Marcando o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria, o prefeito Flávio Cassina recebeu, na manhã desta segunda (24), o Fogo Simbólico da Pátria. A centelha foi entregue por representante da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul. A chama da 83ª Corrida do Fogo Simbólico foi escoltada até a sede do Grupo Escoteiro Saint Hilaire, onde permanecerá até o dia 31. A guarda permanece no grupo até 1º de setembro, quando ocorre a corrida do fogo até Praça Dante Alighieri para a solenidade oficial de início da Semana da Pátria 2020.
Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, as ações serão realizadas sem presença de público e com transmissão virtual. Na solenidade oficial de abertura ocorre a transmissão virtual do hasteamento e a execução do Hino Nacional. Até o dia 7 de setembro, diariamente, haverá a transmissão ao vivo nas redes sociais da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) do hasteamento e arriamento da bandeira. “De uma maneira diferente faremos uma Semana da Pátria com os mesmo objetivos dos outros anos, cultivando o civismo e a cultura”, enfatizou o secretário Gabriel Citton.
Também foi cancelado o tradicional Desfile da Independência, que ocorre no dia 7 de setembro. Para marcar a data, os organizadores promoverão um drive-thru solidário para arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza que serão doados ao Banco de Alimentos. A iniciativa será realizada na Praça Dante Alighieri, das 9h às 12h. A Semana da Pátria é uma realização da SMEL, secretarias da Cultura, Educação, Trânsito, Transportes e Mobilidade, e Segurança Pública e Proteção Social, 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, Liga de Defesa Nacional, 16º Distrito Escoteiro e 12° Batalhão de Polícia Militar.
SEMANA FARROUPILHA
A programação da Semana Farroupilha começou a ser definida em encontro da secretária da Cultura, Luciane Perez, com o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Jorge Emerson Ribas. As ações em avaliação terão foco preferencialmente virtual e sem presença de público. O comandante afirmou que buscará formas de contribuir com as ações virtuais que ocorrerão em setembro. Em virtude da pandemia da Covid-19 os tradicionais eventos, como acampamento e desfile Farroupilha, foram cancelados. A programação envolve ainda a 25ª Região Tradicionalista e a 4ª Coordenadoria Regional de Educação.