GRAMADO/CANELA – O ano de 2023 inicia com novos governos estaduais e federal. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite retorna ao comando do Estado, após renunciar em março do ano passado. Já em Brasília, quem estará à frente do Governo Federal é Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu as eleições em outubro. Junto dos novos chefes do Poder Executivo, assumem os novos ministros e secretários de estado.
Com as mudanças, Canela e Gramado estão de olho nas pastas de Turismo, já que o setor é a principal fonte econômica da região.
Vilson Covatti assume no Estado
Quem assume a pasta no governo do estado é Vilson Covatti, ex-deputado federal pelo Rio Grande do Sul por dois mandatos e ex-deputado estadual por três mandatos. Filiado ao partido Progressistas, Covatti é de família com raízes firmes na política. Sua esposa, Silvana Covatti (PP) é deputada estadual pelo Rio Grande do Sul. Já seu filho, Luis Antônio Covatti, o Covatti Filho, é deputado federal pelo estado. Vilson Covatti também já foi vereador na cidade de Frederico Westphalen.
Ele assume o Turismo depois de ficar afastado da vida pública desde 2014. Até então, o posto era ocupado por Raphael Ayub. A reportagem tentou contato com o secretário, mas até o fechamento dessa matéria não obteve retorno.
Lula escolhe Daniela Carneiro para comandar Ministério do Turismo
Já no Governo Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, para o Ministério do Turismo. Ela é casada com o prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho. Ela estreou na política em 2018, ao ser eleita deputada federal pelo estado carioca. Na época, foi a candidata mais votada do MDB no Rio de Janeiro.
Em uma das primeiras falas como ministra, Daniela se referiu ao alto preço das passagens aéreas. “Precisamos resolver com urgência a questão do aumento exorbitante das passagens aéreas, que dificulta o andamento do Turismo. Vamos trabalhar essa questão ao lado de outros ministérios, como o da Fazenda”, disse ela.
Secretárias afirmam que trabalho conjunto alavancará o trade
Para Rosa Helena Volk, secretária de turismo de Gramado (e presidente da GramadoTur), a cidade irá trabalhar de forma conjunta com os governos para o fomento do setor. “Nós damos as boas-vindas ao novo secretário de turismo do RS, o ex-deputado federal Vilson Covatti (PP). Toda família tem excelente relação com Gramado. Temos certeza que vamos trabalhar de forma conjunta pelo fomento do turismo do nosso Estado. A nova ministra, Daniela Carneiro, já disse que irá lutar pelo aumento do orçamento da pasta, o que demonstra sua firme intenção de valorizar o turismo no Brasil. Estaremos ao lado da ministra para que o turismo seja reconhecido como importante setor de desenvolvimento econômico para o nosso país”, disse Rosa.
A secretária de turismo de Canela, Carla Reis, acredita que a parceria entre os governos continuará tranquila. “O Município de Canela já vinha trabalhando em conjunto com o Governo do Estado nas ações turísticas nos últimos anos. Dessa forma, acreditamos que nossa parceria continuará forte e tranquila, pois o secretário Covatti veio para continuar o excelente trabalho. Junto ao Governo Federal, também tínhamos uma ótima relação com o Ministério do Turismo e a Embratur, e assim queremos continuar, pois o nosso destino é um dos mais consolidados do país. Com a indicação da Ministra Daniela, pretendemos ampliar essas parcerias junto ao ministério. Estamos aguardando os próximos dias para agendarmos uma visita aos novos gestores das pastas para explanar o destino “Canela” e assim mantermos essas importantes parcerias”, salientou.
Texto: Gabriel Bremstrop