NOVA PETRÓPOLIS – O vice-governador Gabriel Souza foi o convidado da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) para palestrar na reunião-almoço desta quinta-feira (20/7), realizada no município, e que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre associados e convidados da entidade. Durante cerca de uma hora, Gabriel abordou as ações estratégicas do governo para as regiões da Serra e das Hortênsias.
Na abertura, o vice-governador contextualizou a gestão estadual nos últimos oito anos e recordou que foi preciso fazer o “dever de casa”, promovendo reformas estruturais para colocar as contas do Executivo em dia. “A partir daí, começamos um novo ciclo de investimentos em áreas que são essenciais para o desenvolvimento regional, como rodovias, saúde, educação e inovação. O compromisso agora é cuidar das pessoas, investindo na primeira infância e priorizando a educação”, afirmou.
Gabriel falou sobre projetos estratégicos, como os programas Todo Jovem na Escola, Primeira Infância e Jovem Aprendiz. Também detalhou os recursos enviados pelo Estado ao município entre 2019 e 2023. Nova Petrópolis recebeu mais de R$ 13 milhões, considerando investimentos locais em rodovias, pavimentação, agricultura, saúde, segurança, educação, assistência social e turismo, entre outros. No mesmo período, o valor total investido no Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Hortênsias foi R$ 384,4 milhões.
Ao falar sobre as ações para a região, reforçou a necessidade de aplicar mais recursos em saneamento que, de acordo com ele, é fundamental em diversas dimensões para dar dignidade às pessoas. “Os investimentos da iniciativa privada são essenciais para que o Rio Grande do Sul possa cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento e melhorar os seus índices, que hoje são medievais, 22%, e os índices de coleta e tratamento de esgoto nos municípios”, disse.
O presidente da ACINP e anfitrião do encontro, Neander Port, afirmou que a reunião-almoço proporcionou um momento para os empresários locais ouvirem o vice-governador a respeito das iniciativas para a região. “O diálogo entre o poder público e o setor empresarial é fundamental para identificar as necessidades da região e buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável, tornando a própria entidade protagonista nessas proposições”, complementou.
Festival do Folclore
Após o evento, Gabriel seguiu a agenda junto com o prefeito em exercício de Nova Petrópolis, Martim Wissmann, para prestigiar a 50ª edição do Festival Internacional de Folclore. Na oportunidade, o gestor agradeceu o apoio dado pelo governo do Estado ao evento, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Acompanhado das soberanas do Folclore Alemão, rainha Ângela Nicole Fuhr e princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador, o vice-governador percorreu os estandes da feira de artesanato, conversou com expositores e reforçou que o Estado apoia eventos como este, que enriquecem a cultura e valorizam a história.
Além de Wissmann, acompanharam a comitiva o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, e o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva.

Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG