InícioGeralGramado e CanelaUm por todos e todos por um futuro melhor

Um por todos e todos por um futuro melhor

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – São quatro décadas mudando vidas de crianças e adolescentes, assim como seus familiares, a Associação Dom Luiz Guanella completou 40 anos com música, arte, cultura e emoção em dois dias de comemoração.

Na noite de sexta-feira (1º), além dos pronunciamento das autoridades, teve apresentações das crianças e adolescentes que frequentam as diversas oficinas oferecidas no Centro Social Padre Franco. Já no sábado (2), foi a vez das famílias dos alunos assistirem as apresentações e comemorar a data, reunindo cerca de 600 pessoas.

Com o lema “Um por todos e todos por um futuro melhor” o Centro Social Padre Franco atende cerca de 250 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, no turno inverso a escola, evitando que as crianças e adolescentes permaneçam sozinhas em suas casas ou nas ruas, sujeitas a situações de riscos, de violência e de drogas.

Oficinas de reforço escolar, informática, inglês, cidadania, capoeira, dança, acrobacias aéreas em tecido e lira, teatro, violão, coral, teclado, banda marcial, acrobacias de solo, dentre outras fazem parte do dia-a-dia da instituição.

Além disso é servido café da manhã, almoço para ambos os turnos e lanche da tarde, sendo mais de 500 refeições diariamente. A instituição conta ainda com equipe técnica formada por psicóloga, assistente social, psicopedagoga, equipe pedagógica e coordenação.
Ex-aluno do projeto social, Maicon Moura é o atual presidente da Padre Franco e mencionou de sua realização e alegria em comemorar os 40 anos da Associação durante sua gestão.

“Fui um entre milhares de crianças e adolescentes que frequentaram a instituição na infância e isso transformou minha vida e de minha família. Estou há seis anos aqui, retornei em 2017, como coordenador e desde 2021, como presidente. Comemorar esta data junto a nossas crianças, adolescentes, famílias, patrocinadores, apoiadores e pessoas que construíram esta história não tem preço. Assim como fazemos aqui todos os dias, tentamos tornar esta data além de festiva, memorável para todos. Parabenizo a todos aqueles que fundaram e já administraram a Associação durante estes 40 anos. Agradeço a todos que já apoiaram, que apoiam e acreditam na instituição e na realização de sonhos. Que a Associação continue por muitos e muitos anos, sendo transformadora de realidades e impactando a vida de tantas crianças e adolescentes”, comentou.

O começo como Creche Comunitária
A história teve início em 1983, quando um grupo de voluntários Guanellianos sentiram a necessidade de criar um espaço para atender crianças no bairro Santa Marta, possibilitando que as mães pudessem sair para trabalhar e proverem o sustento de suas famílias e então foi viabilizada a Creche Comunitária.

Naquela época a situação era de extrema pobreza e com inúmeras necessidades. Foi então criada a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, que iniciou seu trabalho instituindo a creche, nos fundos da Igreja Católica do bairro. O grupo de voluntários Guanellianos era formado por irmãs do Oasis Santa Ângela, pelo Padre Franco e pessoas da comunidade.

Logo depois deu-se início a construção de um prédio próprio para a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella, em área doada pela Prefeitura, onde até hoje está localizada a Associação, na rua Alfredo Fritz. Com a ajuda do Frei Hudo foi possível construir o prédio próprio da creche, inaugurado em setembro de 1992, com nome Creche Reino Encantado.

Ao longo dos anos de atuação da Sociedade, junto a Creche Reino Encantado, foi possível visualizar que havia ainda uma grande demanda no que diz respeito ao atendimento de crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular e, para suprir esta demanda foi dado início a atividades extraclasse, com intuito de que não ficassem nas ruas, em situação de exposição e risco no turno em que não estivessem na escola.

Em 1999 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passou por dificuldade financeiras e entregou a administração da Creche Reino Encantado para a Prefeitura. Neste momento, já em construção, o prédio do Centro Comunitário que recebeu o nome de Centro Social Padre Franco, passa a atuar com atendimento a crianças e adolescentes em turno inverso a escola regular, com oficinas e oferta de refeições.

Em dezembro do ano de 2000 foi inaugurado o prédio do Centro Social Padre Franco e em outubro de 2003 a Sociedade Assistencial Dom Luiz Guanella passa a ser conhecida como Associação Assistencial Dom Luiz Guanella através de uma alteração estatutária.
De 1983 até hoje a Associação já passou por 19 gestões, 11 presidentes e mais de 100 pessoas que fizeram e fazem parte da diretoria, que construíram e administraram esta instituição ao longo de seus 40 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido