REGIÃO – O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul elegeu por consenso o professor Gelson Leonardo Rech como reitor da UCS para a gestão 2022-2026. Ele vai comandar a reitoria da Universidade ao lado do professor Asdrubal Falavigna, eleito vice-reitor. A escolha ocorreu na tarde desta terça-feira (25). O anúncio foi realizado pelo presidente da Fundação, José Quadros dos Santos. Os professores Alexandre Vieceli e Dagoberto Vanoni de Godoy também concorriam ao pleito. A solenidade de posse está marcada para o mês de maio.
O presidente da Fundação, José Quadros dos Santos, destacou a maneira respeitosa do processo eleitoral e a serenidade na escolha do futuro reitor e vice-reitor. “A escolha se deu de maneira colegiada, e todos os conselheiros procuraram harmonizar seus votos e buscar o consenso. Não houve votos dissonantes, não houve discussões neste gênero, e, sim, no sentido de buscar a convergência”, anunciou Quadros, acompanhado do vice-presidente da Fundação, Mauro Bellini.
“Agradecemos a confiança depositada pelo Conselho Diretor à nossa candidatura. Saudamos nossos colegas que participaram do pleito. Reafirmamos o nosso compromisso de conduzir a UCS para que seja a melhor Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, enquanto uma liderança na promoção do conhecimento, com forte política de cooperação internacional e integração social, promovendo um ambiente organizacional com elevado índice de satisfação da comunidade universitária, formada por nossos professores, alunos e colaboradores. Temos como horizonte a excelência acadêmica, o desenvolvimento tecnológico e a transformação digital”, destacaram, em nota, o reitor e o vice-reitor eleitos.
CAMPUS HORTÊNSIAS – Para a diretora do campus da UCS em Canela, Margarete Fátima Lucca, os novos gestores do nível estratégico da universidade assumem durante um ano muito complexo, com eleições, a pandemia que ainda não acabou, além de instabilidades econômicas, sociais, culturais e em outras esferas. Margarete afirma, ainda, que “além de um contexto em que muito se fala em metaverso, criptoativos, NFT, criptomoedas. É um cenário desafiador e complexo, que exigirá um olhar sistêmico e contingencial. Os desafios são significativos. Contudo, a competência profissional do reitor e do vice-reitor eleitos nos dão a esperança de colocar a Universidade no crescimento e na evolução constante que ela merece. Desejamos uma exitosa gestão ao Dr. Gelson e ao Dr. Asdrubal, de forma que eles podem contar com todo o apoio do Campus Universitário da Região das Hortênsias”, disse a diretora Margarete.
CURRÍCULOS
Gelson Leonardo Rech é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria. Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.
Asdrubal Falavigna é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.
Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo, é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004. Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.