GRAMADO – Uma cuca alemã, cuja receita é um legado de amor passado de avó para mãe e de mãe para filho, foi a grande estrela do Concurso Nacional que elegeu a melhor cuca do Brasil. Henrique Dumke Denardin, de Santa Maria, emocionou os jurados e o público ao conquistar o primeiro lugar na competição, um dos destaques da edição inaugural da Oktoberfest Gramado. A grande final aconteceu na tarde de domingo, 5 de outubro, no Palco da Festa da Colônia.
Henrique, que está cursando mestrado na área de fermentação, utilizou seus conhecimentos acadêmicos para refinar a receita familiar. A cuca campeã leva ingredientes como ovos, raspas de limão taiti, farinha, dois tipos de fermento, açúcar, leite, água, noz-moscada e canela em pó. “É uma emoção muito grande. Carrego esta receita com muito amor, passada pela minha avó e pela minha mãe”, declarou o vencedor.
Como grande prêmio, Denardin ganhou uma viagem para Munique, na Alemanha, para vivenciar a maior Oktoberfest do mundo na companhia da influenciadora digital @eusoubisa.
O pódio do concurso, que contou com dez finalistas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foi completado por Maicon Scaravonatti, de Igrejinha, que conquistou a segunda colocação, e Alexandre Capeletti Sachet, de Gramado, que ficou com o terceiro lugar. Os dois foram agraciados com prêmios do Gramado Parks e da Chocolates Lugano.