Início Site Página 14

Acic promove encontro com secretário de Turismo de Canela

CANELA – A Associação Comercial e Industrial de Canela (Acic) promove nesta terça-feira (27), mais uma edição do encontro “Conversando sobre Turismo”. O evento terá como convidado o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Athos Cunha, em um momento voltado ao diálogo entre o poder público, empresários e profissionais ligados ao setor turístico do município.

O encontro acontece às 19h, na sede da Acic Canela, localizada na avenida Osvaldo Aranha, 450, sala 12, no subsolo, no Centro de Canela. Entre os principais temas da pauta está a apresentação do calendário oficial de eventos de Canela até o final de 2026. Além disso, os participantes poderão esclarecer dúvidas, apresentar sugestões e debater estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo local.

A iniciativa busca aproximar o setor turístico e empresarial da administração pública, promovendo um espaço de troca de ideias e construção conjunta de ações que contribuam para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.

A participação é aberta aos associados da entidade, e as confirmações podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (54) 3282.3129.

FOTOS: Chuva de graça, fé e devoção

CANELA – A fé enfrentou a chuva e transformou cada gota em sinal de esperança na manhã desta terça-feira (26), durante a tradicional Romaria a Pé em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, último dia da festividade. Como é tradicional, a caminhada partiu da Catedral de Pedra em direção ao Santuário de Caravaggio, reunindo centenas de devotos que, mesmo sob chuva, seguiram firmes em oração, agradecimento e demonstrações de fé.

Ao longo do percurso, era possível ver pessoas de todas as idades carregando terços, cruzes, fotos de familiares e crianças. Muitos caminhavam descalços, pagando promessas e renovando a devoção à santa. Entre lágrimas e emoção, os pingos da chuva se misturavam aos sentimentos dos romeiros, que encontravam na caminhada um momento de espiritualidade e gratidão.

Entre os participantes estava Francisco Camilo, devoto que há anos participa da romaria. Caminhando descalço até o Santuário, ele contou que a devoção vem desde a infância, acompanhando o pai e o avô.

“Minha graça maior foi quando a minha esposa ficou grávida. Ela teve uma doença e os médicos disseram que nem ela e nem a criança sobreviveriam. Eu fiz uma promessa para caminhar sempre até o santuário. Hoje, as duas estão firmes e fortes graças a Deus e a Nossa Senhora de Caravaggio”, relatou emocionado.

Francisco contou ainda que a filha completou 17 anos em março e destacou que seguirá participando da romaria todos os anos. “Com chuva ou sem chuva, eu vou estar sempre aqui”, afirmou.

Foto: Divulgação – Francisco Camilo contou um drama familiar

Outra história marcada pela fé foi a de Neuza Benetton, que participou da caminhada agradecendo graças alcançadas e também pedindo pela saúde da neta. “Quando meu filho tinha 11 anos, Nossa Senhora concedeu a graça da cura dele. Hoje ele tem 40 anos, está bem, enxergando e vivendo normalmente”, contou.

Agora, a oração da família é pela pequena Ana Luísa, de 12 anos, diagnosticada recentemente com leucemia. “Faz 20 dias que descobrimos a doença. Ela está em tratamento e nós estamos com muita fé em Nossa Senhora de Caravaggio”, disse Neuza, emocionada.

Foto: Divulgação – Neuza agradeceu pela saúde do filho e pediu cura pela neta

Desde criança essa é a rotina de Evilásio Castilhos durante os festejos de Nossa Senhora de Caravaggio. “Sempre participei desde criança e sempre que venho, faço uma oração, deixo os compromissos e faço o agradecimento pelas bençãos da nossa mãezinha que nos protege e nos leva paz e bençãos”, comentou.

Na chegada ao santuário, uma multidão aguardava a imagem da santa. O momento foi marcado pela recepção feita por crianças vestidas de anjos e pela apresentação da banda da Escola Neusa Mari Pacheco, que emocionou os fiéis com músicas religiosas e homenagens.

Mesmo com o tempo instável, a romaria reafirmou a força da fé e da tradição religiosa na Serra Gaúcha. Para muitos devotos, a caminhada representa mais do que um ato de religiosidade: é um encontro com a esperança, a gratidão e a renovação espiritual.

Foto: Divulgação – Evilásio mencionou que participa das Romarias desde criança

A pé de Caxias para Canela

A coroação da Mãe de Caravaggio, que antecedeu a Missa campal presidida pelo bispo da Diocese de Montenegro Dom Carlos Rômulo, foi realizada pelo casal Vinicius Holdolf e Jociane Oliveira, com Catharina no colo.No segundo dia de vida de Catharina, ela sofreu uma parada cardíaca. Em meio ao medo e à incerteza, o pai, Vini, ajoelhou-se e fez uma promessa a Deus: se a filha sobrevivesse, caminharia a pé do Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, até o Santuário de Caravaggio, em Canela.

