Início Site Página 13

Refis 2026 oferece até 100% de desconto em juros e multas para regularização de débitos em Canela

CANELA – Contribuintes de Canela que possuem débitos com o município têm uma nova oportunidade para regularizar sua situação fiscal com condições facilitadas. A Prefeitura lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2026, que oferece descontos de até 100% em juros e multas, além de opções de parcelamento em até 48 vezes para pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa foi instituída pela Lei nº 5.136/2026, sancionada no último dia 20 de maio, e permite adesão até 30 de setembro deste ano.

Entre os débitos contemplados pelo programa estão impostos, taxas, contribuições, autos de infração e pecúnia. A proposta da Administração Municipal é ampliar as possibilidades de negociação para que contribuintes possam regularizar pendências e retomar a adimplência junto ao município.

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, destaca que o programa também representa um benefício coletivo para a cidade. “Nosso objetivo é facilitar o acesso do cidadão e das empresas à regularização fiscal, garantindo que esses recursos possam retornar em investimentos para a cidade e em melhorias para a população”, afirma.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, reforça que a Prefeitura também terá atendimento especial neste sábado, dia 30, para auxiliar os contribuintes interessados em aderir ao programa. “A Prefeitura estará aberta neste sábado atendendo quem deseja buscar informações ou realizar sua regularização junto ao Refis”, destaca. O atendimento ao público ocorrerá das 8 horas ao meio dia.

*Confira as condições do Refis 2026:*

    • Pagamento à vista: 100% de desconto em juros e multas;

    • Parcelamento de 2 a 12 vezes: 80% de desconto;

    • Parcelamento de 13 a 24 vezes: 60% de desconto;

    • Parcelamento de 25 a 48 vezes: 40% de desconto.

A primeira parcela deverá ser paga obrigatoriamente no ato da adesão. O benefício será cancelado em caso de atraso consecutivo superior a 90 dias.

*Valor mínimo das parcelas:*

    • Pessoa Física: R$ 96,00;

    • Pessoa Jurídica: R$ 192,00.

*Mais informações:*

    • [email protected] – para dívidas extrajudiciais;

    • [email protected] – para dívidas ajuizadas.

Representante do Aeroclube de Canela questiona promessa de voos comerciais no aeroporto

CANELA – A sessão da Câmara de Vereadores desta semana foi marcada por um pronunciamento do representante do Aeroclube de Canela, Marcelo Mallmann Sulzbach, durante o espaço da Tribuna do Povo. Com experiência de 26 anos na aviação, sendo 15 deles na aviação comercial, inclusive atuando como comandante no Brasil e no exterior, Sulzbach utilizou argumentos técnicos para afirmar que o aeroporto de Canela não comporta operações regulares de voos comerciais, conforme anunciado pela Infraero quando assumiu a gestão do terminal.

Ao longo da explanação, Marcelo destacou que o Aeroclube de Canela não é contrário ao desenvolvimento do aeroporto ou da cidade, mas afirmou que existe uma diferença entre desejo político e viabilidade técnica.

“O Aeroclube é totalmente a favor do desenvolvimento da cidade e do desenvolvimento aeronáutico. A gente não é contra ter um aeroporto desenvolvido. É simplesmente uma questão técnica e de fato.”

Segundo ele, de todas as melhorias prometidas pela Infraero desde a enchente de 2024, apenas o alargamento da pista foi executado — e mesmo assim ainda sem homologação oficial nos sistemas aeronáuticos. Conforme relatou, o aeroporto continua registrado com apenas 18 metros de largura operacional.

Sulzbach listou uma série de exigências técnicas necessárias para que um aeroporto possa operar voos comerciais regulares, como pista maior, cercamento, iluminação, equipamentos de navegação, estação meteorológica, sistema de controle de tráfego aéreo, terminal adequado e estrutura de combate a incêndio.

“O que foi feito? Alargamento da pista. Pintura da pista. E acabou. O resto ficou na promessa. Nenhuma empresa em sã consciência iniciaria uma operação aqui.”

Ele explicou ainda que as características geográficas e climáticas de Canela tornam a operação aérea ainda mais complexa. Entre os fatores citados estão altitude, relevo, temperaturas e a frequente ocorrência de neblina, especialmente no inverno. Segundo Marcelo, mesmo aeroportos mais estruturados, como o de Caxias do Sul, já apresentam dificuldades operacionais.

Na comparação apresentada na tribuna, Caxias possui cerca de dois mil metros de pista asfaltada e 1.600 metros efetivamente utilizáveis, enquanto Canela dispõe de aproximadamente 1.264 metros de área operacional utilizável, cercada por barrancos e limitações geográficas.

Com base em sua experiência na aviação comercial, Sulzbach afirmou não acreditar na implantação de voos regulares no município sem grandes desapropriações e obras estruturais de enorme impacto urbano.

“Esses voos comerciais não vão acontecer se não forem feitas obras babilônicas de desapropriação em massa para alongar a pista.”

Além das críticas à viabilidade operacional do aeroporto, Marcelo também chamou atenção para a situação do Aeroclube de Canela, entidade que existe há 76 anos e que, segundo ele, corre risco de fechamento.

Durante a fala, explicou que os aeroclubes exercem uma função pública de formação aeronáutica e que historicamente atuam como escolas de aviação sem fins lucrativos. O Aeroclube de Canela já formou pilotos que hoje atuam em companhias nacionais e internacionais, incluindo comandantes da Emirates.

Sulzbach relatou ainda dificuldades para renovar a permanência do aeroclube no hangar que ocupa no aeroporto. Segundo ele, após assumir a gestão do terminal, a Infraero passou a cobrar valores considerados inviáveis para utilização da área.

O representante afirmou que o valor do aluguel exigido seria até 600% maior do que o cobrado de outros espaços no aeroporto, o que, na avaliação dele, ameaça diretamente a sobrevivência da instituição.

Ao defender a permanência do aeroclube, Marcelo ressaltou o papel social desempenhado pela entidade, especialmente durante as enchentes de 2024, quando o espaço serviu como centro de distribuição de alimentos e apoio logístico para equipes de saúde.

Ele também alertou para a crise nacional dos aeroclubes, afirmando que mais de 30 entidades do tipo estão em risco no país, o que poderá gerar falta de pilotos nos próximos anos.

Segundo Sulzbach, os aeroclubes não podem ser tratados como empresas privadas comuns, já que possuem função educacional, cultural e pública reconhecida pelo Código Brasileiro de Aeronáutica.

A manifestação repercutiu entre vereadores e público presente na sessão, reacendendo o debate sobre o futuro do aeroporto de Canela, os investimentos da Infraero e a preservação do Aeroclube como patrimônio histórico e aeronáutico do município.

Troféu Seleção

Já estamos organizando a 16ª edição do Troféu Seleção. Aguarde a nossa visita, agende o dia 24 de julho para o jantar e reserve lugar na prateleira. Os melhores do ano mais uma vez farão o Serrano tremer! Na foto, a prateleira da Pedro Góis Seguros, presença confirmada há muitos anos. Acho que foi em todos, né, seu Pedro e seu José Pedro, o neto sucessor?

Porque me importa

Saía da reunião na ACIC na noite de quinta-feira (28) (21h33min), onde a Secretaria de Turismo explicava os malabarismos necessários para fazer uma boa programação com péssima, ou quase nenhuma, infraestrutura, e passo a ouvir a sessão da Câmara, onde o representante do Aeroclube de Canela, Marcelo Sulzbach, usava a Tribuna do Povo afirmando, com toda a certeza e com o conhecimento de aviador, que o aeroporto do município não comporta voos comerciais conforme prometido pela Infraero quando assumiu a gestão do mesmo.

Não decola

Segundo Marcelo explicou, de tudo o que foi anunciado pela Infraero, apenas o alargamento da pista aconteceu e, ainda assim, não foi homologado, eis que segue constando com apenas 18 metros no sistema. O resto ficou no que classificou como “falácia da Infraero” (matéria nesta edição).

3,8 mi é o total

O orçamento do ano para eventos na Secretaria de Turismo de Canela é de R$ 3,8 milhões, quando só a Festa Colonial, em julho, vai custar R$ 2 milhões. E é menos do que o custo do último Sonho de Natal sozinho: R$ 5,5 milhões. O jeito é buscar patrocínios para as realizações. E, ao que explicou o secretário Athos Cunha, o valor da Festa Colonial foi conseguido através da LIC – Lei de Incentivo à Cultura estadual. Quanto a este evento, o trade questiona o período, que deveria ser em baixa temporada para ajudar a alavancar e não apenas usufruir.

Recheado

Se o primeiro semestre se limitou à Páscoa, o segundo aparentemente será mais recheado de eventos com potencial de atrair visitantes. Além dos tradicionais Festa da Colônia, Temporada de Inverno e Sonho de Natal, dois novos eventos estão em formação: Festival da Pizza, que a ABRASEL fará em parceria com a Secretaria, e Festival da Tradição. Ambos para se tornarem produtos a compor o catálogo do município e o calendário anual de eventos. O Sabores de Canela é da ACIC e também está confirmado. Na foto: Alexandre Tori, Athos Cunha, Jaison Remonti e Milena Correia Parmegiani, da ACIC.

Festival da Tradição

O chefe de gabinete da Secretaria, Alexandre Tori, é o encarregado deste projeto. Identificado com o setor, como dançarino campeão do ENART, promete encantar os turistas com inspiração nas coreografias de 11 a 20 de setembro, na Praça João Corrêa. (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART – é o maior festival de arte amadora da América Latina. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), reúne milhares de artistas em competições de danças tradicionais, chula, música, declamação, trova e concurso literário).

Que termine em pizza

Já o Festival da Pizza é ideia da dupla de gestores da Secretaria, do secretário Athos Cunha e do adjunto Jaison Remonte, ambos empresários do setor. Chamei o pessoal da ABRASEL hoje mesmo e, assim que tiverem os detalhes repassarão.

Observatório

Na reunião também foi anunciada a intenção de contratar ferramentas de inteligência turística e monitoramento de fluxo de visitantes, visando melhorar a coleta de dados e auxiliar no planejamento das ações do setor.

Infra

Segundo dito na reunião de ontem à noite, o projeto do Centro de Feiras foi aprovado na Secretaria Estadual de Turismo e deve seguir seu fluxo até chegar à licitação e execução. O projeto foi feito pela arquiteta da Secretaria de Turismo. É preciso que aconteça a área coberta fixa e permanente junto à Casa de Pedra para que pequenos eventos diversos custem menos, já que as estruturas cobertas alugadas são muito caras.

Também é preciso fazer constar que a nossa Rua Coberta de Canela não está servindo para nada ao município. É preciso ver isso. Deve haver um contrato especificando áreas comuns que devam estar disponíveis. Com aquelas tendas colocadas no meio, a rua não é mais rua e, até aqui, o município só bancou. É uma constatação do trade, especialmente dos realizadores de eventos.

Atualmente, a maior parte dos recursos acaba sendo consumida com estruturas temporárias, como lonões e coberturas provisórias, que representam quase 50% do custo dos eventos. Além do impacto financeiro, os próprios organizadores reconheceram os riscos operacionais dessas estruturas.

Sem acordo

A audiência da Prefeitura de Canela com o Judiciário Federal semana passada sobre o comércio irregular nas redondezas da Catedral, não chegou a um acordo. Terá uma nova sessão nos próximos dias. Até aqui, a previsão não é boa…

6×1, 4×3

Os brasileiros acompanham estarrecidos a discussão, em plena campanha eleitoral, sobre algo tão importante como a escala de trabalho. A preocupação dos setores do comércio e serviços é maior, eis que afetados diretamente pela mudança, se aprovada no Congresso.

A princípio, o que está encaminhado, aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado aos senadores, é a 6×2, com 40 horas semanais. Assim, os trabalhadores deverão obter pelo menos dois dias por semana de descanso e, no primeiro ano, trabalhar 42 horas semanais e, no segundo, 40. Aguardemos.

Escancarada

A Prefeitura de Canela abrirá neste sábado, dia 30, com expediente externo das 8h às 12h, foco no Refis (matéria nesta edição). Servidores trabalharão das 7h às 13h para recuperar um dos dias úteis do mês que folgaram.

Dois projetos aprovados

Os vereadores de Canela aprovaram dois projetos de lei durante a sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira.

O primeiro foi o Projeto de Lei Complementar nº 07/2026, que amplia em 10 vagas o número de cargos de Profissional do Magistério com Habilitação em Língua Estrangeira Moderna no quadro do Magistério Público Municipal. A alteração modifica o artigo 39 da Lei Complementar nº 26, de 8 de fevereiro de 2012.

Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 34/2026, relacionado à reorganização orçamentária do município. Conforme a justificativa do Executivo, durante a elaboração do orçamento houve segregação dos recursos livres entre as fontes 1500 e 1501. No entanto, durante a execução das despesas, permaneceu apenas a fonte 1500, devido a um entendimento diferente adotado na elaboração da Lei Orçamentária Anual (PLOA 2026), baseado em orientação técnica da DPM.

O projeto autoriza o remanejamento de cerca de R$ 15 milhões dentro do orçamento municipal.

Novos

Alguns novos projetos iniciaram a tramitação ontem e daremos destaque durante o período. O prefeito Gilberto Cezar publicou nas suas redes que protocolou projeto de auxílio-moradia aos servidores da segurança pública que atuam no município. Também não temos os detalhes ainda e daremos na edição de terça.

Renda importa

Em reuniões como a de ontem, da Secretaria de Turismo de Canela com a ACIC, é comum ouvirmos chororô sobre recursos, parcos recursos e comparações com o vizinho rico, Gramado.

Aderindo aos ululantes, vejamos o Índice de Progresso Social. A gente fez matéria sobre esta pesquisa, ou levantamento feito através de dados oficiais, publicada na semana passada, quinta-feira.

Alguns comparativos a gente tem de fazer para que façamos críticas conscientes e construtivas, especialmente aos nossos governantes. População e renda per capita são relevantes. Canela tem 50.715 habitantes e Gramado 41.705. Em área de extensão são parecidos: Canela tem 253 km² e Gramado 239 km².

Em termos de renda per capita, que é o seguinte: pega a renda de todos os familiares que residem nesta casa e divide por quantos são. Canela soma R$ 38.641,80 por pessoa ao ano, o que equivale a cerca de R$ 3.200 mensais cada um. Gramado registra R$ 85.501,26 por ano, cerca de R$ 7.125 por mês. Quando falamos em atendimento de pessoas (saúde, educação) e estradas e infraestrutura, é isso que devemos levar em conta.

Você sabia?

O Sistema FIERGS representa 53 mil indústrias e 107 sindicatos industriais, responsáveis por cerca de 870 mil empregos diretos no Rio Grande do Sul. Além disso, a indústria responde por 27% do PIB gaúcho, 55% da arrecadação de ICMS e 78% das exportações do Estado. Dia 25 de maio é o Dia da Indústria!

Desenrola

A prefeitura de Canela está iniciando mais um Refis, refinanciamento, para os contribuintes que estão enrolados. É bom para quem tem a oportunidade de colocar em dia e para o município que precisa arrecadar para bancar os compromissos. 

Você vai ver

Teve 26 empresas inscritas para a gestão do HASM, e, o atual gestor, Ana Nery, nem se inscreveu. Nove não reuniram documentação necessária e 17 seguem no certame (matéria nesta edição).

Com condições

A ACIC assumirá por mais um ano a instalação dos tradicionais pinheirinhos da Avenida Júlio de Castilhos durante o período natalino. No entanto, o presidente da entidade, Maurício Boniatti, embasado em pesquisa interna realizada com os associados, apresentou algumas condições à Secretaria de Turismo.

Entre os principais pontos está a redução do número de estruturas, que atualmente são 55, passando para 40 unidades. Outra exigência é que a manutenção dos pinheirinhos fique sob responsabilidade do município, já que há muitas reclamações relacionadas à conservação ao longo do evento.

A proposta também prevê padronização das estruturas, ficando a cargo dos empresários apenas a ornamentação individual de cada pinheiro.

Além dos pinheirinhos, a ACIC manterá as ações de Compra Premiada e o concurso de vitrines decoradas.

A sugestão para a decoração deste ano é apostar em uma ornamentação mais lúdica e que tenha maior impacto visual também durante o dia, não apenas à noite.

Rede SKY 25 anos

REGIÃO – A relação construída ao longo dos anos entre hóspedes, fornecedores, parceiros e amigos é um dos pilares que ajudam a explicar a trajetória de sucesso da Sky Hotéis, rede que completa 25 anos em 2026.

E um exemplo disso é dado pelo diretor executivo da Mobicaxias (Associação Mobilização por Caxias do Sul), Rogério Rodrigues. Sempre que tem compromissos profissionais em Gramado e Canela, Rogério faz questão de se hospedar na rede Sky para reencontrar o amigo Hilário Krauspenhar, fundador e diretor do grupo hoteleiro. Os dois se conheceram há anos, em Caxias do Sul, quando a Sky administrava o Hotel Samuara, e desde então mantêm uma amizade construída a partir da convivência profissional.

Em um destes reencontros, os amigos aproveitaram um café da manhã para colocar a conversa em dia e relembrar histórias da caminhada empresarial.

“A gente se conheceu trabalhando, mas aos poucos vai se criando um vínculo maior, de amizade e companheirismo. Isso é comum na hotelaria. Tenho muitos hóspedes que vêm há anos e sempre fazem questão de trocar algumas palavras comigo. É algo que me satisfaz muito”, conta Hilário.

Rogério também destaca a simplicidade e a proximidade mantidas pelo empresário mesmo após o crescimento da rede. “O Hilário é uma pessoa incrível. Cada vez que a gente se vê troca um abração e ele sempre tem uma novidade para contar, com um sorriso no rosto. Pessoa trabalhadora, humilde e humana. Desejo cada vez mais sucesso a ele e à sua família”, afirma. “Que estes 25 anos sejam apenas o começo de uma grande e bem-sucedida jornada”, deseja.

A história simboliza justamente uma das marcas da Sky Hotéis ao longo destas duas décadas e meia: o relacionamento próximo e humano cultivado com clientes, parceiros e amigos que acompanham a trajetória da empresa desde os primeiros anos.

