação dos Moradores do Bairro Leodoro de Azevedo. Não é necessário realizar inscrição prévia e a participação é gratuita.

Já os grupos de atividade física funcionam na Escola João Alfredo, mediante avaliação realizada na UBS do bairro Leodoro de Azevedo. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Saúde, da Escola João Alfredo e da Associação de Moradores do Bairro Leodoro de Azevedo.

Canela vive a expectativa da convocação de Ibañez para a Copa

CANELA – A cidade pode ter um represente na Copa do Mundo. E com grande tendência de isso ocorrer. O zagueiro canelense Róger Ibañez, atualmente no Al-Ahli, está na pré-lista divulgada pelo técnico da Seleção Brasileira Carlos Ancelotti. Ao total foram 55 jogadores. Hoje, segunda-feira (18), será o anúncio dos jogadores que irão para o Mundial que será realizado no Estados Unidos, México e Canadá.

O que a reportagem do Jornal Integração pôde acompanhar em comentaristas e repórteres que acompanham a Seleção Brasileira, que existe uma tendência muito boa para que Ibañez seja convocado.

Além de zagueiro e estar seguido nas convocações de Ancelotti, também pode eventualmente atuar de lateral esquerdo, foi o que ocorreu no último amistoso diante da Croácia e jogando como titular. Em uma Copa, é normal treinadores levarem atletas que fazem mais de uma função, pois têm lesões, cartões e alternância tática.

Inicia nesta segunda-feira programação do Dia de Luta Antimanicomial e Enfrentamento à Violência Sexual

CANELA – Nesta segunda-feira (18), é marcado por duas datas: o Dia de Luta Antimanicomial e o Dia de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Para destacar os dois assuntos e chamar a atenção da comunidade para essas questões, Canela prepara uma programação especial que segue até sexta-feira (22), envolvendo seminário temático, caminhada e oficinas nas escolas. O tema abordado no evento, em 2026, será “Liberdade se constrói com cuidado: nenhuma infância deve ser silenciada, nenhum sofrimento deve ser aprisionado”.

Na manhã de segunda-feira (18), a rede intersetorial de educação, saúde e assistência de Canela, que atende o público infanto-juvenil, se reunirá no auditório da Universidade de Caxias do Sul – Campus Hortênsias, para discutir o atendimento especializado em saúde mental para esse público. Além da apresentação de dados sobre o serviço no município, também participam do evento profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de Novo Hamburgo, referência na área em todo o Rio Grande do Sul.

À tarde, toda a comunidade canelense, órgãos públicos e entidades envolvidas com crianças e adolescentes e com a saúde mental são convidados a participar da caminhada de conscientização contra o abuso e à exploração sexual dos menores de idade. A atividade partirá da frente da Catedral de Pedra e percorrerá o centro da cidade, finalizando na Praça João Corrêa.

Ainda, à noite, o Conselho Tutelar de Canela irá representar a rede intersetorial durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, utilizando a Tribuna do Povo para falar ao público sobre a importância da proteção integral às crianças e adolescentes.

Até o dia 22 (sexta-feira), as escolas locais também irão receber oficinas sobre saúde mental, promovidas pelos psicólogos da rede municipal e direcionadas aos estudantes. Mais instituições podem ingressar no cronograma de atividades, além das escolas Severino Travi, Bertholdo Oppitz, João Alfredo Corrêa Pinto, Barão do Rio Branco, Santa Terezinha, Ernesto Dorneles, Noeli de Azevedo, Dante Bertoluci e Cônego João Marchesi que já estão inscritas para sediar as aulas.

A programação da semana alusiva ao Dia de Luta Antimanicomial e de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil é promovida pela Prefeitura de Canela, por meio das secretarias de Saúde, de Educação, Esporte e Lazer e de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, com o apoio dos demais órgãos que integram a rede de proteção local.

Confira a programação completa abaixo:

Segunda-feira (18)

8h30 às 11h  Seminário sobre Atenção Especializada em Saúde Mental Infanto-juvenil
Local: Auditório da UCS Campus Hortênsias

Palestras:

“Desafios e perspectivas na saúde mental de crianças e adolescentes em Canela”, com o secretário municipal de Saúde, Jean Spall.

“Atenção Psicossocial Infanto-juvenil: Boas Práticas em Saúde Mental – Apresentação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de Novo Hamburgo”, com o enfermeiro e especialista em Educação e Saúde Mental Coletiva, Isaquiel Macedo da Rosa, e o psicólogo e mestre em Psicologia, Glauce Janaina Viana.

14h – Caminhada de conscientização pelo enfrentamento à exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, com o tema “Liberdade se constrói com cuidado: nenhuma infância deve ser silenciada, nenhum sofrimento deve ser aprisionado”.
Concentração: Catedral de Pedra – percurso passará pela Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Foro da Comarca de Canela e seguirá até a Praça João Corrêa, onde encerra.
*Participação das Bandas das Meninas das Escolas Municipais Bertholdo Opptiz e Dante Bertoluci, da Rede de Proteção e comunidade.