Como forma de agradecimento pelo milagre da vida da menina, a promessa foi cumprida em duas etapas: primeiro, de Caxias do Sul a Nova Petrópolis e, depois, de Nova Petrópolis até o Santuário. Um verdadeiro testemunho de fé e devoção.

Foto: Divulgação – Casal Vinicius Holdolf e Jociane Oliveira, com Catharina no colo

FOTOS: Fé e agradecimento na Romaria Motorizada

CANELA – A fé, a gratidão e a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio foram sentimentos compartilhados por participantes da tradicional Romaria Motorizada, realizada domingo (24), dentro da programação da 66ª Romaria e Festa em honra à santa. Cerca de 4.500 automóveis, segundo a Polícia Rodoviária Estadual participaram do cortejo. Na saída da Catedral a Banda Mirim da Escola Neusa Mari Pacheco abriu a festividade. Além dos veículos, inúmeros romeiros percorreram os cerca de 7 quilômetros entre a Catedral de Pedra e o Santuário a pé, pagando promessas, agradecendo graças alcançadas ou simplesmente renovando sua esperança em um caminho de reflexão e espiritualidade.

Um dos momentos mais emocionantes da Romaria Motorizada e de Ciclistas aconteceu na chegada ao Santuário, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, foi retirada do caminhão e conduzida por oficiais do Corpo de Bombeiros, Escoteiros e Agentes de Trânsito, com a participação da Banda de Percussão da Escola Bertholdo Opptiz, formada somente por meninas, tornando a recepção da imagem um dos pontos altos da celebração, arrancando aplausos e lágrimas de muitos devotos.

Entre motoristas, famílias e devotos, os relatos reforçaram a importância do momento religioso para quem participa ano após ano da celebração. O motorista Edson Fernandes, da empresa Caravaggio Florestal, participou da romaria acompanhado de colegas e familiares. Devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, ele destacou a emoção de estar novamente presente na procissão motorizada.

“Já estamos participando há dois anos. Está sendo uma honra fazer mais essa participação. A gente é devoto dela e também queremos agradecer por nós e por todos os motoristas que estão trabalhando no dia a dia. Estamos sempre pedindo a proteção e a cobertura dela”, afirmou. Edson também ressaltou o envolvimento dos colegas de profissão na manifestação de fé. “Estamos todos nós, motoristas e famílias, participando hoje. Graças a Deus estamos aqui pedindo a bênção dela”, completou.

Foto: Divulgação – Motorista de caminhão Edson Fernandes

Outro participante da romaria foi Paulo Rogério, devoto de Nossa Senhora de Caravaggio há muitos anos. Ele contou que participa da Romaria Motorizada há cerca de uma década e que também mantém a tradição de realizar a caminhada a pé todos os anos até o Santuário. “Sou devoto de Nossa Senhora de Caravaggio e participo da Romaria Motorizada há uns 10 anos. Na Romaria a Pé eu participo todos os anos também, sempre com fé em Nossa Senhora de Caravaggio e em Nosso Senhor Jesus Cristo”, relatou.

Segundo Paulo, a devoção faz parte da vida da família e já proporcionou graças importantes. “Já consegui muitas coisas sobre a graça de Nossa Senhora de Caravaggio, alguns milagres na minha vida, na vida da minha esposa e do meu filho”, destacou.

O romeiro ainda confirmou presença na tradicional caminhada da terça-feira. “Com certeza estarei presente novamente, fazendo a caminhada de sete quilômetros, que não faz mal para ninguém. Me sinto muito bem. Todos os meses vou ao Santuário de Caravaggio agradecer e rezar”, disse.

Foto: Divulgação – Paulo Rogério é devoto e participa também das demais Romarias

Já Lucas de Jesus Soares, foi estreante na Romaria. Foi para acompanhar a esposa Vitória que é devota e inclusive tem a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio tatuada no braço. Sobre a participação mencionou que não tem uma graça especifica. “Somente agradecer”, resumiu.

Foto: Divulgação – Vitória e Lucas foram agradecer

Na fila pela rua de trás da Catedral de Pedra, Lucas Klein estava com seu caminhão e mostrando estilo na saída da Romaria Motorizada, com a caçamba acionada. Estava acompanhado da família e citou que participa das Romarias desde os primeiros meses de vida. “Venho desde que nasci e nada específico de graça alcançada somente para agradecer mesmo”, sintetizou.

Foto: Divulgação – Lucas esteve com a família participando do momento de fé

FOTOS: O testemunho de jovens em Nossa Senhora do Caravaggio

CANELA – Em meio a um mundo conectado e repleto de distrações digitais, a juventude da Região das Hortênsias tem mostrado que a fé e a religiosidade continuam vibrantes e centralizadas em suas vidas. Realizada no sábado (23), diversos jovens se reuniram na Catedral de Pedra, em Canela, para iniciar uma caminhada de amor, oração e profunda gratidão até o Santuário de Carvaggio.

Desde as primeiras horas da manhã, caravanas de diversas paróquias chegaram ao município, demonstrando a mobilização regional em torno do encontro. A programação contou com momentos de caminhada, acolhida, celebração e confraternização, reunindo cerca de 50 paróquias.

No decorrer da caminhada, da Catedral de Pedra até o Santuário, os devotos seguiram a imagem peregrina de Caravaggio e participaram da Missa Campal presidida pelo Bispo Dom João Francisco Salm. Um dos pontos altos do dia foi o show do DJ André Castro, que reuniu os jovens em um momento de música, interação e animação (DJ Ângelos anunciado para o evento não pôde comparecer devido ao falecimento de um familiar próximo).

Orgulho de Yasmin e Enzo

Para Yasmin Brando, monitora do projeto Bombeiros Mirim, a participação dos jovens em espaços religiosos é um pilar fundamental para a vida.  “Para mim é muito importante a participação de jovens desse tipo de projeto, desse tipo de religião porque a gente realmente conecta a Deus. Porque sem Deus nada somos, sem Ele nada somos”.

Yasmin, que nasceu em berço católico e expressa imenso orgulho de sua religião e de sua história junto ao grupo “Bombeiro Mirim”, está em sua segunda Romaria. Além de expressar imensa gratidão por sua vida, ela revelou que o motor de sua caminhada neste ano é um pedido de saúde muito especial:

“Eu quero pedir que a minha avó [Bernadette Maria Branco], ela operou o joelho e ela melhore porque eu tenho muito orgulho dela. Então eu quero pedir que ela melhore a cirurgia dela, mas eu também quero agradecer a tudo que eu tenho e ainda vou ter”, destacou.

Ao seu lado, o jovem Enzo Sanhudo, natural de São Francisco de Paula, endossou o sentimento. Ele destacou que seu sentimento se resume à gratidão, unindo sua devoção à caminhada e à catequese : “Gosto bastante. Só tenho a agradecer sobre o Bombeiro Mirim e a catequese. Só agradecimento”.

Foto: Divulgação – Yasmin Brando e Henzzo Sanhudo

Caminhada do CLJ de Gramado

Representando o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) de Gramado, Giovana Bazei Meneguzzo relatou a experiência do grupo que iniciou a caminhada às 7h da manhã na Igreja São Pedro, em Gramado, percorrendo os primeiros sete quilômetros até Canela chegando por volta das 8h50, na Catedral de Pedra.  “Viemos devagar, caminhando, orando, cantando, conversando, se divertindo também”.

Para Giovana, que integra o CLJ há vários anos, o evento prova que a Igreja consegue, sim, atrair e cativar o público jovem mesmo diante das redes sociais e outras atrações modernas. Ela enfatiza que o sacrifício dos 14 quilômetros totais a pé até o Santuário é uma retribuição necessária. “Nossa Senhora sempre nos acompanha, é nossa mãe, né, então a gente não poderia fazer algo diferente para retribuir a tudo que ela faz por nós”.

Ela também destacou que a Romaria é um espaço para celebrar milagres coletivos. “Hoje só agradecer realmente, mas já tiveram casos dentro do nosso grupo que uma família conseguiu ter a graça de mais um filho, então estão aqui pagando promessas com a gente”, revelou.

Foto: Divulgação – Giovana Bazei Meneguzzo do CLJ de Gramado

“A Igreja é Jovem”

Completando quatro anos de participação na Jornada da Juventude, Júlia Barcelos, integrante do CLJ de Canela e da pastoral da paróquia local, trouxe uma reflexão sobre o papel da juventude na Igreja atual.

“Muito se fala que os jovens estão perdidos no mundo, mas se a gente olhar para hoje, a quantidade de jovens que estão aqui, é a prova de que a igreja é sim jovem. A gente tem jovens que buscam pelo amor de Deus, que buscam pelo amor de Maria, e que sim fazem com que a igreja viva a juventude de verdade na fé”, explicou.

