InícioCoronavírusGramado e CanelaVacinômetro aponta que 54% dos gramadenses já receberam ao menos uma dose...

Vacinômetro aponta que 54% dos gramadenses já receberam ao menos uma dose de vacina contra Covid-19, 25% estão com o esquema vacinal completo

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Recente atualização do “Vacinômetro” da Secretaria Estadual da Saúde (SES), aponta que, dos moradores aptos a receber a vacina contra o coronavírus 54%, ou seja, 19.580 pessoas já receberam ao menos uma dose e 25%, o que representa, 9.057 gramadenses estão com o esquema vacinal completo. Das 29.852 doses recebidas, 27.060 foram ministradas, representando 90,6% de aplicação. Em um comparativo com município vizinho, Canela vacinou 46,3% com a primeira dose e 19,4% com a imunização completa.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, aguarda com expectativa as divisões das próximas remessas da vacina com um envio maior de doses ao município. Caso confirme a posição da Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, Gramado deve receber mais de 3 mil doses para equalizar os números de vacinas e a população atual. Alguns veículos de comunicação já divulgaram previsões de distribuição, porém a informação não foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde.

Primeira dose para adolescentes com comorbidades e deficiências

Amanhã, quarta-feira (28), a Prefeitura vai vacinar adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades ou deficiências permanentes e gestantes na mesma faixa etária contra o coronavírus (Covid-19). A vacinação vai ocorrer somente no Expogramado, das 13h30 às 16h, por ordem de chegada. Não será em formato drive-thru. Para receber a vacina, além do documento de identidade, é preciso apresentar um comprovante da comorbidade (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc) e comprovante de residência em Gramado (poderá ser no nome dos pais ou responsáveis).

Declaração de Condições de Saúde

Também é possível apresentar uma Declaração de Condições de Saúde para Vacinação Contra Covid-19 disponível no link https://bit.ly/3hX71Rw, afirmando que o adolescente possui alguma das comorbidades elencadas abaixo, assinada pelos pais ou responsáveis.

Veja a lista de comorbidades elegíveis para imunização dos jovens

– Obesidade grave

– Pneumopatias Crônicas Graves (asma)

– Hemoglobinopatia grave (doença falciforme ou talassemia maior)

– Doença cardiovascular

– Doença neurológica crônica

– Diabete Mellitus

– Outros imunodeprimidos (doença congênita/rara/genética/autoimune, neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento), cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas, doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores, pessoa vivendo com HIV, neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão).

Segunda dose segue sendo aplicada

A Secretaria da Saúde reforça que, a aplicação da segunda dose ocorre normalmente em dois locais, Expogramado, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, da Várzea Grande, das 7h30 às 11h30. A aplicação em gestantes e puérperas ocorre somente no período da manhã em ambos os locais de vacinação.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido