Início Site Página 12

Aegea/Corsan divulga cronograma de obras e ações ambientais

REGIÃO – A Aegea/Corsan dá início nesta semana a um conjunto de obras e iniciativas ambientais que abrange municípios de diversas regiões. Entre segunda-feira (1º) e sexta-feira (5), as equipes atuam na expansão do esgotamento sanitário, na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e em atividades de educação ambiental. A programação coincide com a Semana do Meio Ambiente.

Canela tem intervenções em seis bairros, enquanto Gramado, também registram obras nas redes de esgoto. O detalhamento completo das vias atendidas está abaixo. Na quarta-feira (3), o Parque do Caracol, recebe um workshop sobre meio ambiente e responsabilidade social, em uma ação da empresa dentro da programação da Semana do Meio Ambiente.

“Além das obras que ampliam a eficiência dos sistemas de água e esgoto, estamos promovendo atividades que aproximam a população dos temas ligados ao saneamento e à preservação ambiental”, afirma Maraísa Oliveira, diretora regional da Aegea/Corsan.

A executiva ressalta que a semana combina investimentos em infraestrutura com ações de relacionamento com a comunidade, o que, segundo ela, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas. Durante a execução das obras, podem ocorrer alterações temporárias no trânsito e circulação de máquinas nas áreas de intervenção. A programação está sujeita a ajustes conforme as condições climáticas ou demandas operacionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo aplicativo Corsan, Agência Virtual em cliente.corsan.com.br, WhatsApp ou pelo 0800 646 6444.

PROGRAMAÇÃO DE OBRAS E AÇÕES

Canela

Workshop Meio Ambiente e Responsabilidade Social

Quando: Quarta-feira (3), às 9h

Local: Parque do Caracol

Gramado

Obras de expansão do esgotamento sanitário

Quando: De segunda-feira (1º) até sábado (6).

Local: Bairro Floresta: Ruas Tristão de Oliveira, Vera Cruz, Santo Antônio, Luiz Prass e Francisco Comiotto;

Bairro Mato Queimado: Rua Vereador Ivo Tomazelli;

Bairro Dutra: Rua Travessa Itu.

Canela

Obras de expansão do esgotamento sanitário

Quando: De segunda-feira (1)º até sábado (6)

Locais: Bairro Centro: Ruas Teixeira Soares, Jurges Hubbe, Constantino Fernandes Raimundo e  Almirante Barroso;

Bairro Vila Boeira: Ruas João Maria dos Santos, Bernardino Timóteo da Fonseca, Joaquim José Raymundo, São Francisco, João Francisco Cristófoli (Mathilde Esteves Velho) e Elisberto Moraes;

BairroVila Raymundo: Ruas  Gabriel de Souza, Egon Irmfried Jung, Aquidaban, Padre Cacique e Álvaro Amazonas Fagundes

Bairro Beco da Alegria: Theobaldo Weber, Pinheiro Machado e Patrício Zini Sobrinho

Bairro São Rafael: Ruas  Homero Pacheco, Egon Irmfried Jung, Hermes Fagundes Prux e Eva Antonia Fagundes de Freitas

Bairro Canelinha: Travessa da Homero Pacheco, Presidente João Goulart e Rui Ramos

Série Prata inicia nesta segunda-feira com homenagem a Eduardo Rodrigues, o Xuxu

CANELA – A partir desta segunda-feira (1º), 12 equipes estarão na luta pelo título do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata, promovido pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL). Ao todo, 12 equipes disputarão o título da competição, que também garante acesso à Série Ouro.

Os jogos da primeira rodada acontecem a partir das 19h, no ginásio Carlinhos da Vila. O campeonato se chamará Taça Eduardo Rodrigues, o Xuxu, falecido em julho de 2024, comunicador, militante político e um dos grandes incentivadores do esporte.

Conforme o DMEL, o campeonato será disputado em dois grupos com seis equipes cada. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais, enquanto os últimos colocados serão rebaixados.

Apenas os finalistas garantem vaga na Série Ouro de 2027. Na rodada de abertura, válida pelo Grupo A, os confrontos serão os seguintes: Manipulados x MB Sports/Dante Supermercado, Eficaz F.C x 8 e Meia e Canela Automóveis x Amigos do Espeto/Elite Futsal.

LEIA MAIS

1º Fórum Municipal sobre prevenção e desastres naturais inicia nesta segunda-feira em Canela

CANELA – Antecipar ocorrências climáticas, mitigar efeitos e preparar as estruturas governamentais para atender a população após as situações são algumas das pautas que estarão em discussão durante o 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Canela. O evento inicia nesta segunda-feira (1º) e segue até quarta-feira (3) de junho, das 19h às 21h, no auditório do Campus Região das Hortênsias, da Universidade de Caxias do Sul. A ação faz parte da programação da Seaman do Meio Ambiente de Canela.

Planejamento urbano, turismo sustentável e gestão de risco de desastres serão pautas em três painéis, que reunirão secretários municipais, representantes do judiciário e dos órgãos de segurança, e estudiosos sobre esses temas, em um evento que integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela lidera a organização do Fórum Climático. O evento nasceu com a finalidade de discutir, previamente, os riscos ligados às situações climáticas, antevendo questões como a preparação da cidade e da comunidade. “Queremos propor soluções e enfrentar, de forma responsável e antecipada, as ocorrências que podem atingir o nosso município, evitando o que aconteceu em 2024, quando o Rio Grande do Sul, como um todo, estava desprevenido para os desastres naturais registrados”, esclarece o secretário Adjunto Esthalin Moreira. 

Serão realizados três painéis de discussão: Cidades Resilientes: Planejamento Urbano e Adaptação à Emergência Climática; Turismo Sustentável, Resiliência Territorial e Desenvolvimento Local; e Governança Climática, Justiça Socioambiental e Gestão de Riscos de Desastres.

Entre os nomes confirmados para participar estão o diretor de Gestão de Desastres do Governo do Estado, major Felipe Stangherlin; os secretários de Meio Ambiente, Carlos Frozi, e de Turismo e Cultura, Athos Cunha; a promotora de Justiça de Taquara, Ximena Cardozo Ferreira; o pesquisador Lisandro Abulatif e o professor Maguil Marsilio.

Inscrições

Os interessados em participar do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Canela podem realizar sua inscrição, via on-line, até o dia 3 de junho, por meio do site da UCS, parceira da Prefeitura Municipal no evento. É necessário realizar o registro individual em cada painel, que possui um endereço exclusivo, dando direito à certificado de participação.

Confira abaixo os links para inscrição:

Painel 1 – Governança Climática, Justiça Socioambiental e Gestão de Riscos de Desastres

Painel 2 – Turismo Sustentável, Resiliência Territorial e Desenvolvimento Local

Painel 3 – Cidades Resilientes: Planejamento Urbano e Adaptação à Emergência Climática

LEIA MAIS

Programação da Semana do Meio Ambiente inicia a partir desta segunda-feira

REGIÃO – A Secretaria de Meio Ambiente de Canela estará promovendo palestras e outras atividades nas escolas locais e voltadas ao público infanto-juvenil, para divulgar e estimular ações ambientais e o programa Ecocidadania, iniciativa criada na atual administração e que envolve comunidade, escolas, Poder Público e iniciativa privada em atividades de conscientização e preservação do meio ambiente.

Um dos destaques da programação será nesta segunda-feira (1º), a partir das 19h, no Auditório da UCS Campus Hortênsias ocorrerá o 1º Fórum de Mudanças Climáticas, no qual o prefeito Gilberto Cezar irá participar na abertura, tratando sobre a atuação do governo frente às situações climáticas. As ações são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

A Secretaria de Meio Ambiente também estará promovendo palestras e outras atividades nas escolas locais e voltadas ao público infanto-juvenil, para divulgar e estimular ações ambientais e o programa Ecocidadania – iniciativa criada na atual administração e que envolve comunidade, escolas, Poder Público e iniciativa privada em atividades de conscientização e preservação do meio ambiente.

GRAMADO

Já em Gramado, a programação inicia a partir de terça-feira (2). A Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) promove a 22ª Semana do Meio Ambiente, um evento tradicional focado na preservação ecológica e no engajamento em prol da sustentabilidade. A agenda conta com atividades espalhadas por diversos pontos da cidade e, ao longo do mês, estão previstas ações de grande impacto, como a assinatura do Decreto do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Gramado e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SMMA e o IBAMA/RS.

“Para Gramado, proteger a natureza é fundamental tanto para a qualidade de vida da comunidade quanto para a preservação do seu forte potencial turístico”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

PROGRAMAÇÃO CANELA

Segunda (1º) a quarta-feira (3)

Das 19h às 21h – 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas 

Local: Auditório da UCS Campus Hortênsias 

2 e 3 de junho (Terça e quarta-feira)

Palestra  com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Esthalin Moreira, sobre “Emergências Climáticas – Escola como observatório socioambiental do território” na Escola Ernesto Dornelles.

2 de junho (Terça-feira)

Curso de QGIS – Software para análise de dados georreferenciados. Atividade direcionada aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

Local: UCS Campus Hortênsias 

3 de junho (Quarta-feira)

13h30 – Palestra sobre “Resíduos Sólidos Domiciliares”, com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Frozzi, destinada aos Bombeiros Mirins 

Local: Espaço Sicredi João Pessoa


15h – Palestra sobre “Resíduos Sólidos Domiciliares”, com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Frozzi, destinada aos jovens do Programa Vira-Chave, da Sicredi Pioneira

Local: Espaço Sicredi João Pessoa


Palestra  com o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Esthalin Moreira, sobre “Emergências Climáticas – Escola como observatório socioambiental do território” nas Escolas Santa Terezinha e Cônego João Marchesi.

*11 de junho (Quinta-feira)

15h – Atividade com grupos de idosos, organizada pela Secretaria de Saúde

Local: Espaço Sicredi João Pessoa


Mais informações sobre a Semana Municipal do Meio Ambiente de Canela com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo pelo telefone (54) 3282.5173. 

PROGRAMAÇÃO GRAMADO

Terça-feira (2) – 10h às 15h: Atividades Meio Ambiente na Praça e Patrulha Verde: Raízes do Futuro – PATRAM, na Praça Major Nicoletti.


Quarta-feira (3) – 8h e 14h: Trilha no Bairro Três Pinheiros com a comunidade escolar da EMEF Pedro Zucolotto.

Quarta-feira (3): Lançamento do Projeto Aves de Gramado e abertura das inscrições da 1ª Oficina de Observação de Aves.

Segunda-feira (8): Lançamento do Álbum de figurinhas Parques Naturais Municipais.

Terça-feira (9) – 9h: Lançamento do Projeto ESCOLA: PONTO VERDE na EMEF Mosés Bezzi.

Quinta-feira (11) – 9h e 14h: Pedágio Ecológico em parceria com o CRAS da Várzea Grande.

Sábado (13) – 8h: 1ª Oficina de Observação de Aves no Parque Natural Municipal dos Pinheiros. Atenção: evento com inscrições limitadas a partir de quarta-feira (3).  

PEC do Turismo avança na Assembleia e pode ter votação definitiva na terça

ESTADO – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 302/2025, conhecida como PEC do Turismo, deu mais um passo importante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pode representar uma mudança histórica para o setor turístico gaúcho. Após aprovação unânime em primeiro turno, a matéria agora aguarda a votação definitiva em segundo turno, prevista para o próximo dia 2 de junho. Se novamente aprovada, a proposta será promulgada e passará a valer como lei constitucional a partir de 2027.

A informação sobre a data da segunda votação foi confirmada pelo autor da proposta, o deputado estadual Guilherme Pasin, em conversa com o Portal LeiaFácil na manhã desta quinta-feira.

A PEC é considerada um marco regulatório para o turismo no Estado e busca colocar o setor no centro da estratégia de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Um dos principais pontos do texto é a constitucionalização do Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur), garantindo estabilidade jurídica e financeira para os investimentos na área. Atualmente, o fundo existe apenas por lei ordinária e pode sofrer alterações conforme os governos.

Pela proposta, os investimentos estaduais no turismo poderão saltar dos atuais cerca de R$ 8 milhões para algo entre R$ 200 milhões e R$ 250 milhões anuais, a partir de 2027. O modelo também prevê execução mínima de 75% dos recursos do fundo, evitando que verbas permaneçam paradas.

Os recursos deverão ser aplicados em áreas estratégicas, como infraestrutura turística, promoção de destinos, estudos de mercado e apoio a eventos. Outro destaque é a criação de uma política permanente de promoção turística do Estado, separando o turismo da publicidade institucional de governo.

O texto ainda estabelece critérios técnicos para o acesso aos recursos, priorizando municípios que possuam estrutura organizada de turismo, como conselhos municipais, secretarias específicas e investimentos permanentes no setor.

Segundo Pasin, o projeto foi construído em conjunto com entidades do trade turístico, lideranças empresariais e representantes municipais. A proposta também cria uma hierarquização dos destinos turísticos, classificando cidades conforme o nível de maturidade do setor. Municípios consolidados, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, deverão receber investimentos voltados principalmente à promoção e realização de eventos, enquanto cidades em desenvolvimento terão acesso a recursos para estruturação turística.

A primeira votação da PEC mobilizou lideranças do turismo gaúcho e representantes de Gramado, que acompanharam a sessão na Assembleia Legislativa. Entre os presentes estavam o prefeito Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk, além de empresários e integrantes do trade turístico da Serra Gaúcha.

Rosa Helena destacou que a proposta representa uma mudança estrutural para o turismo gaúcho ao garantir previsibilidade e planejamento de longo prazo. “É ter uma política pública definida, estratégica, que prevê recursos e, portanto, permite planejar com mais previsibilidade”, avaliou.

Gramadense cede empate no final, mas segue na zona de classificação

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) empatou em 2 a 2 com o Brasil de Farroupilha na tarde deste sábado (30), na Vila Olímpica, em confronto válido pela terceira rodada da Copa FGF.

Diante da torcida, o Trem da Serra fez um grande primeiro tempo e abriu vantagem ainda antes do intervalo. O destaque da etapa inicial foi o meio-campista Igor, criado na bse do clube de apenas 18 anos, autor dos dois gols da equipe. O primeiro saiu aos 11 minutos, enquanto o segundo foi marcado aos 40’.

Na segunda etapa, o Gramadense iniciou com intensidade e seguiu criando oportunidades para ampliar o marcador. A equipe teve dois pênaltis assinalados a seu favor, mas acabou desperdiçando as cobranças.

Nos minutos finais, porém, o CEG acabou vendo o adversário empatar o jogo. O Brasil de Farroupilha descontou aos 34 minutos e chegou ao empate aos 47 minutos, já nos acréscimos, decretando o placar final de 2 a 2.

Com o resultado, o Gramadense segue na vice-liderança do Grupo A da Copa FGF, com quatro pontos conquistados, três a menos que o líder Santa Cruz que venceu o Monsoon por 3 a 1. Na terceira colocação está o Brasil-FA com três pontos e na lanterna o Monsoon que soma um ponto. Classificam para a fase semifinal as duas melhores colocada de cada grupo.

Agora, o Trem da Serra volta suas atenções para o próximo compromisso na competição. No próximo domingo, dia 7 de junho, o adversário será novamente o Brasil em Farroupilha, no Estádio das Castanheiras. A partida programada para às 15h, válida pela quarta rodada já será o returno da competição.

Já o próximo confronto em casa, será na quarta-feira, dia 10 de junho, às 15h, na Vila Olímpica diante do Monsoon, pela quinta rodada. O Gramadense encerra a primeira fase dia 17 de junho, quarta-feira, às 15h, contra o Santa Cruz fora de casa no Estádio dos Plátanos.

Fim de semana de estreias no esporte de Canela

CANELA – O esporte canelense viverá um fim de semana com o início de duas importantes competições do calendário esportivo municipal. A partir deste sábado (30), começa o e Futsal das Categorias de Base, enquanto no domingo (31), ocorre a abertura oficial do Municipal de Futebol, que retorna após seis anos. As competições são organizadas pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL).

Talentos da base

O Campeonato de Futsal das Categorias de Base terá a participação de dezenas de crianças e adolescentes distribuídos entre as categorias sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15. Ao todo, oito equipes disputarão a categoria sub-9, nove equipes a sub-11, 11 equipes a sub-13 e nove equipes a sub-15. As partidas acontecerão sempre aos sábados, a partir das 13h30, no ginásio Carlinhos da Vila. Na rodada de abertura deste sábado, os confrontos da categoria sub-9 serão: Olé Vermelho x River/Bona Tintas e  Elite Futsal x Olé Preto.

A competição estava inicialmente prevista para iniciar no dia 16 de maio, mas teve a abertura transferida em razão dos feriados ao longo do mês. Além da disputa esportiva, o campeonato busca incentivar a prática esportiva desde cedo, promovendo integração, disciplina e desenvolvimento entre os jovens atletas do município.

Foto: Divulgação – Diretor do DMEL Marcelo Savi, destacou o retorno do Varzerano

O retorno do Varzeano

Outra grande atração do fim de semana será o retorno do Campeonato Municipal de Futebol, que não era realizado há seis anos. A competição terá início no domingo (31), no Campo da Celulose, reunindo 21 equipes.

A edição deste ano levará o nome de Taça Marino Barreto, em homenagem a um importante incentivador do esporte local. Marino teve forte atuação no futebol varzeano e também foi treinador da Seleção de Canela em amistosos realizados no município.

Conforme o diretor do DMEL, Marcelo Savi, o retorno da competição representa um importante passo para o fortalecimento do esporte amador na cidade. “Será uma grande competição do futebol amador. A adesão das equipes foi muito positiva, mostrando que a comunidade está voltando a apoiar o esporte local”, destaca. Os jogos ocorrerão sempre aos domingos, nos horários das 9h, 13h30 e 15h. A rodada inaugural contará com os seguintes confrontos: Mercenários F.C x Tequila F.C, Ajax F.C x Abelhudos e Estrangeiros x Santa Catarina.

FOTOS: Gustavo Corrêa projeta confronto do Gramadense diante do Brasil-FA neste sábado

GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) volta a campo neste sábado (30), pela terceira rodada da Copa FGF. A partir das 15h, na Vila Olímpica, o Trem da Serra recebe o Brasil de Farroupilha em mais um importante compromisso na competição estadual.

A equipe gramadense chega motivada após conquistar sua primeira vitória no torneio. No último domingo, o Gramadense venceu o Monsoon por 2 a 1, de virada, em São Leopoldo, resultado que colocou o clube na vice-liderança do Grupo A e aumentou a confiança do elenco para a sequência da competição.

Durante a semana, os trabalhos foram intensificados visando o confronto deste fim de semana. A comissão técnica tratou o duelo como decisivo para consolidar a boa campanha e manter a equipe na zona de classificação para a próxima fase da Copa FGF.

O técnico Gustavo Corrêa destacou a preparação realizada e ressaltou a importância de fazer valer o mando de campo em uma competição de curta duração.

“A expectativa é positiva. A gente trabalhou bem durante a semana. A gente sabe que vai ter um confronto difícil. A equipe do Brasil de Farroupilha é uma equipe muito boa, com um excelente treinador. É uma equipe que não perdeu ainda na competição. Mas a gente está em casa e precisa do resultado dentro de casa”, afirmou.

O comandante do Trem da Serra também lembrou que o clube já deixou pontos pelo caminho atuando como mandante e que a recuperação passa por conquistar vitórias diante da torcida.

“A gente sabe que nessa competição vencer em casa é fundamental. É uma competição muito curta, então nós já perdemos pontos na primeira partida em casa. Esperamos fazer um grande jogo, entregar o nosso melhor dentro do campo e conseguir reproduzir aquilo que trabalhamos durante a semana”, destacou.

Para Gustavo Corrêa, uma vitória diante do Brasil de Farroupilha pode ser determinante para encerrar o primeiro turno em uma posição confortável na tabela. “Conseguir essa vitória será muito importante para nós, para finalizarmos o primeiro turno dentro da zona de classificação”, completou.

Com o apoio da torcida, o Gramadense espera transformar a Vila Olímpica em um diferencial na busca por mais três pontos e pela manutenção da boa fase na competição. Os ingressos para a partida estarão à venda por R$ 20. A direção do clube convida a comunidade e os torcedores da região a comparecerem ao estádio para apoiar o Trem da Serra em mais um desafio pela Copa FGF.

Foto: Álvaro Bueno/Divulgação – Gramadense venceu fora de casa e busc ao primeiros triunfo em casa

FOTOS: Tenda da Fraternidade uma tradição solidária na Festa de Caravaggio

CANELA – A tradicional Tenda da Fraternidade voltou a ser um dos espaços de acolhimento e solidariedade durante a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, realizada na terça-feira (26). Mantida há 35 anos pela Escola Neusa Mari Pacheco (Ciep), a ação reuniu dezenas de voluntários e contou com o apoio da comunidade para recepcionar os romeiros que participaram da celebração religiosa.

Neste ano, cerca de 500 salsichões e pães acompanhados de saladas foram servidos ao longo do dia, preparados com carinho por professores, funcionários, familiares, alunos e voluntários da escola. A vice-presidente do CPM da instituição, Gabriele Hohenturff, destacou a importância da união da comunidade para manter viva a tradição.

“Primeiramente, queremos agradecer imensamente a todos os parceiros, colaboradores e pessoas da comunidade que, mais um ano, contribuíram com doações e apoio para a realização da nossa Tenda da Fraternidade. Cada gesto de solidariedade foi fundamental para que essa ação acontecesse com tanto carinho e dedicação”, afirmou.

Segundo Gabriele, a escola mantém o projeto com muito amor e dedicação há mais de três décadas, fortalecendo o espírito de fraternidade durante a festa religiosa.

“Há 35 anos, a escola assume esse projeto com muito amor no coração, mantendo viva essa tradição tão importante durante as festividades de Nossa Senhora de Caravaggio. É um trabalho construído coletivamente, com a parceria dos professores, funcionários, familiares, alunos e voluntários, onde cada pessoa doa um pouco do seu tempo e do seu melhor para acolher os romeiros”, ressaltou.

Foto: Divulgação – Assadores voluntários iniciaram desde as primeiras horas da manhã

A preparação começou cedo. Desde as primeiras horas da manhã, os voluntários já estavam mobilizados na organização da estrutura e no preparo dos alimentos. “Neste ano, começamos a organizar a tenda desde as 8 horas da manhã, com um grande grupo de pessoas envolvidas na preparação. Todos trabalharam unidos, com muito empenho, carinho e espírito de fraternidade para receber bem cada romeiro que passou por nossa tenda”, contou.

Mais do que oferecer alimentação, a iniciativa teve como principal objetivo proporcionar acolhimento e partilha em um dos momentos mais simbólicos da fé da comunidade. “Mais do que alimentar, nosso objetivo foi acolher, servir e fazer parte desse momento tão especial de fé e devoção”, completou Gabriele.

Foto: Divulgação – Romeiros aproveitaram a Tenda da Fraternidade após a Romaria a Pé

FOTOS: Olé Futsal e Akaf avançam à próxima fase do Estadual Sub-17

CANELA – O futsal da Serra Gaúcha esteve em destaque no domingo (24), durante a rodada do Campeonato Estadual Sub-17 da Liga Sul-Riograndense de Futsal, realizada no ginásio Carlinhos da Vila. Com grandes atuações dentro de quadra, Olé Futsal, de Canela, e Akaf Futsal Gramado garantiram classificação para a próxima fase da competição estadual.

A etapa contou com quatro equipes: Olé Futsal, Elite Futsal (ambas de Canela), Associação Farroupilha Atlética e Akaf Gramado. A rodada foi disputada no formato todos contra todos, valendo três vagas para a sequência do campeonato.

Representando Gramado, a Akaf teve campanha invicta e encerrou a rodada na liderança do Grupo C, somando sete pontos. Na estreia, a equipe gramadense venceu o Olé Futsal por 3 a 1. Em seguida, superou o Elite Futsal também pelo placar de 3 a 1. Fechando sua participação na rodada, empatou em 2 a 2 com a Associação Farroupilha Atlética.

Foto: Patrick Manuel Ferreira/Divulgação – Olé Futsal representando Canela avançou para a próxima fase

Já o Olé Futsal mostrou poder de reação após a derrota na estreia e conquistou duas vitórias importantes no período da tarde. A equipe canelense venceu a Associação Farroupilha Atlética por 3 a 1 e, na sequência, no clássico canelense derrotou o Elite Futsal também por 3 a 1, garantindo presença na próxima fase da competição.

A Associação Farroupilha Atlética também avançou de fase, enquanto o Elite Futsal, representante de Canela e mandante da rodada, acabou eliminado após sofrer derrotas para a Associação Farroupilha Atlética, Akaf Gramado e Olé Futsal.

Além dos resultados expressivos dentro de quadra, a competição reforçou o papel do esporte na formação de crianças e adolescentes. O Campeonato Estadual Sub-17 da Liga Sul-Riograndense de Futsal tem sequência marcada para o dia 14 de junho, em local ainda a ser definido.

Foto: Akaf Futsal/Divulgação – Akaf Gramado venceu todas as partidas encerrando esta fase invicta