A devoção de Júlia a Nossa Senhora de Caravaggio é sustentada por uma graça profunda alcançada dentro de sua própria casa. Ela relatou que sua mãe enfrentava sérias dificuldades para engravidar. Após recorrer à intercessão da Santa, a família recebeu o milagre: “Hoje a minha irmã já tem cinco anos. Então, todos os anos eu venho já para também ter como um agradecimento a Nossa Senhora do Caravaggio”.

Foto: Divulgação – Júlia Barcelos, integrante do CLJ de Canela e da pastoral da paróquia

CPM da Neusa Mari Pacheco realiza a Tenda da Fraternidade na Festa de Caravaggio

CANELA – Em um gesto de solidariedade e acolhimento, o Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep) anunciou a realização da Tenda da Fraternidade. A ação social acontecerá nesta terça-feira (26), das 11h30 às 13h30, ao lado da antiga igreja de madeira, paralelamente às celebrações da tradicional Festa de Caravaggio.

O objetivo do projeto é oferecer um ponto de apoio e carinho aos romeiros que estão em peregrinação. Famílias que necessitarem de atenção e um momento de descanso receberão, de forma totalmente gratuita, um lanche composto por salsichão com pão, salada e refrigerante.

A organização reforça o espírito comunitário do evento, desejando bênçãos a todos os participantes através de uma mensagem de fé: “Que o Pai do Céu e Nossa Senhora de Caravaggio iluminem a todos.” A ação promete ser um ponto marcante de fraternidade e união entre a comunidade escolar e os devotos que visitam a região.

Lançado plano “Alma Gramadense” para fortalecer o clube e aproximar a torcida

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) anunciou o lançamento do plano “Alma Gramadense”, uma iniciativa criada para aproximar ainda mais a comunidade do clube e fortalecer o desenvolvimento do futebol.

Conforme o clube, o “Alma Gramadense” surge como uma forma de envolver a torcida no crescimento do Trem da Serra, incentivando o apoio ao esporte local e contribuindo diretamente para a evolução da estrutura e dos projetos do clube.

Atualmente, o CEG vem realizando um importante trabalho nas categorias de base, sendo destaque e referência em diversas competições estaduais e regionais. O clube também desenvolve, em parceria com a Prefeitura de Gramado, projeto social que oferece mais de 850 vagas para crianças e adolescentes, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão, formação e desenvolvimento.

Além disso, o Gramadense segue em crescimento também no futebol profissional. Atualmente, o clube disputa a Copa FGF 2, competição que também faz parte da preparação da equipe visando a disputa da Divisão de Acesso do Gauchão.

Os adeptos do plano “Alma Gramadense” contarão com benefícios exclusivos, como camiseta oficial do programa, R$ 100 em crédito no Hard Rock Café Gramado, entrada gratuita em todos os jogos da temporada e participação em sorteios especiais promovidos pelo clube.

O valor do plano é de R$ 490 por ano, com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito. Para adesão, dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (54) 98133.2108.

Marta Rossi recebe homenagem Destaque 60+ em São Paulo

GRAMADO – Reconhecida como uma das principais lideranças femininas do turismo brasileiro, a empresária gramadense Marta Rossi, CEO e fundadora da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), foi uma das homenageadas durante o Expo Fórum de Turismo 60+, realizado semana passada, em São Paulo.

A distinção aconteceu na cerimônia “Destaque 60+”, criada para reconhecer personalidades que contribuíram e ainda contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do turismo nacional e que seguem ativas no mercado após os 60 anos.

O reconhecimento celebra grandes nomes e fundadores que ajudaram a construir a história do turismo no Brasil, valorizando trajetórias marcadas pelo legado, inspiração e contribuição contínua ao setor.

Emocionada durante a homenagem, Marta Rossi destacou a gratidão pelo reconhecimento ao lado de importantes referências do turismo brasileiro. “Me sinto muito honrada e emocionada por estar no meio destas feras que estão sendo homenageadas nesta noite. Sou grata a Deus por me permitir chegar aqui. Muito obrigada também a cada um que acredita e valida o nosso trabalho para que eu possa continuar caminhando e construindo nesse futuro novo”, afirmou.

Além de Marta Rossi, também foram homenageados Guillermo Alcorta, Arnaldo Franken, Carlos Eduardo Alves (Cadu), Chieko Aoki, Guilherme Paulus, Roberto de Lucena e Walter Feldman, entre outras personalidades expressivas do setor.

O Expo Fórum de Turismo 60+ reúne cerca de 3 mil profissionais do trade turístico em dois dias de programação voltada ao mercado da longevidade. O evento promove painéis, palestras, workshops e networking, além de debates sobre comportamento do consumidor 60+, longevidade ativa e a apresentação de uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo.

