Início Site Página 11

Mocovi solicita reforço policial e nova viatura

GRAMADO – O Movimento Comunitário de Combate à Violência de Gramado (Mocovi) se reuniu em Porto Alegre com o comandante Geral da Brigada Militar, o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira. Durabnte o encontro foi encaminhado um ofício solicitando a complementação do efetivo policial militar destinado ao município e o reforço da estrutura operacional da corporação na região.

A entidade argumenta que Gramado, um dos principais destinos turísticos do Brasil, recebe cerca de 8 milhões de visitantes por ano e necessita de investimentos permanentes em segurança pública para manter os elevados índices de tranquilidade que caracterizam a cidade. Segundo o documento, a segurança é um dos pilares que sustentam a atividade turística, influenciando diretamente a experiência dos visitantes e a imagem do Rio Grande do Sul perante turistas nacionais e estrangeiros.

A entidade destaca ainda que o crescimento populacional, o aumento da atividade econômica e a intensa agenda de eventos ampliaram significativamente a demanda por serviços de segurança pública nos últimos anos, sem que houvesse uma ampliação proporcional do efetivo policial.

Outro ponto apresentado no documento refere-se à necessidade de renovação da frota da Força Tática do 41º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente, a unidade atende não apenas Gramado, mas também os municípios de Canela, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Segundo o Mocovi, uma nova viatura contribuiria para fortalecer a capacidade de pronta resposta e o enfrentamento à criminalidade em toda a região das Hortênsias.

“Os bons resultados alcançados pela Brigada Militar não devem ser utilizados como justificativa para a manutenção do atual quadro de pessoal. Pelo contrário, segundo ele, os índices positivos demonstram a importância de investimentos contínuos para preservar a segurança da população e dos milhões de turistas que visitam a Serra Gaúcha todos os anos”, disse Josiano Schimtt, presidente do Mocovi.

Entre os pedidos encaminhados ao Comando Geral estão a destinação de novos policiais militares para Gramado nas próximas movimentações e formaturas da corporação, além do envio de uma nova viatura operacional para a Força Tática do 41º BPM. A entidade defende que o fortalecimento da BM é fundamental para consolidar a Serra Gaúcha como referência nacional em turismo seguro e de qualidade. “ O coronel Luigi, entendeu bem as nossas demandas e está comprometido com melhorias para Brigada Militar de Gramado, disse o presidente do Mocovi Gramado.

FOTOS: Suspeitos de roubo contra motorista de aplicativo são presos

CANELA – Na manhã desta terça-feira (2) policiais civis da Delegacia de Polícia de Canela localizaram e capturaram, na cidade de Caxias do Sul, os dois investigados pela prática de roubo ocorrido no dia 25 de maio, contra um motorista de aplicativo.

Durante a ação policial, foi cumprido mandado de prisão preventiva contra um dos investigados, maior de idade, expedido pela Vara Regional de Garantias de Caxias do Sul, diante dos robustos elementos reunidos no curso da investigação, que apontam sua participação no delito.

Na mesma oportunidade, também foi cumprido mandado de busca e apreensão de adolescente em relação ao segundo envolvido, igualmente apontado como participante da ação criminosa.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Canela apuram um roubo praticado contra motorista de aplicativo, que teria sido atraído mediante solicitação de corrida que teria partido de Bento Gonçalves até Canela. Conforme apurado, a vítima foi rendida mediante grave ameaça exercida com emprego de arma branca, tendo seus pertences subtraídos pelos autores.

Após diligências investigativas, análise de imagens, reconhecimento dos envolvidos e coleta de demais elementos, a Polícia Civil representou pelas medidas cautelares, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.

Os capturados foram encaminhados para os procedimentos legais cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça e do Ministério Público.

Foto: Polícia Civil de Canela/Divulgação – Suspeitos foram presos em Caxias do Sul

Últimos dias para participar da 1ª Mostra de Vídeos “Casa Vitória no Enfrentamento à Violência Doméstica”

CANELA – Jovens de todo o Brasil, com idades entre 13 e 18 anos, têm até sexta-feira (5), para participar da 1ª Mostra de Vídeos “Casa Vitória no Enfrentamento à Violência Doméstica”. A iniciativa é promovida pela Casa Vitória, instituição pioneira em Canela no acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e na realização de ações de conscientização sobre o tema.

A proposta convida os participantes a produzirem vídeos de até um minuto de duração abordando a violência doméstica, tema que tem ganhado grande atenção. A criatividade é livre: os jovens podem utilizar diferentes formas de expressão, como encenações, leituras, poemas, músicas, rimas, depoimentos ou outras linguagens que encontrarem.

Os vídeos devem ser enviados para o e-mail [email protected], acompanhados do nome completo, data de nascimento e perfil do Instagram, caso o participante possua conta na plataforma.

Após a avaliação e validação conforme as normas do regulamento, os materiais serão publicados no Instagram da Casa Vitória, com os devidos créditos aos autores. O regulamento completo da mostra está disponível no link da bio do perfil @casavitoriacanela no Instagram.

Saiba mais

Mostra de Vídeos “Casa Vitória no Enfrentamento à Violência Doméstica”

Quando: Até sexta-feira (5).

Quem pode participar: jovens com idade entre 13 e 18 anos

*Os vídeos devem ser enviados para o e-mail [email protected]

Confira o regulamento completo aqui.

Para referência

A Casa Vitória foi criada em 2021 para acolher mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. Desde sua inauguração, já realizou mais de 1065 atendimentos impactando diretamente a vida de mulheres e famílias de Canela. A entidade é pioneira no estado, sendo uma das 14 casas abrigo existentes no Rio Grande do Sul. Além de oferecer um espaço seguro, se diferencia por realizar iniciativas educacionais voltadas para a prevenção e oferecer um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações. O espaço é financiado exclusivamente pela Prefeitura de Canela, destacando o compromisso do município em enfrentar a violência doméstica e promover igualdade e respeito. Para acompanhar o trabalho da instituição siga @casavitoriacanela.

Os projetos aprovados durante Sessão Descentralizada da Câmara de Gramado

GRAMADO – A Câmara Municipal realizou, na noite de segunda-feira (1º), a 2ª Sessão Descentralizada do ano, na Sociedade Ipiranga. A iniciativa aproximou o Poder Legislativo da comunidade e proporcionou a apreciação de importantes matérias voltadas à mobilidade urbana, acesso à saúde, organização territorial e desenvolvimento do município.

Confira os projetos aprovados:

PLO 30/2026 — Autoriza a concessão de subsídio tarifário ao serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros. A proposta permite que a Prefeitura de Gramado contribua financeiramente para a manutenção do sistema de transporte coletivo, buscando reduzir impactos tarifários aos usuários e garantir maior acessibilidade ao serviço para a população gramadense.

PLL 24/2026 — De autoria do vereador Neri Nascimento (PP), redefine a delimitação técnica da rua Vereador Mirinho, na Linha Ávila. O projeto amplia oficialmente a extensão da via de 55 metros para 172,57 metros, permitindo a regularização cadastral dos imóveis e facilitando o acesso dos moradores a serviços essenciais, como correspondências, energia elétrica e abastecimento de água.

PLL 25/2026 — Também de autoria do vereador Neri Nascimento (PP), denomina oficialmente uma via pública da Linha Tapera como Estrada Nelso Caberlon. A matéria presta homenagem a um cidadão reconhecido por sua trajetória de trabalho, dedicação à agricultura e contribuição para o desenvolvimento da comunidade local.

PLL 27/2026 — Proposto pelo vereador Rafael Ronsoni (PP), institui a nomenclatura rua Primo Vettorazzi para uma via localizada na Linha Carahá. A medida contribui para a organização territorial do município, facilitando a identificação de endereços e a prestação de serviços públicos e privados.

PLL 29/2026 — De autoria do vereador Rafael Ronsoni (PP), garante o fornecimento de medicamentos da rede pública municipal mediante apresentação de receitas emitidas por médicos da rede privada ou conveniada, desde que os medicamentos integrem a lista municipal e haja disponibilidade em estoque. A proposta amplia o acesso da população aos tratamentos de saúde.

MOC 09/2026 — A Moção de Repúdio ao Projeto de Lei Federal nº 5.942/2025 manifesta preocupação com a proposta de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur) e do Comitê Nacional de Desenvolvimento e Investimento no Turismo. Os vereadores defendem a importância da preservação do trabalho desenvolvido por instituições consolidadas, como SESC e SENAC, fundamentais para a qualificação profissional e o desenvolvimento do setor turístico.As matérias aprovadas seguem agora para os encaminhamentos legais previstos em cada caso.

FOTOS: Rua Santos Dumont passa a ter sentido único no bairro Piratini

GRAMADO – A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização alerta os motoristas para uma alteração no fluxo viário do bairro Piratini, nas proximidades da descida do Postão de Saúde (UBS Centro).

A partir desta semana, a rua Santos Dumont, no trecho compreendido entre as ruas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, passa a operar em mão única.

Com a mudança, os condutores só poderão trafegar na via no sentido que vai da Cristóvão Colombo em direção à Getúlio Vargas. De acordo com a Secretaria, a medida visa melhorar a fluidez do tráfego de veículos e garantir maior segurança tanto para motoristas quanto para pedestres que circulam pelo entorno.

A sinalização vertical e horizontal no local já foi atualizada, e a recomendação é que os motoristas redobrem a atenção ao passarem pelo trecho nos primeiros dias de alteração.

“A vacina é segura e colabora para que as pessoas fiquem mais protegidas”

REGIÃO – A vacinação contra a gripe (Influenza) está liberada para toda a população em Canela e Gramado. A ampliação do público-alvo começou na segunda-feira (1º), seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, diante da aproximação do inverno e do aumento dos casos de doenças respiratórias nesta época do ano.

A imunização é considerada uma das principais estratégias para reduzir casos graves da doença, complicações, internações hospitalares e mortes relacionadas às infecções respiratórias. Apesar da ampliação da campanha, as autoridades de saúde reforçam que crianças, gestantes e idosos continuam sendo os grupos mais vulneráveis e devem buscar a vacinação o quanto antes.

GRAMADO

Em Gramado, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários alcança atualmente 47% dos idosos, 51% das gestantes e 25% das crianças menores de seis anos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Ellen Pedroso, destaca a importância da imunização antecipada.

“Crianças, gestantes e idosos continuam sendo prioridade e devem se imunizar o quanto antes. O inverno se aproxima e a vacina precisa de alguns dias para garantir a proteção máxima no organismo desses públicos mais vulneráveis”, alerta.

Já em Canela, aproximadamente 11,7 mil pessoas já receberam a vacina contra a gripe desde o início da campanha, em abril. Os índices de cobertura entre os grupos prioritários são de cerca de 45% das gestantes, 41,3% dos idosos e quase 32% das crianças.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Canela, Magali Cavinatto, reforça o chamado para que a população aproveite a disponibilidade do imunizante. “Pedimos que a população aproveite essa oportunidade e se vacine, antes que o inverno chegue, pois é quando as doenças respiratórias costumam aparecer e agravar. A vacina é segura e colabora para que as pessoas fiquem mais protegidas neste momento”, ressalta.

A vacina aplicada neste ano é do tipo trivalente, oferecendo proteção contra três cepas do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Para receber a dose, basta comparecer a uma unidade de saúde participante levando documento de identificação e carteira de vacinação. As secretarias municipais alertam que as doses são limitadas e a vacinação ocorre enquanto houver estoque disponível.

Locais de vacinação em Gramado

As aplicações ocorrem nas UBS Floresta, Várzea Grande, Centro (Postão), Moura, Pórtico II, Carniel e Jardim. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Locais de vacinação em Canela

A população pode procurar as UBS Central, São Luiz, Canelinha, Leodoro de Azevedo e Santa Marta. As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h e das 14h30 às 16h30. A UBS Central também oferece atendimento em horário estendido nas quartas-feiras, das 17h às 20h.

A Secretaria de Saúde de Canela informa ainda que algumas unidades podem suspender temporariamente os atendimentos em determinados horários da semana para reuniões internas de organização, incluindo a sala de vacinas.

Com a chegada das baixas temperaturas, os municípios reforçam o apelo para que a população procure as unidades de saúde e mantenha a vacinação em dia, contribuindo para a redução da circulação do vírus e para a proteção coletiva.

Caminhada até Morro do Dedão reúne cerca de 100 pessoas

CANELA – A caminhada até o Morro do Dedão, realizada na manhã de sábado (30), reuniu cerca de 100 participantes em uma ação que teve como objetivo incentivar a prática de hábitos saudáveis, promover a integração da comunidade e estimular a solidariedade. A iniciativa foi promovida pela Academia Municipal.

A atividade teve início com concentração em frente à Academia Municipal e aquecimento realizado pelo profissional de educação física, Alexandre Lazarotto. Na sequência, ocorreu a abertura oficial do evento, com pronunciamentos do secretário de Saúde, Jean Spall, e da coordenadora da Academia Municipal, Carol Pinto.


O percurso teve aproximadamente 12 quilômetros, sendo 6 quilômetros de ida e 6 de retorno, passando por trechos de asfalto, estrada de chão com pedras soltas e uma subida íngreme até o topo do Morro do Dedão. Ao longo da caminhada, os participantes puderam apreciar a vista privilegiada do Vale do Quilombo, contemplando as paisagens das localidades rurais da região e da cidade de Três Coroas.

Durante sua fala, o secretário Jean Spall destacou a importância de iniciativas que incentivam a atividade física e promovem a qualidade de vida da população. “Eventos como este são fundamentais para estimular a prática de atividades físicas e proporcionar mais saúde e bem-estar à comunidade. Já estamos planejando novas ações semelhantes para serem realizadas ao longo do ano”, ressaltou.

Além do incentivo à prática esportiva, a ação também teve caráter solidário. Foram arrecadados 160 litros de leite e 11 brinquedos novos, que serão destinados às crianças atendidas pelo Abrigo Acolher.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Trânsito e Saúde, que disponibilizaram carro de apoio, água, frutas e ambulância para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante todo o trajeto.

Divulgada feijoada beneficente para o Instituto Santíssima Trindade

REGIÃO – O Instituto Santíssima Trindade, entidade tradicional na divisa entre Gramado e Três Coroas, voltada ao acolhimento humanizado de crianças e idosos, receberá um importante reforço comunitário no próximo mês. 

No dia 20 (sábado), a Sociedade Ipiranga, na Várzea Grande, sediará a Santíssima Feijoada, um evento beneficente que une a gastronomia local à solidariedade para garantir a continuidade dos projetos sociais da instituição. O evento será realizado das 12h às 15h, com ingressos sendo comercializados no valor de R$ 170 com almoço, refrigerante e água inclusos. A atração musical será com o Grupo Novos Tempos. O estacionamento no local terá um custo de R$ 20.

A venda dos cartões é feita exclusivamente de forma digital, com validação obrigatória para o acesso ao almoço. A transferência do valor correspondente via PIX para a chave 51 99760.5572. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o mesmo número para efetivar a reserva do cartão.

Quase oito décadas de acolhimento e legado comunitário

A trajetória do Instituto Santíssima Trindade confunde-se com a própria história da solidariedade na Região das Hortênsias. Mantido pela Associação Evangélica Luterana de Beneficência, criada oficialmente em 1946 por um missionário alemão com a premissa de compartilhar o amor de Deus, o instituto caminha para celebrar um marco histórico: os seus 80 anos de fundação em dezembro de 2026.

Erguida nos anos 1960 em Gramado, a estrutura principal da entidade consolidou-se como um verdadeiro oásis de cuidado integral, transformando-se no lar e refúgio para dezenas de vidas — desde bebês com poucos meses de vida até idosos de 91 anos. Um dos exemplos mais marcantes do impacto social da instituição é o do pastor Tealmo Percheron, ex-interno que dirigiu a entidade por 30 anos, simbolizando o ciclo de transformação promovido no local.

Atualmente são mais de 150 pessoas entre adultos e crianças em situação de vulnerabilidade, atendidos no local.

Sob a administração de Werner Kuchenbecker — neto do fundador Augusto Gedrat —, o instituto funciona como uma engrenagem humanitária com 60 funcionários e uma rede de voluntários. A entidade atende gratuitamente a comunidade por meio de quatro frentes essenciais: o Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes sob proteção judicial; o Lar de Idosos com cuidados 24 horas; o Projeto Florescer, que atende no contraturno escolar; e sua Escola de Educação Infantil e Fundamental.

Sessão na Câmara de Gramado será na Sociedade Ipiranga nesta segunda-feira

GRAMADO – A Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira (1º) a 2ª Sessão Descentralizada deste ano. A atividade será realizada às 18h, na Sociedade Ipiranga, Várzea Grande.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo entre vereadores e população, permitindo que os moradores acompanhem de perto os debates, projetos e demandas do município, além de ampliar a participação popular nas decisões do Legislativo gramadense.

O presidente da Câmara, vereador Neri Nascimento, reforçou o convite para que a comunidade participe presencialmente da sessão. “É muito importante que a população esteja presente, acompanhe os debates e participe desse momento. A Sessão Descentralizada aproxima o Legislativo da comunidade e fortalece o diálogo com os moradores”, destacou.

A comunidade poderá acompanhar a sessão presencialmente na Sociedade Ipiranga, na Várzea Grande, ou ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Gramado no YouTube e Facebook.

Procon de Canela passa a atender em novo endereço

CANELA – O Procon de Canela está atendendo em novo endereço. O órgão, que anteriormente funcionava na rua Dom Pedro II, nº 8, sala 1, passou a operar junto à sede do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), localizada na rua São Francisco, nº 199, no bairro Boeira.

O Procon segue desempenhando normalmente suas atividades de orientação, mediação e defesa dos direitos dos consumidores canelenses. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282.5105, pelo número de sobreaviso (54) 99138.1905 ou pelo e-mail [email protected].