Sobre a Rede Sky Hotéis

O sonho do seu Hilário Krauspenhar em ter seu próprio hotel se concretizou em 2001, com a inauguração do Hotel Sky, após muitos anos atuando como empregado no setor. Inicialmente com 40 apartamentos, o empreendimento foi ampliado ao longo dos anos e, em 2007, a família adquiriu o hotel vizinho, formando um complexo com 150 apartamentos. Hoje, a Rede Sky Hotéis possui unidades em Gramado e Canela, somando cerca de mil apartamentos, além de cinco restaurantes, dois spas e um parque infantil, gerando mais de 400 empregos diretos. A forte presença familiar é um dos pilares do sucesso da rede. Atualmente, os empreendimentos são administrados pelo casal Hilário e Nair, ao lado dos filhos Arlei, Kerlin e Kelvin.

Dezessete organizações seguem na disputa pela gestão do Hospital São Miguel

GRAMADO – O documento publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) confirma o avanço do Chamamento Público nº 02/2026 da Prefeitura de Gramado para escolha da Organização Social de Saúde (OSS) que assumirá a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM). Ao todo, 26 entidades se cadastraram no processo. Após análise documental realizada pela Comissão de Avaliação e Fiscalização da Secretaria da Saúde, nove acabaram desclassificadas e 17 seguem habilitadas para a próxima fase do certame.

As entidades desclassificadas foram:

  • AVVP
  • Santa Casa de Chavantes
  • IDEAS
  • Instituto Santé
  • Instituto Vida e Saúde (INVISA)
  • Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus (HSBJ)
  • Círculo Operário Caxiense
  • ANFE
  • Instituto Nacional de Saúde Pública, Inclusão, Reabilitação e Educação – INSPIRE

Segundo o parecer técnico, as desclassificações ocorreram principalmente por ausência de documentação obrigatória, certidões negativas, problemas de habilitação jurídica ou impedimentos registrados.

Já as entidades habilitadas e que seguem para a próxima etapa são:

  • Fênix do Brasil Saúde
  • Associação Saúde em Movimento (ASM)
  • IMADI
  • Instituto Bom Jesus (IBJ)
  • IGIS
  • INAPP
  • S3 Gestão em Saúde
  • Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)
  • Associação Pró Maternidade e Infância de Rio Verde (CEMAB)
  • União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA / HSL)
  • Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH)
  • Instituto Maria Schmitt
  • Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB)
  • Instituto de Apoio à Gestão Pública (IAG)
  • Instituto IBHASES
  • Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)
  • InSaúde

Agora o processo segue para as visitas técnicas e posterior apresentação das propostas técnicas e financeiras pelas instituições habilitadas.

As visitas técnicas ocorrerão entre os dias 28 de maio e 6 de junho. Já a fase de apresentação e análise das propostas acontecerá entre 19 de junho e 7 de julho de 2026. A homologação do resultado definitivo está prevista para 31 de julho, quando deverá ser conhecida a instituição que assumirá a gestão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) pelos próximos três anos.

Prefeitura e Aegea/Corsan tratam sobre saneamento básico para a Nova Centralidade

GRAMADO – As Secretarias do Meio Ambiente e de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas reuniram-se com a equipe da Aegea/Corsan nesta quarta-feira (27). O objetivo do encontro foi tratar sobre o panorama e o planejamento dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário para a Nova Centralidade.

Na ocasião, a concessionária apresentou os estudos iniciais já realizados para a região. A partir desse diagnóstico, foram estabelecidos os próximos passos técnicos, bem como os levantamentos necessários que antecederão a elaboração dos projetos de engenharia.

A iniciativa, segundo a Prefeitura de Gramado visa garantir a segurança hídrica e a preservação ambiental durante a expansão urbana de Gramado. “Essas ações são fundamentais para que o crescimento da Nova Centralidade aconteça de forma ordenada e em conformidade com as obrigações contratuais assumidas pela concessionária, além de garantir um sistema eficiente e que resulte em mais qualidade de vida para a comunidade gramadense”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

O secretário de Planejamento, Urbanismo e Parcerias Estratégicas, Rafael Bazzan, reforça a necessidade de uma base sólida para o projeto. “Não existe desenvolvimento urbano sustentável sem um saneamento básico eficiente. Este planejamento conjunto com a Corsan é o que garantirá que a Nova Centralidade nasça com uma infraestrutura moderna, capaz de suportar o crescimento da cidade com responsabilidade técnica e ambiental”, pontua o secretário. 

Aberto credenciamento de artesãos para participação na Festa Colonial e Temporada de Inverno

CANELA – A Secretaria de Turismo e Cultura, está com edital de Chamamento Público aberto para o credenciamento de artesãos interessados na comercialização de produtos artesanais durante a Temporada de Inverno e a 32ª Festa Colonial. Os eventos acontecerão entre os dias 20 de junho e 2 de agosto, na praça João Corrêa.

O credenciamento é necessário para garantir a participação dos artesãos nas 12 casinhas que serão disponibilizadas durante os eventos. Deste total, 11 espaços serão destinados aos artesãos credenciados, com o objetivo de valorizar o artesanato local, incentivar o comércio, fortalecer o fluxo turístico e fomentar a cultura e o turismo no município. Uma das casinhas será destinada à cultura da reserva indígena de Canela.

Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de espaços disponíveis, será realizado sorteio público para definir os participantes contemplados.

Os interessados podem acessar o edital no site oficial da Prefeitura de Canela, www.canela.rs.gov.br, no link , clicando em “+ detalhes” para consultar os documentos digitais. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (28) e encerram no dia 8 de junho às 23h59.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282.5024, ramal 2430, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, ou pelo e-mail: [email protected].

Cempra intensifica Feira de Adoção nesta sexta-feira e sábado

CANELA – O Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra) intensifica neste fim de semana as ações voltadas à adoção responsável de cães e gatos. Serão duas oportunidades para a comunidade conhecer os animais acolhidos pelo abrigo municipal e proporcionar um novo lar aos pets resgatados de situações de abandono e maus-tratos.

A primeira ação ocorre amanhã, sexta-feira (29), das 9h às 12h, em frente à Prefeitura de Canela, com uma feira de adoção especial temática da Copa do Mundo 2026. A atividade contará com a participação de dois filhotes de felinos e três filhotes de cães, todos disponíveis para adoção.

De acordo com a coordenadora do Cempra, Ione Couto, os animais recebem cuidados veterinários, alimentação e carinho após serem acolhidos pelo município. “Queremos que eles também conheçam o amor de uma família”, destaca.

Além desta edição especial, o Cempra anunciou que, a partir de maio, promoverá uma feira de adoção em frente à Prefeitura na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de incentivar a adoção responsável e aproximar a comunidade das ações desenvolvidas pelo Centro de Proteção Animal.

Já no sábado (30) o Cempra realizará mais uma Feira de Adoção diretamente na sede do abrigo, localizada na localidade de Banhado Grande, no interior de Canela. A atividade acontece das 10h30 às 15h e também permitirá que os visitantes conheçam as instalações do local.

Atualmente, o Cempra conta com 92 cães disponíveis para adoção. Conforme Ione Couto, a iniciativa busca aproximar a população da causa animal. “Queremos oportunizar que as pessoas conheçam nosso trabalho e, principalmente, colaborem com a causa animal no município, proporcionando um lar para estes animais, que foram resgatados, na maioria das vezes, em situação de abandono e maus-tratos”, afirma.

O acesso ao Cempra é feito pela região da Pousada Cabana da Serra, seguindo aproximadamente 1.600 metros adiante, com entrada à esquerda, em estrada de chão. Para formalizar a adoção, é necessário apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência e preencher o termo de posse responsável do animal escolhido.

Ione detalhou sobre os critérios e regras para adoção. “A adoção poderá ser realizada diretamente no local da feira, mediante preenchimento de um termo de adoção responsável. A equipe orientará cada interessado sobre os cuidados necessários com o animal, garantindo que ele vá para um lar seguro e preparado para recebê-lo.

Entre os critérios estão ser maior de idade, apresentar documento com foto e comprovante de residência, além do compromisso com alimentação, cuidados veterinários, bem-estar e não abandono do animal. Após a adoção, também poderá haver acompanhamento da equipe para saber como está a adaptação do pet à nova família.”

Sobre a possibilidade de adotar animais que não estejam expostos na feira desta sexta-feira (29), Ione explicou que o interessados poderá se informar para efetuar a adoção de um cão ou gato que esteja no Cempra.

“Mesmo que o animal desejado não esteja exposto no momento, os moradores poderão conversar com a equipe presente no evento para conhecer outros cães e gatos disponíveis para adoção. O objetivo é incentivar a adoção responsável e proporcionar uma nova oportunidade aos animais acolhidos pelo Cempra”, finalizou.

Olivas de Gramado comemora supersafra

GRAMADO – A colheita de azeitonas da safra 2026 foi especial para o Olivas de Gramado. O empreendimento serrano atingiu um marco histórico de produtividade, superando todas as safras anteriores, iniciada em 2020. Após 60 dias de trabalho nos seus pomares, a empresa colheu em torno de 80 toneladas da fruta de seis variedades diferentes, nos mais de 12.600 pés de oliveiras, cultivados em uma área de 29 hectares.