Canela recebe veículo de transporte para pacientes SUS

CANELA – Um novo veículo foi entregue à Secretaria de Saúde na semana passada, para reforçar o atendimento aos pacientes que precisam se deslocar para consultas, exames e procedimentos pelo SUS fora da cidade. A entrega foi feita pelo prefeito Gilberto Cezar, no pátio da Secretaria, destacando ainda no ato que a atual administração trabalha para captar mais recursos que viabilizem a aquisição de mais vans, ônibus e carros para compor a frota e qualificar a atuação da Atenção Primária em Saúde.

“Nós já conseguimos, nesse um ano de trabalho, buscando melhorar a qualidade do atendimento, conquistar inúmeros veículos para reforçar nossa frota – van, micro-ônibus e ambulância -, e muito mais está para vir. E continuaremos nos esforçando para fazer o melhor pela população do nosso município”, afirmou o chefe do Executivo canelense.

O veículo entregue trata-se de uma Chevrolet Spin, ano 2026, adquirida por meio de convênio com o Governo do Estado. O Município encaminhou um plano de trabalho no ano passado e foi contemplado com R$ 100 mil para a aquisição, que contou ainda uma contrapartida da Prefeitura, totalizando um investimento de R$ 153,5 mil.

O secretário de Saúde, Jean Spall, aproveitou a oportunidade para destacar que Canela tem muito a agradecer ao Estado e aos parlamentares gaúchos pelo respaldo que tem recebido com o repasse de verbas e emendas, que auxiliam na manutenção dos serviços aos munícipes. Ele adiantou que são esperados para este ano ainda mais um veículo, uma van e outra ambulância.

Conforme explicou o coordenador do setor de Transportes da Saúde, Marcelo Andrade, o veículo será utilizado, principalmente, para o deslocamento de pacientes que precisam comparecer para consultas, exames e procedimentos pelo SUS, mas também poderá ter uso em outras áreas da Atenção Primária, conforme a necessidade.

Semana de agenda cheia no Futsal Veteranos e Segunda Divisão

GRAMADO – O calendário esportivo segue em ritmo intenso e, nos últimos dias, mais duas competições municipais tiveram início no Perinão: o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos e a Segunda Divisão de Futsal.

Na Segunda Divisão, 13 equipes estão na disputa pelo título e pelo acesso à elite da categoria. As duas equipes finalistas garantem vaga na 1ª Divisão de Futsal ainda neste ano. Até o momento, duas rodadas já foram realizadas, com partidas equilibradas e grande participação do público.

Nesta quarta-feira (27), três jogos estão programados no Perinão com os confrontos válidos pela terceira rodada. Todos pela Chave A. A partir das 19h20, entram em quadra respectivamente, Borussia x Santa Cruz; Santos V.M. x Ita Futsal e Belvedere de Munique x De Melo.

Já o Futsal Veteranos, destinado a atletas com idade mínima de 35 anos, conta com 19 equipes. A competição já teve três rodadas disputadas e segue movimentando as noites no Perinão, com jogos marcados pelo equilíbrio e pela confraternização entre os atletas. A 4ª rodada será realizada na terça-feira (26), com as partidas iniciando a partir das 19h.

O primeiro confronto válido pela Chave D, terá Galo Cinza x Santa Cruz. Na sequência, Renegados x Boate Azul, este pela Chave C e em outra partida pela Chave D, entram em quadra Basei Academy x Sonda e finalizando a noite de futsal, Associação Unidos Futsal x Galera do Pantera, este pela Chave C.

A volta do charmoso e tradicional

CANELA – O Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL), anunciou semana passada o retorno do Campeonato Municipal de Futebol após seis anos. A competição terá início no próximo dia 31 (domingo) e integra o calendário esportivo do município.

A edição deste ano levará o nome de Taça Marino Barreto, em homenagem a um importante incentivador do esporte canelense. Marino sempre apoiou o futebol varzeano e também atuou como treinador da Seleção de Canela em amistosos realizados no município.

Conforme o diretor do DMEL, Marcelo Savi, a retomada da competição representa o fortalecimento do esporte amador na cidade. “Será uma grande competição do futebol amador. A adesão das equipes foi muito positiva, mostrando que a comunidade está voltando a apoiar o esporte local”, destaca.

Ao todo, 21 equipes participarão do campeonato. As partidas serão disputadas sempre aos domingos, no Campo da Celulose, nos horários das 9h, 13h30 e 15h. A rodada de abertura, marcada para domingo, dia 31, contará com os seguintes confrontos:
Mercenários F.C x Tequila F.C, Ajax F.C x Abelhudos
e Estrangeiros x Santa Catarina.