InícioNotíciasComunidadeCota única do IPTU vence na sexta em Caxias

Cota única do IPTU vence na sexta em Caxias

Tempo de leitura: < 1 minuto

IPTU e taxa de lixo devem gerar R$ 146 milhões aos cofres públicos (Foto Codeca, Divulgação, Banco de Dados/Folha de Caxias)

O contribuinte de Caxias do Sul tem até sexta-feira (24/1) para quitar, em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo deste ano e usufruir de descontos. A previsão orçamentária de arrecadação com o imposto e a taxa para o ano é de R$ 146 milhões.

O pagamento integral garante desconto de 15% para quem não tiver pendências financeiras com a Prefeitura e de 10% para quem tiver qualquer situação em aberto. Outra opção é o pagamento de forma parcelada, dividido em seis meses, de fevereiro a julho, com o vencimento sempre nos dias 10 de cada mês.

A Secretaria da Receita Municipal iniciou a distribuição dos carnês em 27 de dezembro e espera que todos sejam entregues até quarta (22/1). Quem não receber pode acessar a guia de cota única no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br). Para tanto, é preciso ter em mãos os números do CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e a inscrição cadastral do imóvel e seguir as orientações. Se o contribuinte não encontrar a inscrição, poderá ligar para (54) 3218.6000, das 10h às 16h, e solicitar pelo setor de IPTU.

Prefeito pede autorização para roçar estrada estadual

O superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Bento Gonçalves, Sandro Wagner Vaz dos Santos, recebeu solicitação do prefeito Lídio Scortegagna, de Flores da Cunha, para a realização de roçada na VRS 814, que liga a cidade com Nova Pádua, e na ERS 950, entre a sede e o distrito de Otávio Rocha. As duas rodovias são de responsabilidade do Estado, mas não recebem manutenção, no mínimo, há 12 meses, provocando a falta de visibilidade no trecho. No documento, o prefeito pede ao DAER que permita a realização do serviço por parte do Município, se o mesmo não tiver condições de executá-lo.

Escolas de samba voltam à rua

Após inatividade por três anos, por falta de apoio do poder público, o Carnaval de Rua volta, ainda de timidamente, em 2020. Em reunião entre representantes da Prefeitura de Caxias do Sul e de escolas de samba ficou acertada a realização, em 29 de fevereiro (sábado), de um Evento de Carnaval, na Rua Plácido de Castro. A Administração dará apoio por meio da Fiscalização de Trânsito, na forma de bloqueios e bretes, Guarda Municipal, Secretaria do Urbanismo, instalação de banheiros químicos e limpeza da via e arredores pela Codeca.

O encontro teve a participação de representantes das escolas Acadêmicos do Arsenal, XV de Novembro, Incríveis do Ritmo, Pérola Negra e Filhos de Jardel, e da Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Nordeste do Rio Grande do Sul. A Brigada Militar também esteve presente.

Ipê terá locais para feiras de produtos orgânicos

Feiras terão agora espaço fixo e coberto (Foto Prefeitura de Ipê, Divulgação/Folha de Caxias)

A Administração Municipal de Ipê inaugura na sexta (24/1) dois quiosques construídos para sediar as feiras de produtos orgânicos, promovidas pelas associações ecologistas do município. O espaço permanente está localizado ao lado do Centro Administrativo e era reivindicação dos produtores locais.

A feira promovida pelas sete associações teve início em outubro de 2017 e ocorria em frente ao Colégio Frei Casemiro Zafonatto, com apoio da direção que cedia das bancas. Também eram apoiadoras a Emater, Sintraf, Econativa e Prefeitura. Segundo o prefeito, Valério Marcon, era fundamental o Município dar sua contribuição para os produtores, que são os responsáveis por Ipê manter o título de Capital Nacional da Agroecologia.

Ipê é considerado um dos pioneiros na produção de alimentos orgânicos. A produção se concentra nos agricultores familiares organizados em associações ou cooperativas. Atualmente, sete associações movimentam mais de 5 milhões de quilos por ano em produtos agroecológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido