Início Site Página 15

Gramadense vence de virada o Monsoon e entra na zona de classificação da Copa FGF

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) conquistou sua primeira vitória na Copa FGF. Jogando neste domingo (24), longe de seus domínios, o Trem da Serra foi até São Leopoldo e venceu o Monsoon por 2 a 1, de virada, em partida válida pela segunda rodada da competição. O duelo ocorreu no estádio Cristo Rei.

Os donos da casa abriram o placar ainda na primeira etapa com Babigol, aos 25 minutos. O lance gerou muita reclamação por parte do Gramadense, que alegou impedimento do atacante no momento da jogada.

Na etapa complementar, o CEG mostrou poder de reação e buscou a virada nos minutos finais. O zagueiro Dieter empatou aos 32 minutos do segundo tempo. Já aos 38, o centroavante Kerlly marcou o gol da vitória do Trem da Serra, garantindo três pontos importantes fora de casa.

Com o resultado, o Gramadense assume a segunda colocação do Grupo A, entrando na zona de classificação para as semifinais. A equipe soma agora três pontos. O líder da chave é o Santa Cruz, com quatro pontos. O Brasil de Farroupilha aparece em terceiro, com dois, enquanto o Monsoon é o quarto colocado, com apenas um ponto conquistado.

O próximo compromisso do Gramadense será no sábado (30), às 15h, na Vila Olímpica, diante do Brasil de Farroupilha, pela terceira rodada da Copa FGF.

Saiba como foram as Romarias de Caravaggio neste final de semana

CANELA – O caminho entre a Catedral de Pedra e o Santuário de Caravaggio de voltaram a ganhar movimento intenso neste final de semana, reunindo milhares de pessoas em mais um capítulo da 66ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.

No sábado (23), ocorreu a Jornada Diocesana da Juventude, com a presença de centenas de jovens e cerca de 50 paróquias de diversos municípios. Já neste domingo (24), foi a vez da tradicional Romaria Motorizada reunir milhares de fiéis e devotos em um momento marcado pela espiritualidade, devoção e emoção. Entre buzinas e ronco de motores, frotas de empresas, caminhões, carros particulares, motos e bicicletas, seguiram em direção ao Santuário.

Cerca de 4.500 automóveis, segundo a Polícia Rodoviária Estadual participaram do cortejo. Na saída da Catedral a Banda Mirim da Escola Neusa Mari Pacheco abriu a festividade. Além dos veículos,  inúmeros romeiros percorreram os cerca de 7 quilômetros entre a Catedral de Pedra e o Santuário a pé, pagando promessas, agradecendo graças alcançadas ou simplesmente renovando sua esperança em um caminho de reflexão e espiritualidade.

Um dos momentos mais emocionantes da Romaria Motorizada e de Ciclistas aconteceu na chegada ao Santuário, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, foi retirada do caminhão e conduzida por oficiais do Corpo de Bombeiros, Escoteiros e Agentes de Trânsito, com a participação da Banda de Percussão da Escola Bertholdo Opptiz, formada somente por meninas, tornando a recepção da imagem um dos pontos altos da celebração, arrancando aplausos e lágrimas de muitos devotos.

PROGRAMAÇÃO

A 66ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue na segunda-feira (25), com o Terço Luminoso, a partir das 19h30, quando os participantes seguirão em oração da Cripta do Santuário até o Monumento da Prece, em um trajeto iluminado pela devoção e pelas velas. Na chegada ao Monumento, acontecerá a benção com o Santíssimo.

Já na terça-feira (26), Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, acontece a aguardada Romaria a Pé, considerada o momento mais forte e simbólico da programação. Desde as primeiras horas da manhã, milhares de devotos devem percorrer os cerca de sete quilômetros entre a Catedral de Pedra e o Santuário, em um caminho marcado pelas promessas, agradecimentos e muitas demonstrações de devoção.

Muitos chegam a pé ao Santuário vindos de cidades vizinhas como São Francisco de Paulo, Gramado, Três Coroas e Igrejinha, mesmo antes da romaria sair da Catedral. A saída acontece às 8h30 da Catedral de Pedra, seguida pela Missa Campal às 11h e celebração na Cripta do Santuário às 15h.

Além da programação religiosa, os visitantes encontram no Santuário um espaço acolhedor, cercado pela beleza da mata nativa e por opções gastronômicas.

As informações completas você acompanha nas redes sociais do Jornal Integração e na edição online da próxima terça-feira (26).

LEIA MAIS

A fé da garotada

CANELA – A programação da 66ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio iniciou neste sábado (23), com a Jornada Diocesana da Juventude. O evento reuniu grupos de jovens de diferentes municípios da Diocese de Novo Hamburgo, que vieram especialmente para participar das atividades religiosas, culturais e de integração promovidas ao longo do dia.

Desde as primeiras horas da manhã, caravanas de diversas paróquias chegaram ao município, demonstrando a mobilização regional em torno do encontro. A programação contou com momentos de caminhada, acolhida, celebração e confraternização, reunindo cerca de 50 paróquias.

No decorrer da caminhada, da Catedral de Pedra até o Santuário, os devotos seguiram a imagem peregrina de Caravaggio e participaram da Missa Campal presidida pelo Bispo Dom João Francisco Salm. Um dos pontos altos do dia foi o show do DJ André Castro, que reuniu os jovens em um momento de música, interação e animação (DJ Ângelos anunciado para o evento não pôde comparecer devido ao falecimento de um familiar próximo).

PROGRAMAÇÃO

Neste domingo (24), acontece a Romaria Motorizada e de Ciclistas, com saída às 8h30 da Catedral de Pedra e Missa Campal às 12h no Santuário. Tradicionalmente desde muito cedo da manhã caminhoneiros tomam as ruas do entorno da Catedral, com buzinaço e ronco de motores e ciclistas aguardam a saída do cortejo.

Já na segunda-feira (25), será realizado o Terço Luminoso, às 19h30, em um percurso entre a Cripta do Santuário e o Monumento da Prece, momento simbólico e emocionante da programação.

O encerramento acontece terça-feira (26), Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, com a tradicional Romaria a Pé, saindo às 8h30 da Catedral de Pedra em direção ao Santuário, seguida de Missa Campal às 11h e celebração na Cripta às 15h.

Além da programação religiosa, os visitantes encontram no local estrutura gastronômica preparada especialmente para acolher o público, com buffet à la minuta, comida caseira, galeto, churrasco, lanches e outras opções, transformando o passeio em uma experiência completa para toda a família, com estacionamento gratuito para 500 automóveis.

As informações completas você acompanha nas redes sociais do Jornal Integração e na edição online da próxima terça-feira (26).

Gramadense tenta buscar a recuperação diante do Monsoon

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) volta a campo neste domingo (24), pela segunda rodada da Copa FGF. A equipe de Gramado enfrenta o Monsoon em jogo marcado para o estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, a partir das 15h.

A partida será o segundo compromisso do Trem da Serra na competição estadual. Na estreia, o CEG acabou sendo superado pelo Santa Cruz atuando na Vila Olímpica, e agora busca a recuperação fora de casa para somar os primeiros pontos no torneio.

Uma vitória, já coloca o Gramadense na segunda colocação do grupo A, pois o resultado de empate por 1 a 1, entre Santa Cruz e Brasil de Farroupilha, na tarde deste sábado (23), favoreceu, pois o Galo é líder com quatro pontos e a equipe de Farroupilha soma dois. O Monsoon, terceiro colocado está com um ponto.

FOTOS: Equipes da região estreiam na Liga Sul-Riograndense de Futsal Sub-17

CANELA – O futsal de base da Serra Gaúcha terá um domingo (24) de grandes jogos em Canela. O ginásio Carlinhos da Vila, será palco da abertura da Chave C do Campeonato Estadual Sub-17 da Liga Sul-Riograndense de Futsal, reunindo equipes tradicionais da categoria e jovens atletas em busca de destaque na competição. De Canela, duas equipes o Elite e Olé Futsal e Gramado contará com a representação da Akaf Futsal.

A abertura será às 9h, com Elite Futsal enfrentando a Associação Farroupilha Atlética. Na sequência, clássico entre Gramado e Canela com o confronto entre Akaf Futsal e Olé Futsal. As partidas retornam na parte da tarde e às 14h, mais um clássico. O Akaf Futsal atuará novamente diante de um representante canelense, desta vez será o Elite Futsal. Às 15h20, o Olé encara a Associação Farroupilha Atlética e às 17h, Akaf enfrenta a Associação Farroupilha e no encerramento da rodada, partida que envolve confronto local: 18h20, é a vez de Elite Futsal e Olé Futsal.

A competição reúne equipes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A cada rodada uma equipe será sede, classificando as três melhores colocadas para a próxima fase.

Preparação intensa da Akaf

O técnico da Akaf, Adriano Bolfe, destacou que a equipe chega preparada após um longo período de treinamentos e amistosos.

“A preparação para essa competição foi longa e produtiva, sempre buscando trazer o melhor para nossos atletas. Tivemos muitos treinos e amistosos, aprofundando a parte teórica e tática do futsal”, afirmou.

Segundo o treinador, o comprometimento do grupo é uma das principais virtudes da equipe. “Esse grupo se destaca muito pela qualidade técnica e tática dos atletas, se tornando uma equipe altamente qualificada e competitiva”, avaliou.

Bolfe também ressaltou a importância da formação humana no trabalho desenvolvido pela equipe. “Ver a evolução dos atletas em cada treino, não só dentro de quadra, mas fora dela também, é extremamente gratificante. Acima de tudo, é um preparo para o futuro, tanto na vida pessoal quanto profissional”, destacou.

Foto: Akafa Futsal/Divulgação – Akaf Futsal será a representante de Gramaod na competição

Olé Futsal aposta na união do elenco

Um dos representantes de Canela, a Associação Esportiva Olé Futsal também chega motivada para a estreia estadual. O técnico Jader Simão explicou que os trabalhos começaram ainda em fevereiro.

“Iniciamos os treinos em fevereiro, com três treinos com bola e um treino físico por semana. Também disputamos a Série Bronze [Municipal de Canela] para ganhar experiência e fizemos uma grande competição”, comentou.

O treinador lembrou ainda o bom momento vivido pela equipe, que venceu seus dois jogos em casa no Gauchão, outra competição estadual que o Olé está participando.

“Entramos no Gauchão muito bem preparados. Tivemos duas grandes vitórias em casa: 2 a 0 diante do Casa Blanca de Bom Princípio e 4 a 1 sobre o Rolante Sports”, destacou.

Para Jader, a principal força do grupo está na união e no comprometimento dos atletas. “As principais características da equipe são união, disciplina e comprometimento. Cada atleta tem características diferentes, o que nos proporciona muitas opções táticas e estratégicas”, explicou.

O treinador também destacou o impacto do esporte na formação dos jovens. “Trabalhar com os meninos é muito gratificante. Estamos ajudando na formação deles não apenas como atletas, mas também como cidadãos. É um projeto que ficará marcado na vida de todos nós”, concluiu.

A reportagem do Jornal Integração conversou com o técnico do Elite Futsal, porém até o fechamento da edição não havia retornado nossas solicitações sobre a preparação da equipe.

Foto: Olé Futsal/Divulgação – Olé Futsal de Canela está treinando desde fevereiro

Incêndio destrói três residências no bairro Tiririca

CANELA – Um incêndio de grandes proporções destruiu três residências no final da manhã de sexta-feira (22) no bairro Tiririca. As casas, que estavam coladas umas às outras no mesmo terreno, ficaram completamente tomadas pelas chamas. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.

O chamado ao Corpo de Bombeiros de Canela foi registrado às 11h50, na rua Francisco Jaques Gil, 235. O combate às chamas se estendeu até às 14h30.

Conforme os bombeiros, a atuação das equipes foi fundamental para evitar que o fogo atingisse outras moradias próximas. Foi realizado um combate defensivo, garantindo a proteção de quatro casas lindeiras, que permaneceram seguras até o encerramento da ocorrência.

O Corpo de Bombeiros informou que um dos moradores relatou que o incêndio teria iniciado após a queda de um disjuntor. Ainda de acordo com o morador, ao religar a energia elétrica, as chamas começaram na residência localizada ao centro do terreno.

O incêndio resultou em perda total de bens materiais e documentos pertencentes a três famílias atingidas. Participaram da ocorrência seis servidores do Corpo de Bombeiros de Canela. A guarnição de Gramado também prestou apoio à operação, além da colaboração da Secretaria de Obras e da empresa D’Borges, que auxiliou com caminhão-pipa no abastecimento de água durante o combate ao fogo.

FOTOS: Motorista tenta fugir, mas é preso por tráfico em Gramado

GRAMADO – Um homem com antecedentes por tráfico de drogas foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (21), durante uma ação do Comando Rodoviário da Brigada Militar na ERS-115, em Gramado.

Conforme informações do 3º BPRvBM – Grupo Rodoviário de Gramado, a guarnição realizava patrulhamento quando visualizou um veículo transitando pela rodovia sem qualquer tipo de iluminação traseira. Os policiais então iniciaram tentativa de abordagem, porém o condutor não obedeceu à ordem de parada.

Diante da fuga, foi realizado acompanhamento por aproximadamente três quilômetros, até que a abordagem fosse efetuada. Durante a revista pessoal, os policiais localizaram no bolso direito da calça do suspeito uma porção contendo 10 buchas de substância com características semelhantes à cocaína. Também foram apreendidos dinheiro em espécie e um aparelho celular.

Após a identificação do suspeito, os policiais constataram que ele já possuía antecedentes por tráfico de drogas. Em consulta ao sistema, também foi verificado que o veículo abordado, emplacado em Sombrio (SC), estava com o licenciamento vencido desde 2024.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado (HASM) para realização de exame de lesões. Posteriormente, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes.

Foto: Comando Rodoviário da Brigada Militar/Arte Produção

FOTOS: Romaria de Caravaggio segue sábado com a garotada

CANELA – A fé que move milhares de fiéis e devotos mais uma vez ganha o caminho da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7km. A Romaria e Festa em honra a 66ª edição de Nossa Senhora de Caravaggio não é apenas um evento, é um testemunho vivo de devoção, de entrega e de esperança.

A expectativa da organização é que, ao longo do mês de maio, com a realização da novena e das Romarias, mais de 50 mil pessoas passem pelo Santuário de Caravaggio

A abertura foi com a Cavalgada da Fé, no dia 1º de maio e seguiu com novena. Neste sábado (23), a juventude mostra sua força na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Desde a concentração na Catedral de Pedra, às 8h30 até a Missa campal às 11h45, a energia contagiante e a fé vibrante, dos jovens de várias cidades que fazem parte da Diocese de Novo Hamburgo, a qual Canela pertence tomará conta.

A programação segue ao longo do dia com almoço no Santuário, tendas de lanches e, às 15h, show com DJ Angelus no Centro de Eventos, promovendo um momento de integração, espiritualidade e convivência entre os jovens participantes.

Já no domingo (24), ocorre a Romaria Motorizada e de Ciclistas. Seja sobre duas rodas ou quatro, os devotos seguem juntos, partindo às 8h30 da Igreja Matriz e celebrando ao meio-dia. Após a missa campal, os romeiros poderão aproveitar almoço com diversas opções gastronômicas no Santuário e, às 14h30, participar da tradicional reunião dançante com Amantino e grupo, unindo confraternização, música e alegria em um ambiente de acolhida e encontro entre famílias e visitantes.

Na noite de segunda-feira (25), às 19h30, o Terço Luminoso transforma o caminho entre a Cripta e o Monumento da Prece, no Santuário, em um espetáculo de luz e oração. E na segunda-feira (26), no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, a Romaria a Pé encerra a jornada. A saída às 8h30 da Igreja Matriz, a Missa campal às 11h e a celebração na Cripta às 15h representam o sacrifício, a entrega e a confiança de quem acredita.

Foto: Diego Santos/Divulgação – Romarias partem da Catedral de Pedra até o Santuário

Pelo caminho, multiplicam-se histórias silenciosas de devoção: há quem siga descalço, em sinal de promessa; quem carregue cruzes, expressando sua entrega; crianças vestidas de anjo, simbolizando pureza e esperança; e, sobretudo, uma multidão movida pela gratidão, agradecendo pelas graças alcançadas. São gestos simples, mas carregados de significado, que transformam a caminhada em um verdadeiro testemunho vivo de fé.

A estrutura do evento também contempla opções de alimentação para os romeiros, com buffet de à la minuta no Restaurante Panorâmico, buffet de comida caseira no Centro de Eventos e tendas com lanches, churrasco e galeto, além da venda dos tradicionais pastéis de massa caseira. O público contará ainda com estacionamento gratuito com capacidade para até 500 automóveis, garantindo mais comodidade durante a participação nas atividades.

Os serviços que serão mantidos no feriadão de Caravaggio

CANELA – A Prefeitura de Canela, informou nesta semana que entre sábado (23) e terça-feira (26), feriado prolongado de Nossa Senhora de Caravaggio, a Administração Municipal manterá o funcionamento dos serviços considerados essenciais: urgências e emergências no Hospital de Caridade de Canela; plantão do Corpo de Bombeiros; parques municipais abertos; atendimento na Central de Informações Turísticas; monitoramento e fiscalização de trânsito; cemitério municipal aberto; Centro de Proteção Animal (Cempra); Central de Resíduos Verdes; setor contábil; equipe de Serviços Urbanos em regime de plantão; e o transporte de pacientes para consultas, exames e procedimentos de saúde.

A Farmácia Municipal, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), terão atendimento na segunda-feira (25). Neste período, os demais serviços públicos estarão fechados e a recuperação do expediente deste dia, pelos servidores municipais, acontecerá no dia 12 de setembro, em turno único, das 7h às 13h.

No dia 30 de maio, sábado, o Paço Municipal e demais repartições públicas, como as sedes das secretarias, estarão abertos para atendimento à população canelense das 8h às 12h. A abertura nesta data é para que os servidores possam recuperar o expediente do dia 15, quando ocorreu o prolongamento do feriado da Ascensão do Senhor no âmbito do Município.

Os feriados prolongados, pontos facultativos e as datas de recuperação de horário de trabalho foram definidos pelo Decreto nº 11.035, publicado no início deste ano.

Coordenadoras reforçam combate à violência e defesa da saúde mental

CANELA – Durante o encerramento da Caminhada da Conscientização realizada na quarta-feira (20), na praça João Corrêa, representantes da rede de saúde mental de Canela destacaram a importância da mobilização da comunidade no combate à violência contra crianças e adolescentes e na luta antimanicomial.

A coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Tânia Aguiar, afirmou que o movimento teve um significado importante para o município, principalmente por colocar em debate temas que ainda precisam ser enfrentados diariamente pela sociedade.

Segundo ela, a luta antimanicomial busca defender estruturas públicas de cuidado que garantam dignidade, liberdade e direitos humanos às pessoas em sofrimento psíquico.

“Para nós, da luta antimanicomial e dos trabalhadores que defendem a infância e a adolescência, esse movimento teve um marco importantíssimo em Canela, porque coloca em pauta a importância de termos dispositivos públicos que cuidem das pessoas em liberdade e respeitem os direitos humanos em todas as dimensões da vida”, destacou.

Tânia também lembrou que a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é resultado de décadas de mobilização nacional e reforçou a necessidade de combater qualquer forma de violência.

“Queremos defender os direitos da infância e adolescência livres de qualquer situação de violência e construir uma sociedade que respeite as diferenças e as singularidades de cada ser humano”, afirmou.

Já a coordenadora do CAPS de Canela, Janine Palodetti, alertou para o aumento dos casos de sofrimento psíquico e violência registrados atualmente, situação que vem refletindo diretamente nos atendimentos realizados pela rede de saúde mental.

“Estamos vivendo uma situação social que está gerando uma série de questões que envolvem a saúde mental e também situações de violência contra crianças, adolescentes e mulheres. O CAPS acolhe essas situações porque elas causam sofrimento psíquico”, explicou.

Janine ressaltou ainda que, apesar dos avanços da reforma psiquiátrica, a sociedade ainda enfrenta uma cultura de exclusão e preconceito.

“A gente ainda vive dentro de uma lógica manicomial, uma lógica em que se quer prender e excluir. O nosso trabalho é cuidar, acolher e lutar para que as pessoas tenham atendimento digno e em liberdade”, disse.

As profissionais também fizeram um apelo para que a comunidade não permaneça em silêncio diante de situações de violência. Conforme elas, denunciar é fundamental para proteger vítimas e evitar novos casos.

“O silêncio gera impunidade. É muito importante falar sobre essas situações com pessoas de confiança e buscar ajuda”, reforçou Tânia.

Entre os canais de apoio citados estão o Conselho Tutelar, CAPS, CRAS, CREAS, unidades de saúde, escolas, Brigada Militar, Polícia Civil e o Disque 100, que recebe denúncias anônimas relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.

As coordenadoras também destacaram que a programação segue durante a semana nas escolas municipais, com ações educativas e oficinas conduzidas por psicólogos da rede de atenção psicossocial do município.

LEIA MAIS