19h – Fala do Conselho Tutelar durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na Tribuna do Povo, sobre “A proteção integral de crianças e adolescentes, compromisso de todos”.

19 a 22 (Terça a sexta-feira)

Oficinas  sobre saúde mental nas escolas de Canela com psicólogos da rede intersetorial municipal de saúde e educação
Tema: “Faça Bonito”, campanha nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.  
Escolas participantes: Severino Travi, Bertholdo Oppitz, João Alfredo Corrêa Pinto, Barão do Rio Branco, Santa Terezinha, Ernesto Dorneles, Noeli de Azevedo, Dante Bertoluci e Cônego João Marchesi. Mais escolas podem ser incluídas no cronograma de atividades.

O protagonismo do Gramadense

Não existe milagre ou um mecenas que abraçou o Centro Esportivo Gramadense (CEG). Para almejar onde chegou até o momento, foi necessário dar diversos passos para trás, desistir do então futebol amador e buscar trabalhar com crianças e adolescentes em escolinhas e projetos sociais. Lá em 2008, o clube decidiu por dar uma guinada diferente em sua atuação e deu certo. Trabalho médio e longo prazo é preciso ter paciência, claro, que em um clube em formação fica mais tranquilo do que se fosse por exemplo em um dos clubes de Bagé ou Pelotas. Mas era necessário para o Gramadense sobreviver e ter um clube sustentável.

A venda da área do Estádio dos Pinheirais ajudou e muito neste processo, a construção da Arena em fase final em andamento, mas a essência está na base. Tudo isso para mostrar essa imagem, que personifica o trabalho sério e de credibilidade do Gramadense. Nesta semana, o clube esteve participando de um encontro em Porto Alegre de um evento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) que esteve presente o presidente da CBF Samir Xaud, na foto, com Lucas Roldo diretor de Futebol do Gramadense e o presidente da FGF, Luciano Hocsmann, ambos receberam uma camisa do clube.

Lucas fenômeno

Lucas Roldo é discreto, seu jeito é assim. Mas quem observa esse crescimento do Gramadense, sabe que tem o seu DNA. Claro que sozinho não conseguiria fazer, mas tudo que ocorre no clube passa por suas mãos. Tanto que o presidente Sandro Bazzan o confia cegamente. Comparar com o futebol de grandes clubes é uma espécie de Fábio Koff (Grêmio), Fernando Carvalho (Inter) e Mário Celso Petraglia (Athletico Paranaense).

Canela na Copa

A cidade de Canela pode ter um represente na Copa do Mundo. E com grande tendência de isso ocorrer. O zagueiro canelense Róger Ibañez, atualmente no Al-Ahli, está na pré-lista divulgada nesta semana pelo técnico da Seleção Brasileira Carlos Ancelotti. Ao total foram 55 jogadores. Na segunda-feira (18), será o anúncio dos jogadores que irão para o Mundial que será realizado no Estados Unidos, México e Canadá.

Tendência

O que a reportagem pôde acompanhar em comentaristas e repórteres que acompanham a Seleção Brasileira, que existe uma tendência muito boa para que Ibañez seja convocado. O além de zagueiro e estar seguido nas convocações de Ancelotti, também pode eventualmente atuar de lateral esquerdo, foi o que ocorreu no último amistoso diante da Croácia e jogando como titular. Em uma Copa, é normal treinadores levarem atletas que fazem mais de uma função. Até porquê tem lesões, cartões e alternância tática.

Preconceito

O Juventude venceu e eliminou o São Paulo pela Copa do Brasil. Jogando na noite de quarta-feira (14), no estádio Alfredo Jaconi, o alviverde venceu por 3 a 1, com gol no final marcado pelo Mandaca. A ironia que Roger Machado, foi demitido logo após a partida. Também curioso, quando treinava o Inter, teve o trabalho encerrado, após um Grenal. Todos sabem que Roger tem ou tinha uma identificação com o Grêmio. Mas o fato que chama a atenção não é dentro de campo. Uma parte considerável, seja de alguns torcedores e mídia que a crítica em Roger não são por escolhas no campo, mas assim por ele ser negro e ocupar um local de destaque e por sua preferência política.

Um novo turismo

Vai uma sugestão aqui para melhorar cada vez mais o turismo de Canela. Para quem transita no entorno do Parque do Lago é visível o número de van, kombis e motorhome. Os visitantes são de diversos estados e países. Muitos ficam um bom período por aqui. O que pode ser feito é buscar trazer eventos e colocar como Destino Turístico deste modelo de negócios. Aproveitar quem sabe, estruturar alguma parte do Parque para receber este novo púbico. Principalmente os banheiros. Disponibilizar um local aprazível e com local para banho, por exemplo.

Homem é preso com crack, cocaína e maconha; prontos para venda

CANELA – A Brigada Militar (BM) prendeu no final da tarde de sexta-feira (15) um homem, de 33 anos, que, segundo BM, possui diversos antecedentes por tráfico de drogas, no bairro Santa Marta, com 20 pedras de crack, 10 buchas de cocaína e 459 gramas de maconha, separadas em sete partes, provavelmente pronta para a comercialização.

Durante patrulhamento no bairro, os policiais militares abordaram o veículo onde estava o suspeito e durante a revista veicular foi encontrado dinheiro a expressiva quantia de drogas variadas e duas balanças de precisão.

O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao sistema prisional.

As informações são da Brigada Militar.

FOTOS: Anunciado investimento para a “Rua da Citral”

CANELA – O prefeito Gilberto Cezar, anunciou recentemente a requalificação da rua Adolfo Seibt, bairro São José, também chamada da “Rua da Citral”, local onde fica a sede da empresa de transportes. Conforme explicou, a via é de fundamental importância para desafogar o trânsito na chegada ao município. No projeto de revitalização, a Prefeitura prevê o investimento aproximado de R$ 2,7 milhões, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), cujo contrato já foi firmado junto à Caixa Federal.

No anúncio, o prefeito lembrou que a Adolfo Seibt é considerada uma das ruas com maior dificuldade de tráfego de veículos e sobre a qual há muitos anos se fala da necessidade de melhorias no local. “A boa notícia é que conseguimos concluir o projeto de requalificação e estamos encaminhando para licitar a obra o mais breve possível”, garantiu Gilberto Cezar.

Foto: Júlio Dias/Divulgação – Prefeito Gilberto Cezar fez o anúncio confirmando a realização da obra

O chefe do Executivo canelense destacou também alguns pontos importantes e que vão garantir a qualidade da entrega final: “A base será feita com 50cm de rachão e mais 20cm de brita, para que a pista tenha estrutura suficiente para receber o asfalto e se manter íntegra com o fluxo do trânsito”, detalhou.

A rua Adolfo Seibt é uma importante via de ligação da Rodovia Don Luiz Guanella – um dos acessos principais à Canela – com os bairros São José e Santa Marta, e colabora para desafogar o trânsito sendo uma via alternativa.

De acordo com o setor de Projetos da Prefeitura, as melhorias envolvem a drenagem da via, a preparação da base para receber o pavimento e a pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além da sinalização viária ao final da obra.

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO – O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além da farta gastronomia nos restaurantes, biers, fornos e feira da agricultura familiar, a programação artística conta com agenda intensa até domingo (17). Destaque para o Desfile de Carretas pela avenida Borges de Medeiros no sábado, às 15h, e para as finais dos Jogos Rurais, que define seus campeões no domingo.

Nesta sexta-feira (15), a partir das 13h, o Palco Principal recebe o Baile da Melhor Idade, com animação da Banda Novo Brilho. Depois, às 16h, quem anima a festa é Tiago Wagner e Grupo. Para fechar a noite, às 19h30, a animação fica por conta da Banda Show Brasil.

No sábado (16), a Feira Colonial do Hortifruti movimenta o complexo de eventos a partir das 7h. No Palco Principal, as atrações começam às 11h, com o Grupo Ilha de Encanto Açores, de Viamão. Depois, às 12h, quem anima a festa é o cantor Rick Hempe e, às 15h, quem sobe ao palco é Juliano Bolfe. Para fechar a programação, o Musical Quantum sobe ao palco a partir das 18h.

Outra grande atração de sábado é o tradicional Desfile de Carretas pela avenida Borges de Medeiros. Com concentração às 14h, no Expogramado, as carretas puxadas por bois passam em frente ao Palácio dos Festivais a partir das 15h. Representantes das etnias portuguesa, alemã e italiana desfilam seu orgulho e mostram suas origens na principal avenida de Gramado.

Já no último dia de festa, a emoção maior fica por conta das finais dos Jogos Rurais. Com mais de 750 competidores inscritos, os campeões da Bocha, do 66, da Canastra e do 3 Setes serão conhecidos no domingo (17). No Palco Principal, o Grupo Artístico Juvenil do CTG Manotaço faz apresentação às 11h e a Banda Castelú’s faz toca a partir das 13h. Depois, às 17h, o show fica por conta de Thiago, Dionathan e Banda e, fechando a festa, a Super Banda Real toca a partir das 19h.

Com entrada e estacionamento gratuitos, a 35ª Festa da Colônia ocorre diariamente, das 10h às 22h.

FINAIS JOGOS RURAIS

Bocha feminina

Domingo, a partir das 13h, semifinal e depois final

Bocha masculina

Sábado, às 9h, jogos da segunda fase

Sábado, às 14h, jogos da terceira fase

Domingo, às 9h30, semifinal e depois final

Jogo de 66

Sábado, às 10h, quarta fase

Domingo, às 14h, semifinal e depois final

Canastra

Sábado, às 14h, quarta fase

Domingo, às 14h, semifinal e final

3 Setes

Sábado, às 15h30, terceira fase

Domingo, às 14h, semifinal e depois final

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação – Uma das principais atrações será as finais dos Jogos Rurais