O volume é 220% maior do que o ciclo de 2025, que foi de 25 mil quilos. A supersafra, resultou em mais de dez mil litros de azeite extravirgem de alta qualidade- extraídos no lagar próprio- que serão utilizados na produção das linhas especiais de azeites aromatizados e no Terroir Serrano, rótulo premiado em mais de dez importantes concursos internacionais.

As etapas de manejo do olival realizadas com precisão, somadas às condições climáticas favoráveis, além do profissionalismo e dedicação de toda equipe de colheita e extração, foram os fatores determinantes para o avanço expressivo na produção de azeite neste ano no empreendimento gramadense.

“Após dois anos de safras comprometidas em razão das adversidades climáticas, em 2026 tivemos um recorde absoluto na quantidade de frutos colhidos, não somente aqui no Olivas de Gramado, mas na grande maioria dos olivais do Rio Grande do Sul”, comemora o CEO e mestre lagareiro do Olivas de Gramado, André Bertolucci.

“Este crescimento é de grande importância para a abertura de novos mercados, para a consolidação do azeite brasileiro, não somente pela já comprovada qualidade, mas também pelo fato de chegar à mesa de um número bem mais expressivo de consumidores”, acrescenta Bertolucci.

PREMIAÇÕES

A Safra 2026 do Olivas de Gramado já foi premiada com a Medalha de Ouro no Anatolian IOOC (Turquia) e no Masters of Olive Oil (Monte Carlo). O azeite Terroir Serrano ainda participará de mais outras duas importantes competições internacionais durante o ano: na Itália (EVOO IOOC) e na Inglaterra (London IOOC).

OLIVOTURISMO

O Olivas de Gramado é o parque pioneiro em olivoturismo no Brasil, possibilitando uma série de atividades contemplativas, imersivas e interativas. Situado na Linha Nova- marco zero do município de Gramado, o empreendimento é rodeado de Mata Atlântica, com solo permeado por cristais de quartzo branco e com vistas deslumbrantes.

Além de lindas paisagens proporcionadas pela natureza exuberante dos cannyons do Pedra Branca, o Olivas de Gramado reúne boa gastronomia – com Trattoria , Cafeteria, Piquenique e espaços gastronômicos distribuídos por todo parque- além de uma série de atrativos para toda a família, como a Mini Fazendinha, trilhas ecológicas, Farm Tour entre as plantações de oliveiras, Bike Voadora e o espaço Azeiteria, que proporciona uma série de experiências relacionadas ao azeite de oliva, incluindo a Degustação Sensorial Harmonizada- mini aula com degustação de até sete tipos de azeites, todos eles harmonizados com insumos locais – a Imersão 360° , que conta a história das oliveiras desde os primórdios da mitologia grega até os tempos atuais; e o Make Your Blend, destinado a customização de blends de azeite, com até quatro possibilidades de monovarietais para personalizar.

O pôr do sol finaliza com chave de ouro a visita ao Olivas de Gramado, onde os visitantes têm a possibilidade de contemplar o espetáculo do astro rei, embalado por djs de música eletrônica e sax live show, na mais bela vista da Serra Gaúcha.

Para mais informações acesse www.olivasdegramado.com.br ou nossas redes sociais @olivasdegramado e @olivassunset.

Sicredi Pioneira reúne 1,4 mil educadores no Fórum Regional de Educação

REGIÃO – Cerca de 1,4 mil profissionais da educação dos 21 municípios da área de atuação da Sicredi Pioneira participaram, semana passada, do Fórum Regional de Educação, realizado no Teatro Feevale.

Promovido anualmente pela cooperativa, o encontro reuniu professores, gestores escolares e equipes pedagógicas ligadas aos programas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Finanças na Mochila. O objetivo foi gerar reflexão sobre o papel transformador da educação e os desafios vividos por quem está diariamente dentro da sala de aula.

Com o tema voltado ao bem-estar, a edição deste ano colocou em pauta o cuidado com quem educa. “A gente costuma dizer que ninguém oferece aquilo que não tem. Para cuidar do outro, é preciso primeiro olhar para si. E a profissão docente carrega muito disso: cuidado, acolhimento, formação, construção de conhecimento e de humanidade. Por isso quisemos proporcionar um momento com sentido, que tocasse esses profissionais”, conta a gerente de Atuação Social e Educacional da Sicredi Pioneira, Alini Cossul Martinelli.

Ela explica que, por conta disso, o Fórum propôs um olhar atento à saúde emocional e à necessidade de fortalecer redes de apoio dentro das comunidades escolares. “Quando pensamos em bem-estar, pensamos também em relações, pertencimento e apoio coletivo. Queremos que esses educadores saiam daqui levando reflexões que possam reverberar não só nas escolas, mas também nas comunidades e nas famílias onde estão inseridos”, complementa.

