CANELA – A Comunidade Empreendedora de Canela (CEC), anunciou uma novidade para este domingo (8), com a primeira edição da Rua Cultural de Canela. O evento será realizado na rua Baden Powell, Centro, ao lado do Departamento de Cultura com previsão de iniciar a partir das 13h. Em caso de chuva, as atividades vão ocorrer na Rua Coberta, Estação Campos Canella.
Cerca de 20 expositores confirmaram participação e estarão comercializando seus produtos artesanais. O espaço contará ainda com apresentações artísticas e culturais que de forma gratuita estarão exibindo seus talentos. Praça de alimentação e gastronomia, brinquedos infláveis liberados e pintura facial gratuita.
Presidente do CEC, Richelly Garcia Pinto falou que a iniciativa de criar o evento foi proposto pela ideia de ampliar o espaço de pequenos e médios empreendedores em ter um local para apresentar e comercializar seus produtos.
“A iniciativa partiu da Comunidade Empreendedora de Canela que já faz a feira no bairro Leodoro de Azevedo, mas sempre tivemos a vontade de mostrar o nosso trabalho de economia solidária no Centro. Estando mais próximo do Departamento de Cultura notei que os artistas em geral também tinham a necessidade de ter um local para se apresentarem, então nós apresentamos o projeto e conseguimos a autorização do uso da rua, para juntar os empreendedores e os artistas em um só lugar. Também ficamos sabendo de vários artesãos que eram do Caracol [Parque], precisando de espaço. Resolvemos reunir todos e fizemos um chamamento de artesãos e artistas em nosso Instagram”, descreveu.
Richelly explicou que a Rua da Cultura é de caráter solidário. A organização conseguiu apoiadores que realizaram algumas doações e os expositores pagaram uma taxa de apenas R$ 50 que foi utilizado no aluguel de mesas, decoração e confecção de banners.
“A Rua Cultural é um evento solidário, sendo realizado por meio de alguns patrocínios recebidos. Foi a união de toda a comunidade, com a associação e o apoio do Departamento de Cultura, para fazer um evento para a comunidade de Canela para os moradores. Que eles possam ter acesso à cultura e também para os turistas, para todos os públicos. Os artistas que vão se apresentar vão doar seu tempo para que possam ser reconhecidos e por meio desse evento possam ser contratados futuramente, oferecemos esse espaço para que eles possam expressar sua arte”, comentou.
Nesta primeira edição, também contará na programação poesia com Duda Novaes, capoeira com grupo Liberdade que trabalha com ações sociais, dança com o grupo da Casa de Ensaio, apresentação do grupo DTG Coração Gaúcho da Escola João Alfredo.