InícioGeralGramado e CanelaUma delícia de projeto

Uma delícia de projeto

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Integrar, aprender e colocar em prática o aprendizado elevando a auto estima das participantes. Assim foram os dois dias de curso gratuito de Bolachas e Salgados Caseiros no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Canelinha, parceria da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural.

As atividades ocorreram entre os dias 30 de junho e 1º deste mês, e foi coordenada pels insrutora do Senar, Denise Vogg. No total, 10 mulheres participaram do encontro que teve a produção de massas para biscoitos e folhados, até o desenvolvimento de recheios nas receitas.

Entre as participantes, estava a moradora do bairro Canelinha, Paola Eduarda Soares da Silva. Pela primeira vez teve a oportunidade de aprender a arte da culinária e já está ansiosa para os próximos cursos.

“Próximo curso pode contar comigo, vou fazer, foi muito divertido, coisas que não sabia agora aprendi e quero aprender a fazer mais coisas e quem sabe começar a vender, muitos detalhes que não sabia aprendi neste curso”, disse ela que já faz alguns bolos e tortas para amigos e familiares.

Foto: Tiago Manique/JIH – Paola entre Lidiane e Márcia, pretende participar de mais atividades no Cras Canelinha

A coordenadora do Cras Canelinha, Maria Lidiane Rodrigues, citou que as oficinas ofertadas no Cras são todas gratuitas e visa estimular a auto estima das pessoas e em alguns momentos incrementar renda, ser inserido no mercado de trabalho ou até abrir o próprio negócio.

“A qualificação das pessoas que participam pode agregar sim no currículo quando procurar emprego, pois as participantes quando encerram os cursos, saem prontas para o mercado de trabalho, recebem certificado que á ceito pelas empresas se sentem seguras pelo que é ensinado aqui [Cras Canelinha] elevando a auto estima, se sentem parte de um grupo”, disse Lidiane.

A psicóloga do Cras Márcia de Brito, é concomitante ao que disse a coordenadora e acrescentou que memso com o término dos cursos ofertados, segue sendo realizado um acompanhamento aos participantes com visitas nas casas.

“Quem participa dos cursos, fizemos um acompanhamento com visitas domiciliares. E neste curso que fizemos foi bem interessante, pois muitas participantes vão deixando de ser inibidas, elevando a auto estima, se sentidno capaz de fazer a aprender. Observamos o orgulho delas de olhar tudo pronto com qualidade e dizer que ‘fui eu que fiz’, além de terem produzido produtos saudáveis”, explicou.

Lidiane informou que para participar das atividades gratuitas proposta pelo Cras Canelinha, tem que estar cadastrada no Cadastro Único (Cad Único). Mais dois cursos na área da culinária estão programados, sendo de Pães e Tortas e Doces e que serão divulgadas em breve.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido