InícioGeralGramado e CanelaUm por todos e todos por um futuro melhor

Um por todos e todos por um futuro melhor

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – São quatro décadas mudando vidas de crianças e adolescentes, assim como seus familiares, a Associação Dom Luiz Guanella completou 40 anos com música, arte, cultura e emoção em dois dias de comemoração.

Na noite de sexta-feira (1º), além dos pronunciamento das autoridades, teve apresentações das crianças e adolescentes que frequentam as diversas oficinas oferecidas no Centro Social Padre Franco. Já no sábado (2), foi a vez das famílias dos alunos assistirem as apresentações e comemorar a data, reunindo cerca de 600 pessoas.

Com o lema “Um por todos e todos por um futuro melhor” o Centro Social Padre Franco atende cerca de 250 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, no turno inverso a escola, evitando que as crianças e adolescentes permaneçam sozinhas em suas casas ou nas ruas, sujeitas a situações de riscos, de violência e de drogas.

Oficinas de reforço escolar, informática, inglês, cidadania, capoeira, dança, acrobacias aéreas em tecido e lira, teatro, violão, coral, teclado, banda marcial, acrobacias de solo, dentre outras fazem parte do dia-a-dia da instituição.

Além disso é servido café da manhã, almoço para ambos os turnos e lanche da tarde, sendo mais de 500 refeições diariamente. A instituição conta ainda com equipe técnica formada por psicóloga, assistente social, psicopedagoga, equipe pedagógica e coordenação.
Ex-aluno do projeto social, Maicon Moura é o atual presidente da Padre Franco e mencionou de sua realização e alegria em comemorar os 40 anos da Associação durante sua gestão.

“Fui um entre milhares de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição na infância e isso transformou minha vida e de minha família. Estou há seis anos aqui, retornei em 2017, como coordenador e desde 2021, como presidente. Comemorar esta data junto a nossas crianças, adolescentes, famílias, patrocinadores, apoiadores e pessoas que construíram esta história não tem preço. Assim como fazemos aqui todos os dias, tentamos tornar esta data além de festiva, memorável para todos. Parabenizo a todos aqueles que fundaram e já administraram a Associação durante estes 40 anos. Agradeço a todos que já apoiaram, que apoiam e acreditam na instituição e na realização de sonhos. Que a Associação continue por muitos e muitos anos, sendo transformadora de realidades e impactando a vida de tantas crianças e adolescentes”, comentou.

O começo como Creche Comunitária
A história teve início em 1983, quando um grupo de voluntários Guanellianos sentiram a necessidade de criar um espaço para atender crianças no bairro Santa Marta, possibilitando que as mães pudessem sair para trabalhar e proverem o sustento de suas famílias e então foi viabilizada a Creche Comunitária.

Naquela época a situação era de extrema pobreza e com inúmeras necessidades. Foi então criada a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, que iniciou seu trabalho instituindo a creche, nos fundos da Igreja Católica do bairro. O grupo de voluntários Guanellianos era formado por irmãs do Oasis Santa Ângela, pelo Padre Franco e pessoas da comunidade.

Logo depois deu-se início a construção de um prédio próprio para a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, em área doada pela Prefeitura, onde até hoje está localizada a Associação, na rua Alfredo Fritz. Com a ajuda do Frei Hudo foi possível construir o prédio próprio da creche, inaugurado em setembro de 1992, com nome Creche Reino Encantado.

Ao longo dos anos de atuação da Sociedade, junto a Creche Reino Encantado, foi possível visualizar que havia ainda uma grande demanda no que diz respeito ao atendimento de crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular e, para suprir esta demanda foi dado início a atividades extraclasse, com intuito de que não ficassem nas ruas, em situação de exposição e risco no turno em que não estivessem na escola.

Em 1999 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passou por dificuldade financeiras e entregou a administração da Creche Reino Encantado para a Prefeitura. Neste momento, já em construção, o prédio do Centro Comunitário que recebeu o nome de Centro Social Padre Franco, passa a atuar com atendimento a crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular, com oficinas e oferta de refeições.

Em dezembro do ano de 2000 foi inaugurado o prédio do Centro Social Padre Franco e em outubro de 2003 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passa a ser conhecida como Associação Assistencial Dom Luiz Guanella através de uma alteração estatutária.
De 1983 até hoje a Associação já passou por 19 gestões, 11 presidentes e mais de 100 pessoas que fizeram e fazem parte da diretoria, que construíram e administraram esta instituição ao longo de seus 40 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A jovem de apenas 15 anos que é um fenômeno na natação

Tiago Manique [email protected] REGIÃO – Fenômeno, uma pequena sereia ou a princesa das águas. Independente das adjetivações para simbolizá-la, o fato que Maily Fogaça de apenas...

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...
error: Conteúdo protegido