Início Site Página 16

A posição de Gramado e Canela em qualidade de vida no RS e Brasil

REGIÃO – Um ranking divulgado na quarta-feira (20) pelo Instituto Imazon, em parceria com outras organizações, apontou os municípios brasileiros com melhor qualidade de vida em 2026. O levantamento utiliza o Índice de Progresso Social (IPS Brasil), que avaliou os 5.570 municípios do país com base em 57 indicadores sociais e ambientais. A nota média do Brasil ficou em 63,40 e Rio Grande do Sul, em 59,37.

Entre os destaques da Serra Gaúcha, Gramado aparece como o município da região melhor posicionado no ranking nacional, ocupando a 367ª colocação no Brasil, com nota 66,85. Já no estado, entre os 497 municípios, Gramado está na 34ª colocação.

Logo atrás surge Nova Petrópolis, na 649ª posição nacional, com índice 65,69. O ranking estadual, a cidade conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, está em 66ª. Já Canela ficou na 1.404ª colocação brasileira, registrando nota 63,59. No Rio Grande do Sul, a posição ficou em 171º.

Enquanto isso, São Francisco de Paula aparece na 3.117ª posição do país, com índice 59,82. Já em nível estadual, São Chico contabiliza a posição de número 364º.

O IPS Brasil mede a qualidade de vida da população considerando indicadores ligados à saúde, saneamento básico, moradia, segurança, educação, acesso à internet, qualidade ambiental, direitos individuais e inclusão social. Os dados utilizados são provenientes de bases públicas como IBGE, DataSUS, Inep e MapBiomas.

Conforme o levantamento, municípios com melhor desempenho costumam apresentar maior equilíbrio entre desenvolvimento econômico, acesso a serviços essenciais e preservação ambiental.

Pontuações das capitais no IPS Brasil 2026

Curitiba (PR) — 71,29

Brasília (DF) — 70,73

São Paulo (SP) — 70,64

Campo Grande (MS) — 69,77

Belo Horizonte (MG) — 69,66

Goiânia (GO) — 69,47

Palmas (TO) — 68,91

Florianópolis (SC) — 68,73

João Pessoa (PB) — 67,73

Cuiabá (MT) — 67,22

Rio de Janeiro (RJ) — 67,00

Porto Alegre (RS) — 66,94

Natal (RN) — 66,82

Aracaju (SE) — 66,35

Vitória (ES) — 66,02

Teresina (PI) — 66,02

São Luís (MA) — 65,64

Fortaleza (CE) — 65,15

Boa Vista (RR) — 64,49

Manaus (AM) — 63,91

Belém (PA) — 63,90

Rio Branco (AC) — 63,44

Recife (PE) — 63,22

Salvador (BA) — 62,18

Maceió (AL) — 61,96

Macapá (AP) — 59,65

Porto Velho (RO) — 58,59

Aprovada lei para empresas adotarem espaços públicos

GRAMADO – A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou, na sessão de segunda-feira (18), uma nova lei que cria a política municipal de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada, permitindo que empresas invistam em espaços e eventos públicos em troca de visibilidade institucional e até da associação de suas marcas a locais públicos, no modelo conhecido como naming rights (Direito de nomeação; Cessão do direito de nome; Direito de uso de marca em espaço público)

Na prática, a legislação autoriza que parques, praças, ginásios, teatros, centros culturais, eventos e outros espaços públicos possam receber investimentos privados para obras, revitalização, manutenção e modernização. Em troca, as empresas poderão ter suas marcas vinculadas aos espaços, sem alterar o nome oficial do patrimônio público.

A lei deixa claro que o modelo não se trata de privatização, concessão ou PPP, mantendo todos os bens sob controle e propriedade do Município.

Entre os princípios previstos estão a transparência, preservação do patrimônio histórico e urbanístico, eficiência e garantia do interesse público. Também há regras rígidas sobre publicidade visual, proibindo poluição visual e exigindo aprovação prévia da Prefeitura.

Os contratos poderão ter duração de até 20 anos, proporcionalmente ao investimento realizado. Projetos acima de R$ 4 milhões são classificados como de grande vulto.

A legislação ainda estabelece restrições para empresas ligadas a cigarros, armas e bebidas alcoólicas — salvo produtores artesanais locais ligados à tradição gramadense — além de vetar parceiros envolvidos em corrupção, crimes ambientais ou irregularidades fiscais.

Os recursos arrecadados deverão ser aplicados preferencialmente no próprio espaço beneficiado ou em fundos de manutenção e melhoria de bens públicos municipais.

Exemplo hipotético: a Prefeitura elabora um projeto de reforma do Expogramado, no valor de R$ 4 milhões. A partir disso, realiza um chamamento público para empresas interessadas em investir no espaço, oferecendo como contrapartida a possibilidade de inclusão da marca no nome do local. Assim, o espaço poderia, por exemplo, passar a se chamar “Centro de Feiras e Eventos Expogramado Visa”.

O contrato de parceria poderá prever a instalação de um totem ou placa institucional que, além da marca do parceiro, contenha informações de interesse público, como a história do bem público ou da própria empresa parceira.

Parceria entre Prefeitura e Flybis projeta futuro da mobilidade aérea em Gramado

GRAMADO – A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, assinou nesta quarta-feira (20) um protocolo de intenções com a Flybis Mobilidade Aérea para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana no município. O ato marca o início de uma cooperação técnica para avaliar a viabilidade e o planejamento de um vertiporto público — infraestrutura necessária para o pouso e decolagem de aeronaves elétricas (eVTOLs).

O projeto foca na inovação logística com baixo impacto ambiental, tendo como prioridade avaliar a viabilidade de vertiportos no município. A parceria visa antecipar a escolha estratégica do local para a instalação dessa infraestrutura, garantindo a preparação técnica necessária.

Representando a Flybis, o COO (Diretor de Operações) Carlos A. Bertotto contextualizou o impacto da tecnologia. “A Flybis é uma operadora de aeronaves elétricas aqui no Sul e nossa incumbência é criar esse ecossistema através de parcerias como esta. O eVTOL é a terceira revolução da aviação: a primeira foi o 14-Bis, a segunda foi o motor a jato e agora vivemos a era da aviação elétrica”, explicou Felipe.

Para o secretário de Inovação, André Castilhos, a iniciativa coloca o município em uma posição de destaque tecnológico. “Estamos abertos para estudar o que está acontecendo de mais moderno em mobilidade urbana e aérea. Mais uma vez, Gramado está na vanguarda, mas fazemos questão de que todo esse processo seja conduzido com muita responsabilidade e critérios técnicos”, pontuou o secretário.

O vice-prefeito Luia Barbacovi, destacou a importância de manter o padrão de excelência da cidade. “Gramado quer manter o elevado nível de qualidade em qualquer serviço que for oferecer e, para isso, a cidade acompanha de perto as inovações mundiais”, afirmou Luia.

O evento também contou com a presença do CLO da Flybis, Felipe De Lavra Pinto Moraes, além dos secretários de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, e de Planejamento, Rafael Bazzan. O ato ocorreu no V. Habitat, espaço que passa a sediar uma sala do Gramado Futuro Lab, braço da Secretaria de Inovação para projetos de incubação e tecnologia, com inauguração oficial prevista para breve.

Hard Rock Hotel Gramado lança pedra fundamental e projeta novo marco para o turismo da Serra Gaúcha

GRAMADO – Gramado deu mais um passo rumo à ampliação do seu protagonismo no turismo nacional e internacional com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Residence Club at the Hard Rock Hotel Gramado.

O evento marcou oficialmente o avanço de um empreendimento que promete unir entretenimento, hospitalidade e experiências inspiradas no universo da música, consolidando a chegada do primeiro hotel da marca Hard Rock no Brasil. O projeto prevê 858 unidades até 2028, sendo 431 entregues na primeira etapa. 

Com temática musical presente em todos os detalhes, o empreendimento foi concebido para oferecer experiências imersivas aos visitantes. Cada área terá uma identidade própria, com ambientações e trilhas sonoras específicas, criando diferentes atmosferas dentro do complexo. Outro destaque será a presença de cerca de 40 peças de memorabilia — itens históricos ligados a artistas e à cultura musical, característica marcante da rede Hard Rock em todo o mundo.

Segundo representantes do projeto, o empreendimento segue rigorosamente padrões internacionais homologados pela matriz norte-americana da rede Hard Rock. O complexo é considerado atualmente um dos maiores cases de multipropriedade do país, segmento que vem registrando forte expansão no turismo brasileiro.

Além das unidades de hospedagem, a estrutura contará já na primeira fase com um centro de eventos para aproximadamente mil pessoas. O espaço reforça a vocação de Gramado para o turismo corporativo e de eventos, ampliando a capacidade da cidade para receber encontros, convenções e experiências de grande porte.

Outra característica estratégica é a associação com a RCI, considerada uma das maiores intercambiadoras de férias do mundo, oferecendo acesso a cerca de 4.200 opções de destinos globais aos associados. 

Durante a cerimônia, o CEO da Mundo Planalto, José Roberto Nunes, destacou a trajetória até a concretização do projeto. “Há 14 anos, esse terreno era apenas um sonho. Hoje vemos algo concreto acontecendo. A obra está dentro do cronograma e, em aproximadamente dois anos, teremos esse projeto ganhando forma”, afirmou.

O executivo também ressaltou a parceria com a empresa Proaço, responsável pela estrutura industrializada do empreendimento, fator apontado como decisivo para garantir agilidade e previsibilidade na execução. A primeira fase deverá ser construída em menos de 18 meses. 

Representando a operação internacional, John Reese reforçou a conexão entre a marca e a cidade. “Gramado possui um encanto único. Existe uma força muito grande nesse destino e uma capacidade enorme de representar o Brasil dentro da rede Hard Rock”, destacou.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, também ressaltou o impacto regional esperado com a chegada do empreendimento. “Esse empreendimento fará com que Gramado atraia ainda mais turistas internacionais, e isso é muito importante. Nossa cidade já é reconhecida pela qualidade, e este projeto será fundamental não apenas para Gramado, mas para toda a região, contribuindo para melhorar nossa qualidade de vida”, afirmou.

Com arquitetura inspirada na identidade da Serra Gaúcha, áreas de lazer, restaurantes, spa e espaços voltados ao entretenimento, o empreendimento reforça a tendência de Gramado em atrair investimentos de grande porte e amplia a expectativa sobre uma nova fase do turismo regional.

O posicionamento em qualidade de vida das cidades da região

REGIÃO – Um ranking divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Instituto Imazon, em parceria com outras organizações, apontou os municípios brasileiros com melhor qualidade de vida em 2026. O levantamento utiliza o Índice de Progresso Social (IPS Brasil), que avaliou os 5.570 municípios do país com base em 57 indicadores sociais e ambientais.

Entre os destaques da Serra Gaúcha, Gramado aparece como o município da região melhor posicionado no ranking nacional, ocupando a 367ª colocação no Brasil, com nota 66,85. Logo atrás surge Nova Petrópolis, na 649ª posição nacional, com índice 65,69.

Já Canela ficou na 1.404ª colocação brasileira, registrando nota 63,59. Enquanto isso, São Francisco de Paula aparece na 3.117ª posição do país, com índice 59,82.

O IPS Brasil mede a qualidade de vida da população considerando indicadores ligados à saúde, saneamento básico, moradia, segurança, educação, acesso à internet, qualidade ambiental, direitos individuais e inclusão social. Os dados utilizados são provenientes de bases públicas como IBGE, DataSUS, Inep e MapBiomas.

Conforme o levantamento, municípios com melhor desempenho costumam apresentar maior equilíbrio entre desenvolvimento econômico, acesso a serviços essenciais e preservação ambiental.

Até o momento, o portal do IPS Brasil segue atualizando os scorecards individuais dos municípios, e os posicionamentos completos no ranking do Rio Grande do Sul ainda estão sendo disponibilizados gradualmente.

O levantamento completo pode ser consultado no portal oficial do IPS Brasil. IPS Brasil

Canela passa a oferecer cadastro online para castração gratuita

CANELA – A Prefeitura disponibilizou uma nova forma de cadastro dos animais para castração gratuita, a inscrição agora pode ser feita no Portal de Serviços Online do Município, de forma simples e acessível, bastando que o tutor informe alguns dados pessoais e de contato, nome e detalhes do animal, anexe uma foto do cão ou gato, documento de identidade e comprovante de residência.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, que gerencia o sistema, a plataforma evita a necessidade de deslocamento para acessar o serviço.

Para realizar o cadastro do animal, o tutor deve acessar o site da Prefeitura, clicar na aba “Portal de Serviços Online” e depois em “Cadastro de Animal”. A partir disso, o responsável deverá inserir seu CPF e clicar em continuar. Na página seguinte, incluirá informações pessoais e do animal, além de uma foto do pet, um documento de identidade digitalizado e o comprovante de residência. Por fim, dará ciente nos termos de responsabilidade e em “Salvar”. Ao final, o tutor recebe um número de cadastro, que pode ser utilizado para pedir atualizações sobre a espera para a cirurgia.

Tanto no preenchimento da ficha física; disponível em postos de saúde, escolas, recepção da Prefeitura de Canela e outros locais. Quanto no cadastro online, é necessário informar um número de telefone ativo para que a clínica responsável pelo procedimento possa realizar o agendamento.

O médico-veterinário Rodrigo Azambuja, responsável pelo programa na Secretaria de Meio Ambiente, informa que cerca de 30% das cirurgias encaminhadas não são realizadas porque os tutores não atendem às ligações nem respondem às mensagens de WhatsApp enviadas pelas clínicas veterinárias.

Programa de Castrações

O Programa Municipal de Castração Animal começou a operar em Canela, sob a gestão da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Proteção Animal (Cempra), em janeiro deste ano e, até o momento, por meio dele, 568 animais já foram esterilizados, com o investimento aproximado de R$ 25 mil ao mês pela Prefeitura. “O objetivo é oferecer o procedimento cirúrgico sem custo ao munícipe e reduzir também o número de animais abandonados”, destaca Azambuja. 

Por mês, em média, 140 cães e gatos passam pela castração. Pelo convênio com as clínicas, a Prefeitura arca com o custo do procedimento e as medicações pré e pós-imediatas à cirurgia. O tutor do animal é responsável por qualquer gasto extra, como exames prévios, medicamentos para continuidade da recuperação, roupa cirúrgica, entre outros procedimentos.

Atualmente, oito clínicas estão credenciadas para as cirurgias: Rudy Zanatta, Caroline Kögler, São Chiquinho, Victor Cassola, Pet Center, D’Patas Para o Ar e Álvaro Abreu.

Preso um dos suspeitos de roubo a motorista de aplicativo; outro está foragido

CANELA – A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia, deflagrou operação policial para cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã de terça-feira (19), em investigação que apura roubo contra um motorista de aplicativo no município.

O crime ocorreu no mês de abril, quando a vítima foi chamada para realizar uma corrida em Canela e, ao chegar ao local indicado, foi surpreendida por dois indivíduos que anunciaram o assalto assim que embarcaram no veículo.

Durante a ação criminosa, o motorista foi agredido com socos no rosto e nas costas, mantido sob grave ameaça e obrigado a conduzir os criminosos por diversos pontos da cidade, enquanto teve roubados seu aparelho celular, objetos pessoais e valores em dinheiro. Além disso, os criminosos também obrigaram a vítima a realizar transferência bancária via PIX.

Após o registro da ocorrência e a instauração do inquérito policial, a investigação conduzida pela Delegacia de Polícia de Canela reuniu elementos que permitiram a identificação dos suspeitos e a representação judicial pela prisão preventiva dos investigados, bem como pela expedição de mandados de busca e apreensão.

Na operação, foram cumpridas buscas em três endereços localizados em diferentes bairros da cidade. Foram apreendidos objetos relacionados ao crime e outros elementos que contribuirão para o avanço das investigações.

Um dos suspeitos foi localizado e preso, sendo posteriormente encaminhado ao Presídio Estadual de Canela, onde permanecerá à disposição da Justiça. O segundo investigado encontra-se foragido, e seguem intensificadas as diligências para sua localização e captura.

O delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, destacou a importância da pronta resposta investigativa. “Trata-se de um crime grave, praticado com violência e extrema intimidação contra um trabalhador que exercia sua atividade profissional. A rápida identificação dos envolvidos e a adoção das medidas judiciais cabíveis demonstram o compromisso da Polícia Civil com a responsabilização dos autores e com a proteção da comunidade. As investigações prosseguem para localizar o segundo suspeito e aprofundar a apuração de todos os fatos”, explicou.

Novo transporte coletivo inicia em 1º de agosto

GRAMADO – A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, comandada por Tiago Procópio, informou em coletiva de imprensa, realizada na manhã de terça-feira (19), que o início da operação do novo transporte público coletivo prevista para o início de junho foi transferido para o dia 1º de agosto.

O adiamento ocorre, inicialmente, em função de um atraso de cerca de 20 dias na entrega dos 10 ônibus novos pela Marcopolo, que estava prevista para o último dia 5. Após a chegada dos veículos, ainda serão necessários aproximadamente 15 dias para o emplacamento e liberação para circulação.

A Secretaria também aproveitará esse período para concluir a transição do sistema atual, praticamente analógico, para o novo modelo totalmente tecnológico, que não utilizará mais passagens de papel. Com o mapeamento das rotas já definido, será feito o cadastramento de mais de mil servidores públicos e dos estudantes que utilizarão o sistema.

A população também será chamada para realizar o cadastro e adquirir o cartão de transporte, que será de uso exclusivo. Caso seja utilizado por outra pessoa, o sistema permitirá a viagem, mas o cartão será bloqueado posteriormente até a regularização pelo titular.

Segundo Procópio, o atraso na entrega dos veículos acabou proporcionando o tempo necessário para ajustes importantes antes do início da operação. Durante a coletiva, o gerente geral da Gramado Turismo, Gilnei Garcia, encaminhou um vídeo diretamente da fábrica, com os ônibus já identificados com a marca de Gramado, passam pelos testes finais para entrega prevista nos próximos dias.

Até a entrada em funcionamento do novo sistema, a Secretaria realizará ações de conscientização, orientação e atualização junto à comunidade. O aplicativo ainda não foi disponibilizado pela Gramado Turismo, o que impedirá, por enquanto, o cadastramento direto por parte da população.

Nesta primeira etapa, serão incluídos os alunos das escolas estaduais, enquanto os da rede municipal devem ser incorporados a partir de 2027. Atualmente, cerca de 40 empresas atuam no transporte escolar, sendo que seis delas, ligadas ao sistema estadual, já poderão ter seus contratos rescindidos.

A escolha do mês de agosto também considera o retorno das aulas após o período de férias de inverno, facilitando a adaptação ao novo modelo.

A Prefeitura assumiu o compromisso de garantir cerca de 7 mil passagens diárias, a R$ 4, e pretende incentivar o uso do transporte coletivo, promovendo campanhas para estimular a população a optar pelo sistema no deslocamento diário. Procópio destacou ainda que circulam aproximadamente 65 mil veículos em Gramado, sendo quase 50 mil emplacados no município, além dos automóveis de turistas, reforçando a necessidade de investir em mobilidade urbana.

Efetivo maior é a principal necessidade para descentralizar bombeiros

GRAMADO – Após dois graves sinistros de incêndio na região da Várzea Grande — um na Vila do Sol e outro no domingo (17), no Altos da Viação Férrea — a comunidade voltou a cobrar a instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros. Com a unidade localizada no Centro, ao norte da cidade, próxima ao Supermercado Rissul, o tempo de resposta para ocorrências nessas áreas acaba sendo maior.

O comandante da Companhia de Gramado, 1º Tenente Juliano Soares Napp, comentou a situação ao Jornal Integração. Atualmente, o efetivo conta com 17 servidores, o que permite a formação de equipes de três militares por turno. Segundo ele, o ideal seria a implantação de um posto avançado na Várzea Grande, ao menos com um caminhão de incêndio. No entanto, para isso, seriam necessários pelo menos oito bombeiros adicionais, garantindo ao menos dois profissionais em atividade no local.

Durante o Natal Luz, a corporação recebe reforço e mantém dois soldados na Várzea Grande, posicionados do outro lado do bloqueio na Avenida das Hortênsias, em função do desfile.

O comandante destaca que o quartel possui boas condições em termos de equipamentos, caminhões e viaturas, sendo o efetivo o principal desafio. Para operar com equipes completas de quatro bombeiros por turno e ainda manter uma base na Várzea Grande, seriam necessários ao menos 32 profissionais.

Em Gramado, o efetivo é composto exclusivamente por militares, diferentemente de Canela, onde o modelo é misto, com civis e militares.

O atendimento inclui não apenas incêndios, mas também traumas e acidentes de trânsito. Há ainda uma integração eficiente com o SAMU, com comunicação via rádio e celular, evitando deslocamentos duplicados.

Comando regional: O coronel Sanhudo foi transferido para Caxias do Sul, e, a partir do dia 28 de maio, a regional de Gramado, Canela e Taquara passará a ser comandada pelo capitão Pelegrini.

Morre homem que interpretou o Papai Noel do Natal Luz por 25 anos

GRAMADO – O homem que interpretou por 25 ano o Papai Noel do Natal de Gramado, morreu na manhã desta segunda-feira (18). Júlio Rodrigues, 71 anos, estava internado há 40 dias no Hospital da Santa Casa, em Porto Alegre, onde lutava contra um câncer no intestino. Ainda não tem informações sobre a cerimônia de despedida. Júlio era a figura central da Casa do Papai Noel, na Vila de Natal, onde recebia diariamente milhares de visitantes.

A Gramadotur e a Prefeitura de Gramado se manifestaram por meio de nota lamentando o falecimento de seu Júlio Rodrigues:

“Com sua dedicação, alegria e sensibilidade, seu Júlio marcou gerações no Natal Luz de Gramado. Conhecido com carinho por interpretar o Papai Noel, seu Júlio levou encanto e emoção a moradores e visitantes ao longo de duas décadas. Mais do que vestir o personagem, ele representava o verdadeiro espírito natalino, sempre com atenção, carinho e comprometimento em cada encontro. Neste momento de tristeza, a Prefeitura e a Gramadotur solidarizam-se com familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com seu Júlio. A Administração Municipal está decretando luto oficial de três dias em virtude do falecimento de Júlio Rodrigues”.