REGIÃO – Ocorreu na quarta-feira (23), na Sociedade Recreio Gramadense, o encontro das Apae`s do 6° Conselho. Além de proporcionar um momento de troca de experiências entre os profissionais da região também trouxe conhecimento técnico por meio de seminários como o “Interface entre as Apae`s e o programa TEAcolhe”.
O evento, que acontece anualmente em uma cidade diferente, faz parte da Semana da Pessoa com Deficiência que está ocorrendo em Canela e Gramado e que tem programação voltada a combater a desinformação e o preconceito e promover a inclusão com ações que envolvem toda cidade.
Integrantes da Apae de Canela, participaram do encontro. O município teve a abertura oficial do evento na terça-feira (22), no Cidica. “Ficamos bem gratificados com a adesão dos participantes, tinha representantes do Hospital de Caridade de Canela (HCC), diretores da rede municipal, do Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante (Cadie), AMA, legislativo e executivo. Conseguimos ‘lincar’ a comunidade com as instituições de Canela”, comentou Priscila Toledo, fonoaudióloga da Apae de Canela. A entidade realizou ainda nesta semana Blitz de Conscientização, no Parque do Lago e uma Tarde Festiva na sede da entidade.
Uma das grandes preocupações, apontada por Priscila na Apae de Canela, tem sido a busca por recursos para reforma da estrutura. “O desafio é dar conta da demanda de atendimentos, estamos com um crescente principalmente nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estamos buscando também recursos para terminar a reforma do nosso salão”, comenta Priscila.
Conscientizar e desafios
Campanhas de conscientização para a população, tem melhorado e percepção da comunidade quanto a pessoa que possui algum tipo de deficiência avaliou o presidente da Apae de Gramado, Ilton Müller, anfitrião do encontro regional da Recreio Gramadense. “O preconceito sempre existe, mas se percebe ao longo dos anos uma diminuição. As pessoas vêm se conscientizando cada vez mais”, comentou.
Os desafios são diários para quem está inserido nas Apae’s. Um dos obstáculos é a alta demanda de usuários que procuram ajuda diariamente. “ O maior desafio da Apae é conseguir atender a demanda de usuários. Para isso contamos com apoio da iniciativa privada por meio do projeto ‘Amigos da Apae’ e também ajuda do governo municipal e Câmara”, disse Ilton.
A programação em Gramado segue até segunda-feira (28) e conta com Círculo de Paz para familiares de pessoas com deficiência e teatros organizados pela Apae de Igrejinha. Em Canela as atividades se encerraram na quinta-feira (24) com o Culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Canela e lanche especial.

(Texto: Fernanda Amaral (Estagiária de Jornalismo – sob supervisão de Fernando Gusen)