REGIÃO – A Defesa Civil de Gramado retornou para as cidades do Vale do Taquari que foram mais atingidas pelo ciclone extratropical. Os voluntários estiveram nas cidades de Roca Sales e Encantado para levar mantimentos arrecadados nas campanhas solidárias realizadas no município e também auxiliar na limpeza das vias.
A Prefeitura de Gramado segue em contato com os municípios mais afetados a fim de contribuir com o que for necessário para a recuperação da normalidade nestes locais. A comunidade pode auxiliar doando móveis, produtos de limpeza, fraldas geriátricas e ração para cães e gatos. As doações podem ser realizadas no Hospital Arcanjo São Miguel, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no Expogramado, na Secretaria da Cidadania (Rua Getúlio Vargas, 484 – Piratini) e nos fundos da Prefeitura de Gramado.
“Precisamos principalmente de produtos de limpeza. Fazemos um apelo, vamos ter um pouco de consciência e doar”, disse o secretário da Cidadania e Assistência Social Ilton Gomes, durante entrevista nesta semana na rádio Integração Digital.
Gomes também explicou sobre a doação de medicamentos que segue um fluxo diferente dos demais mantimentos. “A Cruz Vermelha está lá [Vale do Taquari] então essa parte de medicamentos eles controlam muito isso e o Estado tem feito a distribuição, pois estão sem farmácia então tem que ser tudo muito controlado”, explicou.
Em Canela, os donativos podem ser entregues na sede da Prefeitura, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Canelinha e Santa Marta e na sede da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.
A Brigada Militar de Canela e Gramado é também local de doações. Nesta semana, a BM comunicou que a população faça a doação de fraldas geriátricas, ração para animais domésticos, luvas e botas de borracha, baldes, vassouras, rodos e escova de limpeza, água sanitária, desinfetante, sabão em pó e detergente.
Doações para vítimas das enchentes via pix
O governo do Estado estabeleceu uma chave PIX (CNPJ) de conta bancária para receber as doações em valores das pessoas e empresas que desejam repassar recursos para auxiliar às vítimas das enchentes no RS. A medida visa dar segurança de que os valores destinados irão chegar em um canal oficial e que serão bem aplicados. Todo o processo passará por auditoria. A conta é do Banrisul e os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
O PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul é CNPJ: 92.958.800/0001-38. Banco do Estado do Rio Grande do Sul.