GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) conquistou sua primeira vitória na Copa FGF. Jogando neste domingo (24), longe de seus domínios, o Trem da Serra foi até São Leopoldo e venceu o Monsoon por 2 a 1, de virada, em partida válida pela segunda rodada da competição. O duelo ocorreu no estádio Cristo Rei.
Os donos da casa abriram o placar ainda na primeira etapa com Babigol, aos 25 minutos. O lance gerou muita reclamação por parte do Gramadense, que alegou impedimento do atacante no momento da jogada.
Na etapa complementar, o CEG mostrou poder de reação e buscou a virada nos minutos finais. O zagueiro Dieter empatou aos 32 minutos do segundo tempo. Já aos 38, o centroavante Kerlly marcou o gol da vitória do Trem da Serra, garantindo três pontos importantes fora de casa.
Com o resultado, o Gramadense assume a segunda colocação do Grupo A, entrando na zona de classificação para as semifinais. A equipe soma agora três pontos. O líder da chave é o Santa Cruz, com quatro pontos. O Brasil de Farroupilha aparece em terceiro, com dois, enquanto o Monsoon é o quarto colocado, com apenas um ponto conquistado.
O próximo compromisso do Gramadense será no sábado (30), às 15h, na Vila Olímpica, diante do Brasil de Farroupilha, pela terceira rodada da Copa FGF.
CANELA – O caminho entre a Catedral de Pedra e o Santuário de Caravaggio de voltaram a ganhar movimento intenso neste final de semana, reunindo milhares de pessoas em mais um capítulo da 66ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.
Cerca de 4.500 automóveis, segundo a Polícia Rodoviária Estadual participaram do cortejo. Na saída da Catedral a Banda Mirim da Escola Neusa Mari Pacheco abriu a festividade. Além dos veículos, inúmeros romeiros percorreram os cerca de 7 quilômetros entre a Catedral de Pedra e o Santuário a pé, pagando promessas, agradecendo graças alcançadas ou simplesmente renovando sua esperança em um caminho de reflexão e espiritualidade.
Um dos momentos mais emocionantes da Romaria Motorizada e de Ciclistas aconteceu na chegada ao Santuário, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, foi retirada do caminhão e conduzida por oficiais do Corpo de Bombeiros, Escoteiros e Agentes de Trânsito, com a participação da Banda de Percussão da Escola Bertholdo Opptiz, formada somente por meninas, tornando a recepção da imagem um dos pontos altos da celebração, arrancando aplausos e lágrimas de muitos devotos.
PROGRAMAÇÃO
A 66ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue na segunda-feira (25), com o Terço Luminoso, a partir das 19h30, quando os participantes seguirão em oração da Cripta do Santuário até o Monumento da Prece, em um trajeto iluminado pela devoção e pelas velas. Na chegada ao Monumento, acontecerá a benção com o Santíssimo.
Já na terça-feira (26), Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, acontece a aguardada Romaria a Pé, considerada o momento mais forte e simbólico da programação. Desde as primeiras horas da manhã, milhares de devotos devem percorrer os cerca de sete quilômetros entre a Catedral de Pedra e o Santuário, em um caminho marcado pelas promessas, agradecimentos e muitas demonstrações de devoção.
Muitos chegam a pé ao Santuário vindos de cidades vizinhas como São Francisco de Paulo, Gramado, Três Coroas e Igrejinha, mesmo antes da romaria sair da Catedral. A saída acontece às 8h30 da Catedral de Pedra, seguida pela Missa Campal às 11h e celebração na Cripta do Santuário às 15h.
Além da programação religiosa, os visitantes encontram no Santuário um espaço acolhedor, cercado pela beleza da mata nativa e por opções gastronômicas.
As informações completas você acompanha nas redes sociais do Jornal Integração e na edição online da próxima terça-feira (26).
CANELA – A programação da 66ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio iniciou neste sábado (23), com a Jornada Diocesana da Juventude. O evento reuniu grupos de jovens de diferentes municípios da Diocese de Novo Hamburgo, que vieram especialmente para participar das atividades religiosas, culturais e de integração promovidas ao longo do dia.
Desde as primeiras horas da manhã, caravanas de diversas paróquias chegaram ao município, demonstrando a mobilização regional em torno do encontro. A programação contou com momentos de caminhada, acolhida, celebração e confraternização, reunindo cerca de 50 paróquias.
No decorrer da caminhada, da Catedral de Pedra até o Santuário, os devotos seguiram a imagem peregrina de Caravaggio e participaram da Missa Campal presidida pelo Bispo Dom João Francisco Salm. Um dos pontos altos do dia foi o show do DJ André Castro, que reuniu os jovens em um momento de música, interação e animação (DJ Ângelos anunciado para o evento não pôde comparecer devido ao falecimento de um familiar próximo).
PROGRAMAÇÃO
Neste domingo (24), acontece a Romaria Motorizada e de Ciclistas, com saída às 8h30 da Catedral de Pedra e Missa Campal às 12h no Santuário. Tradicionalmente desde muito cedo da manhã caminhoneiros tomam as ruas do entorno da Catedral, com buzinaço e ronco de motores e ciclistas aguardam a saída do cortejo.
Já na segunda-feira (25), será realizado o Terço Luminoso, às 19h30, em um percurso entre a Cripta do Santuário e o Monumento da Prece, momento simbólico e emocionante da programação.
O encerramento acontece terça-feira (26), Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, com a tradicional Romaria a Pé, saindo às 8h30 da Catedral de Pedra em direção ao Santuário, seguida de Missa Campal às 11h e celebração na Cripta às 15h.
Além da programação religiosa, os visitantes encontram no local estrutura gastronômica preparada especialmente para acolher o público, com buffet à la minuta, comida caseira, galeto, churrasco, lanches e outras opções, transformando o passeio em uma experiência completa para toda a família, com estacionamento gratuito para 500 automóveis.
As informações completas você acompanha nas redes sociais do Jornal Integração e na edição online da próxima terça-feira (26).
GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) volta a campo neste domingo (24), pela segunda rodada da Copa FGF. A equipe de Gramado enfrenta o Monsoon em jogo marcado para o estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, a partir das 15h.
A partida será o segundo compromisso do Trem da Serra na competição estadual. Na estreia, o CEG acabou sendo superado pelo Santa Cruz atuando na Vila Olímpica, e agora busca a recuperação fora de casa para somar os primeiros pontos no torneio.
Uma vitória, já coloca o Gramadense na segunda colocação do grupo A, pois o resultado de empate por 1 a 1, entre Santa Cruz e Brasil de Farroupilha, na tarde deste sábado (23), favoreceu, pois o Galo é líder com quatro pontos e a equipe de Farroupilha soma dois. O Monsoon, terceiro colocado está com um ponto.
CANELA – O futsal de base da Serra Gaúcha terá um domingo (24) de grandes jogos em Canela. O ginásio Carlinhos da Vila, será palco da abertura da Chave C do Campeonato Estadual Sub-17 da Liga Sul-Riograndense de Futsal, reunindo equipes tradicionais da categoria e jovens atletas em busca de destaque na competição. De Canela, duas equipes o Elite e Olé Futsal e Gramado contará com a representação da Akaf Futsal.
A abertura será às 9h, com Elite Futsal enfrentando a Associação Farroupilha Atlética. Na sequência, clássico entre Gramado e Canela com o confronto entre Akaf Futsal e Olé Futsal. As partidas retornam na parte da tarde e às 14h, mais um clássico. O Akaf Futsal atuará novamente diante de um representante canelense, desta vez será o Elite Futsal. Às 15h20, o Olé encara a Associação Farroupilha Atlética e às 17h, Akaf enfrenta a Associação Farroupilha e no encerramento da rodada, partida que envolve confronto local: 18h20, é a vez de Elite Futsal e Olé Futsal.
A competição reúne equipes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A cada rodada uma equipe será sede, classificando as três melhores colocadas para a próxima fase.
Preparação intensa da Akaf
O técnico da Akaf, Adriano Bolfe, destacou que a equipe chega preparada após um longo período de treinamentos e amistosos.
“A preparação para essa competição foi longa e produtiva, sempre buscando trazer o melhor para nossos atletas. Tivemos muitos treinos e amistosos, aprofundando a parte teórica e tática do futsal”, afirmou.
Segundo o treinador, o comprometimento do grupo é uma das principais virtudes da equipe. “Esse grupo se destaca muito pela qualidade técnica e tática dos atletas, se tornando uma equipe altamente qualificada e competitiva”, avaliou.
Bolfe também ressaltou a importância da formação humana no trabalho desenvolvido pela equipe. “Ver a evolução dos atletas em cada treino, não só dentro de quadra, mas fora dela também, é extremamente gratificante. Acima de tudo, é um preparo para o futuro, tanto na vida pessoal quanto profissional”, destacou.
Foto: Akafa Futsal/Divulgação – Akaf Futsal será a representante de Gramaod na competição
Olé Futsal aposta na união do elenco
Um dos representantes de Canela, a Associação Esportiva Olé Futsal também chega motivada para a estreia estadual. O técnico Jader Simão explicou que os trabalhos começaram ainda em fevereiro.
“Iniciamos os treinos em fevereiro, com três treinos com bola e um treino físico por semana. Também disputamos a Série Bronze [Municipal de Canela] para ganhar experiência e fizemos uma grande competição”, comentou.
O treinador lembrou ainda o bom momento vivido pela equipe, que venceu seus dois jogos em casa no Gauchão, outra competição estadual que o Olé está participando.
“Entramos no Gauchão muito bem preparados. Tivemos duas grandes vitórias em casa: 2 a 0 diante do Casa Blanca de Bom Princípio e 4 a 1 sobre o Rolante Sports”, destacou.
Para Jader, a principal força do grupo está na união e no comprometimento dos atletas. “As principais características da equipe são união, disciplina e comprometimento. Cada atleta tem características diferentes, o que nos proporciona muitas opções táticas e estratégicas”, explicou.
O treinador também destacou o impacto do esporte na formação dos jovens. “Trabalhar com os meninos é muito gratificante. Estamos ajudando na formação deles não apenas como atletas, mas também como cidadãos. É um projeto que ficará marcado na vida de todos nós”, concluiu.
A reportagem do Jornal Integração conversou com o técnico do Elite Futsal, porém até o fechamento da edição não havia retornado nossas solicitações sobre a preparação da equipe.
Foto: Olé Futsal/Divulgação – Olé Futsal de Canela está treinando desde fevereiro
CANELA – Um incêndio de grandes proporções destruiu três residências no final da manhã de sexta-feira (22) no bairro Tiririca. As casas, que estavam coladas umas às outras no mesmo terreno, ficaram completamente tomadas pelas chamas. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.
O chamado ao Corpo de Bombeiros de Canela foi registrado às 11h50, na rua Francisco Jaques Gil, 235. O combate às chamas se estendeu até às 14h30.
Conforme os bombeiros, a atuação das equipes foi fundamental para evitar que o fogo atingisse outras moradias próximas. Foi realizado um combate defensivo, garantindo a proteção de quatro casas lindeiras, que permaneceram seguras até o encerramento da ocorrência.
O Corpo de Bombeiros informou que um dos moradores relatou que o incêndio teria iniciado após a queda de um disjuntor. Ainda de acordo com o morador, ao religar a energia elétrica, as chamas começaram na residência localizada ao centro do terreno.
O incêndio resultou em perda total de bens materiais e documentos pertencentes a três famílias atingidas. Participaram da ocorrência seis servidores do Corpo de Bombeiros de Canela. A guarnição de Gramado também prestou apoio à operação, além da colaboração da Secretaria de Obras e da empresa D’Borges, que auxiliou com caminhão-pipa no abastecimento de água durante o combate ao fogo.
GRAMADO – Um homem com antecedentes por tráfico de drogas foi preso em flagrante na noite de quinta-feira (21), durante uma ação do Comando Rodoviário da Brigada Militar na ERS-115, em Gramado.
Conforme informações do 3º BPRvBM – Grupo Rodoviário de Gramado, a guarnição realizava patrulhamento quando visualizou um veículo transitando pela rodovia sem qualquer tipo de iluminação traseira. Os policiais então iniciaram tentativa de abordagem, porém o condutor não obedeceu à ordem de parada.
Diante da fuga, foi realizado acompanhamento por aproximadamente três quilômetros, até que a abordagem fosse efetuada. Durante a revista pessoal, os policiais localizaram no bolso direito da calça do suspeito uma porção contendo 10 buchas de substância com características semelhantes à cocaína. Também foram apreendidos dinheiro em espécie e um aparelho celular.
Após a identificação do suspeito, os policiais constataram que ele já possuía antecedentes por tráfico de drogas. Em consulta ao sistema, também foi verificado que o veículo abordado, emplacado em Sombrio (SC), estava com o licenciamento vencido desde 2024.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado (HASM) para realização de exame de lesões. Posteriormente, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes.
Foto: Comando Rodoviário da Brigada Militar/Arte Produção
CANELA – A fé que move milhares de fiéis e devotos mais uma vez ganha o caminho da Catedral de Pedra até o Santuário de Caravaggio, percorrendo uma distância de 7km. A Romaria e Festa em honra a 66ª edição de Nossa Senhora de Caravaggio não é apenas um evento, é um testemunho vivo de devoção, de entrega e de esperança.
A expectativa da organização é que, ao longo do mês de maio, com a realização da novena e das Romarias, mais de 50 mil pessoas passem pelo Santuário de Caravaggio
A abertura foi com a Cavalgada da Fé, no dia 1º de maio e seguiu com novena. Neste sábado (23), a juventude mostra sua força na Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Desde a concentração na Catedral de Pedra, às 8h30 até a Missa campal às 11h45, a energia contagiante e a fé vibrante, dos jovens de várias cidades que fazem parte da Diocese de Novo Hamburgo, a qual Canela pertence tomará conta.
A programação segue ao longo do dia com almoço no Santuário, tendas de lanches e, às 15h, show com DJ Angelus no Centro de Eventos, promovendo um momento de integração, espiritualidade e convivência entre os jovens participantes.
Já no domingo (24), ocorre a Romaria Motorizada e de Ciclistas. Seja sobre duas rodas ou quatro, os devotos seguem juntos, partindo às 8h30 da Igreja Matriz e celebrando ao meio-dia. Após a missa campal, os romeiros poderão aproveitar almoço com diversas opções gastronômicas no Santuário e, às 14h30, participar da tradicional reunião dançante com Amantino e grupo, unindo confraternização, música e alegria em um ambiente de acolhida e encontro entre famílias e visitantes.
Na noite de segunda-feira (25), às 19h30, o Terço Luminoso transforma o caminho entre a Cripta e o Monumento da Prece, no Santuário, em um espetáculo de luz e oração. E na segunda-feira (26), no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, a Romaria a Pé encerra a jornada. A saída às 8h30 da Igreja Matriz, a Missa campal às 11h e a celebração na Cripta às 15h representam o sacrifício, a entrega e a confiança de quem acredita.
Foto: Diego Santos/Divulgação – Romarias partem da Catedral de Pedra até o Santuário
Pelo caminho, multiplicam-se histórias silenciosas de devoção: há quem siga descalço, em sinal de promessa; quem carregue cruzes, expressando sua entrega; crianças vestidas de anjo, simbolizando pureza e esperança; e, sobretudo, uma multidão movida pela gratidão, agradecendo pelas graças alcançadas. São gestos simples, mas carregados de significado, que transformam a caminhada em um verdadeiro testemunho vivo de fé.
A estrutura do evento também contempla opções de alimentação para os romeiros, com buffet de à la minuta no Restaurante Panorâmico, buffet de comida caseira no Centro de Eventos e tendas com lanches, churrasco e galeto, além da venda dos tradicionais pastéis de massa caseira. O público contará ainda com estacionamento gratuito com capacidade para até 500 automóveis, garantindo mais comodidade durante a participação nas atividades.
CANELA – A Prefeitura de Canela, informou nesta semana que entre sábado (23) e terça-feira (26), feriado prolongado de Nossa Senhora de Caravaggio, a Administração Municipal manterá o funcionamento dos serviços considerados essenciais: urgências e emergências no Hospital de Caridade de Canela; plantão do Corpo de Bombeiros; parques municipais abertos; atendimento na Central de Informações Turísticas; monitoramento e fiscalização de trânsito; cemitério municipal aberto; Centro de Proteção Animal (Cempra); Central de Resíduos Verdes; setor contábil; equipe de Serviços Urbanos em regime de plantão; e o transporte de pacientes para consultas, exames e procedimentos de saúde.
A Farmácia Municipal, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), terão atendimento na segunda-feira (25). Neste período, os demais serviços públicos estarão fechados e a recuperação do expediente deste dia, pelos servidores municipais, acontecerá no dia 12 de setembro, em turno único, das 7h às 13h.
No dia 30 de maio, sábado, o Paço Municipal e demais repartições públicas, como as sedes das secretarias, estarão abertos para atendimento à população canelense das 8h às 12h. A abertura nesta data é para que os servidores possam recuperar o expediente do dia 15, quando ocorreu o prolongamento do feriado da Ascensão do Senhor no âmbito do Município.
Os feriados prolongados, pontos facultativos e as datas de recuperação de horário de trabalho foram definidos pelo Decreto nº 11.035, publicado no início deste ano.
CANELA – Durante o encerramento da Caminhada da Conscientização realizada na quarta-feira (20), na praça João Corrêa, representantes da rede de saúde mental de Canela destacaram a importância da mobilização da comunidade no combate à violência contra crianças e adolescentes e na luta antimanicomial.
A coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Tânia Aguiar, afirmou que o movimento teve um significado importante para o município, principalmente por colocar em debate temas que ainda precisam ser enfrentados diariamente pela sociedade.
Segundo ela, a luta antimanicomial busca defender estruturas públicas de cuidado que garantam dignidade, liberdade e direitos humanos às pessoas em sofrimento psíquico.
“Para nós, da luta antimanicomial e dos trabalhadores que defendem a infância e a adolescência, esse movimento teve um marco importantíssimo em Canela, porque coloca em pauta a importância de termos dispositivos públicos que cuidem das pessoas em liberdade e respeitem os direitos humanos em todas as dimensões da vida”, destacou.
Tânia também lembrou que a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes é resultado de décadas de mobilização nacional e reforçou a necessidade de combater qualquer forma de violência.
“Queremos defender os direitos da infância e adolescência livres de qualquer situação de violência e construir uma sociedade que respeite as diferenças e as singularidades de cada ser humano”, afirmou.
Já a coordenadora do CAPS de Canela, Janine Palodetti, alertou para o aumento dos casos de sofrimento psíquico e violência registrados atualmente, situação que vem refletindo diretamente nos atendimentos realizados pela rede de saúde mental.
“Estamos vivendo uma situação social que está gerando uma série de questões que envolvem a saúde mental e também situações de violência contra crianças, adolescentes e mulheres. O CAPS acolhe essas situações porque elas causam sofrimento psíquico”, explicou.
Janine ressaltou ainda que, apesar dos avanços da reforma psiquiátrica, a sociedade ainda enfrenta uma cultura de exclusão e preconceito.
“A gente ainda vive dentro de uma lógica manicomial, uma lógica em que se quer prender e excluir. O nosso trabalho é cuidar, acolher e lutar para que as pessoas tenham atendimento digno e em liberdade”, disse.
As profissionais também fizeram um apelo para que a comunidade não permaneça em silêncio diante de situações de violência. Conforme elas, denunciar é fundamental para proteger vítimas e evitar novos casos.
“O silêncio gera impunidade. É muito importante falar sobre essas situações com pessoas de confiança e buscar ajuda”, reforçou Tânia.
Entre os canais de apoio citados estão o Conselho Tutelar, CAPS, CRAS, CREAS, unidades de saúde, escolas, Brigada Militar, Polícia Civil e o Disque 100, que recebe denúncias anônimas relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.
As coordenadoras também destacaram que a programação segue durante a semana nas escolas municipais, com ações educativas e oficinas conduzidas por psicólogos da rede de atenção psicossocial do município.