Essa realidade ganhou destaque com a presença da psicóloga portuguesa Helena Marujo, referência internacional em psicologia positiva. Parte da programação do evento, ela apresentou a palestra “Educar com Alma e o Poder da Ciência do Bem-Estar”, convidando os participantes a refletirem sobre a dimensão humana da docência, para além do ensino de conteúdos. “Os professores continuam a ser um pilar absolutamente vital da sociedade. Se estiverem desanimados, descrentes ou emocionalmente esgotados, isso inevitavelmente será passado para as novas gerações. Precisamos cuidar dos próprios professores”, afirma.

Durante o momento, a pesquisadora abordou temas como exaustão emocional, pertencimento, autocuidado e segurança psicológica dentro das escolas, reforçando que a aprendizagem só acontece em ambientes emocionalmente seguros. “O bem-estar docente não depende apenas da resiliência individual, mas da construção coletiva de ambientes saudáveis, sustentados por relações de confiança, liderança positiva, autonomia e sentimento de pertencimento. Todos queremos viver vidas com sentido, emocionalmente leves e que valham a pena ser vividas. E a escola também precisa ser um espaço onde isso seja possível”, destaca.

O debate gerou identificação entre os participantes, como a secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner. Participando pela quarta vez, ela destacou o impacto da temática no cotidiano escolar. “Falar sobre bem-estar é sempre necessário, mas principalmente quando isso nos convida a olhar para nós mesmos. Quando eu penso em como eu estou, isso se reflete diretamente no meu trabalho, na forma como me relaciono com os outros e com a comunidade escolar. Se eu estou bem, isso gera impacto no coletivo”, aponta.

O município participa dos três programas educacionais desenvolvidos pela cooperativa -A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Finanças na Mochila-, envolvendo toda a rede municipal, da educação infantil ao ensino fundamental. Neste ano, cerca de 250 profissionais de Dois Irmãos estiveram presentes no evento. “Nós acreditamos muito nesses projetos porque eles fortalecem o trabalho pedagógico e a construção de comunidades cada vez melhores. Essa participação efetiva dos profissionais e das escolas mostra o quanto essas iniciativas fazem sentido dentro da nossa rede”, acrescenta Denise.

Outro destaque da programação foi a apresentação “A Grande Orquestra da Educação”, conduzida pela pesquisadora Soraia Schutel e pelo maestro Evandro Matté. Utilizando a metáfora da orquestra, Matté propôs uma reflexão sobre o papel de cada educador dentro do processo de aprendizagem e sobre como diferentes talentos, ritmos e saberes se conectam para que o todo aconteça. “A música atua diretamente no corpo, na mente, nas emoções e nas interações sociais. Quando ela está presente desde cedo na formação das crianças, contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo e também para a aprendizagem em diversas áreas”, enfatiza.

Educação como caminho para transformar comunidades

Para a Sicredi Pioneira, o Fórum Regional de Educação é parte de um trabalho contínuo de incentivo ao desenvolvimento humano e ao fortalecimento das comunidades por meio da educação. Mais do que um encontro anual, a iniciativa busca criar espaços de formação, troca e conexão entre profissionais que compartilham o desafio diário de educar.

Alini reforça que, embora a Sicredi Pioneira seja uma instituição financeira cooperativa, a educação está no centro do propósito da organização. “Muitas vezes as pessoas perguntam por que atuamos tão fortemente dentro das escolas. E a resposta está no nosso propósito: construir comunidades melhores juntos. Isso passa diretamente pela educação. É por meio dela que conseguimos gerar transformação de longo prazo. Quando apoiamos professores, estudantes e redes de ensino, estamos fortalecendo o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, reforça.

Esse trabalho acontece ao longo de todo o ano por meio dos programas educacionais desenvolvidos em parceria com escolas e municípios. Juntas, as iniciativas A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares e Finanças na Mochila promovem vivências ligadas ao cooperativismo, cidadania, protagonismo estudantil e educação financeira, alcançando milhares de crianças, jovens e educadores na região.

Para saber mais sobre a atuação social e educacional da cooperativa, acesse sicredipioneira.com.br/social-e-educacional.

Sobre a Sicredi Pioneira: primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, a Sicredi Pioneira atua há mais de 120 anos com o propósito de construir comunidades melhores. Presente em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, oferece soluções financeiras justas, com um atendimento humano, próximo e consciente. Mais do que serviços, entrega cooperação e confiança, fortalecendo a economia local e ajudando pessoas e negócios a prosperarem juntos.